Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Vereadora Sandra Marrocos (PSB) prestigiou comemoração do Dia do Servidor Público



A parlamentar socialista Sandra Marrocos, participou, na última sexta-feira (28), ao lado do prefeito Luciano Agra (PSB) e secretários (as) do município de João Pessoa, da comemoração do Dia do Servidor Público. Cerca de cinco mil pessoas, entre servidores e familiares, estiveram presentes ao Sesc Gravatá, para curtir uma festa com direito a shows musicais, feijoada, banho de piscina e entrega de prêmios.

"É com prazer que venho ao Sesc Gravatá compartilhar um momento de alegria com os servidores e as servidoras da Prefeitura Municipal de João Pessoa que tanto merecem este momento de festa, pois muito fazem pela nossa cidade. Aproveito para parabenizar o prefeito Luciano Agra por reconhecer e valorizar o empenho e compromisso de todas essas pessoas", ressaltou a vereadora.

"A festa foi fabulosa e o lugar escolhido maravilhoso", disse a técnica em enfermagem, servidora da Secretaria de Saúde do Município (SMS), Valdeci Alves da Silva. “Esta festa foi uma benção. Estou amando”, comentou também Erotília Araújo, funcionária do Cais de Jaguaribe, que aproveitou para aliviar o calor curtindo a piscina do clube.

O prefeito Luciano Agra falou sobre a importância da confraternização como marca de mais um ano de trabalho com ganhos para o funcionalismo público municipal e de investimentos em melhorias para a prestação de serviço à população.

"Temos muito o que comemorar. Todos os investimentos que a Prefeitura de João Pessoa vem adotando em relação ao seus serviços estão sendo repassados em ações de valorização também aos nossos servidores. E isso é um projeto que vem sendo feito em conjunto, com vistas a promover reconhecimento e melhores condições de trabalho aos funcionários, e proporcionar um serviço de qualidade aos nossos usuários", ressaltou o prefeito.
A festa desta sexta-feira contou com as apresentações das bandas Samba de Mesa e Tom do Samba e foi encerrada com o show da banda Capim Cubano. "Fizemos uma festa para mostrar às pessoas que, além de servir bem, quem faz o serviço público também precisa ser bem servido. Nossa comemoração em ritmo de festa faz parte do trabalho que a gestão vem realizando de incentivo ao servidor", destacou a secretária de Administração do Município (Sead), Laura Farias.

O evento, organizado pela PMJP, através da Sead, com a participação de várias secretarias, contou com o apoio do Governo do Estado, e teve as da Guarda Municipal, Samu e Polícia Militar.

domingo, 30 de outubro de 2011

Vereador Bira (PSB) participa do I Seminário de Saúde da População Negra



O vereador Bira (PSB) participou da abertura do I Seminário de Saúde da População Negra, realizado no hotel Ouro Branco, em João Pessoa. O evento teve o propósito de discutir a implementação da Política Nacional da Saúde da População Negra, bem como divulgar o Programa de Promoção e Atenção Integral às pessoas com Doença Falciforme, no âmbito municipal e estadual.

Autor do projeto que criou o Programa de Promoção e Atenção Integral às Doenças Falciforme, o vereador Bira destacou que já vem atuando desde o inicio do mandato para a melhoria da Saúde da população negra de João Pessoa. “Realizamos na Câmara Municipal uma sessão para discutir a saúde da população negra e apresentamos este importante projeto de lei”, disse o vereador.

Bira destacou que o poder público de João Pessoa está envolvido no programa de proteção a saúde da população negra e afirma que é importante que a saúde seja universal, mas que mantenha um olhar específico para a população negra. “Sinto-me muito feliz em ter sido autor dessa lei”, finalizou Bira.

sábado, 29 de outubro de 2011

Congresso do PSB aponta candidaturas em 214 municípios paraibanos e reelege presidente Edvaldo Rosas




Realizado na tarde e noite desta sexta-feira (28), no auditório do Hotel Ouro Branco,em João Pessoa, o 6º Congresso Estadual do Partido Socialista Brasileiro na Paraíba, reuniu cerca de 750 pessoas entre delegados e delegadas, presidentes de diretórios e comissões municipais, deputados, prefeitos, vereadores e pré-candidatos de todas as regiões.

A mesa dos trabalhos que foi composta pelo presidente Edvaldo Rosas, governador Ricardo Coutinho, prefeitos Luciano Agra (João Pessoa), Flávia Galdino (Piancó) e Ricardo Aires (Cabaceiras), Secretário de Comunicação do governo de Pernambuco, Evaldo Costa, deputados estaduais Edmilson Soares, Adriano Galdino e Lea Toscano, vereadores Ubiratan Pereira, Zezinho Botafogo e Sandra Marrocos, teve também a participação de alguns partidos paraibanos, a exemplo do PT, representado pelo presidente Antônio Barbosa, PSDB, representado pelo deputado João Gonçalves e o PC do B, representado também pelo seu presidente, Cristiano Zenaide.

Em sua fala, o governo Ricardo Coutinho, que também é o presidente de honra do partido, fez uma avaliação dos dez primeiros meses da gestão socialista no Estado e conclamou todos os diretórios, pré-candidatos e militantes a promoverem uma união de esforços em toda a Paraíba, para eleição do maior número de prefeitos e vereadores, lembrando que a cidade de João Pessoa, por ter gente de todos os municípios, é um espelho para as outras administrações e, que uma campanha integrada entre João Pessoa e todos os outros municípios do Estado pode trazer vitórias coletivas.

Após quase 06 horas de muitas intervenções, onde foram registradas as diversas pré-candidaturas para prefeituras e câmara municipais pelo PSB em 214 municípios, sendo 118 pré-candidaturas a prefeito e mais de mil à vereador, o plenário elegeu por aclamação a nova direção partidária estadual reconduzindo Edvaldo Rosas ao cargo de presidente, assim como aprovou o novo conselho fiscal, conselho de ética e a representação paraibana ao Congresso Nacional do PSB.

Veja abaixo a nova composição da Executiva Estadual do PSB paraibano e na seqüência os demais componentes das instâncias partidárias:

PRESIDENTE: Edvaldo Rosas
1º. VICE-PRESIDENTE: Bonifácio Rocha
2º. VICE-PRESIDENTE: Sandra Marrocos
3º. VICE-PRESIDENTE: Emília Correia
SECRETÁRIA GERAL: Bira Pereira
1º. SECRETÁRIO: Zildo de Souza
2ª. SECRETARIA: Jailson Vilberto
1ª. SECRETARIA FINANÇAS: Cassandra Figueiredo
2ª. SECRETARIA DE FINANÇAS: Edmilson Soares
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL: Ednaldo Alves
SECRETARIA DE CULT. E FORM. POLÍTICA: Júlio César
SECRETARIA DE ORGANIZAÇÃO: Ronaldo Benicio
SECRETARIA DE JUVENTUDE: Rõmulo Alisson
SECRETARIA DE MULHERES: Walquiria Alencar
SECRETARIA DE MOVIM. POP. E MOBILIZAÇÃO: Tânia Brito
SECRETARIA DA DIVERSIDADE: Roberto Maia
SECRETARIA DE MOVIMENTO SINDICAL: Alexandre Arruda
SECRETARIA DO MOVIMENTO NEGRO: Ivanilda Matias
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE: Paula Frassinete
SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÁRIA: Aluska Martins
SECRETARIA DE POLÍTICA URBANA: João Azevedo
SEC. DE AÇÃO PARLAMENTAR: João Nogueira
LIDER DE BANCADA: Lea Toscano


Nomes eleitos pelo Congresso do PSB paraibano (em ordem alfabética)

ALCEMIR FREIRE
ALEXANDRE RAMALHO ARRUDA
ALUSKA MARTINS DOS SANTOS BARBOZA
ANA PAULA ALMEIDA
ANDERSON FELIPI DE MENESES
ANGELO AMARO VERAS VIANA
ANTONIO ALBERTO DE ALBUQUERQUE
BONIFÁCIO ROCHA DE MEDEIROS
CASSANDRA ELIANE E SILVA F. DIAS
CEZARIANA DE L. MACENA DE MELO
CRIS LUCENA
DANILSON CRUZ
DEUSDETE QUEIROGA
EDMILSOM SOARES
EDNALDO ALVES COSTA
EMILIA CORREIA
ERASMO FRANÇA
ESTER MALAQUIAS BRANDÃO
EVALDO COSTA
EVALDO COSTA GOMES
FABIO TARGINO
FATIMA VENTURA
FLAVIA GALDINO
FLÁVIO MOREIRA
FRANCISCO FIGUEREDO (TONQUINHO)
FRANCISCO NEUMAN HOLANDA LINS
GILBERTO CARNEIRO
GLORIA JEAN
IVANILDA MATIAS GENTLE
IVONETE LUDGÉRIO
JAILSON VILBERTO
JOAO AZEVEDO
JOÃO DEON
JOÃO NOGUEIRA BARBOSA
JOSÉ EDVALDO ROSAS
JOSÉ FREIRE
JOSÉ MARTINS DE LIMA FILHO
JOSÉ NÓBREGA BRAGA
JOSÉ RIBAMAR
JOSÉ RODRIGUES DE ARAÚJO
JOSÉ WILLAMS DE FREITAS GOUVEIA
JOUBERT FONSECA DE ANDRADE
JÚLIO CEZAR GOMES DE OLIVEIRA
LEA TOSCANO
LIVANIA FARIAS
LUCIANO CANUTO DOS SANTOS
LÚCIO FLÁVIO SÁ
LUIZ RENATO
MARCO ANTONIO DA SILVA (MARCOS PATRÍCIO)
MARCOS ANTONIO (MARQUINHOS)
MARIA AUXILIADORA FIGUEREDO
MARIA DA LUZ (DARLEY )
MARIA SANDRA PEREIRA DE MARROCOS
NOBSON PEDRO DE ALMEIDA (Nobinho)
ORLANDO SOARES
PAULA FRASSINETE
PAULO AGUIAR
PROFESSOR SANTANA
RICARDO BRINDEIRO
RICARDO JORGE DE FARIAS AIRES
RICARDO SÉRVULO
RICARDO VIEIRA COUTINHO
RINALDO GUEDES
ROMULO HALLYSON
RONALDO BENICIO DE MELO
TÂNIA MARIA DE OLIVEIRA BRITO
TARSO PESSOA
TIAGO PAES
UBIRATAN PEREIRA DE OLIVEIRA
VALQUIRIA ALENCAR
WALDSON DIAS DE SOUZA
WALQUIRIA ALENCAR
ZILDO DE SOUZA
ZIOELTON MAIA LINHARES

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Delegações do interior começam a chegar em João Pessoa para o Congresso Estadual do PSB



Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (28) que o PSB paraibano vem recebendo notícias sobre o deslocamento de diversas caravanas oriundas de todas as regiões do Estado, para participar do 6º Congresso Estadual do PSB da Paraíba, que ocorre na tarde de hoje na capital paraibana..

O congresso, que terá sua abertura às 15 horas no auditório do Hotel Ouro Branco, em João Pessoa, deverá contar com a presença de dezenas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados estaduais, secretários, além da maior parte dos pré-candidatos nas eleições 2012 e alguns convidados ilustres, devendo reunir cerca de 350 delegados e delegadas e entrar para a história da política paraibana.

O governador Ricardo Coutinho, presidente de honra do PSB paraibano, e o prefeito da capital, Luciano Agra, estarão na mesa de abertura dos trabalhos, dando as boas vindas a todas as delegações e, sob o comando do presidente Edvaldo Rosas, iniciando os trabalhos do Congresso, que terão uma pauta que se desenvolverá com a leitura, discussão e aprovação do Regimento Interno do Congresso; Conjuntura estadual; eleição do diretório estadual e suplente; eleição do conselho fiscal e suplente; eleição do conselho de ética e suplente; eleição d@s delegad@s e suplentes ao Congresso Nacional do PSB.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Prefeito Luciano Agra (PSB) participa da solenidade de posse da nova ministra do TCU, Ana Arraes



O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB) participou na tarde desta quarta-feira (26) da solenidade de posse da nova ministra do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Lúcia Arraes de Alencar. Também estiveram no evento, realizado em Brasília, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos e o secretário geral do PSB, Carlos Siqueira.

"Estou muito feliz em poder fazer parte desse momento, onde uma mulher nordestina e de muita fibra como Ana Arraes poderá fazer um bom trabalho. Acredito que o país só tem a ganhar e que ela vai desempenhar um papel fundamental no Governo Federal”, enfatizou Luciano.

PSB de Campina Grande pode ir à justiça pedir mandato de infiéis



A direção municipal do PSB de Campina Grande irá se reunir, ainda esta semana, para avaliar alguns casos de desfiliação, entre eles o do vereador Antonio Pereira, que deixou a sigla para ingressar no PMDB.

O presidente do diretório em Campina Grande, Fábio Maia informou que a reunião servirá para avaliar todos os últimos acontecimentos no âmbito municipal e não está descartada a possibilidade do partido ir à Justiça Eleitoral reivindicar o mandato de Pereira.

“Não estamos confirmando que assim vamos proceder, mas também não descartamos. Vamos ouvir a opinião, também, da direção estadual, porque junto com o caso do vereador Antonio Pereira, há a questão dos suplentes, Dr. Marçal e Hermano Nepomuceno”, destacou Fábio Maia.

Fábio Maia acrescentou que, em sua opinião, Pereira está onde sempre esteve. “A postura dele, mesmo estando no PSB, sempre foi de um peemedebista. Ele apenas oficializou seu lado. Se houve infidelidade, quem decide é o TRE”, finalizou.

Prefeito Luciano Agra (PSB) prestigia diplomação do senador Cássio Cunha Lima (PSDB)



O Prefeito Luciano Agra participou na tarde desta terça-feira (25) da diplomação do senador eleito, Cássio Cunha Lima, na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE), em João Pessoa. Luciano Agra mostrou-se satisfeito com o desfecho da pendência judicial que já durava dez meses.

O prefeito destacou a importância do volta do senador à cena política e acredita que foi feita a justiça com a votação popular.

"No âmbito político eu entendo que as eleições de 2010 ainda não estavam concluídas. O senador ficou em primeiro lugar na preferência dos eleitores e era justo que fosse conduzido ao cargo. Essa decisão também mostra que a aliança que construímos está no caminho certo junto ao senador e governador mais votado (Ricardo Coutinho)”, disse.

Após a diplomação de Cássio Cunha Lima, o prefeito Luciano Agra disse que a cidade de João Pessoa só tem a ganhar com a chegada de Cássio ao Senado Federal. "A Paraíba sairá ganhando com a parceira do senador e o governador Ricardo Coutinho e, claro, João Pessoa também terá benefícios. Faço votos de sucesso neste mandato”, afirmou.

O prefeito esteve na sala de sessões do TRE, onde acompanhou a solenidade que dá a Cássio Cunha Lima o direito de exercer o mandato de senador. A posse do senador acontecerá nos próximos dias na sede do Senado Federal, em Brasília.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

PSB paraibano realiza Congresso Estadual nesta sexta-feira (28) em João Pessoa



Os delegados e delegadas eleitos nos diversos Congressos Municipais do PSB estarão desembarcando na capital paraibana na próxima sexta-feira (28) para a realização do 6º Congresso Estadual do Partido Socialista Brasileiro na Paraíba.

O 6º Congresso Socialista será realizado no auditório do Hotel Ouro Branco, no bairro de Tambaú, em João Pessoa, com abertura ocorrendo às 15 horas, e deverá contar com cerca de 450 representantes dos municípios que realizaram seus Congressos Municipais, além de prefeitos, vice-prefeito, vereadores, pré-candidatos e convidados ilustres.

De acordo com o Presidente Estadual da legenda, Edvaldo Rosas, já estão confirmadas para a solenidade de abertura as presenças do Governador Ricardo Coutinho (PSB), do Prefeito Luciano Agra (PSB), além de todos os membros da executiva estadual.

O Congresso Estadual do PSB terá a seguinte pauta:

Leitura, discussão e aprovação do Regimento Interno do Congresso;
Conjuntura estadual;
Eleição do diretório estadual e suplente
Eleição do conselho fiscal e suplente;
Eleição do conselho de ética e suplente;
Eleição d@s delegad@s e suplentes ao Congresso Nacional do PSB;
Encerramento.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PSB de Itaporanga tem novo líder e pretende ampliar o partido no Vale do Piancó



O Partido Socialista Brasileiro (PSB) tem novo líder na cidade de Itaporanga.
Trata-se do ex-deputado estadual Francisco Lopes (Chico Lopes), e atual diretor da AESA no Governo do Estado, que voltou a atuar politicamente na região.

Segundo o novo dirigente municipal, o presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas solicitou que o mesmo organize o partido em todo o Vale do Piancó. “Recebi uma orientação da direção estadual para ficar responsável pela mobilização do Vale do Piancó e de outras regiões do Sertão”. Disse o socialista.


Chico afirmou que já realizou as convenções do partido e criou as comissões provisórias em várias cidades do Sertão e esclareceu que não vai criar atrito com o prefeito de Itaporanga, Djacir Brasileiro, que é da base aliada do governador Ricardo Coutinho.


“O PSB não vai fazer oposição ao prefeito Djacir, mas vamos discutir as eleições de 2012 na cidade para fortalecer o partido no Vale”. Frisou Chico.

domingo, 23 de outubro de 2011

Cássio chega a Campina Grande ao lado de Ricardo Coutinho e em discurso destaca Luciano Agra e Romero Rodrigues



O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) declarou na tarde deste domingo (23), ao desembarcar em Campina Grande, que vai trabalhar ao lado do Governador Ricardo Coutinho (PSB) para o desenvolvimento da Paraíba. Segundo o tucano, o gestor socialista terá um aliado em Brasília lutando pelos interesses do Estado.

Na recepção de Cássio Cunha Lima em Campina Grande, Cássio desfilou, em carro aberto, com o governador Ricardo Coutinho (PSB), o prefeito de João Pessoa Luciano Agra (PSB), o deputado Romero Rodrigues (PSDB) e diversas lideranças paraibanas.

“O paraibano vai ter o voto respeitado e o governador Ricardo Coutinho um aliado no Senado lutando pelo bem da Paraíba”, destacou Cássio, que ainda comentou a vitória da Paraíba ao ser contemplada com a instalação de uma unidade da AACD em Campina Grande: “Essa foi uma conquista do Estado. Estou consciente da contribuição que dei.”

Cássio agradeceu a solidariedade e gentileza do governador Ricardo Coutinho e falou de sua jornada durante estes quase um ano de espera.

- Eu quero agradecer a solidariedade irrestrita de Ricardo Coutinho e de forma fraterna que encheu meu coração de alegria, quero agradecer o gesto de apoio que recebi nessa jornada tão difícil, tenho certeza que essa experiência transformou ele num homem melhor e a partir de agora vou saber o que é e o que não é importante.

No final de seu discurso Cássio agradeceu a presença de todos em especial do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, “que é um campinense que a Campina Grande emprestou para governar a capital de todos nós”. Agradeceu ainda a presença do pré-candidato do PSDB em Campina Grande, o deputado estadual Romero Rodrigues e do povo Campinense.

Além do governador Ricardo Coutinho, várias lideranças políticas foram recepcionar o senador Cássio no aeroporto João Suassuna, como prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB); o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo (PSDB); e os deputados João Gonçalves (PSDB), Hervázio Bezerra (PSDB) e Edmilson Soares (PSB).

Campina Grande ganha AACD e Ricardo faz entrega simbólica do terreno durante programa Teleton no SBT



As cidades de Campina Grande (PB) e Vitória (ES) foram escolhidas para receber em 2012 uma unidade Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). O anúncio foi feito na noite deste sábado (22) pelo presidente voluntário da AACD, Eduardo Almeida Carneiro, ao lado do governador Ricardo Coutinho e do apresentador Silvio Santos, durante o encerramento do Teleton, na sede do SBT nacional em São Paulo.

No momento do anuncio das cidades escolhidas Ricardo Coutinho entregou ao presidente Eduardo Carneiro a cópia do Projeto de Lei doando um terreno de 4.044,98m2, localizado na Avenida Portugal, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande, para a construção da AACD. O projeto será encaminhado na segunda-feira (24) para a Assembleia Legislativa autorizar a doação.

Nesta 14ª edição, o Teleton arrecadou R$ 26. 802 milhões em dois dias, superando o recorde atingido em 2010. Isso possibilitou que, pela primeira vez na história, duas cidades fossem contempladas com unidades da AACD.

No Teleton, Ricardo esteve acompanhado da primeira-dama, Pâmela Bório, do seu filho Henri, do vice-governador, Rômulo Gouveia, do senador Cássio Cunha Lima e do deputado federal Romero Rodrigues.

Ricardo Coutinho comemorou a escolha da Paraíba para sediar a AACD e que isso abre uma perspectiva para implantação de uma política pública de reabilitação motora no Estado nas regiões do Litoral com a Funad, no Planalto da Borborema com a AACD e com o sonho de instalar uma Funad no Sertão. Ricardo garantiu a manutenção da AACD por parte do governo do Estado.

"Essa é uma conquista importante para o Estado de receber uma instituição que preza pela sua qualidade, conteúdo e cuidado que profissionais e voluntários da AACD têem com cada criança com deficiência e também no desenvolvimento das pesquisas nos vários centros do Brasil. É uma associação que merece ser apoiado por todo o país”.

Ricardo ressaltou que, a partir do chamado do senador Cássio, o Governo fez tudo que estava ao seu alcance como a doação do terreno, garantiu a subvenção financeira e chamou a prefeitura de Campina Grande para participar do processo, inclusive garantindo que esse equipamento estivesse dentro da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). "O governo fará tudo para que a AACD de Campina seja uma das referências do Nordeste em política pública de reabilitação motora. Para isso, vamos organizar os nossos serviços e ter um equipamento de ponta amplamente reconhecido no mundo”, destacou.

O presidente Voluntário da AACD, Eduardo Carneiro, ressaltou o empenho do governo do Estado para receber e para manter o funcionamento da unidade. "Agradecemos a parceria do governo da Paraíba e a colaboração do povo paraibano e brasileiro que nos ajudaram a superar a meta de R$ 23 926 milhões”, destacou.

O vice-governador Rômulo Gouveia destacou o empenho do senador Cássio e do governador Ricardo Coutinho em trazer a AACD para Campina Grande e oferecer um atendimento especializado e referencia na América Latina para os paraibanos com deficiência. "A própria diretoria da AACD reconheceu o envolvimento dos paraibanos pelas redes sociais e pelo telefone nas doações para que pudéssemos concretizar o sonho da Paraíba e de Campina Grande: receber a sede da AACD”, completou Rômulo.

Via twitter, o senador Cássio Cunha Lima, disse que hoje é um dia especial na sua vida por ter conhecido o trabalho da AACD de perto e saber que uma unidade será instalada em Campina Grande. "Agradeço o incondicional apoio do governador Ricardo Coutinho, sem esse apoio não seria possível receber a AACD em Campina Grande”, completou.


Recurso- O deputado Federal Romero Rodrigues anunciou, após o termino do Teleton, que apresentará uma emenda ao orçamento 2012 para a compra de equipamentos de reabilitação motora para a AACD de Campina Grande. Ele disse vai lutar junto com a bancada federal para viabilizar o funcionamento da AACD de forma a ajudar na reabilitação motora de jovens e adultos. "Conheci de perto o trabalho da AACD e como parlamentar tenho que fazer minha parte para termos uma AACD moderna e equipada”.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Luciano Agra (PSB) lidera pesquisas na corrida eleitoral para 2012



O prefeito Luciano Agra (PSB), pré-candidato à reeleição para a Prefeitura Municipal de João Pessoa, está liderando a corrida eleitoral para do proximo ano, segundo divulgaram nesta sexta-feira (21) a revista Politika e o jornal Contraponto.


Na publicação da revista Politika, Agra lidera com 17,5% das intenções de voto, enquanto o José Maranhão aparece com 17,2 e Cícero Lucena aparece com 16,9%.

Já a enquete feita pelo Jornal Contraponto entre os dias 17 e 19 deste mês revela uma vantagem ainda maior do pré-candidato socialista. Luciano Agra aparece com 24% das intenções de voto, enquanto que José Maranhão tem 20% e Cícero Lucena aparece com 18%.
Para o presidente municipal do PSB, Ronaldo Barbosa, os resultados das pesquisas são positivos, uma vez que Luciano Agra nunca disputou uma eleição e lidera as pesquisa em cima de candidatos bastantes experimentados nas urnas. "Isso só mostra que o pessoense reconhece o trabalho executado pelo nosso partido à frente da PMJP. Vamos trabalhar ainda mais para que esse reconhecimento das ruas evolua", afirmou.

Vereador Bira (PSB) festeja vitória de servidores da PMJP e exalta mérito de Agra



O vereador Bira (PSB) festejou nesta quarta (19) a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos agentes da Guarda Municipal de João Pessoa. Para o parlamentar, a ‘vitória’ é resultado do empenho do prefeito Luciano Agra (PSB), que, segundo ele, não só abraçou a causa dos servidores, como vem trabalhando para a reformulação da instituição por meio de concursos.

“Agra vem investindo para adequar a Guarda à realidade de João Pessoa. Essa vitória de hoje é mais um importante passo da Prefeitura na valorização dos servidores”, apontou.

Segundo Bira, a luta em prol do PCCR vem desde o governo Ricardo Coutinho à frente do executivo municipal, quando o então prefeito instituiu um grupo de trabalho para estudar a possibilidade de concursos e melhorias salariais. O empenho resultou no próprio PCCR, que será sancionado pelo prefeito nos próximos dias.

Bira destacou ainda a parcela de responsabilidade da Câmara na conquista dos agentes. Para o parlamentar, a Casa Legislativa demonstrou um gesto de nobreza, ao discutir a matéria com cuidado e dedicação.

“As bancadas de situação e oposição se uniram em torno da luta dos guardas municipais. Não houve quem contestasse hoje a sua aprovação”, destacou.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Emenda de Sandra Marrocos (PSB) amplia para 30% as vagas destinadas a mulheres na Guarda Municipal



A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou por unanimidade, no final da manhã desta quarta-feira (19), os projetos de lei do Executivo Municipal instituindo o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Guarda Civil Municipal de João Pessoa, que dispõem sobre a organização, finalidade, competência e estrutura organizacional básica da superintendência da Guarda Civil Municipal. Com a aprovação do PCCR, o vencimento básico da categoria passa a ser de R$ 700 e a gratificação de exercício da função sobre atividade de risco de 100% sob o valor do vencimento básico, o que resultará numa remuneração de R$ 1.400 a partir de janeiro do próximo ano.

A vereadora Sandra Marrocos (PSB), que participou ativamente de todas as etapas de elaboração dos projetos, usou a tribuna da Casa de Napoleão Laureano bastante emocionada e no seu discurso, interrompido diversas vezes por aplausos, parabenizou a categoria pela conquista e afirmou que a aprovação era um sonho que estava sendo realizado. “Este é mais um momento histórico na Câmara Municipal de João Pessoa, um momento em que uma categoria tão importante como é a Guarda Civil Municipal passa a ser de fato reconhecida e valorizada com a aprovação do PCCR, que é uma luta de mais de 20 anos. Eu fico muito orgulhosa de ter participado não só deste momento, mais de diversos outros momentos importantes nessa caminhada vitoriosa, que está apenas iniciando”.


Emendas - Sandra Marrocos apresentou duas emendas ao projeto do PCCR, a primeira amplia a idade limite para inscrição nos concursos públicos para ingresso na Guarda de 40 para 45 anos; a segunda amplia de 20% para 30% o número de vagas destinadas a mulheres. Uma outra emenda foi apresentada pela vereadora Raíssa Lacerda, que prevê cursos de reciclagem a cada dois anos.

O superintendente da Guarda Civil Municipal, Sandro Targino, que acompanhou no plenário a votação dos projetos, ressaltou. “Além da definição sobre o vencimento básico, o PCCR estabelece a carreira da categoria em quatro classes, incorporando a questão da meritocracia como forma de promoção, permitindo a passagem de um padrão a outro dentro da mesma classe dos guardas civis municipais”.

A instituição do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração não beneficia apenas os integrantes da Guarda Municipal, mas também vigilantes municipais, guardas auxiliares e agentes de segurança.

Concurso Público - A partir de agora, com a aprovação dos projetos, a Prefeitura Municipal de João Pessoa poderá dar sequência ao plano de realização de concurso público para a categoria, com a previsão de 200 vagas.

História - A Guarda Municipal de João Pessoa foi criada através da Lei Municipal 6.394, no dia 29 de junho de 1990. Só em 31 de maio de 2001, através de Lei Complementar, passou a ser denominada Superintendência da Guarda Municipal, sendo vinculada à Secretaria de Administração.

Nova estrutura – A partir da aprovação dos projetos, a atuação da Guarda Civil Municipal abrangerá também a atividade comunitária de segurança urbana, apoiando, quando solicitada pelos órgãos policiais estaduais e federais, na proteção de seus cidadãos.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PSB paraibano emite nota parabenizando Cássio por vitória no Supremo



O Partido Socialista Brasileiro-PSB paraibano emitiu nota no início da tarde desta quarta-feira (19), parabenizando o Senador eleito Cássio Cunha Lima, pela vitória obtida junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) que determina a comunicação imediata da sua posse no Senado Federal.

De acordo com a nota, que foi assinada pelo presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, com a decisão de hoje, a corte suprema do país corrige uma injustiça que vinha sendo praticada contra a vontade do povo paraibano, que se manifestou de forma soberana nas urnas de 2010, elegendo Cássio com 1.004.183 votos.

Ao parabenizar o senador por mais essa vitória conquistada junto ao Supremo Tribunal Federal, a nota do PSB afirma que a posse de Cássio Cunha Lima no Senado Federal, vem reforçar a luta iniciada com a aliança vitoriosa por uma nova Paraíba, que consagrou Ricardo Governador e Cássio Senador, e traz a certeza de construção de uma nova jornada em defesa do crescimento da Paraíba.

A nota finaliza desejando sucesso ao novo Senador e um mandato de muitas vitórias para o nosso povo.

PSB Nacional lança novo portal



Com layout renovado, o portal do Partido Socialista Brasileiro passa a oferecer novas ferramentas para facilitar ainda mais o acompanhamento de tudo que acontece na sigla.

Logo na página inicial, o visitante tem acesso às principais notícias do PSB, rádio 40, vídeos, artigos, entrevistas e galeria de fotos, o que permite acompanhar as atividades partidárias envolvendo o Diretório Nacional.
Também na primeira página, o visitante tem links para acessar o sítio da Fundação João Mangabeira, a TV João Mangabeira, e o PSB Nacional nas redes sociais Twitter e Facebook.

Há novos bancos de imagens, áudios e vídeos. São inovações que deixam a navegação mais atraente e aumentam a interatividade com o visitante, que pode, por exemplo, receber boletins de notícias (Newsletter) em seu endereço eletrônico pessoal. Para tanto, basta preencher o campo nome e e-mail na barra de ferramenta disponível ao final da página principal do sítio.

O novo site possui sistemas de busca e de administração mais eficientes, além de respeitar os padrões internacionais de acessibilidade, como tamanho de letra e contraste. Também, foram utilizados conceitos e ferramentas inovadores de construção e alimentação de páginas web, que procuram assegurar princípios de organicidade, navegabilidade, agilidade na publicação das informações, interatividade e flexibilidade.

Divulgue a página do PSB Nacional, cadastre-se no Twitter e facebook da legenda e participe da construção desse portal que é voltado a todos aqueles que se identificam com os ideais de socialismo e liberdade.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Prefeito Luciano Agra (PSB) participa do "Papo com Prefeito” e anuncia diversas ações de melhorias para JP



Novidades para o trânsito da Capital, os concursos previstos a serem realizados até o final de 2012, e mais ações de melhorias nos bairros da Cidade. Esses foram alguns dos principais temas abordados pelo prefeito Luciano Agra na segunda edição do Programa 'Papo Com Prefeito', transmitido em tempo real pela internet através do www.joaopessoa.pb.gov.br/aovivo, na noite desta segunda-feira (17). Os internautas puderam fazer perguntas ao gestor por pouco mais de uma hora pelo twitter com a hastag #papocomprefeito.

Logo no início do programa, o prefeito Luciano Agra lembrou que, nesta segunda, Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) entregou mais um ponto de distribuição do Programa Pão e Leite na Capital, desta vez no bairro do Cristo. Foi a segunda unidade instalada após a municipalização do serviço. "A unidade vai atender a diversas comunidades no bairro do Cristo. Esta é uma política pública que fazemos em convergência com o governo federal e também estadual”, ressaltou o prefeito.

Outro assunto abordado no início do programa foi a criação do novo Plano Diretor de Turismo para a Cidade de João Pessoa. Ele ressaltou que o projeto está aberto a sugestões do trade e da comunidade acadêmica. "Esse é um plano participativo que vai agregar todas as contribuições das pessoas que têm algo a contribuir com esse processo, incluindo a comunidade universitária. O processo está aberto e tenho certeza que vamos ter um plano de turismo de referência”, completou.

Melhorias nos bairros - Respondendo a algumas das indagações dos internautas, o prefeito de João Pessoa falou sobre obras de melhorias em alguns bairros da cidade. No Rangel, por exemplo, ele citou que, entre as ações já realizadas, a Prefeitura já construiu uma Unidade de Saúde, com quatro equipes, e vem reforçando o número de ruas pavimentadas. "Estamos concretando toda a infraestrutura no bairro e investindo em muitas áreas”, disse ele.

Para o bairro de Manaíra, Agra respondeu a pergunta sobre o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que já está construída. "Estamos com a UPA pronta e sendo adequada para muito breve abrirmos a unidade”, disse ele, explicando que a equipe de trabalho que irá atuar no local ainda está em treinamento.

Em Mangabeira, adiantou o prefeito, a proposta é de construção de um novo acesso à avenida principal do bairro, a Josefa Taveira. Uma parceria com o governo do Estado está sendo discutida para a construção de um acesso subterrâneo ao bairro.

Durante o programa, Luciano Agra também falou sobre as reformas que estão sendo feitas nos mercados públicos de João Pessoa, a exemplo da que está sendo realizada no Mercado Central e respondeu a um dos twitteiros que o Mercado do Bairro dos Estados também está na lista dos que deverão receber intervenções futuras por parte da PMJP.

Trânsito - Luciano Agra também respondeu as perguntas sobre as intervenções no trânsito de João Pessoa e disse que o projeto 'Caminho Livre' já começou a ser executado com a pavimentação de ruas do Centro e bairros da cidade. Essa é a primeira parte do projeto que deverá resultar em uma mudança em todo o sistema de transportes coletivos, que prevê a adoção dos ônibus de alta capacidade e da interligação com a utilização dos trens urbanos. "Será um sistema arrojado, com ônibus de alta capacidade, com ar-condicionado, com pontualidade e freqüência. Vamos mergulhar de vez na contemporaneidade”, garantiu.

Uma das novidades anunciadas foi a confirmação de uma parceria também com o governo do Estado que deverá resultar na construção de uma via de acesso ligando o bairro dos Bancários ao anel viário da UFPB e desse trecho com o Altiplano Cabo Branco.

Concursos - Quanto às perguntas sobre os concursos públicos, o prefeito confirmou a proposta de realização para este ano do concurso da Guarda Municipal e Procuradoria do Município e anunciou que para o ano de 2012 outros concursos deverão ser anunciados pela PMJP.

Ações - Para os internautas, o gestor também respondeu perguntas sobre a instalação de novas câmaras de monitoramento nas escolas da rede municipal, o projeto de intervenções na falésia do Cabo Branco, o reforço na limpeza e coleta de lixo que estão sendo feitas em bairros da cidade, a construção de novas praças e o projeto de intervenção para o Bairro do São José. "O importante é que já temos recursos suficientes para começar as obras de infraestrutura e para a construção das unidades habitacionais que serão utilizadas para relocação das famílias daquele bairro, principalmente as que estão em área de risco ou em moradias sem condições de saúde e higiene”, disse ele.

Diálogo - O prefeito de João Pessoa também parabenizou, durante o programa, os comerciários da Capital pelo dia comemorativo, e no final da segunda edição do 'Papo Com Prefeito' agradeceu a participação dos internautas, convidando os twitteiros a uma participação ativa e com sugestões para a gestão na próxima edição do programa, marcada para acontecer no mês de novembro.

"O programa se confirma com mais uma canal de diálogo com um público atento e participativo e que usa a internet e, principalmente o twitter, para questionar, reclamar e sugerir novas ações a nossa gestão. Vamos fortalecer essa troca de idéias e garantir com isso mais uma forma de fortalecer uma administração transparente e participativa”, comentou Luciano Agra sobre o programa.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PSB de Pombal apresenta novos filiados e pré-candidatos à Câmara Municipal



Com a finalidade de apresentar os seus novos filiados, o PSB de Pombal realizou na noite do último sábado uma reunião na Sede Operária, onde compareceram dezenas de membros da legenda socialista na Terra de Maringá, e numa ocasião festiva deram as boas vindas aos mais de 30 novos militantes.

A mesa dos trabalhos foi composta pelo Presidente Municipal Welligton de Sousa Lacerda, pelo vice-Presidente Estadual Zildo de Souza, representando a Juventude Socialista Brasileira-JSB, Elton Tony Alves dos Santos; Elayne Leal representou a Secretaria de Mulheres, José Roberto, os pré-candidatos a vereador, o Professor José Cezário de Almeida integrou a mesa como representante dos recém-chegados e também o Vereador Rogério Martins.

Ao usar da palavra o presidente municipal, Welligton Lacerda enfatizou a importância daquele momento, dando as boas vindas aos novos integrantes, dizendo do compromisso de fortalecer o PSB em Pombal, na Paraíba e no Brasil, dando o total apoio ao Governo de Ricardo Coutinho que implanta em nosso estado o novo modo de governar, acabando com o privilégio de alguns estendendo as ações de governo para toda a população. Enfocou ainda o engajamento do Partido no projeto de reeleição da Prefeita Pollyana Feitosa.

Falando em nome dos que estavam chegando ao socialismo, o Professor José Cezário, estimulou os presentes a se engajarem nesse novo momento do partido, chamando a atenção para o papel que cada um pode desempenhar visando o fortalecimento da legenda. E na ocasião nominou os novos companheiros que são: Pelé do Mercadinho, Sérgio Telmo, Kalianny Mendes, Galego do Motor, Jacinta Nogueira, Francisco da Ambulância, Pedro Nóbrega, Sérgio Adonias, Kayo Mendes, Rondinele Nascimento, Francisco Militão, Pastor Eugênio, Elayne Leal, Genival Júnior da Locadora, Willame Mendes(Careca), Thiago Leite (Radialista), Nadjara Barbosa, Alexsandro Matos, Geucione, Professor Cezário de Almeida, Antonio Silva (Bozó), Edjane da Silva, Dr. Eliseu Fragoso, Radialista Marcelino Neto, Professora Da Paz Fragoso, Manoel de Sousa Neto (Novinho), Luis Carlos, Genildo Ferreira, Cybele Formiga, Francisco Caetano, Taisy da Pamonha e João Paulo Benigno.

O Vereador Rogério Martins disse da satisfação de integrar o PSB, e destacou que se empenhará no crescimento da sua nova agremiação partidária, chamando a todos para trabalharem visando a eleição de uma forte bancada para o legislativo pombalense.


O jovem Elton Tony saudou a todos em nome da JSB, registrando o marco que significava aquele momento para o PSB que estará completando 20 anos de exsitência em Pombal no próximo mês de março.

A reunião contou com a presença do Vice-Presidente da Executiva Estadual do PSB, Zildo de Souza, que na ocasião discorreu sobre a atual conjuntura política, e enfocou a realização de um curso de formação política a ser dado para os militantes, em especial aos pré-candidatos a vereador, que terá o apoio da Fundação João Mangabeira, no intuito de aperfeiçoar os nomes que pretendem representar o povo no legislativo de Pombal.

Em seguida foram listados os nomes dos pré-candidatos socialistas que são: Pelé do Mercadinho, Galego do Motor, Taisy da Pamonha, Jacinta Nogueira, Bebé, Pedro Nóbrega, Lisboa, Miguel Ferreira, Naninho, Pastor Eugênio, Pacula, Rogério Martins, João Paulo, Wiltemberg (Professor Berg), Ramilson Paixão (Bubú), Professora Da Paz Fragoso, Luiz Cabeleireiro, Zildo de Souza, Alex do NACAP, Tony Alves, Geraldo Trigueiro e Aleijadinho de Pombal, além de outros que estão em conversação para o fortalecimento da chapa proporcional. Ressaltou ainda o dirigente estadual, a necessidade de se intensificar as conversações buscando coligação com outras legendas existentes no cenário político local.

Prefeito Luciano Agra (PSB) participa hoje da 2ª edição do programa 'Papo Com o Prefeito'



A 2ª edição do 'Papo com o Prefeito', um espaço de debates com a população da Capital na internet, por meio do site da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), acontece nesta segunda-feira (17). O programa é mensal e transmitido ao vivo, com o objetivo de aumentar cada vez mais a interação entre o gestor municipal e os cidadãos.

O programa começa às 19h, com previsão de uma hora de duração. Todos podem acompanhar em tempo real, basta acessar o endereço www.joaopessoa.pb.gov.br/aovivo. Para participar, os internautas devem enviar perguntas ou dúvidas usando a hastag #PapoComPrefeito, pelo twitter, sobre quaisquer assuntos pertinentes a capital paraibana.

O prefeito Luciano Agra (PSB) disse que a internet tem se mostrado cada vez mais como um importante meio de interação com a população de João Pessoa. "Acreditamos que a participação das pessoas é essencial para uma gestão democrática e estamos conseguindo interagir cada dia que passa de uma forma mais rápida e prática com todos, através de canais de comunicação como o twitter”, explicou.

A secretária de Comunicação do Município, Marly Lúcio, afirmou que a primeira edição do 'Papo Com o Prefeito' foi um sucesso e acredita que o programa favorece a transparência administrativa. "Percebemos uma participação assídua dos cidadãos através do twitter, fazendo perguntas e tirando dúvidas sobre a administração municipal, fortalecendo cada vez mais a nossa participação nas redes sociais”, frisou.

domingo, 16 de outubro de 2011

Governador Ricardo Coutinho (PSB) assina convênios e garante 14° salário para docentes e escolas que atingirem metas



O governador Ricardo Coutinho (PSB) assinou neste sábado (15), Dia do Professor, quatro convênios com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na área de formação, combate ao analfabetismo e desenvolvimento da educação. Em solenidade no Salão Nobre do Palácio da Redenção, em homenagem ao Dia do Professor, Ricardo Coutinho também anunciou que os professores e funcionários das escolas que atingirem as metas do Programa Educação Exemplar receberão o 14° salário em dezembro deste ano.

Os convênios de formação continuada, alfabetização de adultos e de implantação do Sistema de Avaliação Educacional e do Sistema Integrado de Informações representam um investimento de mais de R$ 23,3 milhões. Também foram assinados convênios com a Funad para a formação continuada em braile e libras para 360 professores da rede estadual de ensino, e na educação especial, para pessoas com deficiência.

A solenidade contou com a presença do vice-governador, Rômulo Gouveia, dos deputados José Aldemir e João Gonçalves, da reitora da UEPB, Marlene Alves, da presidente da Funad, Simone Jordão, secretários do Estado e gerentes regionais de ensino

Representando a categoria, foram homenageados alguns professores, entre eles Inauzuir Diniz de França, de 78 anos, a mais antiga professora da rede estadual em atividade e que atualmente é diretora de uma escola estadual no bairro do Tambor, em Campina Grande: "Eu não esperava essa homenagem do Governo do Estado, foi uma surpresa gratificante que representará um marco na minha vida de professora. É uma homenagem e o reconhecimento do governo aos professores do Estado”, agradeceu.

Conquistas – O governador destacou os avanços conquistados nesses nove meses de gestão com a implantação de 33 projetos dentro do Plano de Gestão Educacional, que está investindo R$ 300 milhões no prazo de dois anos. Um dos desses avanços, lembra o governador, é o pagamento do salário do docente com valor 29,8% acima do piso nacional, o que não ocorria antes da atual gestão. O aumento do número de escolas estaduais no regime de tempo integral e os investimentos em reforma e ampliação de 300 escolas são outros que mereceram destaque no discurso do governador em deferência ao Dia do Professor.

"Quero comemorar o dia do Professor anunciando até o dia 28 deste mês o edital de concurso público para o preenchimento de 1.040 vagas de professores do ensino médio, e contratação prevista para fevereiro de 2012. Uma grande conquista para diminuir essa necessidade e dar a aos professores a perspectiva e a oportunidade de uma carreira”, avaliou o chefe do executivo.

Salário extra – O programa Professor Exemplar que vai premiar com 14° salário mil docentes que apresentarem os melhores projetos nas salas de aula. Já o programa Gestão Exemplar premiará com o 14º salário todos os funcionários e professores das 100 melhores escolas (aquelas que atingirem a metas de gestão). "Na essência, teremos professores que por estarem atuando nas 100 melhores escolas e que também apresentarem trabalhos poderão alcançar até o 15º salário no fim do ano. Entendemos isso como estímulo para que continuem se desenvolvendo e qualificando nossa educação”, disse o governador.

Bolsa na educação de adultos – Ricardo Coutinho colocou como grande desafio a redução do analfabetismo e, para isso, informou que as pessoas atendidas pelo Bolsa Família que participarem do programa de Educação dos Jovens e Adultos (EJA) vão receber uma bolsa correspondente ao 13° salário do Bolsa Família.

"Vamos estimular essa participação dos adultos em sala de aula e acho que teremos uma redução do índice de 21% de analfabetismo no Estado. Celebramos o Dia do Professor com um conteúdo muito pleno de esperanças porque não estamos parados esperando que as coisas aconteçam. Fazemos um investimento enorme porque só se muda a Paraíba mudando também a educação”.

Formação – A professora Marlene Alves, reitora UEPB, disse que, com os programas de formação continuada, a instituição está contribuindo para que a Paraíba tenha um dos melhores quadros de trabalhadores da educação. "Hoje é um dia muito importante para a Paraíba, e para a sua educação e, evidentemente, um dia significativo para a UEPB que mais uma vez poderá retribuir em outro viés que é o da formação continuada. Educação se faz com dois elementos: primeiro um corpo docente qualificado, depois, com financiamento. Considero que o Governo do Estado está avançando nesses dois pontos”, avaliou.

O secretário de Educação do Estado, Afonso Scocuglia, disse que também é importante comemorar as parcerias com a UEPB na área de formação de professores, alfabetização, integração de informação e serviços, iniciativas que marcam ponto fundamental na valorização dos professores. "Estamos investindo em dois pontos básicos que é a formação nesta primeira etapa de 13 mil professores, e as condições adequadas de trabalho e remuneração”, completou.

Afonso também destacou que os professores que estiverem participando da formação continuada receberão notebooks como premiação, um equipamento importante para qualificação do conteúdo didático-pedagógico na sala de aula. "Estamos desenvolvendo muita coisa nesses nove meses com avanço na infraestrutura das escolas, compra de equipamentos novos como birôs, cadeiras, kits para alunos, formação de professores, ampliação do ensino técnico profissionalizante e programas como o Mais Educação, que registrou um aumento de 78% das escolas em tempo integral, saindo de 134 em dezembro para 239 escolas”, citou.

Os programas

Formação continuada – A UEPB já iniciará no dia 29 deste mês a primeira etapa da formação continuada de professores, para aproximadamente 13 mil professores efetivos e prestadores de serviço da rede estadual de ensino. A formação será realizada em escolas pólos dos 12 municípios sedes das Gerências Regionais de Educação, para que o treinamento desses docentes ocorra o mais próximo possível da realidade de suas escolas.
Os participantes obterão a certificação de curso da UEPB (desde que cumpram o mínimo de 80% de freqüência). No decorrer do processo, será oferecido um curso de especialização lato sensu, que possibilite ao professor uma ascensão verticalizada. O investimento no programa é de R$ 7 milhões.

Alfabetização de adultos – O segundo convênio assinado foi para aplicação do projeto "Ler, Entender e Fazer”, que trata da alfabetização de jovens, adultos e idosos. Para isso, a UEPB aprovou resolução que regula a atuação dos universitários na alfabetização de jovens e adultos no Estado. O investimento no programa é de R$ 15,7 milhões.
A UEPB criou o componente curricular "Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Letramento”, de caráter obrigatório, para os cursos de Licenciatura. O componente está sendo ministrado em duas etapas obrigatórias durante o antepenúltimo e o penúltimo períodos letivos dos cursos. A ação objetiva favorecer o conhecimento e a inserção no mundo do trabalho. A meta do Governo do Estado é alfabetizar, até 2014, 25% de jovens adultos e idosos, com base nos dados do Censo Escolar 2010.

Sistema de avaliação – Outro convênio a ser assinado prevê a instituição do Sistema de Avaliação Educacional da Paraíba e as Metas para a Educação Básica. O objetivo é melhorar os indicadores educacionais e sociais, sobretudo o Índice de Desenvolvimento da Educação da Paraíba (IdePB). O Governo do Estado tem como meta avaliar o rendimento escolar de 2011 por meio da aplicação de provas objetivas, no mês de novembro, para 67.362 estudantes da 5ª e 9ª séries e do 3º ano do Ensino Médio, nas 1.036 escolas da rede pública estadual. O governo do Estado está investindo R$ 608 mil no convênio.

Informação integrada – O quarto convênio que será assinado pelo governador com a UEPB prevê a instalação do Sistema Integrado de Informações e Serviços da Secretaria de Estado da Educação (Siis). No formato online, servirá para implantação nas Gerências Regionais de Educação, a partir de abril de 2012. O convênio no valor de R$ 50 mil prevê a transferência de tecnologia da UEPB e a adaptação com a realidade da Secretaria de Estado da Educação (SEE).
O Siis será implantado para informações de ordem administrativa entre as gerências executivas, as gerências regionais e as escolas da rede estadual. Os serviços contarão com cadastros de alunos, número de turmas, notas dos alunos, número de matrículas, freqüência escolar, situação das escolas no que se refere à infraestrutura, mobiliário, equipamentos, número de laboratórios, número de professores, programas desenvolvidos pelas gerências, entre outras informações que estarão acessíveis para a Secretaria da Educação.

sábado, 15 de outubro de 2011

Senadora Lídice da Mata(PSB: movimentos contra a corrupção devem incorporar maior grau de politização



A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) louvou as recentes manifestações contra a corrupção no país - as últimas foram realizadas na quarta-feira (12), em diversas cidades. No entanto, em Plenário, nesta sexta-feira (14), ela afirmou que o movimento de jovens corre o risco de "cair no vazio" se não incorporar maior grau de politização.

Para a senadora, ainda há o perigo de manipulação por segmentos da mídia interessados em desacreditar a política e os que atuam no campo, bem como as organizações populares.

- Na mera bandeira única da corrupção, pode ser manipulado o sentido dessa luta para um sentido de aversão total à política, às organizações populares do povo brasileiro, que foram conquistas, também, dos trabalhadores brasileiros - afirmou.

Para Lídice da Mata, o combate à corrupção é indispensável à consolidação da democracia e também a bandeira "mais simpática ao povo". Ela assinalou, porém, que "a grande imprensa, num minuto, toma conta dela com um viés diferente". Na opinião da senadora, a abordagem relembra o "lacerdismo", tida como a prática de quem critica a corrupção porque não está sendo por ela beneficiada, uma referência ao suposto tipo de ação do falecido político Carlos Lacerda.

- Eu ouvi alguns meios de comunicação comemorarem as manifestações, dizendo: 'nelas não há permissão de partidos políticos' - leia-se, portanto, coisa suja. 'Nelas não há participação do político' - também igual a coisa suja. 'Nelas não há participação da UNE' - coisa suja também. 'Nelas não há participação das centrais sindicais' - coisa suja também.

Para a senadora, se existem desvios na condução dessas organizações, eles podem ser corrigidos. Conforme assinalou, isso poderá ser feito pelos seus próprios integrantes. No caso das organizações sindicais, os trabalhadores, e da UNE, os estudantes, que por sua organização e consciência poderão encontrar "os caminhos de aprimoramento da democracia interna dos seus movimentos".

Frente suprapartidária

Do mesmo modo como no passado, no enfrentamento à ditadura militar, Lídice disse acreditar na força de um movimento suprapartidário no sentido do"fortalecimento e da radicalização da democracia brasileira", e que tenha a finalidade de garantir ao país avanços nos campos social e político. Segundo ela, o movimento não excluiria os partidos políticos e poderia ir além das bandeiras defendidas pelo movimento que hoje está nas ruas, que também inclui a defesa da Lei da Ficha Limpa e a abertura do voto parlamentar no Congresso.

De acordo com a senadora, a reforma política e o financiamento público das campanhas eleitorais são pontos obrigatórios da plataforma da frente popular e unitária. Segundo ela, o financiamento ainda não é uma tese bem compreendida pela sociedade, mas é preciso insistir em sua defesa, pois ela está estreitamente associada ao combate à corrupção.

Dia do Professor

Lídice aproveitou ainda para homenagear os professores, que comemoram seu dia neste sábado (15). Citou que a luta pela educação deve agora incorporar uma nova bandeira, que é a garantia da segurança nas escolas públicas. A senadora também usou o discurso para divulgar projeto que acaba de registrar, com regras para unificar num único dia as eleições para os Conselhos Tutelares do país e definir critérios gerais para os candidatos.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PSB de Pombal realiza reunião com os novos filiados neste sábado (15)



Dando continuidade ao trabalho de preparação do PSB para o pleito de 2012, o Partido Socialista Brasileiro do município de Pombal, realiza neste sábado, dia 15 de outubro, uma importante reunião com os filiados do PSB naquele município, para realizar uma apresentação das novas filiações, realização do curso de Formação Política e tratar da atual conjuntura política.

De acordo com o Presidente da Executiva do PSB no Município, Welligton Lacerda, a reunião será realizada neste sábado, às 19h30min (sete e meia da noite), no Auditório da Sede Operária.

Pombal é uma das cidades brasileiras mais antigas do estado da Paraíba, e é a segunda maior do estado da Paraíba em questão territorial possuindo 889km², o que representa 1,58% da superfície total do estado. Tem uma taxa de crescimento anual de 1,86%, possui o 15º maior IDH da Paraíba, e a expectativa de vida no município é em média 66,2 anos. O município tem 10.825 domicílios residenciais e 695 estabelecimentos comerciais. A economia é dominada pela agricultura, comércio interno e algumas fábricas. Esta localizada a uma altitude de 184 metros. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população era estimada em 32.443 habitantes.

Foi fundada no fim do século XVII, sendo elevada a vila em 1766 e em 1862 elevou-se a cidade. O município destaca-se pela bela arquitetura de seu centro histórico.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Governador Ricardo Coutinho (PSB) lança edital para construção de centro tecnológico



Dando seguimento ao anúncio de obras e convênios em homenagem ao aniversário de 147 anos de Campina Grande, o governador Ricardo Coutinho (PSB-PB) lançou, na segunda-feira (10), o edital para a construção do Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo (Citta). A obra terá investimento de R$ 441 mil, a ser utilizado na reforma e ampliação do prédio, na Rua Aprígio Veloso, bairro de Bodocongó.

A meta do Governo Estadual, segundo Ricardo, é possibilitar a instalação de 40 empresas na área de Tecnologia da Informação. “Falar em ciência, tecnologia e inovação é pensar o futuro, mas é também enfrentar um mundo competitivo. O Citta será importante para desenvolver ações com conteúdo de inovação e sustentabilidade e também para a troca de experiências com instituições superiores, comunidade acadêmica e iniciativa privada”, disse o governador.

Ricardo acrescentou que a Secretaria de Ciência e Tecnologia trabalha dentro de uma visão desenvolvimentista para promover a reativação de alguns ciclos econômicos do Estado. Ele citou, por exemplo, a mineração, o polo têxtil de Piancó e o polo tecnológico de Campina Grande, entre outros, que podem ser beneficiados com a inovação tecnológica. “O principal desafio é utilizar nosso conhecimento e nossa tecnologia como forma de trazer qualidade de vida para a população”, completou.

Transversalidade – Durante a solenidade, realizada na Fundação Parque Tecnológico, o governador empossou a nova secretária executiva de Ciência e Tecnologia do Estado, Francilene Procópio, que estará ligada à Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia. Também participaram do evento o vice-governador Rômulo Gouveia; o deputado estadual João Gonçalves; o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia, João Azevedo; o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano; a reitora da UEPB, Marlene Alves; o representante da UFPB, José Edson Amorim; e o vereador de Campina Grande, Jóia Germano.

Francilene Procópio destacou que pasta terá um caráter de transversalidade com os demais setores do Governo, da comunidade acadêmica e da iniciativa privada, com o intuito de criar condições para a abertura de empresas de TI de médio e grande porte e fazer com que profissionais de alto nível de qualificação voltem a atuar aqui. “O Citta é a vitrine ideal para fomentar esse processo, que dá hoje um passo muito importante”, ressaltou

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Conselho Político de Agra já tem mais de 15 partidos, garante Secretário Geral do PSB



O vereador Ubiratan Pereira (Bira), que também é secretário Geral do PSB, declarou nesta segunda-feira (10) que se fosse instalado hoje, o Conselho Político do prefeito de João Pessoa Luciano Agra (PSB) contaria com 15 partidos além dos contatos com outras legendas que estão ocorrendo para ampliar o leque da aliança. Segundo Bira, Agra deve estar instalando o Conselho Político nos próximos dias.

O parlamentar socialista defendeu ainda durante a entrevista que o Conselho Político seja um órgão de atividades permanente para colaborar com a gestão e não somente em período pré-eleitoral.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Governador Ricardo Coutinho (PSB) parabeniza Campina Grande com pacote de obras de R$ 25 milhões



O município de Campina Grande comemora seus 147 anos de emancipação política nesta terça-feira (11) com muitas conquistas a comemorar, começando pelo presente antecipado que recebe do Governo do Estado. Para anunciar mais benefícios para a população campinense, dentre eles um pacote de obras orçado em R$ 25 milhões, o governador Ricardo Coutinho estará na cidade durante todo o dia de segunda-feira (10). Além dos muitos compromissos administrativos, ele aproveitará para fazer uma prestação de contas das ações do seu Governo em edição especial do programa semanal "Fala Governador”, que será gerado a partir das 12h, excepcionalmente, na Rádio Campina FM.


Ricardo Coutinho chega à cidade no início da manhã para assinatura, prevista para as 9h, de termo de parceria com o Hospital Pedro I (localizado à Rua D. Pedro I, n° 605, no bairro São José), que funcionará como uma unidade de suporte ao Hospital de Trauma de Campina Grande. Para isso, o Pedro I passará a contar, em sua estrutura, com o funcionamento de 30 leitos clínicos e mais três leitos de UTI. O governador também assinará convênio com o Instituto de Assistência à Saúde, que vai garantir a realização de exames pré e pós-operatórios para pacientes de transplantes.

Na sequência, às 10h30, será feito o lançamento de edital para a construção do Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo (Citta), obra que será financiada com recursos da ordem de R$ 441 mil. Na mesma solenidade, que ocorrerá na sede da Fundação Parque Tecnológico, na Rua Emiliano Rosendo Silva, n° 115, no bairro de Bodocongó, o governador dará posse à nova secretária executiva de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado, Francilene Procópio.

Novos investimentos – No período da tarde, a partir das 16h, Ricardo fará o lançamento do pacote de obras para Campina Grande que inclui a autorização de licitações para a construção do sistema de esgotamento sanitário dos bairros do Cruzeiro (no valor de R$ 3 milhões) e Jardim Tavares (no valor de R$ 2,5 milhões), e para a execução do projeto de reforma total da Escola de Áudio-Comunicação Demóstenes Cunha Lima (no valor de R$ 1,8 milhão).

Haverá ainda a assinatura da ordem de serviço para reforma e ampliação da Escola Hortêncio Ribeiro (no valor de R$ 386 mil); o anúncio da reforma do Cine São José (no valor de R$ 1,8 milhão), e também o lançamento do projeto para o novo Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (no valor de R$ 3,5 milhões); do projeto para Urbanização do Açude de Bodocongó (no valor de R$ 10 milhões), e do projeto para a obra de ligação viária entre a Avenida Almeida Barreto e a Avenida Floriano Peixoto.

Atenção especial aos campinenses

Tão logo assumiu o Governo do Estado, em 1° de janeiro deste ano, o governador Ricardo Coutinho determinou a todos os seus auxiliares que dessem uma atenção muito especial ao município de Campina Grande. A cidade, para ele, é um polo de desenvolvimento que precisa ser permanentemente apoiado por todas as esferas de Governo (municipal, estadual e federal) para poder cumprir o seu papel enquanto peça importante no processo de crescimento da Paraíba.

Com essa determinação, a cidade vem sendo beneficiada com ações governamentais em todas as áreas, começando pela área social, onde merece destaque a liberação, por meio de convênio, de R$ R$ 2,4 milhões para apoiar os projetos desenvolvidos pelas seguintes entidades: Escola Técnica Redentorista (Eter), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Fundação Assistencial da Paraíba (Fap), Centro de Recuperação Homens de Cristo, Casa da Acolhida São Paulo da Cruz, Casa da Criança Dr. João Moura, Casa do Menino e Casa da Caridade Padre Ibiapina.

Educação

Na área da educação merece destaque a conclusão da reforma e ampliação da Escola Estadual D. Luiz Gonzaga Fernandes, onde foram investidos R$ 452.042,38, e da reforma da quadra de esportes da Escola Estadual Anésio Leão, obra financiada com o montante de R$ 241.733,82.

Dos projetos em execução destaca-se a reforma e ampliação das seguintes unidades escolares: Escola Estadual Ademar Veloso (investimento de R$ 179.924,04), Escola Estadual Poetisa Vicentina Vital do Rego (R$187.034,5), Escola Estadual Padre Emídio Viana Correia (R$ 550.896,29), Escola Estadual Monte Carmelo (R$ 173 mil), Escola Estadual Elpídio de Almeida – o "Estadual da Prata” (R$ 1.552.440,00) e E.E.E.F.M. Major Veneziano Vital do Rego, que representa um investimento de R$ 323.834,36.

Há ainda em execução os projetos de reforma das quadras de esportes da Escola Estadual de Aplicação (investimento de R$ 153.221,74) e da Escola Estadual Williams de Sousa Arruda (R$ 227.898,70).

Em fase de licitação encontram-se os seguintes projetos: Reforma da Escola Técnica de Áudio-Comunicação Demóstenes Cunha Lima (R$ 1.844.623,10), reforma da E.E.E.F. Nossa Senhora do Rosário (R$ 132.285,00), recuperação da E.E.E.F. Murilo Braga (R$ 19.381,21) e construção de muro e estacionamento da E.E.E.F. Assis Chateaubriand, onde serão investidos R$ 26.326,48.

Ainda na área da educação, uma média de 300 alunos campinenses estão sendo beneficiados com o Cursinho Pré-Vestibular gratuito (PBVest) promovido pelo Governo do Estado para atender aos alunos concluintes do Ensino Médio nas escolas da rede pública estadual. Em toda a Paraíba foram oferecidas 5 mil vagas.

Saúde

A abertura definitiva do Hospital de Trauma de Campina Grande foi uma das primeiras ações do Governo Ricardo Coutinho para beneficiar, não somente a população do município, mas os moradores de toda a região. O hospital dispõe de 242 leitos, sendo 30 leitos de UTI (adulto, pediátrica e de queimados) e área construída de 22 mil metros quadrados. Na obra foram investidos R$ 44.342.677,80.

Na área do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba – Contrapartida Solidária, Campina Grande está sendo beneficiada com investimento da ordem de R$ 165.390,00 destinados ao financiamento de projeto de aquisição de equipamentos e material permanente para atendimento hospitalar.

A liberação dos recursos foi acordada mediante o compromisso do município de realizar uma contrapartida solidária baseada nas seguintes ações: garantia da realização dos exames laboratoriais preconizados para o Pré-Natal, ampliação da cobertura vacinal de Tetravalente e Pólio, atualização do cadastro do SCNES, ampliação da cobertura de exames citopatológicos, realização de Oficina Temática sobre Violência Contra a Mulher para profissionais da Atenção Básica e Cras e ampliação do percentual de nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas de pré-natal para 63%.

Segurança

Para reforçar e otimizar os serviços de segurança em Campina Grande e em outros 32 municípios da região do Compartimento da Borborema, o Governo do Estado investiu R$ 1,4 milhão na estrutura do novo prédio sede da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil (Central de Polícia de Campina Grande) e também outros R$ 500 mil na compra de equipamentos, beneficiando uma população aproximada de 800 mil pessoas.

A nova estrutura da Central de Polícia conta com uma área de 7.231,08 m², sendo 1.559 m² de área construída. O complexo abriga, em sua estrutura física, além do gabinete do delegado regional, os seguintes órgãos: Delegacia de Homicídios, Delegacia de Roubos e Furtos, Delegacia de Vigilância Geral, Delegacia da Infância e Juventude, Delegacia de Crimes contra a Infância e Juventude, Delegacia da Mulher, Delegacia de Defraudações, Delegacia de Acidentes de Veículos, auditório e carceragem.

A acessibilidade ao novo prédio é garantida com rampa de acesso e banheiros adaptados para pessoas com deficiência.

Ação Social

Com o objetivo de oferecer comida de boa qualidade a preço acessível, o Governo do Estado construiu o Restaurante Popular de Campina Grande, que tem capacidade para fornecer até mil refeições diárias. O refeitório está localizado na Avenida Floriano Peixoto, onde funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 11h às 13h30.

Com apenas R$ 1,00, o trabalhador tem direito a um prato com proteína, carboidratos, frutas e verduras, além de um copo de suco. Para isso, o Governo do Estado arca com um subsídio de R$ 2,95 por refeição.

A obra custou mais de meio milhão de reais, e foi financiada com recursos provenientes do Contrato de Repasse entre o Ministério do Desenvolvimento Social e o Governo do Estado, através da Secretária de Desenvolvimento Humano. Somente na compra de equipamentos foram aplicados R$ 395 mil. Outros R$ 22,7 mil foram empregados na aquisição de utensílios.

Artesanato – Na área de ação social também mereceu destaque nos primeiros nove meses da atual administração estadual a realização do Salão de Artesanato, iniciativa que gerou um saldo de aproximadamente R$ 500 mil em vendas diretas.

Habitação

Nesta área, o Governo Ricardo Coutinho retomou as obras de construção de três núcleos habitacionais em Campina Grande, com destaque para o Conjunto Três Irmãs, que estava parado há oito anos. Segundo dados da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), 3.828 casas estão sendo construídas no município.

Saneamento e abastecimento

A retomada da construção da Adutora São José é um dos destaques das ações do Governo do Estado em Campina Grande. A obra vai beneficiar cerca de 500 mil pessoas, transpondo água da Estação de Gravatá (em Queimadas) para o reservatório Santa Rosa, no território campinense.

O projeto faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento (Pac), e conta com um investimento de R$ 22 milhões provenientes da Caixa Econômica, com contrapartida do Governo do Estado, que também está investindo na conclusão do sistema de tratamento de esgoto da cidade e na automação do Sistema de Abastecimento de Água, com implantação do Centro de Controle Operacional.

Estradas

A pavimentação da PB-101, na entrada da PB-097 até o município de Matinhas, e a recuperação da ponte Galante/Fagundes, onde serão investidos R$ 830 mil, são obras já autorizadas pelo Governo do Estado para beneficiar a população da região polarizada pelo município de Campina Grande.

Pesquisa, Ciência e Tecnologia

A construção do Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo (Citta), no bairro de Bodocongó, em Campina Grande, é mais uma ação do Governo Ricardo Coutinho com vistas ao desenvolvimento científico e tecnológico da Paraíba.

Nesta área, destaca-se também o investimento de R$ 14 milhões na construção de uma rede de fibra ótica com 974 quilômetros de extensão, e ainda a aplicação de R$ 2 milhões em contratos para microempresas paraibanas voltados para o apoio à pesquisa tecnológica. Os recursos, neste processo, são provenientes do Programa de Subvenção à Pesquisa em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pappe).

Outras ações de Governo

Desenvolvimento Econômico – O governador Ricardo Coutinho assinou decreto para desapropriar terreno visando à instalação do Porto Seco em Campina Grande.

Política de Gênero – O Governo do Estado viabilizou a instalação, em Campina Grande, de um Centro de Referência para as Mulheres Vítimas de Violência. O órgão vai funcionar no Bairro do São José.

Esporte – Por determinação do governador Ricardo Coutinho, está sendo executado em Campina Grande o projeto de ampliação do estacionamento no Estádio Ernani Sátyro ("Amigão”). Orçada em R$ 782.918,68, a obra inclui a instalação de acesso para autoridades, imprensa e delegações esportivas.

sábado, 8 de outubro de 2011

Vereador Bira (PSB) denuncia que Maranhão fez politicagem com as ambulâncias do SAMU



O vereador Bira (PSB) denunciou na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa que o ex-governador José Maranhão fez politicagem e usou as ambulâncias do SAMU de forma eleitoreira. De acordo com o parlamentar, as ambulâncias chegaram no mês de agosto, mas foram distribuídas para os municípios apenas em outubro, no mês da eleição e sem nenhum critério técnico.

“O governo Maranhão descumpriu todas as normas do Ministério da Saúde e usou as ambulâncias de forma eleitoreira, sem que os municípios pudessem formar profissionais para lidar com as ambulâncias e os equipamentos do SAMU”, disse Bira.

O pronunciamento do vereador Bira foi motivado pelo discurso da Oposição ao prefeito Agra, que queria responsabilizar o mesmo pela denúncia veiculada há alguns dias no programa Fantástico. “É preciso que tenhamos compromisso com a vida humana”, disse o parlamentar.

Bira também lembrou que a rede do SAMU de João Pessoa é um das mais avançadas do País e que a prefeitura de João Pessoa estará inaugurando em breve uma UPA no Retão de Manaíra. “Não adianta confundir a população. O povo é inteligente”, afirmou Bira.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Apresentador Samuka Duarte se filia ao PSB e se credencia para disputa pela prefeitura de Santa Rita



O radialista Samuka Duarte assinou na tarde desta quinta-feira (5), a ficha de filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), com objetivo de disputar as eleições de 2012 no município de Santa Rita. Samuca recebeu convite de várias legendas, mas optou pelo PSB após o convite do presidente estadual do partido, Edvaldo Rosas.

Na assinatura de filiação o comunicador esteve acompanhado do presidente do PSB de João Pessoa, Ronaldo Barbosa e do suplente de vereador da Capital, Djanilson Lucena.
Samuka Duarte é natural de Santa Rita e atua como apresentador da TV e da rádio Correio FM. Samuka disse que optou pelo PSB pelos resultados administrativos das gestões socialistas e pela aproximação do partido com os problemas do povo. “Mesmo sem filiação me considero um socialista de natureza por gostar de estar com o povo e resolver os problemas que afligem a população”.

Em relação ao pleito de 2012, Samuka disse que seu nome desponta como líder das pesquisas para prefeito em Santa Rita e tem o reconhecimento do PSB, mas ainda é cedo para lançar sua pré-candidatura. “Sou cidadão de Santa Rita, minha família mora lá, e a população conhece minha história. Não escondo meu desejo de ser prefeito da minha cidade natal, mas hoje estou focado no trabalho no meu programa”.

Samuka acrescentou que na hora certa o partido vai discutir sobre a candidatura majoritária e estará à disposição "para o que der e vier, seja como candidato a prefeito ou apoiando o nome escolhido pela legenda”, explicou.

O presidente do diretório do PSB de João Pessoa, Ronaldo Barbosa, classificou como importantíssima a filiação de Samuka pela sua postura profissional e a defesa dos interesses do povo, o que vai de encontro ao que o partido defende. “Samuka é um dos nomes com potencial para conquistar a prefeitura de Santa Rita. Isso é importante para o fortalecimento do partido com um projeto majoritário e com 20 candidaturas a vereador”, completou.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

João Pessoa é a 2ª capital que mais investe em educação aponta revista especializada



De acordo com um levantamento feito pela Revista Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, João Pessoa foi a segunda capital do Brasil que registrou o maior crescimento em gastos na área de educação em 2010. Houve um crescimento de 24,6% em comparação com 2009, totalizando um montante de R$ 249,2 milhões. A revista é especializada em finanças municipais e está em sua 7ª edição neste mês de outubro.

"O maior investimento feito pela Prefeitura Municipal de João Pessoa é na formação de nossos estudantes e profissionais da educação. Além dos diversos programas e projetos voltados para a formação da cidadania, não perdemos o foco no pedagógico”, ressaltou o prefeito da Capital, Luciano Agra.

Ele lembrou que a Prefeitura de João Pessoa estabeleceu metas com o Programa Escola Nota 10 para serem cumpridas por todas as escolas, cujo resultado tem sido mensurado, principalmente a partir do aprendizado dos estudantes, constatado na aplicação de provas no final do ano. "O bom desempenho dos estudantes e trabalhadores das escolas garantem uma bonificação referente a mais um salário-base, uma espécie de 14ª salário”, observou o prefeito.

Para que isso seja possível, também são feitos investimentos na parte estrutural das 94 escolas e 39 Centros de Referência Infantil (Crei) e na parte pedagógica.

Neste ano de 2011, foram implantadas na rede municipal de ensino três escolas que funcionam em tempo integral. Até o final de 2012, o programa João Pessoa faz Escola, uma iniciativa da PMJP, pretende investir cerca de R$ 19,7 milhões em melhorias na infraestrutura educacional do município. Estão sendo construídos cinco Creis e os investimentos correspondem a R$ 2,5 milhões de recursos próprios.

É feito também um forte investimento no processo de formação continuada, onde todos os professores, educadores e técnicos da rede são capacitados continuamente com relação às novas metodologias de ensino em sala de aula. Cerca de 2.000 professores já foram capacitados e receberam notebooks. Ação é reconhecida pela Unesco, por conseguir capacitar tantos professores em tão pouco tempo. Para este ano, o investimento foi de R$ 579.000,00 de recursos próprios da própria PMJP.

"Todo esse trabalho demonstra a preocupação e respeito que a PMJP tem com a educação das nossas crianças”, afirmou Luciano Agra. Até o ano de 2011 foram 1.292 computadores distribuídos nos laboratórios das escolas. Esse investimento pode ser percebido na V Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), onde a equipe de robótica educacional da Duarte da Silveira representou a Paraíba e foi a única escola municipal do país.

Reconhecimento - A rede municipal de ensino de João Pessoa também foi campeã na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, como também foi a única representante das escolas municipais do país a participar das Olimpíadas de Robótica, no último mês.

Na área cultural, os alunos são premiados com notebooks, celulares, câmeras fotográficas e MP4. Eles também participam do Ano Cultural, compondo músicas, fazendo poesias e apresentações teatrais a partir da obra do paraibano homenageado a cada ano. Em 2011, o homenageado do Ano Cultural é o poeta paraibano Políbio Alves.

Reajuste - De 2006 a 2010 a prefeitura já formou mais de 15.900 jovens através do Projovem Urbano, que funciona em 20 escolas do município e atende a cerca de 4 mil alunos.

No mês de abril, o prefeito Luciano Agra concedeu um reajuste de 15% para os professores efetivos e ainda um abono de R$ 90,00 para aqueles que estão em atividade docente. Para os recém-concursados, o aumento foi de 12% mais o abono de R$ 120,00.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Senador João Capiberibe (PSB): “A sociedade precisa controlar o gasto público”



Entrevista do senador João Capiberibe (PSB-AP) ao jornalista Abnor Gondim publicada no sítio Panorama Brasil e Jornal DCI.

O Brasil precisa mobilizar e capacitar a sociedade para acompanhar os gastos públicos por meio dos portais da transparência. Essa é uma das principais missões do ex-governador e senador eleito João Alberto Capiberibe (PSB-AP). “Da mesma forma que consumidor controla os preços dos produtos, o contribuinte precisa controlar os gastos do governo, porque cinco meses do seu trabalho no ano é destinado ao pagamento da elevada carga tributária do País", disse ele, que é autor da Lei da Transparência, que desde 2010 exige a publicação dos gastos públicos de todos os órgãos na Internet.

O senhor, como autor da Lei da Transparência, como avalia o lançamento de um programa mundial de transparência, pela presidente Dilma com o presidente Obama?

Há uma certa frustração na sociedade em relação às suas instituições. As instituições da República que deveriam fiscalizar quanto ao uso da cidadania pelo cidadão estão hoje, no mínimo, em dúvida ou sob suspeita da sociedade de que elas têm mais isenção para controlar isso. É o caso dos tribunais de contas, das assembleias legislativas, em função dos interesses políticos. Então eu acho que é fundamental que o Estado amplie a transparência de seus atos. Além de promover o acesso a essas informações, é necessário um estímulo para que a sociedade estabeleça controles sociais. Veja o caso do orçamento público, das despesas públicas. Hoje os orçamentos públicos estão abertos.

Como o senhor ver a aplicação da Lei da Transparência no Brasil, após um ano e pouco que passou a vigorar?

Falta despertar para esse próximo passo, que é o controle social sobre as informações do orçamento público. A sociedade ainda não despertou para um instrumento que ela tem disponível, que é a informação direta dos gastos públicos. É necessário um movimento político, um movimento de sociedade, para que o acompanhamento seja mais próximo. Alguns agentes públicos resistem à aplicação da lei. São prefeituras, até alguns tribunais de Justiça. São raras as assembleias legislativas que estão atendendo a Lei Complementar 135 e a Lei de Responsabilidade Fiscal. A sociedade precisa se organizar para cobrar punição para quem não cumpre a lei. Falta mais mobilização, mais organização da sociedade para que ela possa exercer controle.

Mas isso não é mais um encargo para o cidadão?

Depende da preocupação. Da mesma forma que o consumidor tem hoje preocupação de acompanhar os preços de perto, nas prateleiras dos supermercados, na hora das compras, com a qualidade dos produtos, acho que pode também se voltar para acompanhar o uso de seu dinheiro. Veja só: são quase cinco meses que o brasileiro trabalha por ano apenas para pagar impostos. Então, e muito dinheiro sem controle. E o Estado continua gastando sem critérios, se apropriando dos recursos de forma privada. Aí você penaliza muito mais os pobres.

Por quê?

Os pobres pagam o menos percentual de ICMS que pagam os ricos. Então, na hora da corrupção, eles sofrem mais porque esse dinheiro é canalizado para as mãos dos ricos. É o caso da merenda escolar. Quando se rouba da merenda escolar, está se tirando um único prato de comida que essa criança teria naquele dia para se alimentar. No caso da saúde, é a mesma coisa. Como as instituições estão muito desacreditadas, só tem uma possibilidade de melhorar a realidade brasileira, que é o despertar do cidadão.

Depois da entrada em vigor da lei, o senhor se tornou um caçador de pérolas em demonstrativos de despesas públicas. O senhor poderia contar algumas das melhores pérolas encontradas?

Uma das grandes descobertas são os salários dos auditores fiscais da prefeitura de São Paulo. Eu entrei na página da prefeitura e observei que os salários dos auditores fiscais variam de R$ 30 mil a R$ 50 mil. E comparei com os salários dos auditores diretos do presidente Obama, que é o homem mais poderoso do mundo. O porta-voz do Ibama ganha R$ 25 mil por mês. Quem ganha mais, na assessoria do presidente Obama, é o secretário especial para a saúde, que ganhava R$ 30 mil por mês. E eu comparei com a auditora fiscal da prefeitura de São Paulo, que ganhava R$ 50 mil. E também peguei o menor salário da Casa Branca (US$ 3.000) e o menor da Secretaria da Fazenda da Prefeitura de São Paulo. Na Casa Branca, o menor salário corresponde a seis vezes o maior salário, enquanto que na secretaria municipal o maior salário corresponde a 60 vezes o maior salário. No setor público, já está caracterizado o grau de exclusão da sociedade brasileira.

Mas, pela Constituição, ninguém pode ganhar mais do que os ministros do Supremo Tribunal Federal?

Mas ainda tem uma discussão na Justiça. Muita gente na Câmara e no Senado ganham mais do que os ministros. Quando eu era senador, em 2005, o motorista do Senado ganhava mais do que o senador. Uma vez e meia.

Não é meio difícil encontrar os salários dos servidores públicos nos site dos órgãos públicos no Brasil?

Não é. Você não tem o salário nominal. No site do governo, você tem o salário por função. Se você entrar nas universidades, você tem lá professor em diferentes níveis. No caso da prefeitura aí, o salário é nominal. No Amapá, está internet, nominal. Na Casa Branca, é nominal. Outra pérola foi a compra do Gabinete Civil do Estado do Maranhão. Encontrei uma compra de 600 litros de uísque. Aqui mesmo, no Amapá, o ex-governador Waldez Góes (PDT) recebeu em um ano R$ 860 mil de salários. Você entra na internet, vai na folha de pagamentos, aí você pode levantar. Não se sabe até porque ele se pagou essa fortuna.

Como estão os sites da transparência?

No ranking dos sites, feito pela ONG Contas Abertas, São Paulo tem o site que oferece melhor transparência. Depois vem Pernambuco. Mas o melhor é o Portal da Transparência do governo federal. É o melhor do País, com informações detalhadas.
Mesmo assim, quatro ministros já caíram no governo Dilma por causa de denúncias de corrupção.
É fácil detectar a corrupção hoje. Eu no Senado vou trabalhar por um movimento nacional de controle social dos gastos públicos. Para poder orientar grupos de interesses locais para fazer acompanhamento das prefeituras, dos governos do Estado e da União. Nas universidades, os estudantes poderão fazer o controle das despesas. Na Universidade de Brasília, o reitor dificilmente compraria uma lixeira por R$ 1.000,00 [fato que ajudou a derrubar em 2008 o ex-reitor Timothy Milholland]. Vai imediatamente para a internet e algum aluno bisbilhoteiro vai detectar.

O senhor não teme ser acusado, contraditório por defender a transparência e ser acusado de ter sido condenado em um processo por crime eleitoral por compra de votos?

Não seria a minha primeira pena política. Fui condenado pela ditadura a seis anos de prisão. Na democracia, a perda do mandato [em 2004, ele foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral pela mesma acusação]. Luta política tem riscos. E essa cassação representa um risco pelas minhas posições intransigentes diante da corrupção, dos desmandos. A cassação do mandato, nada mais é, do que uma tentativa de me excluir.

Mas não é baseada em compra de votos?

A acusação é que eu teria comprado dois votos pagos por R$ 26 pagos em duas parcelas. O TRE do Amapá não conseguiu enxergar isso. Só quem enxergou isso foi o ministro-relator lá do TSE a 3.000 km de distância. Trata-se de uma fraude processual que eu vou tentar reverter. Tenho indícios fortes de que foi uma fraude processual. Os próprios organizadores da trama já vieram a público para dizer que pagaram essas duas testemunhas e que receberam cada uma casa e uma mesada até hoje. Aqui está claro que elas foram pagas para prestar um depoimento. O acórdão do TSE que cassou meu mandato se baseou simplesmente apenas nos depoimentos dessas duas testemunhas. Não nenhuma outra prova, o que mostra que foi um julgamento político. É preciso que a sociedade entenda que a Justiça Eleitoral é resultado de uma composição política. Os tribunais eleitorais não julgam pela lei, julgam politicamente. No meu caso, está óbvio que foi uma fraude processual. Eu vou tentar desmontar isso, anular essa decisão. É difícil porque, pela lei eleitoral, não cabe rescisória em cassação de mandato. É que o mandato não se repõe. Tem data pra começar e data pra terminar. Portanto, não cabe ação rescisória. E aí a gente está com todo esse depoimento das pessoas que compraram as testemunhas para saber por onde começar.

Mas, então ... a Lei da Ficha Limpa, pode propiciar esse tipo de condenação por colegiado que gera uma grande injustiça?

Olha, na verdade, como o Judiciário tem uma lentidão alarmante para julgar os ricos, os crimes de colarinho branco, que dificilmente chegam ao fim, então a sociedade se exaspera e vai criando novas leis que tão pouco serão cumpridas. Então, no caso do nosso País, leis já têm em abundância, o que precisa é cumprir a lei, considerando que todos são iguais perante a lei. O que não pode é a lei, veja o caso da família Sarney [do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP], em que o STJ [Superior Tribunal de Justiça] resolve anular todas as provas produzidas em primeira instância, o que mostra claramente que a Justiça brasileira tem muita, muita dificuldade de julgar os ricos. Quando se trata de julgar alguém, até mesmo político, que no meu caso se opõe a determinados absurdos, o julgamento é rápido e pode ocorrer, sim. No caso do Ficha Limpa, você transfere para os tribunais regionais o poder de vetar os políticos.

E os tribunais regionais são controlados pelos políticos locais também?

Claro. No Amapá, para você ter uma ideia, só conheço um caso de político condenado pelo Tribunal de Justiça. Assim mesmo, ainda não está cumprindo pena. Ainda aguarda a decisão do STJ e do STF. E olhe que aqui já aconteceram 29 operações da Polícia Federal. Então, o problema não é falta de leis, mas descumprimento das que existem.

Mas o senhor não pode ser acusado de falar isso da família Sarney por ser um opositor veemente do presidente do Senado, José Sarney?

Isto é uma realidade: as provas foram anuladas. Toda a imprensa deu. Agora, como um juiz de primeira instância, criterioso na maioria das vezes, como...Eu vou trabalhar muito para que a gente acabe com o foro privilegiado [para parlamentares e autoridades federais de primeiro escalão]. Não tem melhor julgador do que o juiz de primeira instância. A segunda instância tem uma relação de poder implícito. Na primeira instância, não. Como é que você vai anular a decisão de juiz de primeira instância? É o peso do réu. Dependendo de quem é o réu, o processo avança. Ou empaca. Aqui [no Amapá], a Justiça tem um olho aberto para determinadas personalidades.

O que o senhor está achando da aprovação da criação da Comissão da Verdade, o senhor que foi um preso político, torturado e exilado na época do regime militar?

É uma conquista, mesmo que esteja sendo aprovada com muitas limitações. Mas ela pode trazer à tona, de fato, o que aconteceu nos anos da ditadura militar porque o poder foi usurpado pela força, violou direitos humanos, direitos políticos, enfim. E os que sofreram, as vítimas desse processo, mortos, desaparecidos, presos, exilado, ainda foram condenados ao estigma de terrorista, de comunista. Passaram de vítimas a réus da história. Então, essa comissão da verdade pode repor os fatos. Pode resgatar a imagem dos que participaram, dos que resistiram naquele momento contra a violência política praticada contra o cidadão.

Mas o pessoal da Comissão dos Desaparecidos avalia que é uma Comissão da Meia Verdade porque não vai punir ninguém, não vai em nada?

O prazo é muito curto. Realmente, essas pessoas têm razão. Existem coisas sobre as quais não existem documentos. No meu caso mesmo, o único documento que existe, a que eu tive acesso, foi à sentença que me condenou à prisão. Aqui no Amapá dezenas de pessoas foram presas, torturadas e não tem um registro sequer. E não entraram reclamando dos abusos cometidos pelo Estado, porque não tinham como provar. Há bom repor os fatos porque não foram todos que se envolveram com a luta armada. Eu meu envolvi com a luta armada. Envolvi-me porque não tinha alternativa. Mas tem muita gente que foi assassinada, que foi presa, torturada, que não tinha nenhuma participação política ou, se tinha, era dentro do marco da legalidade e ainda assim foram severamente agredidos pelo Estado.

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites