Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

domingo, 29 de junho de 2008

PSB homologa chapa Ricardo e Luciano Agra


O PSB homologou em convenção realizada neste domino (29) a chapa que vai concorrer à Prefeitura de João Pessoa, encabeçada pelo prefeito Ricardo Coutinho e Luciano Agra como vice. Na oportunidade também foram seladas as alianças com os 16 partidos do Conselho Político e as coligações para a disputa para a Câmara Municipal.
A festa aconteceu no Esporte Clube Cabo Branco, em Miramar, e reunir lideranças políticas, como o senador José Maranhão PMDB), o deputado federal Manoel Júnior (PSB) e ainda os vereadores da base do Governo Municipal e todos os pré-candidatos.
O prefeito Ricardo Coutinho, que apenas anunciou o nome do seu companheiro de chapa na convenção, disse que os seus critérios de escolha foram a competência administrativa e a perspectiva de continuidade do trabalho. "Que nenhum companheiro se sinta desprestigiado. A nossa história política é de construção e nós vamos governar com o apoio de todas as forças políticas. Luciano Agra me ensinou muito sobre a visão de cidade e de ocupação de espaços urbanos. Enquanto esteve como secretário de Planejamento, ele assumiu diversas funções de um vice-prefeito. Tenho certeza de construiremos o melhor para a cidade", declarou.
Luciano Agra agradeceu a Ricardo a confiança depositada e disse que está pronto para a missão. "Estou disposto a vencer os desafios que surjam a partir de agora", enfatizou.
O senador José Maranhão confirmou o seu apoio à reeleição do prefeito e disse que o PMDB está no caminho certo. "A nossa aliança está mantida. Nós entendemos que o processo de formação de chapa cabia exclusivamente ao prefeito Ricardo Coutinho, que fez uma opção pela continuidade do excelente trabalho administrativo. A população já conhece a nova realidade de João Pessoa e é isso que o PMDB também quer. Administrar a nossa Capital deixou de ser negócio de família. Nós estamos do lado de Ricardo desde 2004", contou.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

PSB realiza convenção domingo e pretende reunir cerca de 5 mil pessoas


Partido Socialista Brasileiro (PSB) realiza neste domingo, 29, a sua convenção municipal em João Pessoa, que vai tratar sobre a indicação da chapa majoritária, que será encabeça pelo prefeito Ricardo Coutinho. Também haverá a oficialização dos candidatos a vereadores da legenda e demais coligações para a a disputa proporcional.
Segundo o presidente municipal da agremiação, Ronaldo Barbosa, o encontro deve reunir cerca de 5 mil pessoas, entre socialistas e membros dos partidos aliados. A convenção acontece no Clube Cabo Branco, no bairro de Miramar, a partir das 9h.
Ronaldo Barbosa adiantou que a reunião vai começar ao som de dois trios de forró e com a exibição de vídeos sobre as principais ações executadas na gestão de Ricardo Coutinho à frente da administração da Capital do Estado. Logo após, os filiados irão conhecer os candidatos a vereadores da legenda e, por volta das 13h, haverá uma entrevista coletiva para a imprensa. De acordo com o dirigente municipal do PSB, parlamentares e dirigentes nacionais da legenda foram convidados a participar do encontro, mas ainda não há confirmação oficial das lideranças. Ele lembrou que a convenção também irá contar com espaço reservado para a participação dos 16 partidos que compõe o Conselho Político, formado pelas agremiações partidárias que compõe a base de sustentação do Governo.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

PTC é o primeiro partido a oficializar em convenção o apoio a Ricardo Coutinho


O PTC – Partido Trabalhista Cristão, foi a primeira agremiação partidária a realizar a sua convenção com vistas às eleições de 2008 em João Pessoa.
Na convenção, realizada nesta terça-feira (24), no Clube Internacional de Cruz das Armas, na capital paraibana, o PTC aprovou por unanimidade a proposta de coligação majoritária com o PSB, para a reeleição do Prefeito Ricardo Coutinho.
Para a disputa proporcional, os convencionais aprovaram a formação da “Coligação Alternativa Pessoense”, uma frente de três partidos que reúne além do PTC, que é presidido por Jaime Carneiro, o PV – Partido Verde, do ex-deputado Sargento Dênis e o PRP – Partido Republicano Progressista, do vereador pessoense Waldir Dowsley (Dinho).
Em seu discurso, o presidente do PTC Jaime Carneiro, conclamou todos os candidatos e candidatas a iniciarem o trabalho de visitas aos eleitores. “Vamos começar o trabalho de formiginhas, visitando todas as pessoas, de casa em casa, de rua em rua, toda a cidade de João Pessoa, levando a mensagem do Mago e a nossa mensagem, a mensagem da coligação Alternativa Pessoense”, disse.
Ricardo Coutinho, que compareceu à solenidade, acompanhado do ex-secretário Nonato Bandeira (PPS) e da vereadora Paula Frassinete (PSB), agradeceu em seu discurso o apoio dos trabalhistas cristãos, afirmando que aquele momento era dotado de uma simbologia muito grande, porque era o primeiro ato oficial de um partido no caminho de sua reeleição.
Bastante aplaudido, Ricardo Coutinho afirmou que assim como ele é o candidato do PTC para prefeito, os candidatos do PTC agora são os seus candidatos a vereador. “Avisem às matraqueiras da oposição que a partir deste momento, os candidatos do PTC são meus candidatos e candidatas para a Câmara pessoense, e nós vamos trabalhar para esta coligação fazer o máximo de vereadores possível”, concluiu.

CANDIDATURAS

O PTC irá compor a Coligação Alternativa Pessoense apresentando as candidaturas de Antônio Virgínio, Leda, Beto de Clito, Socorro, Alexsandro, Denilso Batista, Luciano, Jailto Ramos, Vital, Coronel Jorge, Vilma Batista, Humberto e Ribeiro.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Conselho Político realiza seminário com movimentos sociais




O Conselho Político do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), realiza na próxima quinta-feira (19), um seminário envolvendo todos os movimentos sociais da cidade de João Pessoa, com vistas à construção de propostas a serem incorporadas ao projeto de governo municipal para o quadriênio 2009/2013.
O seminário, idealizado na última reunião dos 17 partidos que compõem o conselho político, terá início às 9h, no auditório do SENAC, centro de João Pessoa, contando com a presença do prefeito, vereadores e pré-candidatos.
De acordo com o novo presidente do PSB municipal e membro do conselho político, Ronaldo Barbosa, que substituí o ex-presidente Edvaldo Rosas, “o seminário deve ser um grande momento para a sociedade civil organizada, reunindo sindicatos, associações de moradores, ONGs, entidades classistas, estudantis e de movimentos de juventude, mulheres, diversidade sexual, negros e grupos comunitários”.
Para Barbosa, após a realização de várias conferências temáticas realizadas em João Pessoa ao longo de 2007/2008, os movimentos já têm uma plataforma mínima, que precisa ser sistematizada e consolidada. “A realização deste seminário vem coroar este trabalho, colocando no plano do próximo governo as prioridades dos movimentos sociais de nossa capital”, finalizou.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Registro de Candidaturas se dará unicamente por meio magnético


Companheiros e companheiras do PSB na Paraíba,

Começou nesta terça-feira (10/junho/2008) o prazo para a realização de convenções e registros de candidaturas, sendo que as convenções devem ser realizadas até o dia 30 de junho e o registro de candidaturas até o dia 05 de julho.

A cartilha eleitoral do PSB tem a maioria das informações sobre as convenções, calendário e demais procedimentos, e o setor jurídico encontra-se à disposição para contribuir com o partido em toda a Paraíba.

Diferente das eleições anteriores, o registro das candidaturas de prefeitos e vereadores se dará unicamente através do meio magnético (computador), sendo necessário preencher alguns formulários eletrônicos do sistema CANDEX, fornecido pelo TSE.

O primeiro destes formulários é o DRAP - Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários, que existe em duas versões, uma para o partido que vai disputar sozinho, e outro para o partido que vai disputar em COLIGAÇÃO com outros partidos.
Este formulário do DRAP é o primeiro a ser preenchido, e reúne informações sobre a data da convenção, partidos coligados, nome de delegados, endereço para receber notificação, número de fax, e, o valor máximo de gastos (informar para cada cargo de cada partido da coligação).

O segundo destes formulários é o RCC - Requerimento de Registro de Candidatura, que deve ser coletivo, com todos os candidatos. Posteriormente será permitido o individual somente para a substituição de candidatura e preenchimento de vaga remanescente. O RCC, além das informações como nome, número, foto, identidade, cpf, etc, exige que cada candidato informe um fax para onde devem ser envidas as notificações da justiça eleitoral e a declaração dos bens (casa, carro, terreno, etc) com o respectivo valor.

Para adiantar o serviço de preenchimento das fichas do RCC, segue anexado o rascunho do formulário (RASCUNHO RCC). É só um rascunho para imprimir uma cópia, xerografar e preencher com os candidatos e candidatas, visando facilitar na hora de passar para o computador. A justiça eleitoral só recebe o que foi gerado pelo computador.

Seguem também os dois modelos de rascunho do DRAP (RASCUNHO DRAP e RASCUNHO DRAP COLIGAÇÃO).

O DRAP gerado pelo CandEx, com código de segurança próprio, deve conter as assinaturas dos requerentes. A legitimidade dos subscritores dos pedidos deverá ser aferida pelo cartório eleitoral:

• partido isolado - o pedido de registro dos candidatos deve ser subscrito pelo presidente do diretório ou comissão provisória municipal, ou por delegado autorizado em documento autêntico, inclusive telegrama ou fax de quem responda pela direção partidária, com assinatura reconhecida por tabelião (art. 24, §2º da Resolução TSE nº 22.717/2008);
• coligação - o pedido deverá ser subscrito pelos presidentes dos partidos coligados, por seus delegados, pela maioria dos membros dos respectivos órgãos executivos de direção ou pelo representante da coligação (art. 6º, § 3º, II da Lei nº 9.504/1997 e art 24, §3º da Resolução TSE nº 22.717/2008).

Cópias da(s) Ata (s) da(s) Convenção(ões): deve ser apresentada uma cópia digitada ou datilografada da ata para posterior conferência dos nomes escolhidos em convenção. A ata deve constar também os nomes dos representantes e delegados credenciados, assim como o valor máximo de custos da campanha.


O formulário Requerimento de Registro de Candidatura (RRC) conterá:

l Autorização do Candidato;
l Número do fax e endereço no qual o candidato receberá intimações;
l Dados pessoais;
l Dados do candidato (partido, cargo, nome para a urna, ...);
l Declaração de Bens;
l Certidões criminais fornecidas pela Justiça Federal e Estadual com jurisdição no domicílio eleitoral do candidato e pelos tribunais competentes, quando o candidato gozar de foro especial;
l Fotografia do candidato (pode ser entregue em meio magnético);
l Comprovante de Escolaridade;
l Prova de desincompatibilização, quando for o caso.


VAGA REMANESCENTE, RENÚNCIA E SUBSTITUIÇÃO DE CANDIDATO

l Vaga Remanescente:
• O prazo máximo para o preenchimento das vagas remanescentes é 6/8/2008.
l Renúncia do Candidato:
• Havendo renúncia, o prazo para substituição será contado a partir da publicação da sentença que a homologar, observando-se o prazo de até 10 dias da decisão judicial que deu origem à substituição e o limite de até 60 dias antes da eleição, para o cargo proporcional (6/8/2008).

O software do CANDEX já está disponível na página do TSE, a partir desta terça-feira (10/06), no endereço
http://www.tse.jus.br/internet/eleicoes/candex.htm .

É um programa grande, e pode demorar a baixar em computadores com conexão lenta. Esperamos que os cartórios eleitorais também disponibilizem esta ferramenta.

Para os diretórios que não conseguirem baixar na internet este programa, o PSB dispõe de cópia em CD, que pode ser enviada, desde que solicitada com antecedência. Lembrando, o prazo de registro (05/07) É IMPRORROGÁVEL.

Para esclarecimento de dúvidas sobre o CANDEX, o TRE-PB disponibilizou os telefones (83) 3512-1232, 3512-1322, 3512-1337 e 3512-1345.

Saudações Socialistas,

Ednaldo Alves
Secretário de Comunicação – PSB/PB




segunda-feira, 9 de junho de 2008

Ricardo Coutinho (PSB): "Reforma Urbana é o tema mais importante da agenda política brasileira"


Em entrevista ao Portal PSB Nacional, o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB-PB), afirmou que reforma urbana é o tema mais importante da agenda política brasileira.

"Esse é um assunto complexo que trata de um conjunto de intervenções que, na sua essência, constrói a cidadania. No meu entender não há a possibilidade de democratização de uma gestão com a participação popular, se não existem as condições básicas de vida: saúde e educação. Por isso precisamos discutir reforma urbana", declarou. "Hoje devemos juntar educação com habitação, saúde, meio ambiente e práticas de esporte e lazer. Temos que transversalizar as políticas públicas. Esse é o grande desafio."

Confira abaixo a entrevista concedida à jornalista Priscila Rocha, do Portal PSB:

Portal PSB: Qual a importância de se discutir a reforma urbana?

Ricardo Coutinho: Esse é o tema mais importante da agenda política brasileira. As organizações partidárias no Brasil, ao longo desses anos, não souberam dar a devida importância ao tema. É um assunto complexo que trata de um conjunto de intervenções que na sua essência constrói a cidadania. No meu entender, não há possibilidade da democratização de uma gestão com a participação popular, se não existem as condições básicas da vida: saúde e educação. Por isso, precisamos discutir reforma urbana. Hoje devemos juntar educação com habitação, saúde, meio ambiente e práticas de esporte e lazer. Temos que transversalizar as políticas públicas. Esse é o grande desafio. O Partido Socialista Brasileiro (PSB) chamou para si a responsabilidade de tirar o Brasil do atraso nessa área. Eu acho que o tema é essencial para o país e para nós do PSB.

Portal PSB: Quais projetos de sua administração estão tendo bons resultados junto a população paraibana?

Ricardo Coutinho: Desde o início, temos trabalhado e avançado na temática da complexidade e integralidade das ações, ou seja, todas as grandes intervenções urbanas, que nós fazemos em conjunto com o governo federal, conta com a complementação da prefeitura. Se é a habitação, trabalhamos a habitabilidade. A habitação não pode ser só moradia, tem que ter espaço de lazer, educação e saúde. Nós estamos implantando isso em toda a cidade. Uma grande área como o Alto do Céu, que era uma favela com cerca de 15 mil pessoas e sem nenhuma infra-estrutura, hoje, com a nossa gestão, adquiriu outro patamar. Construímos escolas, praças e postos de saúde. Nós tínhamos, em João Pessoa, sete acampamentos de sem-teto. Antes de nossa gestão mais de 1.300 famílias moravam embaixo de lonas e plásticos. Havia crianças de 8 e 9 anos que nunca tinham entrado em um banheiro. Então construímos um conjunto habitacional chamado, Gevásio Maia. No local oferecemos infra-estrutura completa, com pavimentação, saneamento, drenagem, casas adaptadas para deficientes, enfim, cuidados urbanísticos importantes. Chegamos além da contra-partida com escolas, saúde da família, creches para 120 crianças, praça padrão que junta equipamentos de anfiteatros, pista de skates e caminhadas, quadra poliesportivas, dentre outros. Temos também o Empreender (Programa de Geração de Renda) onde oferecemos condições de geração de emprego.

Portal PSB: O que é o Empreender?

Ricardo Coutinho: É um programa municipal de geração de renda e apoio aos pequenos negócios que criamos em 2005. Já foram mais de R$ 9 milhões investidos na abertura, expansão ou modernização de 5.200 pequenos empreendimentos. Além de cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos gerados em João Pessoa. Na minha opinião, o Empreender-JP está mudando o perfil econômico de João Pessoa e ajudando a melhorar a qualidade de vida de pessoas que antes eram excluídas da economia formal. Atualmente 16.173 pessoas estão inscritas no Programa. Deste total, 8.740 foram convocados para capacitação e 7.433 capacitados por meio de cursos e palestras. Hoje já são cerca de cem pequenos empreendedores formalizados, e 120 em processo de formalização. O Empreender é uma forma de dizer para as pessoas que a prefeitura não tem emprego para dar, mas tem o compromisso de desenvolver economia dentro da lógica da inclusão e não da lógica dos mais ricos.

domingo, 8 de junho de 2008

Congresso do PSB elege para direção nacional Ricardo, Alexandre Urquiza e Manoel Júnior

O XI Congresso Nacional do PSB, realizado em Brasília na sexta, 6 e sábado, 7, terminou com algumas surpresas paraibanas. O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho foi eleito para compor a direção nacional da legenda, juntamente com o ex-secretário Alexandre Urquiza e o deputado federal Manoel Júnior.

A Paraíba emplacou ainda a presidência da Juventude Nacional do PSB, com Joubert Fonseca. Além desses cargos, os paraibanos também devem contar com um outro representante no Conselho Fiscal, Fábio Maia.

Participaram do congresso mais de mil militantes e dirigentes do PSB, incluindo parlamentares federias, estaduais e municipais, representantes dos executivos estaduais e municipais, além de pré-candidatos do partido a prefeitos e vereadores de todo o Brasil.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos foi reconduzido para a presidência nacional do partido. Também foram reconduzidos aos cargos os demais dirigentes do partido. O ex-ministro Roberto Amaral ficou na vice-presidência e o senador Renato Casagrande (PSB-ES) ficou como secretário-geral.

Partido tem nova executiva na Paraíba


Após a realização do Congresso Estadual do PSB, ocorrido no mês de maio em Cajazeiras, interior da Paraíba, o diretório estadual do PSB realizou a sua primeira reunião, na sede do Partido em João Pessoa, onde elegeu a nova executiva do partido para o triênio 2008-2011.
Como era esperado, para a presidência do partido foi reeleito o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho. A surpresa ocorreu pela eleição do primeiro vice-presidente, Edvaldo Rosas, que eleito pela unanimidade dos diretorianos, teve que assinar carta renunciando à presidência do PSB em João Pessoa, para assumir a executiva da direção estadual, já que os estatutos do partido não permitem a acumulação de cargos executivos em duas instâncias.
Como segundo vice-presidente foi eleito o deputado estadual Carlos Batinga, seguido de Neto Franca, como terceiro vice. Para a Secretaria Geral foi eleito o ex-chefe de Gabinete Ubiratan Pereira (Bira), ficando Cassandra Figueiredo como primeira secretária de
Finanças, Paula Frassinete como secretária de Meio Ambiente, Guilherme Almeida como secretário de Ação Parlamentar, Sandra Marrocos como secretária de Mulheres e Manoel Júnior como secretário de Política Agrária.
Para o lugar de Edvaldo Rosas na presidência do PSB da capital, assumiu o professor Ronaldo Barbosa, que era o primeiro vice-presidente, seguido pelo ex-deputado estadual Chico Lopes, que passa a condição de primeiro vice
Veja abaixo como ficou a composição da executiva do PSB Paraibano:
Presidente: RICARDO VIEIRA COUTINHO;
1ª vice-presidência: JOSÉ EDVALDO ROSAS;
2a vice-presidência: CARLOS ALBERTO BATINGA CHAVES;
3a vice-presidência: JOÃO MONTEIRO DA FRANCA NETO;
Secretaria Geral: UBIRATAN PEREIRA DE OLIVEIRA;
1a. Secretaria: EDIR MARCOS MENDONÇA;
2a Secretaria: JOÃO NOGUEIRA BARBOSA;
1a Secretaria de Finanças: CASSANDRA ELIANE E SILVA FIGUEIREDO;
2a Secretaria de Finanças: IREMAR MATHIAS DA SILVA;
Secretaria de Comunicação e
Propaganda: EDNALDO ALVES COSTA;
Secretaria de Meio Ambiente: PAULA FRASSINETE LINS DUARTE;
Secretaria de Ação Parlamentar: GUILHERME ALMEIDA DE FIGUEIREDO;
Secretaria de Organização: ALEXANDRE URQUIZA DE SÁ;
Secretaria Sindical: ALEXANDRE ARRUDA RAMALHO RIBEIRO;
Secretaria de Mulheres: MARIA SANDRA PEREIRA MARROCOS;
Secretaria de Movimentos Populares e Mobilização: TANIA MARIA DE OLIVEIRA BRITO;
Secretaria da Juventude: ÉRICK RODRIGUES AMORIM;
Secretaria de Cultura e Formação Política: JÚLIO CESAR DE OLIVEIRA;
Secretaria Política Agrária: MANOEL ALVES DA SILVA JUNIOR.

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites