Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Prefeito Luciano Agra (PSB) e ministra da Pesca, Ideli Salvatti (PT), entregam ‘Caminhão Feira do Peixe’ a Pescadores de João Pessoa



O prefeito Luciano Agra (PSB) e a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti (PT), assinaram nesta quarta-feira (8) o termo que garante uso do ‘Caminhão Feira do Peixe’ por parte da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A cessão de utilização do veículo, avaliado em R$ 240 mil, faz parte de um programa do Ministério da Pesca e Aquicultura que visa melhorar a infraestrutura aquícola e pesqueira nacional, e contempla com o caminhão prefeituras, consórcios de prefeituras e secretarias estaduais.

A estimativa é que o caminhão possa beneficiar o trabalho de 200 trabalhadores do setor de pesca na Capital. “A pesca hoje no Brasil tem os estímulos necessários por parte do Governo Federal para levar em frente o enorme potencial que o País tem para o setor. Hoje ganhamos mais um instrumento para fortalecer a atividade de comercialização do pescado em nossa cidade, que irá permitir uma ligação direta entre o pescador e o consumidor final, sem a participação dos atravessadores. Com o caminhão, estaremos estimulando a atividade da pesca e garantindo produto de qualidade aos consumidores”, frisou o prefeito.

O ‘Caminhão Feira do Peixe’ é um veículo totalmente equipado para garantir o transporte e armazenamento do peixe ainda fresco. As câmaras frigoríficas garantem o congelamento ideal para uma carga de até 3,5 toneladas. Projetado para permitir o acesso direto da população ao produto, a carroceria pode ser aberta na parte lateral facilitando a comercialização do pescado.

“A Paraíba tem tudo para ser uma grande produtora de pescado; tem condições para isso, gente de fibra que se dedica ao trabalho. Nós temos a obrigação, enquanto União, Estado e Municípios de dar condições para que essas pessoas possam trabalhar com dignidade. O caminhão, que hoje entregamos, deve funcionar com uma ‘peixaria ambulante’ levando em condições de saúde o pescado para a população”, ressaltou a ministra Ideli Salvatti.

Na ocasião de assinatura do termo, realizada no Largo da Gameleira, em Tambaú, a ministra Ideli Salvatti também distribuiu cinco ‘kits de feira do peixe’ para colônias de pescadores dos municípios de Aroeiras, Congo e Patos. A iniciativa tem a proposta de agilizar a comercialização do produto nessas localidades. Cada kit contém itens como facas apropriadas para corte do pescado, luvas, avental, tanque e balança. A ministra também visitou o Mercado de Peixe de Tambaú, construído e equipado pela PMJP, cuja obra foi entregue em 2009.

Nova Diretoria – O prefeito Luciano Agra também anunciou durante o evento que a PMJP deverá criar em breve uma Diretoria de Pesca e Aquicultura no quadro da futura Secretaria do Trabalho, Produção e Renda do Município, atualmente Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e da Produção.
“Com a iniciativa, queremos ampliar e melhor gerenciar nossas ações e propostas direcionadas ao setor da produção e comercialização da pesca na Capital”, ressaltou Luciano Agra.

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites