Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

PSB anuncia para sábado ‘encontrão’ das oposições

O PSB da cidade de Bayeux irá reunir, no próximo sábado (5), os partidos que foram a base aliada do governador Ricardo Coutinho para em um grande encontro. Na pauta do evento, a discussão de uma nova conjuntura denominada de ‘Uma Nova Bayeux’.

Segundo o presidente do PSB de Bayeux, André Ribeiro, já confirmaram participação no encontro representantes de quase todas as legendas que integram a base do governador Ricardo Coutinho, como PTN, DEM, PRP e PDT.

Durante o encontro, o sindicalista Luciano Canuto, mais conhecido em Bayeux como Teté, deverá lançar seu nome como opção do grupo para as eleições de 2012. Segundo ele, o evento servirá para fortalecer um novo projeto para o município.

Para Teté, a atual administração deixou Bayeux em estado de total abandono. “O PSB repudia a atual gestão em Bayeux, porque trata-se de um prefeito (Jota Júnior, do PMDB) que não se preocupa com a cidade sob nenhum aspecto”, disse o sindicalista.

Assuntos do encontro
Teté adiantou ao Paraíba Já os temas que serão destaque no evento do PSB de Bayeux no próximo sábado: “Trataremos de assuntos que são de interesse de toda a população de Bayeux, sobretudo nas ares de Saúde e Segurança Pública. Vamos tratar, também, da construção do binário da Avenida Liberdade, que é um prioridade do governo de Ricardo para Bayeux”

sábado, 29 de janeiro de 2011

PSB convoca sociedade para exigir diplomação do Casal Capiberibe




A Direção Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) conclama toda a sua militância e a sociedade em geral a aderir ao abaixo assinado online que será enviado para as presidências da República, do Supremo Tribunal Federal, do Senado e da Câmara dos Deputados, reafirmando a decisão soberana dos eleitores do Amapá, que elegeram Janete Capiberibe, deputada federal pela terceira vez e João Capiberibe, senador pela segunda vez.

O PSB reitera a importância da diplomação do senador João Alberto Rodrigues Capiberibe e da deputada federal Janete Capiberibe, ambos políticos íntegros, dignos e Ficha Limpa. A diplomação desses dois socialistas históricos é fundamental para a manutenção da soberania do processo eleitoral democrático.

Janete Capiberibe foi reeleita com a maior votação que um deputado federal alcançou na história política do Amapá: 28.147 votos. João Capiberibe contou com a aprovação, o reconhecimento e a confiança de nada menos que 130.411 eleitores.
O PSB não aceita que ambos sejam novamente penalizados por um julgamento político, que procura sustentar-se em uma farsa.

Acesse o link abaixo para assinar.
http://www.justicaparaoscapiberibes.com.br/index.php

Direção Nacional
Partido Socialista Brasileiro (PSB)
Histórico

Em 2004, os mandatos da deputada federal Janete Capiberibe e do senador João Capiberibe, parlamentares do PSB do Amapá, foram cassados por suposta compra de votos.

Logo depois das eleições de 2002, os dois foram acusados pelo PMDB de terem comprado dois votos por R$ 26, pagos em duas parcelas. O Ministério Público Eleitoral não acatou a denúncia e o TRE do Amapá os absolveu.

O PMDB recorreu ao TSE, que reformou a decisão do TRE do Amapá, apesar das evidências de que tudo não passava de uma farsa.

Os socialistas recorreram ao STF, onde, após sessão conturbada que terminou empatada, foi decidida a confirmação da sentença do TSE, pelo voto do presidente da Corte, desprezando o princípio pró-réu.

Mais da metade dos senadores reagiu no plenário do Senado contra a decisão do STF, por achá-la esdrúxula. Mesmo assim, as duas Mesas Diretoras do Congresso Nacional, em respeito, cumpriram a decisão.

Agora, seis anos depois, por conta da Lei Ficha Limpa, novamente o TSE reforma uma decisão do TRE do Amapá que deferiu o registro de Janete e João.

Janete, que em 2006 havia sido eleita novamente deputada federal com a maior votação proporcional do país, foi reeleita, mantendo o título de deputada mais votada do país.

João Capiberibe foi eleito senador derrotando novamente o político que se beneficiou de sua cassação em 2004.

Pois foi baseado nesta farsa, que o TSE negou os registros das candidaturas de Janete e João Capiberibe e os considerou inelegíveis.

Vale lembrar, que a sentença de cassação dos mandatos de João e Janete em 2004 não incluiu a inelegibilidade, tanto que Janete se reelegeu deputada federal em 2006, sendo a mais votada proporcionalmente no país, e João, neste mesmo ano, disputou a eleição para o Governo do Amapá.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ibama e Funasa são os órgãos pleiteados junto à presidente Dilma pelo PSB na Paraíba

"O partido dispõe, na Paraíba, de bons nomes para integrar órgãos ligados aos setores de saúde e meio ambiente".


Saúde e Meio Ambiente. Estas são as duas áreas onde o Partido Socialista Brasileiro (PSB), na Paraíba, reivindicará cargos do governo federal. Segundo Edvaldo Rosas, presidente da legenda no estado, o partido pretende sugerir à presidente Dilma Roussef (PT) nomes técnicos para estas duas áreas. Ele considera natural que a legenda busque cargos federais, já que trabalhou pela eleição da petista. Na partilha do bolo, na Paraíba, a legenda concorre principalmente com o PT e o PMDB, que foram adversários dos socialistas na disputa pelo governo, em 2010.

Sem dar muito cartaz para a "briga" por cargos na base aliada de Dilma, Rosas informou que estará indo a Brasília, na próxima semana, para participar de uma reunião com a direção nacional do partido que tem, entre outros objetivos, justamente o debate sobre a distribuição de cargos federais. "Vamos discutir como será a representação nos estados", disse.

Segundo Rosas, o partido dispõe, na Paraíba, de bons nomes para integrar órgãos ligados aos setores de saúde e meio ambiente. O fato de o PSB ser hoje governo no estado, pode facilitar um intercâmbio entre órgãos estaduais e federais dessas duas áreas. É o caso do Ibama, por exemplo, cuja direção pode trabalhar em parceria com a Sudema, do governo do estado. Incluídos nas duas áreas pretendidas, além do Ibama, está a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O comando dos dois órgãos, na Paraíba, está historicamente nas mãos do PT e do PMDB.

Rosas lembrou que o partido apoiou a candidatura de Dilma Roussef à Presidência da República em todo o país. Chegou, inclusive, a abrir mão da candidatura do socialista Ciro Gomes para apoiar a então candidata petista. "Acredito que os partidos da base aliada, que apoiaram a candidatura de Dilma, devem, sim, reivindicar espaço na distribuição de cargos do governo federal. Nenhum partido da base aliada deve ficar de fora, mas também não deve indicar um nome só por indicar. Há que se ter critérios técnicos na indicação dos nomes", comentou.

Para Rosas, o fato de ser governo no estado, faz com que seja importante para o PSB ter cargos federais também. Segundo ele, a indicação dos integrantes do partido significa uma distribuição da co-responsabilidade para os aliados participarem do governo petista. "É uma forma de cobrar e ser cobrado, dentro de uma parceria que contou com o respaldo popular", observou.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ricardo garante que folha do Estado será paga em fevereiro; data provável está dentro da lei


Governador anuncia pagamento de servidores até o quinto dia útil do mês seguinte, como prevê a legislação.

Foi pelo Twitter que Ricardo Coutinho (PSB) respondeu, já na tarde desta quinta-feira (27), a pergunta de um internauta a respeito do pagamento dos servidores. Nos últimos anos este pagamento vinha acontecendo até o último dia "dentro do mês trabalhado".

O governador Ricardo Coutinho disse hoje na rede social Twitter que a folha de pagamento dos servidores do Estado será paga até o quinto dia útil de fevereiro. A data provável é dia 7.

Mas apesar do "atraso", e é preciso explicar as aspas dizendo que para a lei o pagamento até o quinto dia útil do mês seguinte é regular, essa ainda pode ser considerada uma boa notícia, já que com tantas medidas de redução de gastos e ainda a incerteza de quem faz ou não parte da folha, será bom receber o pagamento. Mais cedo, ou mais tarde.

“Diferente dos governos passados, não sou de divulgar calendário, mas sempre paguei salários em dia”, disse o governador na ocasião.

Veja reprodução do diálogo do governador no Twitter:

Wellington Coutinho @realrcoutinho senhor governador quando será o pagamento do estado?

Ricardo Coutinho @ @WellingtonCouti começo de fevereiro, ate o quinto dia util

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Edvaldo garante que ‘infiéis’ ou saem do partido ou serão expulsos

O presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, voltou a declarar nesta quinta-feira (27) que espera que os chamados infiéis (que apoiaram a candidatura do peemedebista José Maranhão) se retirem do partido para que não precisem ser expulsos da legenda. Entre eles estão o prefeito de Cajazeiras, Léo Abreu, e os prefeitos de Taperoá, Mamanguape e Cabaceiras.

“Seria mais ético se eles pedissem para sair, já que foram eles que criaram a situação”, afirmou Rosas. De acordo com o presidente do Partido Socialista, caso os infiéis não saiam espontaneamente, será aplicado o estatuto partidário: “Nós estamos apresentando a possibilidade deles optarem por outro caminho, já que na prática já fizeram isso. Se não quiserem, vamos aplicar o estatuto que prevê suspensão e até desfiliação do partido”.

Edvaldo Rosas também afirmou que não há mais espaço dentro do partido para os que não apoiaram a candidatura de Ricardo Coutinho (PSB): “Alguns dizem que querem permanecer. Ora, podem permanecer, mas dentro de outro espaço político. Não vamos dar agora guarita a infiéis, se no momento em que o partido mais precisou eles optaram por outro caminho”.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

PSB discutirá com Dilma Rousseff a ocupação de cargos federais no Estado



O presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, viajará na próxima quinta-feira (27), a Brasília (DF), para discutir ocupação de cargos federais no Estado. Parceiro a nível nacional do PT, os socialistas querem uma maior participação no governo da presidente Dilma Rousseff. “A participação do PSB no governo é uma forma de colaborar com a administração federal. Uma parceria que foi feita desde o início da campanha eleitoral”, frisou.

Além de ocupar a direção da Conab, o partido deseja almejar alguns cargos no Estado, entre eles, a Funasa, e tantos outros, que preferiu não revelar. Segundo ele, a indicação dos integrantes do partido, significa uma distribuição da co-responsabilidade para os aliados participarem do governo petista. “É uma forma de cobrar e ser cobrado, dentro de uma parceria que contou com o respaldo popular”, observou.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ao lado de Ricardo Coutinho, Luciano Agra anuncia desapropriação e medidas emergencias para a comunidade Riachinho



O prefeito Luciano Agra (PSB) visitou na manhã desta segunda-feira (24) as famílias da comunidade Riachinho, no Jardim 13 de Maio, atingidas pelas fortes chuvas que caíram na Capital na semana passada. Durante a visita, o prefeito, que esteve acompanhado do governador Ricardo Coutinho (PSB), assinou o decreto de situação de emergência para a comunidade, garantindo que a Prefeitura Municipal de João Pessoa possa adotar medidas legais em caráter de urgência, dispensando alguns prazos pré-estabelecidos pela Justiça. Luciano Agra também anunciou que a prefeitura vai construir nos próximos meses cerca de 100 casas para abrigar as famílias que estão em moradias de situação de risco na comunidade.

"Estamos dando uma prioridade máxima a todas as ações que possam evitar novos transtornos aos moradores dessa comunidade ribeirinha ou em outra situação de risco em caso de chuvas mais fortes, como aconteceram na última semana. Com o decreto, vamos poder garantir uma agilidade no trabalho que já começou a ser realizado por equipes de várias secretarias do governo municipal; entre elas, iniciar o processo que irá resultar em novas 100 moradias para transferência dos moradores que estão em situação de maior risco no Riachinho. Não queremos mais apenas ações paliativas, mas encontrar também soluções definitivas para essas comunidades", ressaltou o prefeito.

Luciano Agra também anunciou que a prefeitura vai intensificar os trabalhos de desassoreamento do Riacho do Peixe, que corta a comunidade, e também serviços de drenagem e desobstrução das galerias pluviais que dão acesso à avenida desembargador Boto de Menezes, que teve parte da vida inundada pelas águas da chuva.

Sobre a construção das novas casas para os moradores do local, o prefeito explicou que a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, deve concluir um novo cadastramento das famílias que serão transferidas às novas moradias. As casas serão construídas pelo Programa de Subsídio Habitacional (PSH) em um dos terrenos já avaliados pela Prefeitura, disponíveis no próprio Jardim 13 de Maio. "Após resolvermos a questão da aquisição do terreno, as obras devem começar no prazo de 10 dias. E além das unidades habitacionais, queremos garantir também toda a parte de infraestrutura e urbanização da nova área, com investimentos próprios do município, disponíveis para aplicação em obras de interesse social como nesta situação", reforçou o prefeito.

Ações - Desde a última semana, várias equipes da PMJP estão atuando na comunidade para evitar novos problemas com as chuvas que continuam a cair na Capital. O trabalho intersetorial na área está envolvendo equipes da Defesa Civil do Município, Emlur, Guarda Municipal, e das Secretarias de Desenvolvimento Social, Infraestrutura, Habitação Social, Meio Ambiente e Planejamento. As equipes da Emlur, por exemplo, continuam com obras de limpeza do riacho e nas áreas de acesso à comunidade. Nas próximas semanas, devem ser colocados também coletores nas áreas de difícil acesso às equipes da prefeitura para que os moradores passem a garantir um destino adequado ao lixo doméstico, que continua sendo jogado a céu aberto e entupindo as galerias.

Na Escola Estadual Maria Quitéria, o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social tem garantido assistência às seis famílias do Riachinho que estão abrigadas no colégio, com entrega de cestas básicas e colchões. Uma equipe do Centro de Cidadania também irá disponibilizar o acesso a retirada de documentos por parte desses moradores e de toda a comunidade. "Estamos sendo muito bem assistidos pela prefeitura", comentou a moradora Emília Ferreira. A Prefeitura Municipal de João Pessoa também continua recebendo doações para as famílias desabrigadas, como roupas, materiais de higiene pessoal e alimentos no estande do projeto 'Atitude Verão', na Praia de Tambaú.

Parceria - Durante a visita ao local, o governador Ricardo Coutinho garantiu que toda a estrutura do Governo do Estado também estará disponível para dar assistência às famílias que estiverem em situação de risco devido às chuvas nas comunidades de João Pessoa.

A visita do prefeito Luciano Agra também foi acompanhado por várias secretários e técnicos da administração municipal. Equipes da Defesa Civil do Estado e do Corpo de Bombeiros também estiveram na comunidade do Riachinho durante toda a manhã desta segunda-feira.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Ricardo reúne secretariado e planeja próximos 100 dias


O governador Ricardo Coutinho (PSB) realizou a segunda reunião com toda a equipe secretariado na manhã deste domingo (23). O encontro serviu para que fosse apresentado um diagnóstico sobre a situação encontrada em cada pasta e para traçar os eixos de atuação do Governo nos próximos 100 dias de gestão. “Já conseguimos detectar as prioridades em cada setor, agora é chegado o momento de começarmos a executar as obras e as ações necessárias”, afirmou o governador.

A reunião aconteceu no auditório da Cinep, na Capital, e contou com a participação do vice-governador, Rômulo Gouveia (PSDB), dos secretários de Estado, dos secretários executivos e dos gestores dos órgãos da administração indireta.

Mesmo com o Estado mergulhado em uma série crise financeira, Ricardo Coutinho pediu aos auxiliares que buscassem mecanismos para dar início a execução dos projetos previstos no Plano de Governo apresentado à sociedade. “Esse Governo foi eleito para fazer as mudanças necessárias para trazer desenvolvimento, crescimento econômico e gerar qualidade de vida ao povo da Paraíba. Nós não abrimos mão disso”, comentou.

Os secretários apresentaram de forma resumida o quadro atual dos órgãos que gerenciam, além de anunciar algumas metas e ações que serão implantadas nos próximos meses e de sugerir saídas para o equilíbrio financeiro do Estado.

O governador estabeleceu um prazo de 72 horas para os dirigentes encaminharem ao seu gabinete o que apresentaram na reunião. Ele lembrou que será a partir desse material que serão traçados os eixos de atuação do Governo nesse primeiro trimestre do ano. Essas diretrizes serão reunidas e expostas na próxima reunião do secretariado, juntamente com o estabelecimento de metas para conclusão. A nova reunião ainda não tem data definida para acontecer.

Essa foi a segunda vez que o governador Ricardo Coutinho reuniu toda a equipe do primeiro escalão do Governo. A primeira reunião aconteceu no dia 2 de janeiro, no auditório do Centro de Ensino da Polícia Militar. Nesse intervalo, o governador realizou reuniões setoriais.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PSB apoia candidatura de Marco Maia à presidência da Câmara


O Partido Socialista Brasileiro (PSB) formalizou o apoio à candidatura do petista Marco Maia (RS) à presidência da Câmara Federal. O anúncio foi feito, em Recife (PE), após reunião entre o parlamentar, o governador de Pernambuco e presidente Nacional do Partido, Eduardo Campos, o líder do PSB na Câmara, Rodrigo Rollemberg (DF), além de vários líderes do PT e demais deputados.

Para Rollemberg, a união em torno de um candidato único é muito importante nesse momento. "É bom que a base esteja unida, nesse início de governo Dilma, para construir uma agenda comum e, certamente, mais positiva para o País". O socialista ressaltou que a decisão também respeita a proporcionalidade. "O partido com o maior número de deputados vai presidir a Câmara, respeitando a vontade popular".

O deputado afirmou, ainda, que o candidato Marco Maia deve ter o apoio de toda a bancada do PSB na Casa. "Minha expectativa é a de termos os 34 votos do partido a favor dele". Segundo Rollemberg, o partido provavelmente ocupará a 4º secretaria da Mesa Diretora e a presidência de uma comissão, ainda não definida.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Vereador Paulo Sérgio (PSB) contesta insatisfação de João Henrique com as nomeações do Governador Ricardo Coutinho no Cariri



O Presidente da Câmara Municipal de Monteiro, Vereador Paulo Sérgio de Lima (PSB), encaminhou nota às redações dos portais de notícias da região do cariri na tarde desta terça-feira (18), com o intuito de reparar a informação que vem sendo divulgada de forma, segundo ele, equivocada, quanto ao resultado das eleições no Cariri.

Na última sexta-feira (14/01), o Deputado João Henrique enviou ofício ao Palácio solicitando a desconsideração de todas as indicações políticas por ele realizadas. Após essa comunicação, segundo o Deputado, em uma reunião o Governador manifestou interesse na manutenção da “regra histórica”, onde o Deputado majoritário da região indicaria as nomeações. João Henrique sinalizou no sentido de ser ele o Deputado mais votado do Cariri e, por isso suas indicações teriam maior peso.

Paulo Sérgio afirmou que, “Segundo os dados do TSE, a informação de que o deputado João Henrique (DEM), seria o majoritário na região do cariri não procede. Apesar de eleito com uma votação expressiva no estado, o deputado obteve apenas 8.738 votos na região enquanto o deputado estadual Assis Quintans (DEM), obteve a votação de 13.344 votos na região, sendo o majoritário de fato e de direito no Cariri”, concluiu.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Vereadora Sandra Marrocos (PSB) defende meia passagem para toda a população aos domingos


Durante entrevista no programa ‘Debate sem Sensura’ da rádio Sanhauá, apresentado pelo comunicador Antonio Malvino e produzido por Joacil Silva, na tarde da última segunda-feira (17) a vereadora Sandra Marrocos (PSB) adiantou que no próximo semestre legislativo, apresentará Projeto de Lei instituindo a meia passagem nos ônibus da capital para toda a população, nos dias de domingo.

Segundo a parlamentar socialista, a iniciativa surge “como forma de proporcionar aos trabalhadores e trabalhadoras e aos seus filhos e filhas, condições de locomoção e lazer durante o final de semana”. A vereadora explicou que o projeto da tarifa reduzida é uma bandeira de luta de diversos movimentos populares de João Pessoa e já foi implantado em outras capitais, a exemplo de Porto Alegre e Goiania.

Além desta iniciativa, bastante elogiada pela população que interagiu com o programa por telefone, é uma necessidade real na Capital, a parlamentar ressaltou que durante este ano, o mandato representado por ela, mantém a mesma linha de atuação, sendo balizado na construção coletiva e na interlocução permanente com os movimentos sociais organizados.


Equidade de Gênero – Outra temática abordada durante o programa radiofônico foi a política de equidade de gênero e combate à violência contra a mulher, que segunda a vereadora, para ser realmente implementada, deve contar com Casas Abrigos em todo o Estado, implementando parcerias com instituições públicas e com a sociedade civil organizada, “além de necessariamente, contar com uma equipe capacitada com a presença de profissionais como assistentes sociais, psicólogos (as), terapeutas e profissionais de saúde”.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Prefeito Luciano Agra (PSB) convoca aprovados no concurso da Educação



84 profissionais já começam a trabalhar no próximo dia 3 de fevereiro

O prefeito Luciano Agra convocou nesta terça (18) mais 84 aprovados no concurso público da Educação. Passam a compor o quadro da rede municipal de ensino mais sete professores de artes cênicas, dois de artes visuais, 15 de educação física, dois de geografia, oito para música e mais 50 professores da Educação Básica I. Os profissionais já começam a trabalhar no ano letivo, que começa no próximo dia 3 de fevereiro.

A lista dos convocados será divulgada nesta quarta (19) pela Secretaria de Administração e será publicada no portal da Prefeitura de João Pessoa (www.joaopessoa.pb.gov.br).

A expectativa é de que até o final desse ano a Prefeitura de João Pessoa convoque os 204 aprovados que ainda estão na lista de espera. O concurso foi realizado em dezembro de 2007, com oferta de 991 vagas, em 15 cargos. O prazo de validade é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Padre Adelino corre o risco de ser expulso do PSB

O presidente do Diretório Municipal de PSB de João Pessoa, Ronaldo Barbosa, revelou na tarde desta segunda-feira (17), que vai solicitar da Comissão de Ética do partido a abertura de processo para analisar a possibilidade de expulsão do ex-vereador Padre Adelino da legenda socialista.

Segundo o presidente Ronaldo Barbosa, o ex-vereador teve um comportamento antiético durante o processo eleitoral de 2010. “Além de ter sido nomeado para o Governo Maranhão III sem o consentimento do partido, Adelino fez campanha aberta contra o candidato a governador do PSB, contrariando assim, a resolução 001 de 2010, do Diretório Nacional, que dizia expressamente que, ‘os parlamentares em qualquer nível deveriam votar nos candidatos do partido’. Como suplente de vereador, ele descumpriu a resolução”, observou o dirigente socialista.

Nesta segunda, Padre Adelino admitiu recorrer à Justiça Eleitoral para ficar com o mandato que será deixado pelo vereador e deputado estadual eleito Edmilson Soares (PSB), na Câmara Municipal de João Pessoa. A vaga natural, no entanto, é do primeiro suplente da coligação, Pastor Edmilson Soares (PRB).

“Quer dizer que o PSB serve para Adelino conquistar um mandato, mas não serve para ter um candidato próprio a governador? Ele não seguiu as orientações partidárias e agora que usar o partido. Sem dúvidas, trata-se de um comportamento extremamente contraditório”, enfatizou o presidente Ronaldo Barbosa.

FONTE: Paraíba Já

sábado, 15 de janeiro de 2011

Fale conosco

Endereço: Parque Solon de Lucena nº 336 – Centro
João Pessoa – PB
CEP: 58013-130
E-mail: psb.paraiba@gmail.com

Tel\Fax.: (83) 3241-3323 - PSB

ONU declara 2011, Ano Internacional para Descendentes de Africanos



No dia 12 passado, a ONU definiu 2011 como Ano Internacional para Descendentes de Africanos. Para o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, “o evento pretende reforçar o compromisso político para erradicar a discriminação a descendentes de africanos, que estão entre os que mais sofrem com o racismo, além de ter negados seus direitos básicos à saúde de qualidade e educação em todo o mundo. A iniciativa também quer promover o respeito à diversidade e herança culturais”.

Pontuou que “a comunidade internacional já afirmou que o tráfico transatlântico de escravos foi uma tragédia apavorante, não apenas por causa das barbáries cometidas, mas pelo desrespeito à humanidade”, e informou que, no centro das atividades da celebração, está Durban 2001 (Declaração e Programa de Ação de Durban, reiterados na Conferência de Revisão de Durban, em Genebra, em 2009, que insta os governos a adotarem metas de integração e promoção da equidade racial, objetivando assegurar, em todos os aspectos, a integração total de afrodescendentes).

Frisou que “a comunidade internacional não pode aceitar que comunidades inteiras sejam marginalizadas por causa da sua cor de pele”. A missão do Brasil na ONU declarou que a celebração do Ano Internacional para Descendentes de Africanos é “uma ocasião para chamar atenção para as persistentes desigualdades que ainda afetam essa parte importante da população brasileira”.

Reproduzimos um comentário lapidar em resposta a quem acha a iniciativa da ONU desnecessária, sob o argumento enviesado de que divide a luta dos oprimidos: “Entendo a iniciativa como uma política importante de combate ao racismo. Acredito que os governos ainda fazem pouco para eliminá-lo. Sem falar que ainda confundem racismo com exclusão social, com pobreza. Ocorre que entre pobres de todas as raças que são excluídos e discriminados, aos pobres brancos ainda lhes resta a branquitude como um bem e um valor nas sociedades racistas como a nossa. Aos pobres pretos e afrodescendentes em geral, só lhes resta a vitimização do racismo” (Francisco Aniceto, no Site Lima Coelho, 22.12.2010).

Em “Superação do racismo e da xenofobia exige faxina ética” está escrito que: “Como acreditar na boa-fé se o governo, que diz apoiar o Estatuto (da Igualdade Racial), nega se a conferir lastro financeiro específico (Fundo de Promoção da Igualdade Racial) para a implementação de políticas antirracistas? A recusa é uma explicitação de que os recursos públicos são considerados como algo privado, de que o governante do momento pode dispor ao seu bel-prazer, inclusive para manter o status quo racista” (O TEMPO, 18.11.2008). Desde então, muita água rolou e foi aprovado o Estatuto da Igualdade Racial (16.6.2010). Apoio sem recursos não é decisão política, é retórica.

Espera-se que a ministra Luíza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), tenha respaldo para enfrentar a agenda oculta do racismo, no âmbito do governo e da sociedade, visibilizando a iniciativa da ONU como um dos pilares do processo de refundação da Seppir; destacando o seu papel de estimuladora de mudanças de padrões culturais, pois o combate sem tréguas ao racismo explícito e oculto é um problema pertinente a um projeto de nação que deseja ser “um país para todos e todas”.

É impossível concretizar a consigna “para o Brasil seguir mudando” sem a decisão política de eliminar o racismo de modo consistente e cotidiano.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Bira rebate acusações e diz que Guilherme Almeida fez parte do caos que o Maranhão III deixou na Paraíba


"Ele não tem direito de fazer nenhuma crítica, afinal, foi um dos responsáveis pelo caos que se formou no governo anterior”. O recado foi do vereador Ubiratan Pereira, Bira, que nesta sexta-feira (14), rebateu as acusações do deputado estadual Guilherme Almeida (PSC), com relação às medidas do governador Ricardo Coutinho (PSB). Para o parlamentar o deputado campinense deveria ter combatido na época os desmandos do ex-governador, quando usou de todas as formas a máquina administrativa para conseguir a reeleição. “As advertências deveriam ser feitas na época, por ocasião dos desmandos que estavam sendo feitas para conseguir de todas as formas vencer o pleito estadual. Fica sem moral para criticar a nova administração”, frisou.

Sobre as medidas adotadas por Ricardo Coutinho, o vereador socialista afirmou que são necessárias para viabilizar a Paraíba. Segundo ele, o governador precisa resgatar o caráter público e administrativo, buscando recuperar, sanar as finanças, colocar ordem na casa e poder fazer investimentos no Estado. “Não tinha outra alternativa a não ser tomar medidas duras e necessárias para encontrar um equilíbrio financeiro para que a Paraíba possa voltar a crescer. Acredito que em breve espaço de tempo a população poderá ver melhorias em todos os recantos do Estado”, avaliou o socialista.

Com relação as eleições de 2012, Bira enalteceu o trabalho que o prefeito Luciano Agra (PSB), vem desenvolvendo e e se tornando uma grande liderança para postular a sua indicação a reeleição. De acordo co m o vereador, o partido tem totais condições de continuar comandando os destinos da Capital paraibana. “Temos um prefeito que vem dando continuidade ao trabalho iniciado pelo governador Ricardo Coutinho, se destacando com obras em todos os bairros de João Pessoa. Ele tem todo direito de galgar outro mandato pelo seu perfil e trabalho que vem desenvolvendo na atual administração”, explicou.

FONTE: Paraíba Já

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Luiza Erundina (PSB) defende nova lei geral de comunicação


A elaboração de uma nova lei geral para as comunicações, anunciada pelo novo ministro Paulo Bernardo como uma das prioridades para o setor, já causa divergências entre deputados antes mesmo de chegar à Câmara. Alguns deputados defendem a proposta, enquanto outros acreditam que bastam ajustes na legislação atual. O anteprojeto, que regulamentará a radiodifusão (rádio e TV) e as telecomunicações, ainda está sendo discutido pelo Executivo e não tem data para chegar ao Congresso.

O líder do DEM na Câmara, deputado Paulo Bornhausen (SC), e o deputado Walter Pinheiro (PT-BA) consideram que não é necessário elaborar uma nova lei geral para o setor. Eles defendem ajustes pontuais. “É preciso fazer uma atualização da legislação, aprovando novos marcos regulatórios para cada área. Se passarmos quatro anos discutindo um calhamaço, não conseguiremos fazer nada”, diz Pinheiro. “Fazer pequenas correções nas leis ou extinguir partes das leis existentes será mais eficaz”, complementa Bornhausen.

Pinheiro reitera, porém, a necessidade de se reformar a legislação para o setor de rádio e TV, de forma a adaptá-la à convergência tecnológica e tornar o processo de outorgas de licenças para os serviços mais transparente. O setor é regulado atualmente pelo Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei 4.117/62).

Prioridade

Já o deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE) considera que uma nova lei geral para as comunicações deveria ser medida prioritária para o novo governo. “A pauta do novo ministro está em sintonia com as urgências do setor, mas o novo marco regulatório é mais importante, pois abrangerá os outros assuntos”, disse. “Já existe um acúmulo de conhecimento na Casa para que a discussão avance com celeridade”, complementou.
Segundo Lustosa, poderiam auxiliar na elaboração da nova lei geral, por exemplo, o relatório final da Subcomissão Especial de Outorgas e Concessões de Radiodifusão, que funcionou entre 2007 e 2008, e o estudo “Alternativas de Políticas Públicas para a Banda Larga”, desenvolvido pelo Conselho de Altos Estudos.

Concessões a parlamentares

A deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que é favorável a uma lei geral para o setor, acredita que o número elevado de parlamentares detentores de concessões de rádio e TV dificulta a reforma das leis de comunicação. Uma das medidas que constará no anteprojeto do governo será justamente a regulamentação do dispositivo constitucional que proíbe parlamentares de serem donos de rádios e TVs. Segundo levantamento do jornal Folha de S. Paulo, 61 parlamentares que tomarão posse em fevereiro são sócios ou donos de emissoras.

O deputado Ratinho Júnior (PSC-PR) concorda com a restrição, mas recomenda cautela na análise do vínculo do político com os meios de comunicação. "Se o político for dono, obviamente que interesses pessoais influenciarão as decisões, principalmente se [o parlamentar] fizer parte da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática”.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Roseana Meira (PSB) rebate nova secretária Tatiana Medeiros: “saúde de Campina Grande é feita somente de cal e tinta”


A secretária de Saúde de João Pessoa, Roseana Meira, rebateu as declarações da nova secretária de saúde de Campina, Tatiana Medeiros, e disse que em Campina o estado é de calamidade.

Roseana disse que Tatiana vai ter que primeiro tomar conhecimento dos problemas de sua secretaria, então irá encontrar as fragilidades e definiu a situação da saúde em Campina Grande. “Hoje a saúde em Campina Grande está abandonada, é cal e tinta, uma calamidade”.

A secretária da Capital afirmou que o Governador estava certo em criticar a situação do Hospital Regional de Campina, que para ela, é uma calamidade, mas disse esperar que a nova secretária dê atenção a unidade hospitalar.

Roseana revelou que João Pessoa faz vários atendimentos a campinenses e que Capital é quem presta o melhor serviço de saúde do Estado.

Sobre a ausência de médicos em PSFs, Roseana argumentou que isto é uma realidade nacional, mas que incomoda a secretaria. Ela disse dos 180 PSFs da cidade, 20 estão com carência de médicos e novamente rebateu as declarações de Tatiana, dizendo que a secretaria campinense não deveria está aumentando os problemas da capital para ofuscar o da cidade.



FONTE: MaisPB.com.br

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

“Disputo a PMJP até com Obama”, diz Luciano Agra (PSB)


“Não sou homem de fugir da responsabilidade e disputo com quem quer que seja, pode ser até com Barack Obama”. A declaração foi dada pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), ao confirmar nesta segunda-feira (9), que será candidato à reeleição em 2012.


Até então comedido quando o tratava de sua possível reeleição, o prefeito Luciano Agra decidiu partir para o ataque, ao ser questionado sobre a nota emitida pelo deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), recriminando o posicionamento do vice-governador Rômulo Gouveia (PSDB), que na semana passada defendeu, publicamente, o apoio da legenda tucana ao projeto de reeleição do socialista.


“O deputado Ruy Carneiro deve ter seus motivos, até porque foi o primeiro candidato a prefeito derrotado pelo hoje governador Ricardo Coutinho, observou Agra.


Sobre a quantidade de candidatos que prefere enfrentar nas urnas em 2012, o prefeito de João Pessoa foi enfático: “Quanto mais candidatos melhor!”


FONTE: Paraibaja.com.br

sábado, 8 de janeiro de 2011

Vereadora Sandra Marrocos (PSB) recebe título de ‘Madrinha das Rádios Alternativas’


Convidada pela diretoria da Associação Paraibana de Rádios Alternativas a Cabo (Aprac), a vereadora Sandra Marrocos (PSB) participou na tarde da quarta-feira (5) da cerimônia de confraternização que lhe conferiu o título de ‘Madrinha das Rádio Alternativas da Paraíba’. A solenidade contou com a participação de representantes do poder público e de rádios alternativas.

Durante o evento, a parlamentar agradeceu a honraria e falou da importância das rádios alternativas na democratização da informação. “Esse modelo de comunicação é fundamental na nossa sociedade, pois atinge diretamente a população, podendo ser um canal de cidadania e participação popular na luta pelo fim das desigualdades sociais”, declarou.

A vereadora antecipou que, ao longo deste ano cobrará agilidade no projeto de lei de autoria do Poder Executivo, atualmente em tramitação na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), que regulamenta as rádios alternativas a cabo. “Daremos atenção especial e agilidade no andamento do projeto, buscando a sua aprovação junto aos demais parlamentares”, afirmou.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Vistoria encontra caos na infraestrutura do “Amigão”; local serve de moradia para desabrigados


Se o Campeonato Paraibano e a Copa do Brasil de Futebol fossem iniciados hoje, o Estádio Ernani Sátyro (“Amigão”), de Campina Grande, estaria completamente “fora do jogo”. Durante inspeção realizada na tarde desta quinta-feira (6), o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Fábio Maia (PSB), constatou que a situação do “Amigão” é ainda pior do que a encontrada no Estádio José Américo de Almeida (“Almeidão”), de João Pessoa, onde toda a estrutura (física, hidráulica, elétrica e de apoio) apresenta problemas tão sérios que colocam a praça de esportes em situação de caos absoluto.

Acompanhado da presidente da Federação Paraibana de Futebol, Rosilene Gomes, dirigentes de clubes esportivos e profissionais de imprensa, Fábio Maia encontrou no “Amigão” uma praça de esportes inteiramente sucateada, com estruturas hidráulica e elétrica danificadas, vestiários com chuveiros quebrados e apresentando vários pontos de alagamento, gramado em péssimas condições de utilização, inclusive com várias partes esburacadas; e tudo isso a exatamente um mês do início do Campeonato Paraibano de Futebol e da Copa do Brasil.

Além dos problemas de infraestrutura, que incluem obras paralisadas na área do estacionamento, o secretário também encontrou no “Amigão” uma família de desabrigados que mora no Estádio por iniciativa da Defesa Civil do Município. Em setembro do ano passado, numa situação de emergência, o órgão municipal relocou para as dependências do “Amigão” cinco famílias, mas apenas quatro foram depois encaminhadas para outros locais.

Providências – Dentro da determinação do governador Ricardo Coutinho no sentido da recuperação de todos os espaços públicos, respeitada a capacidade financeira do Estado, o secretário Fábio Maia informou que o levantamento da situação desses espaços está sendo feito com a maior celeridade possível, e que logo estará encaminhando à Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) um relatório detalhado de tudo o que for levantado. De posse do documento, os técnicos da Suplan poderão traçar um plano emergencial de recuperação dos Estádios.

“As dificuldades são inúmeras, os recursos são difíceis, mas nós vamos fazer o possível para agilizar a recuperação desses estádios”, acrescentou Fábio Maia, referindo-se especialmente ao “Almeidão” e ao “Amigão”. Quanto às obras do estacionamento – orçadas em R$ 627.491,39, iniciadas em 1° de setembro de 2010 e depois paralisadas, ele informou que vai fazer uma verificação no contrato para então tomar as providências com vistas à retomada dos serviços. Realizada em agosto de 2010, a licitação relacionada à obra foi ganha pela ENE – Empresa Nacional de Engenharia Ltda.

Sobre a família que hoje utiliza o “Amigão” como moradia, Fábio Maia disse que vai cobrar da Defesa Civil do Município de Campina Grande as providências necessárias para a devida relocação.

FPF – Ao lado do secretário, a presidente da Federação Paraibana de Futebol, Rosilene Gomes, disse estar confiante em que os estádios de futebol da Paraíba estarão em condições de sediar os jogos dos campeonatos que se iniciam em fevereiro e em março deste ano. “Nós que fazemos a Federação Paraibana de Futebol estamos pedindo socorro ao Governo, tendo em vista a situação de calamidade, de abandono total, em que foram colocados os nossos estádios. O problema é sério, mas eu acredito muito no pulso forte e na visão ampla do governador Ricardo. Se não acreditasse, não estaria aqui”, enfatizou.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Presidente do PSB confirma decisão do partido pró Luciano Agra


O novo presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, empossado ontem como secretário da Transparência da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), confirmou: o prefeito Luciano Agra (PSB) será candidato à reeleição em 2012. “Aqui em João Pessoa, nós já estamos antecipando que Luciano é o candidato natural, pelo PSB. A direção estadual entende que ele deve ser reconduzido ao cargo”, revelou Rosas. A discussão, portanto, vai girar em torno do nome do vice, que deverá sair da aliança partidária firmada na capital.

Para isso, os demais partidos que fazem parte da base do município, um total de 16, serão chamados para dialogar nesse sentido, e a indicação do vice deverá acontecer de forma a ampliar o raio de aprovação de votação de Luciano Agra em João Pessoa, segundo disse Edvaldo Rosas.

Ele admite, inclusive, que isso poderá ser discutido com partidos que ainda não estão na base do município, como PSDB e PT, mas que em 2012 poderão compor uma grande aliança.

Rosas assumiu o comando da legenda estadual após o afastamento de Ricardo Coutinho da presidência do PSB, ocorrido na última sexta-feira. Rosas disse que, na prática, já vinha respondendo politicamente pelo comando da legenda.

FONTE: Paraiba1.com.br

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Com renúncia de Ricardo Coutinho, Edvaldo Rosas é o novo presidente estadual do PSB na Paraíba


Desde o último dia 31 de dezembro, o Partido Socialista Brasileiro na Paraíba tem novo presidente.

Com a renúncia do Presidente Estadual do PSB/PB, Ricardo Coutinho, que se afastou do cargo para assumir o governo da Paraíba, assumiu a presidência do partido o seu vice-presidente, José Edvaldo Rosas.

De acordo com Rosas, sua missão será dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo ex-presidente Ricardo Coutinho, notadamente com a estruturação do partido em todo o estado da Paraíba.

Rosas afirmou que o trabalho terá início com um amplo recadastramento de todos os filiados – medida já aprovada em reunião da executiva estadual – e a formação de comissões provisórias nos municípios em que o PSB ainda não possui Diretório. “Antes de outubro nós vamos chegar a todos os 223 municípios da Paraíba, construindo opções de governos municipais e disputando cadeiras nos parlamentos mirins”, disse.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ricardo se reúne com MP e assina Termo de Ajustamento de Conduta para garantir equilíbrio financeiro do Estado


O governador Ricardo Coutinho (PSB) reuniu-se com o Procurador-Geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro, na tarde desta segunda-feira (3), nas dependências do Palácio da Redenção, no Centro de João Pessoa, para dialogar sobre as recomendações do Ministério Público do Estado, quanto às demissões de servidores não concursados e assinar um termo de ajustamento de conduta (Tac) e garantir o equilíbrio financeiro do Estado.

Acompanhado do secretário Chefe de Governo, Walter Aguiar, da procuradora Geral do Estado, Livânia Farias, do secretário Executivo da Casa Civil, Lúcio Flávio Vasconcelos e do secretário de Administração, Gilberto Carneiro, o governador voltou a afirmar que sua meta é a total transparência das despesas.

"A Paraíba chegou ao limite. Temos que cortar despesas e ao mesmo tempo, não podemos investir o mínimo em áreas como Saúde, Educação e Segurança, que precisam de muito investimento. Os serviços essenciais serão mantidos. Mas é preciso verificar que a Paraíba vive um sério problema financeiro, causado, em grande parte, pelo inchaço da folha e dívidas com fornecedores”, desabafou o socialista.

Segundo Ricardo Coutinho, o Estado não pode continuar trabalhando na ilegalidade, pois corre o risco de perder alguns recursos de ordem federal, além da capacidade de assinar convênios. Para ele, o Estado deverá recuperar sua “sanidade financeira” e cumprir as recomendações do Ministério Público o quanto antes. “A situação é delicada e pede responsabilidade ao agir. O que fizemos hoje, nós e o Ministério Público, é uma questão de responsabilidade”, declarou.

Exoneração – Segundo o procurador Oswaldo Trigueiro, a orientação é que, em um primeiro momento, ocorra o desligamento e a exoneração de cerca de 50% dos temporários, para que se alcance o equilíbrio das contas do Estado. “Em um segundo momento, iremos formar um gabinete de interlocução, com dois representantes do Ministério Público e dois representantes do Estado, para recadastrar os remanescentes e avaliar o saldo e as necessidades do Estado. Só depois disso, poderemos avaliar a necessidade de concurso público”, finalizou.

Além do Procurador-Geral, participaram do encontro o subprocurador-geral de Justiça, Nelson Lemos, o coordenador do CCIAIF e responsável pela recomendação das demissões dos servidores, Carlos Romero Neto, o secretário-geral do MPPB, promotor Bertrand Asfora e o coordenador do 1º Centro de Apoio Operacional às Promotorias e titular da Promotoria do Patrimônio Público, Ádrio Nobre.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Ricardo Coutinho veta reajustes de salários para governador, vice e secretários e garante que irá 'apertar o cinto'


O governador Ricardo Coutinho anunciou nesta segunda-feira (3) um pacote de medidas como a suspensão do reajuste do seu salário, do vice Rômulo Gouveia e de todos os secretários empossados. O governador ressaltou que o momento é de 'apertar o cinto' durante os primeiros meses de governo.

Esta medida, anunciada durante a posse dos novos secretários, que ocorreu na manhã de hoje Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, em João Pessoa, veta o reajuste de 27,92% concedido pelo ex-governador José Maranhão, que passaria a vigorar em 1º de fevereiro.

Segundo o governador, todas as diretrizes apontadas pelo novo governo tem o objetivo de buscar o equilíbrio financeiro do Estado. Dados preliminares apresentados à equipe de transição de governo, antes da posse, davam conta de que o antigo governo ultrapassava o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal e que diversas dívidas com fornecedores ainda teriam que ser saldadas pelo novo governo.

De acordo com o governador, três liminares garantem o funcionamento da máquina, sendo uma que trata do estouro da folha de pessoa e outras duas sobre inadimplências e convênios. De acordo com Ricardo, o Governo da Paraíba tem nove inscrições inadimplentes. Ele afirmou ainda que equilibrará financeiramente o Estado e para tal, deixará de preencher 40% dos cargos comissionados.

Ricardo Coutinho também informou o cancelamento de todos os convênios que garantiam verbas para a realização de festividades, assinados pelo seu antecessor, com alguns municípios. De acordo com o socialista, a medida deve gerar economia aos cofres públicos estaduais.

40 horas – Ricardo Coutinho também garantiu mudanças para o expediente do funcionalismo estadual, que volta a ser de 40 horas semanais.


Orçamento Democrático e Empreender PB – Outra medida anunciada foi a criação do Programa Empreender Paraíba e do Orçamento Democrático, ambos projetos de sucesso de sua gestão como prefeito de João Pessoa, que contemplarão todas as regiões do Estado. O programa Empreender pretende gerar emprego e renda e contribuir para inclusão social. Já o Orçamento Democrático, pretende atender cada região conforme as necessidades apresentadas pela população.

Retomada das obras – Ricardo Coutinho afirmou que o prazo para retomada das obras paralisadas é de 45 dias. Para tanto, uma comissão será formada para garantir o levantamento das obras e a retomada dos serviços.

Ele anunciou ainda que órgãos como Cagepa, Infraestrutura e Recursos Hídricos têm 30 dias para fazer um levantamento de todas as obras que foram iniciadas e não foram concluídas, dando início a sua conclusão.

Secretariado do Governador Ricardo Coutinho é empossado nesta segunda-feira




Governador afirma que equipe deve falar a mesma língua e buscar a solução dos problemas do Estado


Os novos secretários de Estado do governador Ricardo Coutinho (PSB), secretários executivos e gestores da administração indireta de órgãos do Governo do Estado foram empossados na manhã desta segunda-feira (3), no auditório do teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

No evento aberto ao público, Ricardo Coutinho esteve acompanhado do vice-governador Rômulo Gouveia (PSDB), do senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB), além do deputado federal Damião Feliciano, representando a Câmara Federal e o secretário de Estado do Governo Walter Aguiar.

Na ocasião, o governador afirmou que o secretariado deve falar a mesma linguagem e se unir para resolver os problemas do Estado. Para Ricardo Coutinho, apesar do pluripartidarismo, das diferentes origens e das diferentes orientações, todos devem representar o mesmo Governo e, em uníssono, apresentar discurso e propostas afinados, priorizando a população paraibana.

“Somos de partidos, origens e credos diferentes, mas temos que representar o mesmo Governo. Tenho certeza de que formei uma boa equipe. Busquei nas universidades, nos círculos sociais, na política, as pessoas que levassem comigo a tarefa de governar e mudar a Paraíba. Não queremos mudanças apenas nos discursos, mas no conteúdo e naquilo que iremos produzir”, declarou o socialista.

Em seu discurso, o secretário de Comunicação, jornalista Nonato Bandeira, representando todos os secretários empossados, afirmou que o conceito de funcionalismo deve ser retomado. Segundo ele, “devemos voltar a ser servidores públicos, ou seja, servir ao povo da Paraíba”, frisou.

Nonato Bandeira afirmou ainda que esta é a hora de devolver ao Estado o clima de tranquilidade, harmonia e desenvolvimento. “A partir de agora, acaba o tempo da mesquinharia e da perseguição. Vivemos agora um novo tempo”, completou.

Reunião com equipe de governo – Neste domingo (2), Ricardo Coutinho realizou sua primeira reunião com a equipe de secretários e definiu propostas para os primeiros 100 dias de governo. No encontro, o governador informou aos secretários e diretores quais as medidas mais urgentes e ressaltou sobre a necessidade de alcançar o equilíbrio financeiro do Estado. Para ele, "cada centavo que passa pelas contas do Governo tem que ser respeitado".

Confira a lista da equipe do governador Ricardo Coutinho:

Secretaria Chefe de Governo – Walter Aguiar
Secretaria de Estado de Finanças - Aracilba Rocha / Bonifácio Rocha (Executivo)
Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - Gustavo Nogueira / Renan Germano da Costa (Executivo);
Secretaria de Estado da Receita - Rubens Aquino / Petrônio Rolim
Secretaria de Estado da Comunicação Institucional - Nonato Bandeira
Secretaria de Estado de Segurança Pública - Claudio Lima /Raymundo Silvany (Executivo)
Secretaria de Estado da Saúde - Mário Toscano/ Waldson de Souza (Executivo)
Secretaria de Estado da Educação - Fernando Abath Cananéa / Márcia Lucena (Executiva)
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano - Cida Ramos/ Edina Wanderley (Executiva)
Secretaria de Estadual de Mulheres e Diversidade Humana - Iraê Lucena
Secretaria de Estado da Cultura - Chico César
Secretaria de Infraestrutura - Efraim Morais
Secretaria do Meio-Ambiente, Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia - João Azevedo Lins
Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca - Marenilson Batista
Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico - Renato Feliciano
Secretaria de Cidadania e da Administração Penitenciária - José Alves Formiga
Secretaria da Agricultura Familiar - Rômulo Araujo Montenegro
Secretaria de Interiorização - Adriano Galdin
Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer - Fábio Maia
Procuradoria Geral do Estado - Livânia Farias
Defensoria Pública - Otávio Gomes de Araújo / Charles Pereira (Subdefensor)
Controladoria Geral - Luzemar Martins / Walter Viana Júnior (Executivo)
Comando da Polícia Militar - Cel. Euller Chaves / Cel. Washington Silva (subcomandante)
Coordenação de Articulação Política do Governador - José Lacerda Neto
Secretaria Executiva da Casa Civil – Lúcio Flávio Vasconcelos
Secretaria Executiva de Cidadania e da Administração Penitenciária - Dênis Soares
Secretaria Executiva Chefe da Casa Militar - Cel Fernando Antônio Soares Chaves
Geral do Corpo de Bombeiros - Cel Jair Carneiro /Denis Nery (Subcomandante)
Delegado Geral da Policia Civil - Severiano Pedro Nascimento.
Instituto de Polícia Científica - Humberto Jorge de Araújo Pontes
Gerência Executiva de Polícia Civil Metropolitana- Daniela Vicuuna
Delegado Regional de Polícia Civil da Segunda Região (CG) - Dr. Wagner Paiva de Gusmão Dorta
Delegado Regional de Polícia Civil da Quinta Região (Patos) - Dr. Cristiano Jacques de Lima
Secretaria Executiva do Meio-Ambiente, Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia - Fábio Medeiros
Secretaria Executivo da Agricultura Familiar - Alexandre Eduardo
Sub-procurador Geral do Estado - Wladmir Romaniuc Neto
Secretaria Executiva de Indústria e Comércio Marcos Procópio
Fundação de Ação Comunitária - Denise Oliveira
Cagepa - Deusdete Queiroga Leitão
Emater - Giovane Medeiros
Aesa - Ana Torres
PBGás - Zenóbio Toscano
Cinep - Margarete Bezerra (Diretor de Desenvolvimento Econômico: José Bernardino);
Interpa - Nivaldo Magalhães
Junta Comercial - Jutay Gomes
Cehap - Emília Correia Lima
Detran - Rodrigo Carvalho
Secretaria Executiva do Programa de Aceleração Crescimento - Ricardo Barbosa
Instituto de Assistencia à Saude dos Servidores - Maria da Luz;
Secretário Executivo do PAC – Ricardo Barbosa;
FAC – Denise Oliveira (diretor de Planejamento - Beto Brasil/ diretor de Operações - Damião Balduíno da Nóbrega);
Codata – George Henriques de Sousa;
Programa de Fomento ao Turístico – Flaviano Ribeiro Coutinho Quinto;
Cinep – Margarete Bezerra;
Fundação Casa de José Américo - Flávio Sátiro Fernandes Filho.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Ricardo define prioridades e medidas em reunião com os secretários


O governador Ricardo Coutinho (PSB) realizou, neste domingo (2), a primeira reunião com a equipe de secretários para definir as diretrizes dos primeiros 100 dias de governo. O evento ocorreu no Centro de Ensino da Polícia Militar da Paraíba, no bairro de Mangabeira, na Capital.

Além do governador, o evento contou com a presença do vice Rômulo Gouveia (PSDB), dos secretários executivos e diretores dos órgãos da administração indireta.
No encontro, Ricardo repassou para os seus auxiliares as medidas "em defesa do poder público estadual". Várias deliberações foram feitas com o objetivo de colocar os secretários e diretores sobre as dificuldades a serem encontradas nestes primeiros dias de governo, ressaltando que, com muito trabalho, será possível alcançar o equilíbrio financeiro do Estado.

Além disso, várias metas e indicadores serão implantadas nas secretarias para que seja possível buscar o equilíbrio econômico, ao mesmo tempo, executar os projetos previstos no plano de governo apresentado à sociedade durante o período eleitoral.

Para o governador, "cada centavo que passa pelas contas do governo tem que ser respeitado". Por conta disso, vários pontos já enfatizados por Ricardo em outros momentos voltaram à tona neste encontro, para evitar o desperdício do dinheiro público e viabilizar a realização de projetos o quanto antes.

Posse

Todos os secretários do governador e alguns diretores da administração indireta do Governo do Estado tomam posse nesta segunda-feira (3), no auditório do teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, às 10h. O evento é aberto ao público.

Ricardo Coutinho define mais quatro auxiliares para compor equipe de Governo

O governador Ricardo Coutinho (PSB) definiu o nome de mais quatro auxiliares que irão compor a nova equipe do Governo Estadual. Na administração direta passa a responder pela Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão, Renan Germano da Costa e na Secretaria Executiva da Juventude, Esporte e Lazer, o campeão olímpico José Marco Nóbrega.

Ricardo também escolheu o analista de sistemas e servidor efetivo, George Henriques de Sousa, para a Codata e o deputado estadual, Flaviano Ribeiro Coutinho Quinto, para ser gestor do Programa de Fomento ao Produto Turístico.

Os indicados irão ser empossados às 10h desta segunda-feira (3), juntamente com os demais escolhidos para ocupar os cargos de secretários de Estado, secretários Executivos e gestores da administração indireta, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, em João Pessoa.

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites