Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

sábado, 29 de agosto de 2009

RESOLUÇÃO EXECUTIVA ESTADUAL 002/2009


A Executiva Estadual do Partido Socialista Brasileiro da Paraíba, reunida na tarde desta sexta-feira, 28 de agosto, na sede do partido em João Pessoa, depois de analisar a conjuntura política estadual, resolve:

1. O PSB/PB realizará encontros regionais e seminários temáticos para qualificar o debate político, construindo de forma participativa um novo projeto para o Estado da Paraíba;

2. Entendendo que a ampliação da atividade do PSB na Paraíba passa pelo fortalecimento de suas lideranças e dos mandatos parlamentares, a direção estadual deverá fortalecer sua chapa proporcional, atraindo novos quadros para o PSB, reafirmando a garantia de legenda para as eleições de 2010 aos atuais detentores de mandato, como vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, deputados estaduais e deputados federais, que já estão compondo os quadros partidários;

3. Tendo a plena convicção do desafio que está posto para 2010, o PSB trabalha para estar à altura da estratégia colocada pela direção nacional do partido, construindo e efetivando um projeto administrativo, político, democrático e popular para o Estado da Paraíba;

4. Com relação à política de alianças para 2010, esta Executiva aprova por 13 (treze) votos favoráveis e 03 (três) votos contrários, a abertura de discussão com todos os partidos políticos que encampem o projeto do PSB para 2010.

João Pessoa-PB, 28 de agosto de 2009.


EDVALDO ROSAS
Vice-Presidente

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Pernambuco: Pesquisa Vox Populi aponta vantagem confortável do governador Eduardo Campos na disputa pela reeleição em 2010


Pesquisa Vox Populi aponta Eduardo Campos com larga vantagem

Pesquisa do Vox Populi, encomendada com exclusividade pela Band, aponta que o presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, larga com situação confortável na disputa pela reeleição em 2010. Eduardo lidera as intenções de votos com folga em todos os cenários montados pelo estudo. Os dados da pesquisa mostram também que o bom desempenho eleitoral vem respaldado pelos números positivos na avaliação da admistração do socialista à frente do governo do estado. Somando-se as respostas "bom" e "ótimo", o desempenho dele chega a 62% contra apenas 12% de "ruim" e péssimo".

Entre os dados apresentados pelo Vox Populi, os que chamam mais atenção são os percentuais atingidos por Eduardo quando ele é confrontado com o ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Neste cenário, socialista registra uma boa vantagem, com 60% das intenções de voto, contra 28% do senador peemedebista. É preciso levar em consideração a margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de julho e 3 de agosto de 2009, com mil entrevistados de 47 municípios pernambucanos.

A vantagem do governador é ainda maior quando confrontado com o deputado federal Raul Henry (PMDB), com 70% contra 8%, respectivamente. No terceiro cenário, que envolve uma disputa com o deputado federal Raul Jungmann (PPS), o governador apresenta 72% das intenções, contra 4% de Kátia Telles e 4% do próprio Jungmann. A vantagem é semelhante quando o opositor de Eduardo Campos é o senador Sérgio Guerra (PSDB), onde o primeiro aparece com 71% contra 4% do tucano.

Outro dado bastante relevante. Na pesquisa espontânea, quando os nomes são apontados pelos próprios entrevistados, Eduado Campos lidera com 26%, seguido por Jarbas Vasconcelos (9%), Mendonça Filho (1%) e João Paulo (1%). Do total de entrevistados, 58% não souberam responder.

O único ponto do pesquisa que não é totalmente favorável ao governador é o que mede o índice de rejeição entre os nomes colocados na disputa em 2010. Questionados se existe algum candidato em que não votariam de jeito nenhum, 9% dos entrevistados apontaram que nunca escolheriam Eduardo Campos, 3% Kátia Telles, 3% Edilson Silva e 2% Sérgio Guerra. Jarbas foi rejeitado por apenas 1% dos entrevistados.

O socialista também lidera com folga no seguinte indicador levantado junto aos entrevistados: "Qual destes candidatos, em sua opinião, tem mais chance de ganhar as eleições para governador, mesmo que você não vote nele?". Eduardo Campos aparece em primeiro lugar, com 61%; em seguida vem Jarbas Vasconcelos (26%), enquanto Raul Henry, Sérgio Guerra, Edilson Silva e Kátia Telles surgem com 1%, cada.


Perfil - O levantamento procurou atingir uma amostra de entrevistados de perfil plural, respeitando os indicadores sociais e econômicos do estado. Além das principais cidades de Pernambuco, como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Petrolina e Caruaru, os questionários também foram aplicados em municípios menores, como Itaíba, Altinho, Jataúba e Solidão.

Um total de 78% dos entrevistados reside em área urbana e 22% na zona rural. Apenas 8% dos entrevistados possuem curso superior, enquanto 27% concluíram o ensino médio e 41% estudaram até a 4ª série do ensino fundamental. O levantamento encomendado pela emissora foi divulgado nacionalmente pelas emissoras afiliadas da Band, incluindo a TV Clube, em Pernambuco.



Cenário 1

* Se os candidatos fossem estes, em quem você votaria para governador de Pernambuco?

Eduardo Campos (PSB) 60%
Jarbas Vasconcelos (PMDB) 28%
Edilson Silva (PSOL) 1%
Kátia Telles (PSTU) 1%
Ninguém/ Branco/ Nulo 4%
NS/NR 6%
Total 100%

* Intenção de voto estimulada

Cenário 2

* Se a eleição para governador de Pernambuco fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?

Eduardo Campos (PSB) 70%
Raul Henry (PMDB) 8%
Kátia Telles (PSTU) 2%
Edilson Silva (PSOL) 2%
Ninguém/Branco/Nulo 10%
NS/NR 8%

Total 100%

* Intenção de voto estimulada

Cenário 3

E se fossem estes, em quem você votaria para governador de Pernambuco?

Eduardo Campos (PSB) 71%
Sérgio Guerra (PSDB) 4%
Kátia Telles (PSTU) 3%
Edilson Silva (PSOL) 2%
Ninguém/Branco/Nulo 12%
NS/NR 8%
Total 100%

- Margem de erro é de mais ou menos 3,1 pontos percentuais, em um intervalo de confiança de 95
FONTE: Diário de Pernambuco

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ricardo participa de reunião da Frente Nacional de Prefeitos

O prefeito de João Pessoa , Ricardo Coutinho (PSB), vai participar da 55ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, que acontece entre os dias 19 e 21, no Hotel Sofitel, no Rio de Janeiro. A reunião deve contar com a presença de prefeitos de todo país, principalmente das capitais, para discussão dos principais problemas, estratégias de administração, mudanças climáticas, melhoria do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e emendas constitucionais relevantes para as regiões.

Ricardo Coutinho é o representante da Frente Nacional de Prefeitos no Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O Conselho Deliberativo tem a função de acompanhar a execução de programas regionais de desenvolvimento do Nordeste, avaliar a execução do plano e dos programas regionais da Região. O conselho também determina as medidas de ajustes necessárias ao cumprimento dos objetivos, diretrizes e metas do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste.

Já a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) surgiu há 20 anos como um instrumento articulador de interesse das capitais em Brasília. Há alguns anos ampliou suas ações e hoje é um movimento organizado que objetiva resgatar o princípio da autonomia municipal e a reconstrução do Pacto Federativo. A entidade propõe ainda a participação ativa dos entes locais na redefinição e reconstrução da questão urbana do país, servindo de instrumento de articulação e intervenção.

Atualmente, a FNP possui 200 municípios filiados, dentre os quais, todas as capitais brasileiras. A sede da entidade é em Brasília (DF) e suas ações são realizadas em cooperação com as demais entidades municipalistas existentes.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Ricardo Coutinho anuncia mais 21 inaugurações para o mês de agosto


Durante a entrega da reforma da Praça Vidal de Negreiros, conhecida popularmente como Ponto de Cem Réis, que foi inaugurada nesta terça-feira (4) pelo prefeito Ricardo Coutinho, numa solenidade que contou com as presenças de centenas de pessoas, religiosos, vereadores da Capital e de familiares do ex-prefeito Damásio Franca e do músico Livardo Alves, ambos homenageados pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), Ricardo anunciou a entrega de mais 21 obras para este mês de agosto.


O músico Livardo Alves foi homenageado com uma estátua de bronze em tamanho natural. O ex-prefeito Damásio Franca, que realizou a última intervenção no local, teve sua obra valorizada pelo projeto da Prefeitura. Familiares dos homenageados destacaram a importância de preservação do patrimônio histórico da cidade pela Prefeitura.

Em seu discurso, o prefeito Ricardo Coutinho falou que estava satisfeito em acompanhar as mudanças que vêm ocorrendo na cidade de João Pessoa. " Esta é uma luta iniciada 2005: devolver os espaços públicos à cidade e a seus habitantes. Me refiro as calçadas, as praças e outros ambientes. É fundamental que a população tenha de volta este espaço que é de convergência. Um lugar que interliga as duas partes da cidade, a antiga e a mais nova. Esta praça é importante para toda a cidade e não só para quem mora aqui, no Centro. Da forma em que a colocamos agora, é possível vislumbrar todos os prédios, as belezas da praça" afirmou.

Ricardo Coutinho disse que outras 21 inaugurações irão ocorrer durante todo o mês de agosto, em comemoração aos 424 anos de história de João Pessoa. "Uma dessas inaugurações é a do Mercado Central, a qual o povo clamava. Vamos devolver a estima e fazer com que todos tenham orgulho daquele lugar. As pessoas percebem as novas praças, as calçadas que fizemos. O que era de uso de poucos tornou-se de acesso de todos", declarou.

Resgate histórico - Para quem estuda a história da Paraíba e da cidade, como é o caso do historiador José Otávio Arruda Melo, a revitalização do Centro Histórico significa a devolução do espaço aos moradores. De acordo com o historiador, um espaço que havia sido 'confiscado' pelo regime militar. "Este lugar é importante politicamente, era um lugar de discussões, comícios. Talvez por isso, durante a ditadura, houve a necessidade de fazer uma intervenção", disse José Otávio.

Outro que aprovou a reforma da Praça Vidal de Negreiros foi o aposentado João Soares, de 70 anos. Ele lembrou que a marginalidade sempre estava presente na praça antes da reforma. "Antes não tínhamos segurança, porque aqui, era ocupado por muitos marginais. É muito importante para nós, está muito bonita, está bom para ser visitada', comentou.

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites