Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Orçamento Democrático encerra 1ª etapa com mais de 11 mil participantes e aponta necessidades prioritárias de 15 regiões paraibanas



A primeira etapa do Orçamento Democrático Estadual foi encerrada com a plenária regional de Itaporanga, que representa a 7ª Região Geoadministrativa. Nas 15 plenárias realizadas pelo Governo nas diferentes regiões do Estado participaram 11.359 pessoas, que elegeram como prioridades ações nas áreas de saúde, educação, estradas, segurança, abastecimento d’água, geração de emprego e renda, agricultura e implantação de indústrias.

“Não podemos pensar a Paraíba de forma deslocada. Temos que pensar o estado como um todo, dialogando com a população e estabelecendo parceria com os municípios. Nós afirmamos na campanha que já estava na hora da Paraíba dar um salto de desenvolvimento. Este salto só pode ser dado com o apoio da população”, disse o governador, no encerramento da primeira etapa do OD.

Como nas demais 14 plenárias, o governador esteve diante do público acompanhado de secretários de Estado, parlamentares, prefeitos e representantes das cidades, que foram em caravanas a Escola Estadual Adalgisa Teodoro da Fonseca, na Rua João Firmino Gomes, no centro de Itaporanga, na tarde e noite deste sábado (11).

Itaporanga – Principal reivindicação da população da 7ª Região do OD, com 533 apontamentos, a saúde pública manteve-se no topo das prioridades da sociedade. Em segundo lugar, com 529 votos, a educação. O terceiro destaque da região foram as demandas no setor de abastecimento d’água, com 279 apontamentos, seguido de estradas e rodagem com 265, agricultura, com 122, e habitação, com 104 votos.

A plenária de Itaporanga, que contou com a participação de 803 inscritos, começou às 16 horas, no ginásio poliesportivo “O Madrugão”, da Escola Estadual Adalgisa Teodoro da Fonseca. Além de Itaporanga, a 7ª Região agrega as cidades do Vale do Piancó: Aguiar, Boa Ventura, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Ibiara, Igaracy, Itaporanga, Nova Olinda, Olho D’Água, Pedra Branca, Piancó, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Caiana e Serra Grande.

Segunda etapa – A fase seguinte do Orçamento Democrático Estadual começa em agosto, quando serão realizadas as assembléias locais. Nesta etapa, a população se reunirá em suas respectivas cidades para eleger um grupo de Conselheiros Locais, que representarão cada município e terão a função de fiscalizar e acompanhar as demandas de sua região, que foram apontadas nas audiências regionais.

Participações – O prefeito de Itaporanga, Djacir Brasileiro disse que Itaporanga viveu no sábado um dia importante para o Vale do Piancó: “Hoje é um dia diferente porque jamais alguém visitou em apenas cinco meses de governo tantos municípios quanto o governador Ricardo Coutinho. São obras sonhadas, requisitadas e planejadas por nosso povo, que antes não chegavam, mas hoje estão chegando para os filhos do Vale do Piancó”.

Na plenária, a população de Itaporanga e do Vale do Piancó pediu ao Governo do Estado a implantação de instituições de ensino superior como um campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e uma UTI Neo-Natal, bem como atenção especial para o Hospital Geral de Itaporanga.

A cidade de Pedra Branca, representada pelo prefeito Anchieta, solicitou do governo estadual, a construção da estrada da cidade para 2011. Os habitantes do município de Santa Inês, também pedem a atenção para a construção da estrada que liga Conceição a Pernambuco.

A recuperação do asfalto entre Conceição e Bonito de Santa Fé também foi solicitada, além da instalação de escolas profissionalizantes e a expansão e melhoria do abastecimento d’água.

Já a população do município de São José de Caiana solicitou do OD a construção de uma adutora, para melhorar o sistema de abastecimento d’água da cidade. Os moradores elogiaram a construção da estrada, que consideram a realização de grande sonho dos caianenses.

Os moradores da cidade de Diamante solicitaram a construção de uma ponte sobre o Rio Piancó, ligando a cidade às comunidades de Barra e Vazante, entre outras. Eles também anseiam pela reabertura do Hospital Dr. Pastor Paulino. Os estudantes da cidade de Piancó solicitaram o empenho do Governo na implantação do campus da (UEPB).

TOTAIS DA 1ª ETAPA DO OD
11.359 inscritos nas 15 plenárias

Demandas
Saúde – 7.294 apontamentos
Educação – 6.021
Estradas – 2.971
Segurança – 1.758
Abastecimento d’água – 1.682
Geração de emprego e renda – 1.251
Agricultura – 546
Implantação de indústrias – 348 votos

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites