Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

FJM promove debate sobre “A Conferência Nacional de Comunicação e os Socialistas”


A importância da Conferência Nacional de Comunicação e a definição do papel dos socialistas neste contexto. Esse é o tema do debate que será promovido nesta quinta-feira (19) pela Fundação João Mangabeira (FJM), em Brasília. O painel contará com a participação da deputada federal Luiza Erundina (PSB/SP) e do jornalista da TV Sul Beto Almeida e será realizado na sede da FJM, em Brasília (QI 5 conjunto 2 casa 2 – Lago Sul).

De acordo com o primeiro-secretário do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e diretor da Fundação, Carlos Siqueira, a discussão permite avaliar a participação e os desafios do socialismo em uma área tão importante e estratégica como é a comunicação.

Para Erundina, a importância da Conferência e de se discutir abertamente a questão da comunicação justifica-se pelo fato de ser o único setor de políticas públicas que até hoje não teve debate que envolvesse a participação da sociedade civil.

“Esse setor tem muitas implicações, sobretudo na incorporação de novas tecnologias, digitalização, a convergência tecnológica, o marco legal está completamente obsoleto. Mesmo o que está previsto na Constituição Federal de 1988, até hoje não foi regulamentado. Há um vazio legal e jurídico e uma ausência total de debates pela sociedade em uma questão estratégica. Comunicação de massa é comunicação de conteúdo, de imagem, de ideias, de concepções, valores, cultura, ideologia, formação. É um serviço público, são concessões públicas e não tem controle social sobre essa política. Embora a conferência não seja deliberativa, a expectativa é que saia com algumas resoluções que sirvam para levar o governo a definir uma política de comunicação no país”, afirmou a deputada.

Conforme declarou o jornalista Beto Almeida em artigo, “certamente, a Conferência não será o ajuste final de contas, não será o ‘tudo ou nada’. Mas será o palco para a organização de propostas e de forças que façam avançar as várias formas de comunicação pública, estatal, comunitária, universitária”.

O debate começará às 18h30 e será transmitido ao vivo pela TV João Mangabeira, cujo endereço na Internet é www.tvjoaomangabeira.com.br. Manifestações e perguntas podem ser feitas pelo e-mail: fjm@fjmangabeira.org.br.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ricardo Coutinho defende política de geração de emprego e renda descentralizada


O presidente estadual do PSB e prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, participou do Terceiro Encontro Estadual do PP, nesta quinta (12), no auditório do Garden Hotel, em Campina Grande, onde apresentou uma palestra sobre ‘Os desafios para uma nova Paraíba’. A convite da vereadora Daniella Ribeiro, presidente do PP campinense, o prefeito da Capital mostrou experiências implementadas pelo PSB e que trouxeram resultados positivos nos últimos cinco anos para a Capital paraibana.

“O nosso primeiro desafio é envolver a população na construção do governo, aplicando um choque de democracia. O governante passa, mas a sociedade fica. É por isso que nós precisamos ouvir e avaliar junto com a população quais são os investimentos que deverão ser feitos pelo Poder Público”, relatou.

Ricardo Coutinho citou como exemplo a experiência do Orçamento Democrático de João Pessoa que, em quatro anos, teve a participação de 150 mil pessoas. Além disso, cerca de 300 obras e serviços implantados pela PMJP foram resultado das plenárias do Orçamento.

O segundo ponto apresentado pelo prefeito foi a necessidade de gerar renda e fortalecer a economia do Estado como um todo. “Hoje nós temos uma concentração de desenvolvimento na grande João Pessoa e isto não é salutar. É preciso descobrir e colocar em prática quais são as características e potenciais de cada região para que as pessoas tenham acesso a emprego e trabalho”, enfatizou.

Para isso, Ricardo Coutinho defendeu uma composição de forças políticas voltadas para este compromisso público. “ O Nordeste está crescendo duas vezes mais do que o restante do país e não podemos ficar fora desta realidade, completou.

Ele ainda lembrou que em João Pessoa o Empreender JP já injetou na microeconomia R$ 17 milhões e que isto proporcionou uma mudança na inclusão social e econômica na cidade. “Pelo quinto mês consecutivo, João Pessoa é a Capital do Nordeste que mais gerou empregos”, comentou.

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites