Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Rio de Janeiro recebe Seminário Internacional sobre Governos esquerdistas e progressistas na América Latina e Caribe



“Governos de Esquerda e Progressistas na América Latina e no Caribe” é o tema do seminário internacional que visa debater o balanço e as perspectivas desse cenário. O evento começa na quinta-feira (30), às 18h, no Campus da Ilha do Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A sessão de abertura será realizada pelo reitor da UFRJ, professor Aloisio Teixeira, juntamente com os presidentes da Fundações Maurício Grabois, Adalberto Monteiro e Perseu Abramo, Nilmário Miranda, e o secretário executivo do Foro de São Paulo, Valter Pomar.

Roberto Amaral, vice-presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), participará do seminário na sexta-feira (01) na sessão “O Mundo em Transição: governos de esquerda na América Latina e Caribe e a nova configuração geopolítica nacional”, juntamente com Idalmis Brooks, do Departamento de Relações Internacionais do Partido Comunista, em Cuba, além de Representantes de Nicarágua, Equador e Uruguai.

No painel em que o vice-presidente do PSB participará serão discutidos diversos pontos sobre o desempenho dos governos de esquerda e progressistas e o aprofundamento da crise do capitalismo, como economia e política. Também serão tratadas mudanças que ocorrem nas relações geopolíticas e internacionais.

“As forças populares de esquerda e socialista na América do Sul estão governando o Brasil, a Venezuela, Equador, Bolívia, Uruguai, Caribe e o Peru. E, se as forças socialistas não estão integradas no governo Argentino é preciso reconhecer que ponderadas forças progressistas e de esquerda o apóiam. Nós temos hoje em nosso Continente grandes dificuldades. Há o avanço das idéias e das forças socialistas em países que ainda não fizeram a revolução socialista, como é o caso de Cuba. Mas, temos dificuldades na Colômbia, no Caribe, na Nicarágua onde nós recuperamos o governo e as forças socialistas e progressistas de esquerda estão governando. Eu diria que o peso maior na América Latina está na América do Sul. Esta é a nossa preocupação principal. O Capitalismo se revelou incapaz de resolver os problemas sociais, principalmente os problemas das desigualdades sociais provocadas pelo próprio capitalismo”, afirmou Roberto Amaral.

Temas como “A Experiência Brasileira: Construindo um Caminho de Desenvolvimento com Distribuição de Renda, Democracia, Soberania e Integração - Balanço e Desafios até 2014”; “A Esquerda nos Governos: Projetos Nacionais e Estratégias Socialistas na América Latina e Caribe”; “Política Econômica e Desenvolvimento Sustentável”; serão discutidos e analisados nas sessões durante o Seminário.

Os palestrantes e convidados terão a oportunidade de unir conhecimento e debater nas sessões. Também poderão analisar a política pública implementada pelos governos de esquerda e progressista, objetivando ampliar e democratizar o acesso à educação, saúde, saneamento e moradia, que são direitos universais.

O encerramento do evento está previsto para sábado (02). Mais informações no site: www.governosdeesquerda.org.br.

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites