Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

PSB ganha mais uma cadeira na Assembléia Legislativa da PB


O ex-prefeito do município de Bayeux, Expedito Pereira (PSB), assumiu nesta quinta-feira (27) o mandato de deputado estadual pelo período de 121 dias, em conseqüência da licença médica do titular, Mário Roberto (PMDB), para tratamento de saúde. A solenidade de posse foi bastante prestigiada por eleitores, familiares e aliados políticos do ex-prefeito.
Dentre as presenças ilustres, o destaque foi para o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, presidente estadual do PSB.
Inicialmente, a posse seria no plenário, durante a sessão de ontem. Como a sessão foi encerrada antes do previsto, por causa de desentendimento entre situação e oposição, a posse de Expedito foi transferida para o gabinete da Presidência da Assembléia. Como o local ficou pequeno para tanta gente, a posse foi transferida para o salão Nobre Edvaldo Motta, onde Expedito deu entrevistas e recebeu os cumprimentos.
O deputado disse que, na Assembléia, vai adotar uma posição de equilíbrio e de diálogo com os colegas. “Até porque vou precisar deles para a aprovação de alguns projetos importantes que pretendo apresentar em benefício da Bayeux e da Paraíba”, declarou o parlamentar.
Expedito declarou que sua postura será de coerência e sem radicalismos. O radicalismo, segundo ele, não leva a nada. “Por isso, minha postura será de equilíbrio”, frisou o parlamentar do PSB. Expedito disse que vai defender, na tribuna da Assembléia, a abertura de indústrias que estão fechada sem Bayeux, para que possam surgir novas oportunidades de trabalho.
Também vai defender a construção de casas populares e a conclusão das obras de saneamento. “Bayeux tem milhares de tubos enterrados, mas o saneamento não funciona por falta de uma lagoa de tratamento de esgotos”, disse o deputado do PSB.
O parlamentar afirmou que tem responsabilidades sobre a cidade de Bayeux e que vai aproveitar este curto mandato para fazer proporcionar ao povo bayeuxense a recuperação de sua auto-estima, que está em baixa desde que o início da atual gestão municipal, que não tem correspondido com as expectativas, principalmente das pessoas mais humildes”.
Expedito confirmou que será candidato a prefeito, nas eleições de outubro, e que vai derrotar o rolo compressor da administração municipal. “Vamos ganhar a Prefeitura de Bayeux porque o povo não suporta mais tantos desmandos administrativos na atual gestão”, frisou Expedito Pereira.

FONTE: Correio da Paraíba - Adelson Barbosa

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Alagoinha: aliança em torno da candidatura de Alcione Beltrão


O presidente do Diretório Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em João Pessoa, Edvaldo Rosas, garante que a aliança em torno do nome de Alcione Beltrão (PHS) como pré-candidata à prefeitura de Alagoinha está mais sólida a cada dia. Essa composição de forças contra o atual prefeito deverá contar com seis partidos: PSB, PCdoB, PHS, PT, PDT e PTB.
"Estamos discutindo uma aliança com essas seis legendas partidárias e as conversas passam pelo presidente da Comissão Provisória do PSB em Alagoinha, Jorge Belarmino", revela Edvaldo Rosas, rebatendo as críticas: "Não existe nenhuma história de 'mexer os pauzinhos' aqui em João Pessoa. Na Capital, fazemos política séria".
Edvaldo se refere a especulações na imprensa de que Jorge Belarmino, hoje ligado ao grupo de Alcione Beltrão, estaria "ameaçado de perder o controle da sigla socialista em Alagoinha". "Isso não é verdade", ressalta Edvaldo Rosas.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Prefeitura da Rainha do Vale do Paraíba tem pré-candidatura do PSB


O Partido Socialista Brasileiro de Itabaiana se prepara para lançar uma candidatura própria a prefeito, já tendo como pré-candidato o advogado militante Joaquim Lopes Neto, conhecido como Dr. Neguinho.
A decisão do PSB de Itabaiana, como assegura o presidente da legenda, o também advogado, Ricardo Sérvulo, “segue uma tendência estadual do PSB, onde o partido surge de forma eloqüente, como a nova força política da Paraíba”.
Com a pré-candidatura de Dr. Neguinho para disputar a prefeitura da Rainha do Vale do Paraíba, o PSB já conta com várias adesões, como é o caso do importante apoio ocorrido na manhã desta quinta-feira (21), por parte do ex-prefeito da cidade, Sebastião Tavares de Oliveira, o Babá, além de lideranças como o ex-vereador e presidente da câmara municipal, Zé Ramos, que já se filiou ao partido, Josinaldo do Jucurí e Gerinha de Campo Grande, também ex-vereador e presidente do poder legislativo da cidade.
Segundo Ricardo Sérvulo, “a pré-candidatura do partido responde a uma vontade do povo de Itabaiana que anseia por mudanças, e sonha com novos dias”.“A idéia é mostrar ao eleitorado que é plenamente possível também implantar uma administração como aquela vem sendo experimentada na cidade de João Pessoa, pelo prefeito do PSB e presidente estadual da legenda, Ricardo Coutinho, promovendo debates com a sociedade, oferecendo novos caminhos e planos para a cidade” concluiu.

Vereadores e PSB de Mamanguape conseguem vitória no TRE

Os vereadores do Partido Socialista Brasileiro da cidade de Mamanguape, Eduardo Carneiro de Brito e José Marcos do Ramo Frazão, tiveram importante vitória nas ações de retomada de mandato eletivo por suposta prática de infidelidade partidária, promovidas contra os referidos parlamentares e o partido, por parte do PMDB de Mamanguape.
Segundo os advogados Ricardo Sérvulo e Patrícia Paiva, a justiça eleitoral acatou monocraticamente a decisão dos juizes relatores dos processos, Lira Bejamin e João Benedito da Silva, nas preliminares de ilegitimidade do PMDB para promover as ações, levantada pela defesa do PSB e também dos vereadores.
Segundo a tese levantada pelos advogados e acolhida pela justiça eleitoral do TRE-PB, quem teria legitimidade para intentar as ações seriam os partidos pelos quais foram eleitos os parlamentares nas eleições de 2004.
Ricardo Sérvulo disse que “o TRE-PB mostra que não irá entrar num clima de caça às bruxas e, sim, agirá em conformidade com o regramento legal e processual vigentes, não fazendo julgamentos envolvidos em emoção”. O advogado salientou ainda que “a marca de ausência emocional sempre está presente nos julgados daquela Corte Especializada”.

Ricardo Coutinho vai realizar seminário com membros do Conselho Político


O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) reuniu na noite desta quinta-feira (21) os partidos integrantes do Conselho Político Municipal, para a primeira reunião de trabalho. Por sugestão do presidente municipal do PT, Anselmo Castilho, acatada por todos os membros, ficou acertado que o Governo Municipal vai realizar um seminário com os partidos integrantes, secretários da administração e gestores para discutir políticas públicas para a cidade e traçar novas frentes de trabalho para a Prefeitura de João Pessoa.
O encontro aconteceu no Paço Municipal e contou com a presença de presidentes e representantes de onze legendas: PSB, PGT do B, PRTB, PSC, PT, PC do B, PRP, PTB, PTC, PP E PSDC.
"Este grande seminário vai permitir que os conselheiros possam conhecer com detalhes as intervenções feitas na cidade e interagir com a gestão de forma democrática", avaliou o prefeito da Capital. Ricardo Coutinho ainda apresentou um balanço das ações que estão em curso, anunciou que no decorrer do ano serão entregues 82 obras à população e traçou um mapa das áreas onde a Prefeitura vai investir maciçamente. O Conselho Político deve se reunir mais uma vez em março, em data ainda a ser definida.
Gestão democrática – O vereador Dinho, presidente municipal do PRP, destacou que o Conselho Político comprova o caráter democrático da gestão do prefeito Ricardo Coutinho. "O Governo Municipal dá exemplos concretos da democracia, a exemplo das plenárias do Orçamento Democrático. A instalação do Conselho Político é a consolidação dessa postura do Governo Municipal", enfatizou.
Agamenon Sarinho, presidente do PC do B em João Pessoa, reforçou que, com o ingresso no Conselho, os partidos assumem um compromisso de trabalhar pela cidade. Já Anselmo Castilho, presidente municipal do PT, acredita que a iniciativa do Governo Municipal vai permitir uma interlocução de idéias e debates em favor da construção de novas políticas públicas para a Capital.
O Conselho Político Municipal foi instalado no dia 13 de dezembro de 2007, em uma solenidade no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraíba.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Direção do PSB de João Pessoa realiza seminário


O Partido Socialista Brasileiro de João Pessoa esteve reunido durante todo este sábado (16) na sede do Sindicato dos Engenheiros, no centro da capital, em um “Seminário de Organização Partidária”, que foi aberto às 9 horas da manhã com a presença do prefeito da capital e presidente estadual do PSB, Ricardo Coutinho.
Após a abertura, o seminário contou com uma palestra sobre Organização do PSB na Paraíba e o projeto político, proferida pelo advogado Edir Mendonça, seguida do debate e da apresentação dos planos de ação das secretarias para ano de 2008.
O evento, que envolveu cerca de 60 dirigentes partidários, teve a participação de todos os segmentos organizados do PSB da capital, como Secretaria de Mulheres, Secretaria de Juventude, Secretaria Sindical, Secretaria GLBT, Secretaria de Movimentos Populares e Secretaria do Movimento Negro, além da vereadora Paula Frassinete, e dos vereadores Zezinho do Botafogo, Fabiano Vilar e Edmilson Soares, que, como parlamentares, também fazem parte da direção municipal.
O seminário do PSB pessoense contou também com várias pré-candidaturas, que puderam opinar sobre a forma de organização do partido e apontar os encaminhamentos para os próximos dias, sendo encerrado às 15h com a aprovação do “Projeto PSB 2008″.

A renúncia de Fidel, por Frei Betto


Fidel Castro, 81, renunciou às suas funções de presidente do Conselho de Estado de Cuba e Comandante-em-Chefe da Revolução. Entregue aos cuidados de sua saúde, prefere manter-se fora das atividades de governo e participar do debate político – que sempre o encantou – através de seus artigos na mídia. Permanece, porém, como membro do Birô Político do Partido Comunista de Cuba.
No próximo domingo, 24, Raúl Castro, 77, será eleito, pelos novos deputados da Assembléia Nacional, para ocupar as funções de primeiro mandatário de Cuba.
Esta é a segunda vez que Fidel renuncia ao poder. A primeira ocorreu em julho de 1959, sete meses após a vitória da Revolução. Eleito primeiro-ministro, entrou em choque com o presidente Manuel Urrutia, que considerou radical as leis revolucionárias, como a reforma agrária, promulgadas pelo conselho de ministros. Para evitar um golpe de Estado, o líder cubano preferiu renunciar. O povo saiu às ruas em seu apoio. Pressionado pelas manifestações, Urrutia não teve alternativa senão deixar o poder. A presidência foi ocupada por Osvaldo Dorticós e Fidel voltou à função de primeiro-ministro.
Estive em Cuba em janeiro deste ano, para participar do Encontro Internacional sobre o Equilíbrio do Mundo, à luz do 155º aniversário de nascimento de José Martí, figura paradigmática do país. Retornei em meados de fevereiro para outro evento internacional, o Congresso Universidade 2008, do qual participaram vários reitores de universidades brasileiras.
Nas duas ocasiões encontrei-me com Raúl Castro e outros ministros cubanos. Reuni-me também com a direção da FEU (Federação Estudantil Universitária); estudantes da Universidade de Ciências Informáticas; professores de nível básico e médio; e educadores populares.
Ilude-se quem imagina significar a renúncia de Fidel o começo do fim do socialismo em Cuba. Não há nenhum sintoma de que setores significativos da sociedade cubana aspirem à volta ao capitalismo. Nem os bispos da Igreja Católica. Exceção a uns poucos que, em nome dos direitos humanos, não se importariam que o futuro de Cuba fosse equivalente ao presente de Honduras, Guatemala ou Nicarágua. Aliás, nenhum dos que se evadiram do país prosseguiu na defesa dos direitos humanos ao inserir-se no mundo encantado do consumismo...
Cuba não é avessa a mudanças. O próprio Raúl Castro desencadeou um processo interno de críticas à Revolução, através das organizações de massa e dos setores profissionais. São mais de 1 milhão de sugestões ora analisadas pelo governo. Os cubanos sabem que as dificuldades são enormes, pois vivem numa quádrupla ilha: geográfica; única nação socialista do Ocidente; órfã de sua parceria com a União Soviética; bloqueada há mais de 40 anos pelo governo dos EUA.
Malgrado tudo isso, o país mereceu elogios do papa João Paulo II por ocasião de sua visita, em 1998. No IDH 2007 da ONU, o Brasil comemorou o fato de figurar em 70º lugar. Os primeiros setenta paises são considerados os melhores em qualidade de vida. Cuba, onde nada se paga pelo direito universal à saúde e educação de qualidades, figura em 51º lugar.
O país apresenta uma taxa de alfabetização de 99,8%; conta com 70.594 médicos para uma população de 11,2 milhões (1 médico para 160 habitantes); índice de mortalidade infantil de 5,3 por cada 1.000 nascidos vivos (nos EUA são 7 e, no Brasil, 27); 800 mil diplomados em 67 universidades, nas quais ingressam, por ano, 606 mil estudantes.
Hoje, Cuba mantém médicos e professores atuando em mais de 100 países, incluído o Brasil, e promove, em toda a América Latina, a Operação Milagros, para curar gratuitamente enfermidades dos olhos, e a campanha de alfabetização Yo si puedo (Sim, eu sou capaz), com resultados que convenceram o presidente Lula a adotar o método no Brasil.
Haverá, sim, mudanças em Cuba quando cessar o bloqueio dos EUA; forem libertados os cinco cubanos presos injustamente na Flórida por lutarem contra o terrorismo; e se a base naval de Guantánamo, ora utilizada como cárcere clandestino - símbolo mundial do desrespeito aos direitos humanos e civis - de supostos terroristas for devolvida.
Não se espere, contudo, que Cuba arranque das portas de Havana dois cartazes que envergonham a nós, latino-americanos, que vivemos em ilhas de opulência cercadas de miséria por todos os lados:


“A cada ano, 80 mil crianças morrem vítimas de doenças evitáveis. Nenhuma delas é cubana.”

“Esta noite 200 milhões de crianças dormirão nas ruas do mundo. Nenhuma é cubana.”
- Frei Betto é escritor, autor de “Calendário do Poder” (Rocco), entre outros livros.

Deputado do PSB quer informações sobre distribuição de cheques em CG


Tramita na Assembléia Legislativa da Paraíba, um pedido de informação de autoria do deputado Guilherme Almeida (PSB). Ele solicita ao Governo do Estado explicações sobre suposta distribuição de cheques e liberação de empenhos que variaram de R$ 100 a R$ 6.700, no final do ano de 2007. Os valores teriam sido autorizados a pedido da Secretaria de Interiorização, em Campina Grande.
Segundo o deputado socialista Guilherme Almeida, a denúncia tem semelhança com o Caso FAC (Fundação de Ação Comunitária), que gerou o primeiro caso de cassação do Governador Cássio Cunha Lima. Para ele, a ação posteriormente poderá ser interpretada pelo Ministério Público, Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal de Contas do Estado como assistencialismo eleitoral. Almeida acredita que o caso pode incluir mais um caso de propaganda eleitoral extemporânea, além de onerar os cofres públicos em busca de supostas vantagens eleitorais.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Pré-Candidatos à Câmara Municipal de João Pessoa terão encontro no início de março

Visando preparar os companheiros e companheiras que irão disputar uma vaga na Câmara Municipal de João Pessoa, o Diretório Municipal do PSB estará realizando no início de Março, um encontro de atualização e preparação eleitoral, para os(as) cerca de 38 pré-candidatos(as) do partido em 2008.
O encontro vem sendo preparado com orientações das áreas responsáveis pelas assessorias jurídicas, de comunicação e propaganda, comitês de finanças e mobilização. Entra na pauta do encontro a definição das estratégias de campanha para o pleito que se avizinha.

Diretório do PSB aprova nota contra a implantação do TCM

O Diretório do PSB de João Pessoa aprovou por unanimidade nota contra a implantação do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, na nota, a direção afirma que “vem de público manifestar sua mais profunda indignação, somando-se a tantas outras da sociedade civil, com a proposta de implantação do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, pelo Governo do Estado da Paraíba.
O PSB considera que no momento a medida se reveste por inoportuna, ante a crise política, administrativa e financeira em que se encontra mergulhada a gestão pública estadual, aprofundada com as decisões e pendências no âmbito da justiça eleitoral.

O PSB foi o Partido que mais cresceu na Paraíba, nos últimos três anos

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) obteve, desde a chegada do prefeito Ricardo Coutinho, um crescimento considerável, não só na Capital, mas em todo o Estado. A sigla partidária vem sendo aos poucos, estruturada e fortalecida, com a adesão de importantes lideranças e a formação de diretórios na grande maioria dos municípios paraibanos. O PSB estava, há três anos, presente apenas em 46 municípios da Paraíba. Hoje, o Partido já existe em 190 cidades, através de diretórios e um número expressivo de filiados. Também aumentou a quantidade de prefeitos, passando de 5 para 13. No Estado, o Partido ainda tem 25 vice-prefeitos, três deputados estaduais, dois federais e passou de 31 para 92 vereadores. A bancada socialista na Assembléia Legislativa é formada pelos deputados Leonardo Gadelha, Guilherme Almeida e Carlos Batinga (liderança). Na Câmara Federal tem os deputados Manoel Júnior e Marcondes Gadelha, além do primeiro suplente da coligação, Bonifácio Rocha.

CTB e outras centrais sindicais iniciam campanha de 1 milhão de assinaturas pela redução da jornada de trabalho.

Dirigentes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), reunidos com representantes das principais centrais sindicais do país nesta segunda-feira (21), em São Paulo, deflagraram uma campanha nacional para coletar 1 milhão de assinaturas apoiando a redução da jornada de trabalho. O objetivo do grande “abaixo-assinado” é respaldar um projeto de lei de iniciativa popular a ser apresentado ao Congresso Nacional durante as comemorações do próximo dia 1º de maio, Dia do Trabalhador. A CTB reúne, em sua direção, representantes do PSB, do PCdoB e sindicalistas independentes.
De acordo com o secretário sindical do PSB, professor Joilson Cardoso, a redução da jornada de trabalho é uma antiga bandeira do Partido e, se colocada em prática, deve gerar um grande número de empregos no país. A proposta fez parte das reivindicações da 4ª marcha das centrais, realizada em outubro passado. A Marcha aprovou uma ação conjunta das principais centrais sindicais do país – que inclui mais emprego, defesa da previdência pública, defesa da reforma tributária e redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais.

PSB indica nome para CONAB PB

Dando sequência a mudança de cargos federais, o PSB da Paraíba conseguiu efetivar a nomeação junto ao Governo Lula do cargo de Superintendente Regional da CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento no estado.
O nome indicado foi o do advogado socialista Ângelo Viana, que tomou posse no dia 1º de fevereiro, na sede do órgão, em Brasília.
Ângelo é servidor de carreira da CONAB, ex-presidente do CONSEA – Conselho de Segurança Alimentar de João Pessoa, foi candidato a vereador em 2004 na chapa encabeçada pelo prefeito Ricardo Coutinho e atualmente compõe a Direção do PSB na capital.
De acordo com Ângelo, na Paraíba a CONAB executa a política agrícola e de abastecimento alimentar definida pelo Governo Federal, em parceria com outros órgãos federais e associações de agricultores familiares. Promove pesquisa e levantamento de safras; distribuição de cestas de alimentos; estimula o agronegócio e o plantio da agricultura familiar, comprando a produção e simultaneamente doando os alimentos a entidades filantrópicas e prefeituras municipais.
Ângelo informou ainda que a CONAB conta hoje com duas unidades armazenadoras, uma localizada em João Pessoa e outra em Campina Grande, além de uma unidade frigorífica em Esperança, que se encontra cedida ao Governo do Estado.
Segundo Ângelo, a nova direção estuda a possibilidade de reabertura de outras unidades armazenadoras, sendo uma localizada no município de Monteiro, no cariri paraibano e outra em Patos, no sertão das espinharas.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Disputa em Cabedelo: Deputados do PSB reafirmam apoio a pré-candidatura de Marcos Patrício para prefeito


A Bancada do Partido Socialista Brasileiro na Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba, emitiu nota oficial, reafirmando o apoio unânime da bancada socialista, à pré-candidatura à Prefeito de Cabedelo, na grande João Pessoa, do dirigente Marcos Patrício.


Marcos Patrício, que foi o segundo deputado estadual mais votado em Cabedelo nas eleições 2006, numa enquete repentina (que impossibilita os pré-candidatos de arregimentar pessoas para ficar ligando a seu favor) promovida pelo Programa radiofônico Correio Debate bateu todos os pré-candidatos à prefeito, dentre eles o vereador Luceninha (o que pode ser confirmado com os apresentadores do Correio Debate, Ruy Dantas, Josival Carneiro ou Gutemberg Cardoso).


Veja abaixo a nota emitida pelos Deputados Estaduais do PSB paraibano:

PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO

BANCADA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

ESTADO DA PARAÍBA


NOTA OFICIAL DA BANCADA



A bancada de deputados estaduais do Partido Socialista Brasileiro (PSB), no estado da Paraíba, torna público o apoio à pré-candidatura a Prefeito no município de Cabedelo do companheiro Marcos Patrício, que tem demonstrado fidelidade aos princípios morais e éticos e compromisso não só com a responsável gestão pública, mas também com o crescimento do PSB, naquele município, e, principalmente, com os partidos que hoje compõem as oposições em nosso Estado.


João Pessoa, 14 de fevereiro de 2008.


Dep. Estadual CARLOS BATINGA

Líder da Bancada do PSB


Dep. Estadual GUILHERME ALMEIDA

PSB


Dep. Estadual LEONARDO GADELHA

PSB

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Mulheres repudiam discriminação de Portal

Na perspectiva de uma comunicação que respeite a dignidade da pessoa humana, a Secretaria Municipal de Mulheres do Partido Socialista Brasileiro, repudia o Portal "Click-pb" pela matéria e comentários publicados no dia 22 de janeiro, contra a vereadora Paula Frassinete, com conteúdos discriminatórios e desrespeitosos que desconsideram a integridade humana.
A Parlamentar agredida publicamente, enfrenta diferentes formas de preconceitos na câmara de vereadores de João Pessoa, por ser a única mulher parlamentar, ser negra e por ser sexagenária.
Nós mulheres do PSB, que trabalhamos pelo enfrentamento a violência, nos sentimos atingidas com essa agressão moral a parlamentar Paula Frassinete, que tem agido com respeito, ética e compromisso com a população pessoense na defesa intransigente dos direitos da pessoa humana.
Entendemos que a missão da imprensa deve ser a de trazer e discutir informações que valorize o desenvolvimento político e a consciência critica, no sentido de contribuir para a construção da cidadania.
Nos solidarizamos com a companheira Paula Frassinete e repudiamos toda e qualquer inclusão de conteúdos e informações que desrespeite os direitos humanos.

Secretaria Municipal de Mulheres do Partido Socialista Brasileiro de João Pessoa

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites