Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

MPS discutirá Questão Urbana e Movimento Comunitário no XII Congresso Nacional do PSB. Entrevista com Maria de Jesus Matos, Secretária Nacional do MPS



As vésperas do XII Congresso Nacional do Partido Socialista Brasileiro, o Portal PSB entrevistou a secretária nacional do Movimento Popular Socialista, Maria de Jesus Matos, para saber como andam os preparativos do evento. De acordo com a secretária, o MPS deverá trazer cerca de 100 delegados de diversos estados brasileiros. Todos estarão focados em discutir a Questão Urbana e o Movimento Comunitário, tema que será recomendado às eleições de 2012. “Vamos elaborar uma proposta para os pré-candidatos do PSB a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, que contenham na pauta os setores de urbanização, transporte público e educação”, afirmou.

Confira abaixo a íntegra da entrevista concedida à jornalista Priscila Rocha, do Portal PSB:

Portal PSB Nacional: Nos dias 2 e 3 de dezembro o PSB realizará o seu XII Congresso Nacional em Brasília. Como o Movimento Popular Socialista (MPS) está se preparando para esse evento?

Jesus Matos: A idéia é trazer cerca de 100 delegados do segmento. Os estados que já confirmaram o envio de representantes são: Mato Grosso, Alagoas, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Ceará, Maranhão, Brasília, Amapá, Belém, Santa Catarina, Espírito Santo, entre outros. Para esse evento, o Movimento Popular Socialista (MPS) terá como tema Questão Urbana e o Movimento Comunitário. Apresentaremos no Congresso uma tese sobre Mobilidade Urbana e Transporte Público - tema que recomendaremos para as eleições de 2012.

Portal PSB: Qual será o foco da reunião?

Jesus Matos: Focaremos o debate em infra-estrutura urbana e transporte urbano. Também trabalharemos o nosso crescimento no movimento comunitário. Vamos elaborar uma proposta para os pré-candidatos do PSB a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, que contenham os temas de urbanização, transporte público, educação, redes de esgotos e iluminação nos loteamentos populares.

Portal PSB: O que o MPS espera desse Congresso?

Jesus Matos: Nós esperamos um grande debate não só do Movimento Popular Socialista, mas do Partido como um todo. Discutiremos ainda o regimento interno dos órgãos de representação do PSB. Precisamos debater políticas de atuação do Partido no Movimento Popular e qual o papel da sigla frente a este movimento; inserir cada vez mais os parlamentares socialistas junto aos segmentos sociais. Por isso, buscaremos desenvolver políticas em conjunto ao PSB, aos parlamentares socialistas, para fomentar os projetos de iniciativa popular em todas as instâncias do Poder.

Portal PSB: Na sua opinião, quais serão os rumos do movimento pós-congresso?

Jesus Matos: Após o congresso estaremos com a nossa organicidade constituída e colocaremos em prática todos os projetos elaborados por nós. Será um momento de analisar como nos portaremos em debates e conferências nas cidades; na Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM) e na Central dos Movimentos Populares (CMP) – que defendem a universalização da qualidade de vida, com especial atenção às questões do direito a cidades, incluindo além da luta pela moradia digna, saúde, transporte, educação, meio ambiente, trabalho, igualdade de gênero e raça e democratização em todos os níveis. Vamos nos preparar, ainda, para o Fórum Social mundial.

Portal PSB: Por que o Congresso é importante?

Jesus Matos: É um momento onde o PSB reconhece a nossa constituição e abre suas portas. Os socialistas que militam no movimento popular buscam qualificar pessoas e desenvolver ações concretas de iniciativa popular. No Brasil temos que ter como bandeira de luta a educação e sustentabilidade com economia solidária. Desejo que os militantes venham para debater e contribuir para o congresso.

Priscila Rocha - Assessoria de Comunicação do PSB Nacional

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites