Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Reunião de transição: secretários assumem que atual governo descumpre LRF e marcam reuniões setoriais para complementar informações


A primeira reunião das equipes de transição da administração estadual deixou como saldo para a equipe escolhida pelo governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) muita preocupação. Os integrantes do grupo responsável pelo levantamento dos dados para o novo governo ficaram temerosos com a situação das finanças do Estado, já que 54% da receita estadual está comprometida com a folha de pessoal, infringindo assim, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Durante a reunião, os secretários não expressaram nenhuma preocupação com relação ao desrepeito a LRF, como ainda não apresentaram nenhuma proposta que viesse solicionar o problema até 31 de dezembro, quando se encerra o mandato do atual governador.

Segundo afirmou o secretário de Finanças, Marcus Ubiratan, a administração de José Maranhão (PMDB) vai justificar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que o excesso da folha dos servidores foi provocado pela queda no repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e pela contratação de novos servidores para ocuparem os postos de trabalhos criados com os novos serviços .

“Nós esperávamos que o atual governo fosse tomar medidas para se adequar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Porém, não obtivemos da transição do governo atual nenhum posicionamento que levasse a solucionar o comprometimento da folha em cumprimento a Lei de responsabilidade Fiscal”, comentou a engenheira e executiva Aracilba Rocha, membro da equipe de transição do governo eleito.

Soma-se a isso, o acréscimo da folha com a implementação do projeto de Lei Estadual chamado de “PEC 300”, que trata do aumento aos policiais e bombeiros, e com a contratação dos servidores que vão atuar no hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, que será inaugurado no mês de dezembro, e também a contratação dos servidores concursados que obtiveram medidas judiciais.

A primeira reunião entre as equipes aconteceu no Jardim Botânico, em João Pessoa, e contou com a participação dos membros das duas equipes de transição, com exceção apenas do secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Francisco Sarmento.

Pendências – A equipe de transição do atual governo entregou as informações solicitadas pela equipe do governo eleito, faltando alguns itens. Ficaram pendentes a divulgação de informações sobre despesas efetuadas com publicidade e eventos, sobre os empréstimos realizados pela Cagepa, sobre os precatórios, os índices de criminalidade no Estado e a relação refente a obras em execução.

As equipes de transição voltam a se encontrar na semana que vem, com a realização de reuniões setoriais, por secretarias.

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites