Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Prefeito Luciano Agra (PSB) entrega mais 92 moradias a famílias carentes no Cristo


Na manhã deste sábado (14), o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), participou de um café da manhã na Comunidade Jardim Bom Samaritano, no bairro do Cristo Redentor. O evento marcou a entrega de 92 moradias a famílias que antes viviam em casas de taipa. As novas residências foram construídas no mesmo local das antigas, com recursos do Programa de Subsídio à Habitação (PSH).

Além de receber uma casa nova do governo, a comunidade do Jardim Bom Samaritano também terá o imóvel regularizado, já que, até então, poucos moradores apresentavam a escritura definitiva do antigo domicílio. Cada casa é composta de dois quartos, sala, cozinha e banheiro. O PSH é um programa do Governo Federal que, em parceria com o Governo Municipal, tem transformado casas de taipa em imóveis de alvenaria em mais de 40 bairros na Capital paraibana.

“Estamos trabalhando para diminuir o grande abismo que ainda existe entre as comunidades de João Pessoa. Com o PSH, um dos programas de habitação mais inteligentes do país, propiciamos uma moradia digna a quem antes morava em casas precárias ou de taipa, que são verdadeiras ciladas para quem vive nelas”, ressaltou Luciano Agra. Segundo ele, tanto o PSH quanto outros programas beneficiam não só com a entrega de casas, mas com infraestrutura, drenagem, esgotamento sanitário e equipamentos de lazer nos locais em que são construídos novos conjuntos residenciais.

Para a aposentada Maria das Mercedes de Araújo Silva, de 48 anos, beneficiada com uma casa pelo PSH, a maior diferença encontrada entre os dois tipos de moradia (taipa e alvenaria) pôde ser constatada na melhora de sua saúde. “Antes, eu vivia no hospital, porque a casa onde eu morava tinha muito buraco, papelão e poeira. Hoje eu vivo muito bem”, comemorou.

O PSH também leva em consideração as necessidades dos moradores. A casa de Ivanildo dos Santo s, 41, foi toda adaptada para permitir trânsito livre à mãe dele, que é cadeirante. “Esse programa mudou a nossa vida. Na casa de taipa, tudo era muito complicado, sem falar que ela vivia se desfazendo. A gente tinha sempre que emendar com alguma coisa. Agora é o paraíso”, disse ele.

Política habitacional – Quando o Governo Municipal criou a Secretaria de Habitação Social, em janeiro de 2006, já tinha em mente como desenvolver uma política habitacional em todos os bairros de João Pessoa. Pensando assim, buscou parcerias importantes e fundamentais para a implementação de programas habitacionais junto ao Governo Federal, sociedade civil e movimentos sociais. Em cinco anos, a realidade habitacional na cidade já é outra.

Atualmente, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) possui 3.272 empreendimentos em obras e 2.305 em processo de licitação, subsidiados pelo PSH. Além desses, tem também obras sendo financiadas pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”, o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites