Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ricardo faz balanço do início do governo e prega união com AL



Na manhã desta quinta-feira (3) a Assembleia Legislativa abriu oficialmente os trabalhos da 17ª legislatura. O responsável por dar início às atividades foi o governador Ricardo Coutinho (PSB). Em um discurso longo, ele fez um balanço das ações realizadas pelo governo no primeiro mês de gestão e também apresentou projetos que pretende implantar no Estado. Entrentanto, a temática principal de sua fala foi a situação econômica do Estado.

Com o plenário lotado de deputados, secretários e outros auxiliares do governo estadual, Ricardo iniciou o seu discurso dizendo que retornava à Assembleia como quem retornava ao lar materno. "Foi deste espaço, na condição de parlamentar de oposição, que aprendi uma lição que hoje tenho a oportunidade de aplicar na sua essência: ninguém governa só", disse. Ele enfatizou que a Paraíba se encontra fragilizada e por isso se faz necessário que Executivo e Legislativo tenham uma convergência de propósitos para a recuperação da economia e na "busca de caminhos menos traumáticos na construção do futuro".

Ricardo enfatizou que no primeiro mês de sua gestão a missão primordial do governo foi a busca pelo equilíbrio fiscal e financeiro do Estado. "Trabalhamos de forma incansável, para diagnosticar os problemas e apontar soluções". Disse que em função da crise econômica a Paraíba enfrenta problemas como a falta de empregos, de hospitais, poucas escolas e a também a escassez de água e de saneamento básico.
O governador também voltou a comentar o problema da lei de responsabilidade fiscal. Segundo ele, não se pode aceitar que o Estado gaste 58% de sua receita com o pgamento da folha de pessoal. "Além do acinte fiscal isso é uma irresponsabilidade fiscal", disse.

Ricardo também mencionou que todos os problemas encontrados foram causados pelo ex-governador José Maranhão (PMDB). "Este governo, senhoras e senhores, não pintou o quadro cinzento que se emoldura. Mas será o responsável por avivar e pintar novas cores. Todos nós deveremos estar imbuídos de compromisso de sanar esses problemas", acrescentou, pedindo a colaboração dos deputados.

Ele acrescentou que, apesar da situação crítica, já vem trabalhando para criar condições para o desenvolvimento do Estado. "Os últimos 33 dias foram dedicados à busca das soluções para os problemas transferidos", afirmou.


Investimentos e metas


O governador fez questão de destacar que a difícil situação econômica não paralisou o Estado. "O futuro, mesmo diante do presente, já começou a virar realidade, em pouco mais de 30 dias de Governo", destacou.

Ele destacou que serão feitos investimentos em infraestrutura, citando recuperação de rodovias. "Em tempo recorde, destravamos os problemas e recomeçamos as obras. Muitas outras intervenções na malha viária estadual continuam paralisadas. São reflexos do foco eleitoral, mas a reorganização que já iniciamos concluirá cada um desses empreendimentos", disse o governador mais uma vez lembrando Maranhão.

Citou também investimentos para o turismo, para a segurança, para a educação e para a capacitação se servidores.

Sobre ações imediatas, Ricardo disse que vai estar enviando nos próximos dias para a Assembleia um projeto criando a Guarda de Reserva, que será formada por militares que estão na inatividade, mas poderão voltar a atuar. informou também que nesta sexta-feira (4) vai estar assinando um decreto garantindo a gratuidade para pacientes com câncer nos ônibus intermunicipais.

"Este é um Governo que veio mudar posturas, reafirmar a democracia e viabilizar a consolidação de transformações sociais, disponibilizando, acima de tudo, o serviço público para a sociedade", afirmou.

Ricardo também destacou que está fechando parcerias com o Governo Federal principalmente na área de sanaemento básico.

Por fim, disse que a atuação em conjunto com a Assembleia será fundamental para o
desenvolvimento da Paraíba. "A situação é preocupante, mas o Poder Executivo, ao lado da Assembleia e de outras esferas governamentais, haverá de saldar seus débitos financeiros e sociais, assumindo as responsabilidades que lhe são atribuídas e preparando para o amanhã um legado melhor do que aquele que recebemos", disse.


FONTE: http://www.paraiba1.com.br/

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites