Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

FJM promove debate sobre “A Conferência Nacional de Comunicação e os Socialistas”


A importância da Conferência Nacional de Comunicação e a definição do papel dos socialistas neste contexto. Esse é o tema do debate que será promovido nesta quinta-feira (19) pela Fundação João Mangabeira (FJM), em Brasília. O painel contará com a participação da deputada federal Luiza Erundina (PSB/SP) e do jornalista da TV Sul Beto Almeida e será realizado na sede da FJM, em Brasília (QI 5 conjunto 2 casa 2 – Lago Sul).

De acordo com o primeiro-secretário do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e diretor da Fundação, Carlos Siqueira, a discussão permite avaliar a participação e os desafios do socialismo em uma área tão importante e estratégica como é a comunicação.

Para Erundina, a importância da Conferência e de se discutir abertamente a questão da comunicação justifica-se pelo fato de ser o único setor de políticas públicas que até hoje não teve debate que envolvesse a participação da sociedade civil.

“Esse setor tem muitas implicações, sobretudo na incorporação de novas tecnologias, digitalização, a convergência tecnológica, o marco legal está completamente obsoleto. Mesmo o que está previsto na Constituição Federal de 1988, até hoje não foi regulamentado. Há um vazio legal e jurídico e uma ausência total de debates pela sociedade em uma questão estratégica. Comunicação de massa é comunicação de conteúdo, de imagem, de ideias, de concepções, valores, cultura, ideologia, formação. É um serviço público, são concessões públicas e não tem controle social sobre essa política. Embora a conferência não seja deliberativa, a expectativa é que saia com algumas resoluções que sirvam para levar o governo a definir uma política de comunicação no país”, afirmou a deputada.

Conforme declarou o jornalista Beto Almeida em artigo, “certamente, a Conferência não será o ajuste final de contas, não será o ‘tudo ou nada’. Mas será o palco para a organização de propostas e de forças que façam avançar as várias formas de comunicação pública, estatal, comunitária, universitária”.

O debate começará às 18h30 e será transmitido ao vivo pela TV João Mangabeira, cujo endereço na Internet é www.tvjoaomangabeira.com.br. Manifestações e perguntas podem ser feitas pelo e-mail: fjm@fjmangabeira.org.br.

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites