Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Vereadora Sandra Marrocos (PSB) participa da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres



A mobilização paraibana em prol dos direitos das mulheres segue agora para a Capital do país e será representada por 62 delegadas eleitas na 3ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres que aconteceu no mês de outubro em João Pessoa.

A 3ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres será coordenada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. O evento acontece em Brasília de segunda a quinta-feira próximas (12 a 15), devendo reunir mais de 3 mil mulheres de todas as regiões do país, entre delegadas e convidadas.

A delegação paraibana é formada por representantes do Governo do Estado, do Conselho Estadual de Direitos da Mulher, de mecanismos municipais de políticas para as mulheres, de movimento organizado de mulheres e feministas, além da sociedade civil organizada.

O Governo do Estado será representado pela secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, a secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, e pela gerente executiva de Equidade de Gênero, Elinaide Alves de Carvalho. “O envio da delegação confirma o comprometimento do atual Governo com as mulheres, que reconhece a importância da Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres. Por isso estará representado em Brasília por essas 62 delegadas”, destaca a secretária Iraê Lucena.

O objetivo da 3ª CNPM é discutir e elaborar propostas de políticas que contemplem a construção da igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, e contribuam para a erradicação da pobreza extrema e para o exercício pleno da cidadania pelas mulheres brasileiras.
A conferência é considerada marco histórico da luta das mulheres, já que pela primeira vez no país as propostas também serão recebidas por uma mulher – a primeira presidenta da história do Brasil, como destacou a ministra das mulheres em sua última passagem pela Paraíba este ano.

O evento faz parte de um processo de transformações que se acelerou no Brasil a partir de 2003, quando foi criada a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Desde então, aconteceram importantes conquistas, como o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, a Lei Maria da Penha e a construção do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites