Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Vereadora Sandra Marocos (PSB) discute mapa da violência e outras questões que afetam a juventude em Sessão Especial



O Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) foi movimentado na tarde da última terça-feira (24), durante sessão especial que discutiu o mapa apresentado pelo Ministério da Justiça sobre a violência e outras questões que afetam a juventude. A propositura foi da parlamentar socialista Sandra Marrocos (PSB).

Da tribuna da Casa Napoleão Laureano, Sandra Marrocos fez um panorama da realidade atual relativa a esta pauta. “No Brasil, são consideradas jovens pessoas com idade entre 15 e 29 anos, e é nesta faixa etária que está à população mais vulnerável, desemprego, evasão escolar e falta de formação profissional. Por isso, há necessidade de garantir ações permanentes voltadas para esse seguimento da sociedade”.

Adiante, a parlamentar comentou. “O assunto que nos trouxe hoje aqui é de interesse de toda a Juventude paraibana, uma vez que no início deste ano foi divulgado o Mapa da Violência 2011, através do Ministério da Justiça e, infelizmente, esses dados são preocupantes, uma vez que evidenciam a maior intensidade da vitimização do (a) jovem negro (a). A Paraíba é, proporcionalmente, o Estado que enfrenta sérios problemas não são positivos, pelo contrário, mais mata jovens negros e negras, sendo considerado pelo Mapa o estado mais racista da federação.

Ao final do discurso, Marrocos afirmou. “É importante ressaltar a parceria entre Estado e município, que juntos estão desenvolvendo ações intersetoriais que buscam garantir à juventude de nossa cidade e Estado, o direito à cidadania, educação, qualificação profissional, lazer, cultura, trabalho, renda, entre outros”. E concluiu. “É com este espírito que este mandato se coloca à disposição de toda a Juventude Paraibana, para que possamos construir coletivamente planos de ações possíveis, que ajudem a reverter este quadro desolador em que se encontra o nosso Estado no Mapa da Violência”.

A estudante de arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e assessora parlamentar da vereadora Sandra Marrocos (PSB), falou do índice da violência contra a mulher no mapa da juventude, que é em torno de vinte e cinco por cento, destas, treze por cento são mulheres lésbicas, adiante , Veronica Ismael fez uma reflexão sobre a necessidade de creches nas escolas onde acontecem as aulas do ProJovem. “A Secretaria de Juventude, em conjunto com a Secretaria de Educação poderiam se unir para instituir creches nas escolas que atendem alunos (as) do ProJovem, para que as jovens mães possam assistir suas aulas de forma mais tranqüila”.

O Coordenador do Diretório Central dos Estudantes da UEPB, Túlio Serrano avaliou a sessão. “Este momento foi importante como um espaço para a discussão e formulação de políticas públicas de juventude no combate ao extermínio e a violência contra os jovens”.

Já Silvia Patrícia Viana, da direção do DCE do campus V da UEPB ressaltou que é muito importante ser discutido essas questões nas escolas e em todos os órgão que envolva não só os jovens mas os pais, “uma vez que a educação começa em casa e se aprimora com a vida nas ruas e se nós jovens fizermos um trabalho de consciência hoje, isso poderá trazer um futuro bem melhor com menos preconceito e com menos violência, diminuindo assim o índice de mortalidade, seja pelo uso de drogas ou por preconceito, e também fazer um trabalho mais continuo com os jovens, adolescentes e crianças, sim crianças, pois estas estão cada vez mais se perdendo para o mundo”.

Gabinete conectado – A sessão especial marcou, ainda, o lançamento da página oficial do Gabinete Popular no Twitter. Através do endereço http://www.twitter.com/GabSMarrocos a população pode acompanhar o cotidiano do mandato popular da Vereadora Sandra Marrocos, além de comentar e sugerir propostas para a atuação da parlamentar na CMJP.

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites