Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

quarta-feira, 10 de março de 2010

PSB e FJM promovem seminário sobre o socialismo na América Latina e China

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) e a Fundação João Mangabeira (FJM) promovem de 11 a 13 de março, no Rio de Janeiro, o Seminário Internacional: As Experiências Socialistas Chinesa e de Governos de Esquerda em Países Capitalistas.O evento será uma oportunidade para o intercâmbio de informações e conhecer como socialismo vem se desenvolvendo em outros países. O diretor da FJM e primeiro secretário Nacional do PSB, Carlos Siqueira, conversou com o Portal do PSB e conta mais detalhes sobre o encontro.

Confira a entrevista a seguir.

Portal do PSB – De que forma este seminário contribui com a agenda do PSB?
Carlos Siqueira – Este evento contribui com o PSB em todos os níveis, seja por aprofundar a discussão sobre a realidade política e econômica da América Latina e da China, especificamente, mas também por permitir que se intensifique o relacionamento com os partidos irmãos que estão ou estiveram no governo nesses países latino-americanos nos últimos anos. Além disso, nos permite conhecer melhor o que se passou em alguns cenários eleitorais, como por exemplo no Chile, ou aquilo que está se passando nesses países nossos vizinhos, que são governados por partidos de esquerda. Ao mesmo tempo, este seminário contribui com a política de Relações Internacionais do Partido, que tem como prioridade, nesses primeiro momento, aprofundar as relações com os partidos congêneres ou amigos no nosso continente.

Portal do PSB – Como surgiu a idéia de promover um seminário dessa natureza?
Carlos Siqueira – O seminário foi pensado e formulado como uma forma de contribuir para a nossa militância, inclusive, na discussão das mudanças que estão se processando no continente latino-americano e, em especial, na América do Sul. Por isso, estamos preparando um caderno onde é apresentado o panorama sobre cada um desses países, com informações econômicas, política e estatísticas, como forma de auxiliar na compreensão das apresentações que serão feitas. Pretendemos distribuir esse material já na pasta do encontro, e, ainda, enviá-lo por email a todos os inscritos.
Ressalto que é importante que todos participem de todos os debates, pois há uma lógica de continuidade nos painéis , além de ser uma oportunidade extraordinária para conhecer o que se passa nos países onde se desenvolvem os temas que estarão em discussão e que são tão importantes dentro do desenvolvimento do socialismo.

Portal do PSB – E como será a dinâmica das palestras?
Carlos Siqueira – Cada representação de cada país indicou um membro que fará a exposição de sua experiência de governo. Há também o caso da China,que é um painel específico onde se fará a exposição sobre as experiências socialistas ao longo dos 60 anos de revolução chinesa, completados no ano passado. É um painel muito importante, considerando a importância da China hoje no contexto internacional. Trata-se de uma grande potência econômica e com a qual mantemos relações políticas já há algum tempo, mas principalmente desde o ano passado, quando uma delegação brasileira do PSB visitou aquele país.
Cada painel do contexto latino-americano será composto por expositores de três países. No caso da China, o painel é exclusivo.
Além dos painéis, os participantes poderão ver uma exposição sobre a China, promovida pela embaixada daquele país.

Portal do PSB – E aqueles que não conseguirem participar diretamente do Seminário? Poderão também ter acesso a este conteúdo?
Carlos Siqueira – Já temos mais de 400 inscritos que participarão no Rio de Janeiro. Porém, para aqueles que não conseguirem comparecer pessoalmente, todo o evento será transmitido pela TV João Mangabeira. Além disso, ao final do evento, todo esse conteúdo, que certamente será riquíssimo, dará origem a um livro que será editado pela Fundação João Mangabeira com a íntegra do conteúdo apresentado em cada um dos painéis.

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites