Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Prefeito Luciano Agra (PSB) e Governador Ricardo Coutinho (PSB) assinam termo de cooperação do Empreender

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e o Governo do Estado assinam nesta terça-feira (7), às 10h, um termo de cooperação técnica entre os programas Empreender-JP e Empreender-PB. A solenidade acontece no Salão Nobre do Palácio do Governo, com a presença do prefeito da Capital, Luciano Agra; do governador, Ricardo Coutinho; do secretário executivo do Empreender Paraíba, Tárcio Pessoa, e do secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável da Produção, Raimundo Nunes.

O termo de cooperação tem como objetivo promover o empreendedorismo e a inovação, além de estabelecer parceria entre os dois programas visando à ampliação de concessão de crédito para incentivar a geração de renda entre os microempreendedores populares.

“O Empreender-JP e o Empreender-PB vão poder atuar de forma conjunta no planejamento, acompanhamento e na avaliação das suas principais ações, potencializando os resultados das duas iniciativas”, afirmou o secretário municipal Raimundo Nunes.

Entre os compromissos do termo de cooperação, está o de promover o chamado ‘sistema associativo de produção’ por meio de grupos de produtores que já receberam ou irão receber microcrédito do Empreender-JP, com vistas ao fortalecimento das centrais de compra. A parceria também busca oferecer infraestrutura para facilitar o escoamento da produção e possibilitar o acesso dos pequenos empreendedores ao sistema de comercialização.

Segundo Raimundo Nunes, essa é uma forma de garantir o aumento dos resultados dos programas de geração de crédito. “O Empreender João Pessoa vem buscando estimular o associativismo e o cooperativismo e já temos bons exemplos de entidades formadas com o apoio do programa, como é o caso das cooperativas de produtores têxteis Casear e da cooperativa de pescadores”, comentou o secretário da Sedesp.

Empreender-JP – O Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios foi implantado em João Pessoa em 2005. Desde então, já investiu mais de R$ 23,6 milhões na economia local por meio de quase 10 mil contratos de empréstimo. Atualmente, além da linha tradicional de crédito, o programa possui nove linhas especiais, voltadas a atender às políticas públicas criadas pela Prefeitura de João Pessoa. Há linhas para atender, por exemplo, idosos, pessoas com deficiência e mulheres em situação de risco.
Em virtude dos excelentes resultados, o programa hoje serve de modelo para 17 municípios que implantaram ou estão implantando programas de microcrédito. Em abril, por exemplo, foi lançado mais um projeto idealizado a partir do modelo do Empreender-JP, que foi o ‘Banco do Empreendedor’, no município de Petrolina (PE).
Na Paraíba, o município de Cajazeiras, no Sertão, implantou o Empreender em julho do ano passado. Timbaúba, Jaboatão dos Guararapes (os dois no estado do Pernambuco), Osasco (SP), Manaus (AM), Maceió (AL), Rondonópolis (MT) e Volta Redonda (RJ) já anunciaram interesse em adotar o projeto.

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites