O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), passou o final de semana em Cabaceiras, cidade localizada a 186 quilômetros da capital paraibana, para discutir políticas públicas de juventude e levar a experiências da sua gestão para jovens de vários municípios paraibanos.
Ele apresentou o tema durante o ‘II Festival da Juventude’, que este ano aborda o tema “Desenvolvimento Juvenil no Nordeste Brasileiro”.
Entre os projetos desenvolvidos pelo governo municipal, ele destacou o 'Empreender Jovem', que se constitui em uma linha de crédito para que esse público tenha condições de abrir os seus próprios negócios.
O prefeito de Cabaceiras, Ricardo Aires (PSB), que também participou do evento, falou da sua preocupação com a juventude e das ações na área de educação que vem desenvolvendo dentro da cidade para contemplar esse público. Ele disse que o grande desafio que tem pela frente é gerar emprego e renda para os jovens.
O gestor municipal de João Pessoa disse que há uma importância muito grande na participação e intervenção da juventude no processo de mudança da sociedade. “Só podemos avançar no desenvolvimento de políticas públicas se forem criados espaço para reunir as pessoas e qualificar as discussões”, declarou.
De acordo com o prefeito de João Pessoa, é necessária a criação de espaço de convivência, por isso, vem desenvolvendo o projeto de construções de praças na cidade e, além disso, incentivando as atividades esportivas e culturais.
Ele defendeu que também é preciso qualificar os jovens para que eles tenham acesso ao mercado de trabalho. Falou ainda sobre o Projovem, que colabora com essa formação e que na capital já serve de exemplo para outras localidades. O prefeito lembrou que entre as políticas desenvolvidas pela sua gestão estão os Centros da Juventude, que já são cinco em João Pessoa, e que oferecem formação, educação e lazer para a juventude.