Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ao lado de Ricardo Coutinho, Luciano Agra anuncia desapropriação e medidas emergencias para a comunidade Riachinho



O prefeito Luciano Agra (PSB) visitou na manhã desta segunda-feira (24) as famílias da comunidade Riachinho, no Jardim 13 de Maio, atingidas pelas fortes chuvas que caíram na Capital na semana passada. Durante a visita, o prefeito, que esteve acompanhado do governador Ricardo Coutinho (PSB), assinou o decreto de situação de emergência para a comunidade, garantindo que a Prefeitura Municipal de João Pessoa possa adotar medidas legais em caráter de urgência, dispensando alguns prazos pré-estabelecidos pela Justiça. Luciano Agra também anunciou que a prefeitura vai construir nos próximos meses cerca de 100 casas para abrigar as famílias que estão em moradias de situação de risco na comunidade.

"Estamos dando uma prioridade máxima a todas as ações que possam evitar novos transtornos aos moradores dessa comunidade ribeirinha ou em outra situação de risco em caso de chuvas mais fortes, como aconteceram na última semana. Com o decreto, vamos poder garantir uma agilidade no trabalho que já começou a ser realizado por equipes de várias secretarias do governo municipal; entre elas, iniciar o processo que irá resultar em novas 100 moradias para transferência dos moradores que estão em situação de maior risco no Riachinho. Não queremos mais apenas ações paliativas, mas encontrar também soluções definitivas para essas comunidades", ressaltou o prefeito.

Luciano Agra também anunciou que a prefeitura vai intensificar os trabalhos de desassoreamento do Riacho do Peixe, que corta a comunidade, e também serviços de drenagem e desobstrução das galerias pluviais que dão acesso à avenida desembargador Boto de Menezes, que teve parte da vida inundada pelas águas da chuva.

Sobre a construção das novas casas para os moradores do local, o prefeito explicou que a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, deve concluir um novo cadastramento das famílias que serão transferidas às novas moradias. As casas serão construídas pelo Programa de Subsídio Habitacional (PSH) em um dos terrenos já avaliados pela Prefeitura, disponíveis no próprio Jardim 13 de Maio. "Após resolvermos a questão da aquisição do terreno, as obras devem começar no prazo de 10 dias. E além das unidades habitacionais, queremos garantir também toda a parte de infraestrutura e urbanização da nova área, com investimentos próprios do município, disponíveis para aplicação em obras de interesse social como nesta situação", reforçou o prefeito.

Ações - Desde a última semana, várias equipes da PMJP estão atuando na comunidade para evitar novos problemas com as chuvas que continuam a cair na Capital. O trabalho intersetorial na área está envolvendo equipes da Defesa Civil do Município, Emlur, Guarda Municipal, e das Secretarias de Desenvolvimento Social, Infraestrutura, Habitação Social, Meio Ambiente e Planejamento. As equipes da Emlur, por exemplo, continuam com obras de limpeza do riacho e nas áreas de acesso à comunidade. Nas próximas semanas, devem ser colocados também coletores nas áreas de difícil acesso às equipes da prefeitura para que os moradores passem a garantir um destino adequado ao lixo doméstico, que continua sendo jogado a céu aberto e entupindo as galerias.

Na Escola Estadual Maria Quitéria, o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social tem garantido assistência às seis famílias do Riachinho que estão abrigadas no colégio, com entrega de cestas básicas e colchões. Uma equipe do Centro de Cidadania também irá disponibilizar o acesso a retirada de documentos por parte desses moradores e de toda a comunidade. "Estamos sendo muito bem assistidos pela prefeitura", comentou a moradora Emília Ferreira. A Prefeitura Municipal de João Pessoa também continua recebendo doações para as famílias desabrigadas, como roupas, materiais de higiene pessoal e alimentos no estande do projeto 'Atitude Verão', na Praia de Tambaú.

Parceria - Durante a visita ao local, o governador Ricardo Coutinho garantiu que toda a estrutura do Governo do Estado também estará disponível para dar assistência às famílias que estiverem em situação de risco devido às chuvas nas comunidades de João Pessoa.

A visita do prefeito Luciano Agra também foi acompanhado por várias secretários e técnicos da administração municipal. Equipes da Defesa Civil do Estado e do Corpo de Bombeiros também estiveram na comunidade do Riachinho durante toda a manhã desta segunda-feira.

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites