Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Em transmissão ao vivo pela internet, Ricardo apresenta equipe de Segurança e garante a redução dos índices de criminalidade em sua gestão



O governador eleito da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), apresentou a equipe que integrará a Segurança Pública do Estado e garantiu a redução dos índices de criminalidade em sua gestão. A afirmação foi feita na tarde desta terça-feira (14), através de entrevista coletiva realizada nas dependências do escritório de transição, situado no bairro de Mangabeira, em João Pessoa e transmitida ao vivo pela internet.

Ricardo Coutinho apresentou os onze profissionais que irão compor os quadros da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, encabeçados pelo delegado da Polícia Federal, Dr. Claudio Coelho Lima, que será o Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social.

Acompanhado do senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB), Ricardo afirmou que o critério usado para a escolha da equipe foi o diálogo. “Tivemos muitas conversas e entrevistas com as Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, na tentativa de integrar as forças que fazem a Segurança no Estado”, assinalou.

Planejamento – Segundo Ricardo, a melhoria na segurança e a diminuição dos índices de criminalidade – que aumentaram nesses últimos dois anos na Paraíba – passam pelo planejamento de ações, investimentos no setor e qualificação e aumento do número de policiais. De acordo com o governador eleito, os policiais precisam de remuneração decente e de qualificação profissional para executar melhor o seu trabalho.

Outro ponto defendido por Ricardo é o uso de tecnologia para combater o crime, com a instalação de câmeras de monitoramento em locais estratégicos das principais cidades do Estado. Para ele, locais estratégicos como Patos, Campina Grande e Região Metropolitana de João Pessoa, devem ser observados com maior preocupação.

“Se tivermos bons resultados progressivos nestas áreas, esta ação deverá causar um impacto positivo no desempenho da Segurança Pública do Estado. Além disso, pretendemos fazer com que haja uma maior interação entre polícia e comunidade, de forma semelhante como atuam os agentes comunitários de saúde”, ressaltou Ricardo Coutinho.

Redução da criminalidade – Para o delegado Cláudio Lima, indicado pelo governador eleito como Secretário da Segurança Pública e da Defesa Socisl, sua participação nesta equipe tem como meta principal a redução da criminalidade no Estado. “Temos a consciência de que este é um grande desafio, mas não mediremos esforços para integrar as ferramentas que possam atender nossa meta principal, que é reduzir os índices criminais presentes na Paraíba”, ressaltou.

O delegado afirmou ainda que, a partir da experiência que teve no estado de Pernambuco, onde obteve redução de mais de 12% nos índices de criminalidade, deverá realizar um mapeamento dos principais geradores de violência no Estado e, após realizado o diagnóstico, tomar as medidas cabíveis.

“Cada local tem a sua particularidade e singularidade. Um modelo aplicado em Pernambuco não deve ser aplicado aqui em sua totalidade. De lá, nós trazemos a experiência da redução da criminalidade. Nossa intenção é recuperar a visão de integridade do órgão policial, além de integrar as ações de repressão ao crime e de políticas públicas para evitar o crime e orientar o cidadão”, completou Cláudio Lima.

Nomes indicados – Além do Secretário de Segurança Pública, delegado Cláudio Lima; O comando da Polícia Militar fica nas mãos do Cel. Euller de Assis Chaves e o subcomando da PM, com o Cel. Washington França da Silva. O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros será o Coronel Jair Carneiro de Barros e o Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros, o Coronel Denis da Silva Nery. O cargo de Secretário Chefe da Casa Militar será do Coronel Fernando Antônio Soares Chaves e o cargo de Delegado geral da Policia Civil, do delegado Severiano Pedro Nascimento.

Para o Instituto de Polícia Científica, o Dr. Humberto Jorge de Araújo Pontes. Ocupando a cadeira de Secretária da Gerência Executiva de Polícia Civil Metropolitana, a delegada Daniela Vicuuna. Para ocupar o cargo de Delegado Regional de Polícia Civil da Segunda Região em Campina Grande, Dr. Wagner Paiva de Gusmão Dorta e, por fim, Dr. Cristiano Jacques de Lima Araújo foi indicado para o cargo de Delegado Regional de Polícia Civil da Quinta Região, que tem sede em Patos.

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites