Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Sol e solidariedade: PSB da Paraíba supera meta de arrecadação pró-Erundina


O jantar de adesão em solidariedade a deputada federal pelo PSB paulista, a paraibana Luiza Erundina, organizado pelo PSB da Paraíba, na noite da última sexta-feira (18), na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal – APCEF, no Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa, superou a meta inicial de arrecadação, que era fixada em 40 mil reais, e deduzidas todas as despesas, conseguiu um montante líquido de R$ 70 mil reais.

De acordo com o Secretário de Organização do PSB, Alexandre Urquiza, membro da comissão organizadora do evento, “a militância vestiu a camisa dessa campanha e, em menos de duas semanas, conseguiu superar a meta e vender quase 800 convites”.

Luiza Erundina, que esteve presente no jantar, ao lado do Presidente Estadual do PSB, Ricardo Coutinho, agradeceu aos conterrâneos, correligionários e companheiros do partido, dizendo que “mais importante que o valor financeiro arrecadado, é sentir a solidariedade das pessoas”.

Para Erundina, “em uma sociedade de classes, o governante eleito pela classe trabalhadora, tem que ter posição ao lado dessa classe, e essa condenação, ao invés de ser motivo de vergonha, constitui-se na verdade em um atestado de que estamos do lado certo, na defesa de nossos irmãos nordestinos, trabalhadores, pobres, mulheres, negros e favelados”.

O jantar contou com a participação de dirigentes de diversos sindicatos paraibanos, a exemplo do SINTESPB (Universidade), SINTEF (Escola Técnica), STIPDASE (Água), SINDSPREV (Previdenciários), SINDFISCO (Fiscais), ADUFPB e SINTEM (Professores), além de ONGs, associações e populares, constituindo-se em um verdadeiro ato de desagravo à injusta condenação que lhe foi imposta.

Urquiza informou que a Comissão estará depositando os 70 mil reais na conta da campanha, aberta no Banco do Brasil, com o nome “Luiza apoio você" - Agência 4884-4, conta corrente 2009-5. Essa conta continua recebendo doações de pessoas que não puderam participar do jantar e que querem contribuir com a campanha.


Entenda o caso:

Luiza Erundina está sendo executada judicialmente pela única condenação que obteve durante toda a sua vida política. Trata-se de uma Ação Popular ajuizada pelo cidadão Ângelo Gamez Nunes (processo nº 053.89.707367-9 / Controle 159/89 – 1ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo) quando Luíza era Prefeita de São Paulo, e visava obter a reposição aos cofres públicos de dinheiro utilizado pela Prefeitura com publicações jornalísticas nas quais a então Prefeita manifestou apoio à greve geral de 1989. A sentença entendeu que a matéria publicada não atendia ao interesse público e condenou pessoalmente Luiza Erundina a pagar o elevado valor de R$ 350 mil.

Trata-se de decisão definitiva em razão da qual já foram penhorados o apartamento onde mora (seu único imóvel), seu carro e ainda 10% da remuneração mensal como deputada. Mesmo assim, seu patrimônio é inferior ao total da dívida.

sábado, 5 de dezembro de 2009

PSB Municipal aprova pré-candidatura de Ricardo a governador e formação de Frente Ampla das Oposições


O Diretório Municipal do PSB aprovou, em plenária realizada na última quinta-feira (03), indicar o nome do prefeito Ricardo Coutinho como pré-candidato ao governo o Estado nas eleições de 2010. A resolução elaborada também contempla a formação de uma Frente Ampla das Oposições, amparada na construção de uma nova hegemonia política para a Paraíba.

Segundo Ronaldo Barbosa, presidente municipal da legenda, o texto deixou clara a intenção do partido de disputar o pleito com um candidato próprio e com um programa democrático e popular que reafirme a ética, transparência e o compromisso com o interesse público em nosso Estado.

“O nome do nosso partido que reúne estas características é o prefeito Ricardo Coutinho, que está realizando uma administração pautada no desenvolvimento econômico, na inclusão social e na implantação de políticas públicas de qualidade. Hoje, nós podemos afirmar que a Prefeitura de João Pessoa é referência para diversas capitais do país e a gestão de Ricardo está entre as mais bem avaliadas pela direção nacional”, declarou Ronaldo Barbosa.

O presidente municipal do PSB também avaliou que existe um grande sentimento de mudança no Estado e que isto é fruto das conquistas obtidas na administração da Capital. “Em cinco anos, conseguimos ativar a cadeia produtiva da cidade, diminuir o déficit habitacional, reestruturar toda a rede de saúde pública e impulsionar a educação. As pessoas estão vendo a cidade crescer e querem o mesmo para a nossa Paraíba”, completou.

Além disso, de acordo com Ronaldo Barbosa, pesquisas mostram a preferência de Ricardo Coutinho como a melhor opção para um candidato de oposição ao atual governo, que já anunciou que vai concorrer à reeleição. “O PSB está ciente de que tem proposta e realizações para fazer um contraponto ao que está predominando hoje na Paraíba”.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

RESOLUÇÃO DIREÇÃO MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA

PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO
DIRETÓRIO MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA


“Muitos me chamaram de aventureiro e o sou, só que de um tipo diferente: dos que entregam a pele para provar suas verdades.” (CHE)

R E S O L U Ç Ã O

O Diretório Municipal de João Pessoa em reunião ampliada realizada no dia 03 de dezembro de 2009, considerando o cenário político e a necessidade de deixar explícita sua disposição em contribuir com as mudanças que Paraíba exige, resolve:

1) Propor ao Diretório Estadual do PSB a apresentação de candidatura própria do Partido ao Governo do Estado nas eleições de 2010;

2) Indicar o nome do Companheiro Ricardo Coutinho, atual prefeito de João Pessoa, como pré-candidato ao Governo do Estado;

3) Disputar as eleições do próximo ano com um programa democrático e popular que reafirme a ética, transparência e o compromisso com o interesse público em nosso Estado, além de implantar uma agenda de desenvolvimento sustentável fundamentada na democratização da gestão, no desenvolvimento econômico com inclusão social e na implantação de políticas públicas consistentes e qualificadas;

4) Conclamar a população da Paraíba, os segmentos organizados da sociedade e as forças partidárias que se colocam contra o continuísmo, o autoritarismo e a prepotência instaladas no Palácio da Redenção, a se unirem em torno desse projeto de mudanças,
formatando uma Frente Ampla das Oposições amparada na construção de uma nova hegemonia política para a Paraíba;

5) Finalmente, conclamar mulheres e homens que sabem que Uma Outra Paraíba é Possível, aliás, mais do que possível é necessária, a se engajarem de corpo e alma na construção desse novo projeto, com uma única perspectiva: Avançar para transformar a Paraíba!!!

João Pessoa, 03 de dezembro de 2009.

Ronaldo Barbosa Ferreira
Presidente

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

FJM promove debate sobre “A Conferência Nacional de Comunicação e os Socialistas”


A importância da Conferência Nacional de Comunicação e a definição do papel dos socialistas neste contexto. Esse é o tema do debate que será promovido nesta quinta-feira (19) pela Fundação João Mangabeira (FJM), em Brasília. O painel contará com a participação da deputada federal Luiza Erundina (PSB/SP) e do jornalista da TV Sul Beto Almeida e será realizado na sede da FJM, em Brasília (QI 5 conjunto 2 casa 2 – Lago Sul).

De acordo com o primeiro-secretário do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e diretor da Fundação, Carlos Siqueira, a discussão permite avaliar a participação e os desafios do socialismo em uma área tão importante e estratégica como é a comunicação.

Para Erundina, a importância da Conferência e de se discutir abertamente a questão da comunicação justifica-se pelo fato de ser o único setor de políticas públicas que até hoje não teve debate que envolvesse a participação da sociedade civil.

“Esse setor tem muitas implicações, sobretudo na incorporação de novas tecnologias, digitalização, a convergência tecnológica, o marco legal está completamente obsoleto. Mesmo o que está previsto na Constituição Federal de 1988, até hoje não foi regulamentado. Há um vazio legal e jurídico e uma ausência total de debates pela sociedade em uma questão estratégica. Comunicação de massa é comunicação de conteúdo, de imagem, de ideias, de concepções, valores, cultura, ideologia, formação. É um serviço público, são concessões públicas e não tem controle social sobre essa política. Embora a conferência não seja deliberativa, a expectativa é que saia com algumas resoluções que sirvam para levar o governo a definir uma política de comunicação no país”, afirmou a deputada.

Conforme declarou o jornalista Beto Almeida em artigo, “certamente, a Conferência não será o ajuste final de contas, não será o ‘tudo ou nada’. Mas será o palco para a organização de propostas e de forças que façam avançar as várias formas de comunicação pública, estatal, comunitária, universitária”.

O debate começará às 18h30 e será transmitido ao vivo pela TV João Mangabeira, cujo endereço na Internet é www.tvjoaomangabeira.com.br. Manifestações e perguntas podem ser feitas pelo e-mail: fjm@fjmangabeira.org.br.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ricardo Coutinho defende política de geração de emprego e renda descentralizada


O presidente estadual do PSB e prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, participou do Terceiro Encontro Estadual do PP, nesta quinta (12), no auditório do Garden Hotel, em Campina Grande, onde apresentou uma palestra sobre ‘Os desafios para uma nova Paraíba’. A convite da vereadora Daniella Ribeiro, presidente do PP campinense, o prefeito da Capital mostrou experiências implementadas pelo PSB e que trouxeram resultados positivos nos últimos cinco anos para a Capital paraibana.

“O nosso primeiro desafio é envolver a população na construção do governo, aplicando um choque de democracia. O governante passa, mas a sociedade fica. É por isso que nós precisamos ouvir e avaliar junto com a população quais são os investimentos que deverão ser feitos pelo Poder Público”, relatou.

Ricardo Coutinho citou como exemplo a experiência do Orçamento Democrático de João Pessoa que, em quatro anos, teve a participação de 150 mil pessoas. Além disso, cerca de 300 obras e serviços implantados pela PMJP foram resultado das plenárias do Orçamento.

O segundo ponto apresentado pelo prefeito foi a necessidade de gerar renda e fortalecer a economia do Estado como um todo. “Hoje nós temos uma concentração de desenvolvimento na grande João Pessoa e isto não é salutar. É preciso descobrir e colocar em prática quais são as características e potenciais de cada região para que as pessoas tenham acesso a emprego e trabalho”, enfatizou.

Para isso, Ricardo Coutinho defendeu uma composição de forças políticas voltadas para este compromisso público. “ O Nordeste está crescendo duas vezes mais do que o restante do país e não podemos ficar fora desta realidade, completou.

Ele ainda lembrou que em João Pessoa o Empreender JP já injetou na microeconomia R$ 17 milhões e que isto proporcionou uma mudança na inclusão social e econômica na cidade. “Pelo quinto mês consecutivo, João Pessoa é a Capital do Nordeste que mais gerou empregos”, comentou.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PSB cresce com novas filiações e se prepara para as eleições 2010


Para um auditório totalmente lotado e coberto de faixas com os principais lemas do PSB na Paraíba, como “PSB: a nova força política da Paraíba”, “PSB 40: o futuro já começou!” e “PSB: o jeito diferente de governar”, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou nesta sexta-feira (02), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), no centro de João Pessoa, uma das maiores – senão a maior - solenidade de filiação coletiva de dezenas de nomes que passam a compor os quadros da legenda, em vários municípios da Paraíba.

O Presidente Estadual do PSB, Prefeito Ricardo Coutinho, presidiu pessoalmente o ato de filiação partidária, de diversos prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, lideranças políticas, sindicalistas, lideranças comunitárias e de vários setores da sociedade paraibana. Um a um os nomes dos novos filiados foram sendo chamados, e sob os aplausos dos presentes foram sendo assinadas as respectivas fichas de filiação. Para alguns a emoção foi tamanha, que as lágrimas teimavam em brotar.

Entre as filiações que passam a fazer parte da legenda socialista na Paraíba, vários nomes se colocam como pré-candidatos nas eleições de 2010, principalmente para os cargos de Deputado Federal e Deputado Estadual.

A campanha de filiação do PSB continuará ocorrendo, inclusive estando marcada para este sábado (03), na sede da API, outra solenidade de filiação coletiva de mulheres, organizada pela Secretaria de Mulheres do PSB. O movimento popular já havia realizado as filiações de dezenas de pessoas no último sábado (25), nos bancários. Outros segmentos organizados do PSB, como juventude, negros, LGBT e movimento sindical deverão também promover atos de filiação nos próximos dias.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

PSB realiza solenidade de filiação nesta sexta na OAB

Consolidando o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) no interior da Paraíba, a legenda realiza nesta sexta-feira, a partir das 10 horas da manhã, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), no centro de João Pessoa, uma solenidade de filiação de dezenas de nomes que passarão a compor os quadros da legenda, em vários municípios da Paraíba.

A solenidade, que será conduzida pelo Presidente Estadual do PSB, Prefeito Ricardo Coutinho, contará com a filiação de diversos prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, lideranças políticas, sindicalistas, lideranças comunitárias e de vários setores da sociedade paraibana, dentro do prazo regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral para as novas filiações com vistas as eleições de 2010, que é de um ano antes do pleito.
Na ocasião, será também deflagrada a campanha estadual de crescimento do partido, com a participação dos segmentos organizados do PSB, como juventude, mulheres, negros, movimento sindical e movimento popular.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PSB de Santa Rita filia 40 lideranças e se prepara para crescer no município

O PSB de Santa Rita realizou no domingo (20), um ato de filiação de 40 lideranças que vão ajudar na construção do partido em Santa Rita. O presidente estadual do PSB, prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho, abonou a ficha de filiação dos novos socialistas e destacou da importância de estarem juntos na construção de um futuro melhor para a Paraíba.

A atividade foi realizada no Clube Santa Cruz de Santa Rita e contou com a filiação do auditor contábil Marcos José Ferraz Cabral, do ex-deputado estadual José Luiz Marojá, do diretor da ONG Engenho Tibiri, Dorivaldo Pereira Júnior, do micro empresário Severino Ramos Henrique Alves, do professor Ronielle Carneiro, do empresário Valdeci Costa, do presidente da ONG Pro Dia Nascer, Feliz José Adriano de Araújo, da arte educadora e conselheira municipal, Luiza de Araújo Pereira, da educadora Lidiane Ferreira da Silva, entre outros. Ricardo Coutinho foi saudado por centenas de santaritenses que participaram do evento.

Ricardo Coutinho, em seu discurso, disse que não tem dúvida da viabilidade desse projeto de construir uma nova Paraíba dentro de uma hegemonia includente em que as pessoas possam participar do governo. “Todas as pessoas que querem uma Paraíba melhor devem estar ao lado desta caminhada. Essa é a nossa tarefa de fazer que o estado caminhe nos próximos quatro anos”, ressaltou Ricardo Coutinho.

O prefeito Ricardo Coutinho ressaltou a importância de que o governo invista na geração de emprego e renda como forma de desenvolver o Estado de baixo para cima. Ele defendeu a ampliação do Empreender JP para outros municípios e destacou o sucesso da integração dos transportes da região metropolitana de João Pessoa. “O município de João Pessoa só avança se Santa Rita, Beyeux e Conde avançar, pois fazem parte da região metropolitana”, completou.

O presidente do PSB de Santa Rita, Nailson Ramalho, destacou o crescimento do partido em Santa com a filiação de lideranças tão representativas. Ele acrescentou que até o final do mês outras lideranças estarão se filiando a legenda. “É preciso que tenhamos um governo que crie uma agenda positiva para Santa Rita mesmo diante das demandas acumuladas ao longo do tempo. Também precisamos de deputados com compromisso com o município da Paraíba”, destacou.

O secretário geral do PSB, vereador Bira, ressaltou que as filiações foram iniciadas em momentos de discussão que culminaram com a adesão de companheiros e companheiras com história no município de Santa Rita e vão fortalecer o partido no Estado a construir esse projeto que já ganhou a Paraíba. “Vamos dar a chance a Ricardo Coutinho que tem a capacidade e a visão estratégica de colocar a Paraíba no eixo do desenvolvimento. Para isso, é preciso imprimir uma gestão popular que envolva a participação das pessoas na efetivação das políticas públicas no Estado”, explicou.

Também participaram do ato de filiação o secretário de organização e secretário de Esporte de João Pessoa, Alexandre Urquiza, que falou da importância dos novos filiados na construção do partido do município e da projeto político de Ricardo Coutinho para o Estado, além do ex-deputado estadual Walter Brito (PPS), o suplente de vereador de Santa Rita Aurian Farias, o suplente de vereador Fred Pitanga e membros do PSB e da Juventude Socialista Brasileira (JSB).

sábado, 29 de agosto de 2009

RESOLUÇÃO EXECUTIVA ESTADUAL 002/2009


A Executiva Estadual do Partido Socialista Brasileiro da Paraíba, reunida na tarde desta sexta-feira, 28 de agosto, na sede do partido em João Pessoa, depois de analisar a conjuntura política estadual, resolve:

1. O PSB/PB realizará encontros regionais e seminários temáticos para qualificar o debate político, construindo de forma participativa um novo projeto para o Estado da Paraíba;

2. Entendendo que a ampliação da atividade do PSB na Paraíba passa pelo fortalecimento de suas lideranças e dos mandatos parlamentares, a direção estadual deverá fortalecer sua chapa proporcional, atraindo novos quadros para o PSB, reafirmando a garantia de legenda para as eleições de 2010 aos atuais detentores de mandato, como vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, deputados estaduais e deputados federais, que já estão compondo os quadros partidários;

3. Tendo a plena convicção do desafio que está posto para 2010, o PSB trabalha para estar à altura da estratégia colocada pela direção nacional do partido, construindo e efetivando um projeto administrativo, político, democrático e popular para o Estado da Paraíba;

4. Com relação à política de alianças para 2010, esta Executiva aprova por 13 (treze) votos favoráveis e 03 (três) votos contrários, a abertura de discussão com todos os partidos políticos que encampem o projeto do PSB para 2010.

João Pessoa-PB, 28 de agosto de 2009.


EDVALDO ROSAS
Vice-Presidente

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Pernambuco: Pesquisa Vox Populi aponta vantagem confortável do governador Eduardo Campos na disputa pela reeleição em 2010


Pesquisa Vox Populi aponta Eduardo Campos com larga vantagem

Pesquisa do Vox Populi, encomendada com exclusividade pela Band, aponta que o presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, larga com situação confortável na disputa pela reeleição em 2010. Eduardo lidera as intenções de votos com folga em todos os cenários montados pelo estudo. Os dados da pesquisa mostram também que o bom desempenho eleitoral vem respaldado pelos números positivos na avaliação da admistração do socialista à frente do governo do estado. Somando-se as respostas "bom" e "ótimo", o desempenho dele chega a 62% contra apenas 12% de "ruim" e péssimo".

Entre os dados apresentados pelo Vox Populi, os que chamam mais atenção são os percentuais atingidos por Eduardo quando ele é confrontado com o ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Neste cenário, socialista registra uma boa vantagem, com 60% das intenções de voto, contra 28% do senador peemedebista. É preciso levar em consideração a margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de julho e 3 de agosto de 2009, com mil entrevistados de 47 municípios pernambucanos.

A vantagem do governador é ainda maior quando confrontado com o deputado federal Raul Henry (PMDB), com 70% contra 8%, respectivamente. No terceiro cenário, que envolve uma disputa com o deputado federal Raul Jungmann (PPS), o governador apresenta 72% das intenções, contra 4% de Kátia Telles e 4% do próprio Jungmann. A vantagem é semelhante quando o opositor de Eduardo Campos é o senador Sérgio Guerra (PSDB), onde o primeiro aparece com 71% contra 4% do tucano.

Outro dado bastante relevante. Na pesquisa espontânea, quando os nomes são apontados pelos próprios entrevistados, Eduado Campos lidera com 26%, seguido por Jarbas Vasconcelos (9%), Mendonça Filho (1%) e João Paulo (1%). Do total de entrevistados, 58% não souberam responder.

O único ponto do pesquisa que não é totalmente favorável ao governador é o que mede o índice de rejeição entre os nomes colocados na disputa em 2010. Questionados se existe algum candidato em que não votariam de jeito nenhum, 9% dos entrevistados apontaram que nunca escolheriam Eduardo Campos, 3% Kátia Telles, 3% Edilson Silva e 2% Sérgio Guerra. Jarbas foi rejeitado por apenas 1% dos entrevistados.

O socialista também lidera com folga no seguinte indicador levantado junto aos entrevistados: "Qual destes candidatos, em sua opinião, tem mais chance de ganhar as eleições para governador, mesmo que você não vote nele?". Eduardo Campos aparece em primeiro lugar, com 61%; em seguida vem Jarbas Vasconcelos (26%), enquanto Raul Henry, Sérgio Guerra, Edilson Silva e Kátia Telles surgem com 1%, cada.


Perfil - O levantamento procurou atingir uma amostra de entrevistados de perfil plural, respeitando os indicadores sociais e econômicos do estado. Além das principais cidades de Pernambuco, como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Petrolina e Caruaru, os questionários também foram aplicados em municípios menores, como Itaíba, Altinho, Jataúba e Solidão.

Um total de 78% dos entrevistados reside em área urbana e 22% na zona rural. Apenas 8% dos entrevistados possuem curso superior, enquanto 27% concluíram o ensino médio e 41% estudaram até a 4ª série do ensino fundamental. O levantamento encomendado pela emissora foi divulgado nacionalmente pelas emissoras afiliadas da Band, incluindo a TV Clube, em Pernambuco.



Cenário 1

* Se os candidatos fossem estes, em quem você votaria para governador de Pernambuco?

Eduardo Campos (PSB) 60%
Jarbas Vasconcelos (PMDB) 28%
Edilson Silva (PSOL) 1%
Kátia Telles (PSTU) 1%
Ninguém/ Branco/ Nulo 4%
NS/NR 6%
Total 100%

* Intenção de voto estimulada

Cenário 2

* Se a eleição para governador de Pernambuco fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?

Eduardo Campos (PSB) 70%
Raul Henry (PMDB) 8%
Kátia Telles (PSTU) 2%
Edilson Silva (PSOL) 2%
Ninguém/Branco/Nulo 10%
NS/NR 8%

Total 100%

* Intenção de voto estimulada

Cenário 3

E se fossem estes, em quem você votaria para governador de Pernambuco?

Eduardo Campos (PSB) 71%
Sérgio Guerra (PSDB) 4%
Kátia Telles (PSTU) 3%
Edilson Silva (PSOL) 2%
Ninguém/Branco/Nulo 12%
NS/NR 8%
Total 100%

- Margem de erro é de mais ou menos 3,1 pontos percentuais, em um intervalo de confiança de 95
FONTE: Diário de Pernambuco

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ricardo participa de reunião da Frente Nacional de Prefeitos

O prefeito de João Pessoa , Ricardo Coutinho (PSB), vai participar da 55ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, que acontece entre os dias 19 e 21, no Hotel Sofitel, no Rio de Janeiro. A reunião deve contar com a presença de prefeitos de todo país, principalmente das capitais, para discussão dos principais problemas, estratégias de administração, mudanças climáticas, melhoria do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e emendas constitucionais relevantes para as regiões.

Ricardo Coutinho é o representante da Frente Nacional de Prefeitos no Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O Conselho Deliberativo tem a função de acompanhar a execução de programas regionais de desenvolvimento do Nordeste, avaliar a execução do plano e dos programas regionais da Região. O conselho também determina as medidas de ajustes necessárias ao cumprimento dos objetivos, diretrizes e metas do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste.

Já a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) surgiu há 20 anos como um instrumento articulador de interesse das capitais em Brasília. Há alguns anos ampliou suas ações e hoje é um movimento organizado que objetiva resgatar o princípio da autonomia municipal e a reconstrução do Pacto Federativo. A entidade propõe ainda a participação ativa dos entes locais na redefinição e reconstrução da questão urbana do país, servindo de instrumento de articulação e intervenção.

Atualmente, a FNP possui 200 municípios filiados, dentre os quais, todas as capitais brasileiras. A sede da entidade é em Brasília (DF) e suas ações são realizadas em cooperação com as demais entidades municipalistas existentes.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Ricardo Coutinho anuncia mais 21 inaugurações para o mês de agosto


Durante a entrega da reforma da Praça Vidal de Negreiros, conhecida popularmente como Ponto de Cem Réis, que foi inaugurada nesta terça-feira (4) pelo prefeito Ricardo Coutinho, numa solenidade que contou com as presenças de centenas de pessoas, religiosos, vereadores da Capital e de familiares do ex-prefeito Damásio Franca e do músico Livardo Alves, ambos homenageados pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), Ricardo anunciou a entrega de mais 21 obras para este mês de agosto.


O músico Livardo Alves foi homenageado com uma estátua de bronze em tamanho natural. O ex-prefeito Damásio Franca, que realizou a última intervenção no local, teve sua obra valorizada pelo projeto da Prefeitura. Familiares dos homenageados destacaram a importância de preservação do patrimônio histórico da cidade pela Prefeitura.

Em seu discurso, o prefeito Ricardo Coutinho falou que estava satisfeito em acompanhar as mudanças que vêm ocorrendo na cidade de João Pessoa. " Esta é uma luta iniciada 2005: devolver os espaços públicos à cidade e a seus habitantes. Me refiro as calçadas, as praças e outros ambientes. É fundamental que a população tenha de volta este espaço que é de convergência. Um lugar que interliga as duas partes da cidade, a antiga e a mais nova. Esta praça é importante para toda a cidade e não só para quem mora aqui, no Centro. Da forma em que a colocamos agora, é possível vislumbrar todos os prédios, as belezas da praça" afirmou.

Ricardo Coutinho disse que outras 21 inaugurações irão ocorrer durante todo o mês de agosto, em comemoração aos 424 anos de história de João Pessoa. "Uma dessas inaugurações é a do Mercado Central, a qual o povo clamava. Vamos devolver a estima e fazer com que todos tenham orgulho daquele lugar. As pessoas percebem as novas praças, as calçadas que fizemos. O que era de uso de poucos tornou-se de acesso de todos", declarou.

Resgate histórico - Para quem estuda a história da Paraíba e da cidade, como é o caso do historiador José Otávio Arruda Melo, a revitalização do Centro Histórico significa a devolução do espaço aos moradores. De acordo com o historiador, um espaço que havia sido 'confiscado' pelo regime militar. "Este lugar é importante politicamente, era um lugar de discussões, comícios. Talvez por isso, durante a ditadura, houve a necessidade de fazer uma intervenção", disse José Otávio.

Outro que aprovou a reforma da Praça Vidal de Negreiros foi o aposentado João Soares, de 70 anos. Ele lembrou que a marginalidade sempre estava presente na praça antes da reforma. "Antes não tínhamos segurança, porque aqui, era ocupado por muitos marginais. É muito importante para nós, está muito bonita, está bom para ser visitada', comentou.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Ricardo representa prefeitos paraibanos na visita do Presidente Lula

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), participou na manhã desta terça-feira (28) da solenidade inauguração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), na cidade de Campina Grande, ao lado do presidente Luís Inácio Lula da Silva e de vários representantes políticos da Paraíba. Ricardo fez parte da comitiva do presidente junto com demais prefeitos da região.

Ricardo Coutinho recepcionou o presidente Lula na sua chegada ao Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande. “Com o Governo Lula, o Nordeste nunca recebeu tanto investimento e isso vem beneficiando diariamente a população com obras estruturantes e sociais, a exemplo da duplicação da BR-101, a construção do Porto de Suape, em Pernambuco, e a transposição do Rio São Francisco”, disse o prefeito Ricardo Coutinho. O presidente chegou à Paraíba às 10h40, acompanhado por assessores e pelos ministros Fernando Haddad (Educação) e Alfredo Nascimento (Transportes).

Em João Pessoa, o Governo Federal atuou como uma das principais parceiras de ações que modificaram a vida e o perfil da cidade. Uma delas foi a construção do Conjunto Gervásio Maia, reconhecido pela Caixa Econômica Federal com o mais completo conjunto habitacional construído no Governo Lula e que possibilitou moradia digna para mais de 3 mil famílias que viviam em situação de vulnerabilidade. Com o Gervásio Maia, sete acampamentos de sem-teto deixaram de existir.

Ricardo Coutinho também lembrou que as parcerias dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ainda vão possibilitar mais transformações na vida dos pessoenses, com os projetos de reurbanização do Porto do Capim e do Vale do Jaguaribe, com a relocação de famílias e a construção de equipamentos sociais, além de ações de drenagem e de pavimentação.

No período da tarde, o presidente Lula seguiu para cumprir a agenda de inauguração da duplicação da BR-230, no trecho entre os municípios de Café do Vento e João Pessoa.

A dona de casa Francisca Gregória da Conceição disse adorar a cidade de João Pessoa. “Sempre que posso vou visitar meu filho que mora na Capital. Conheço a cidade de antes e de depois que Ricardo assumiu. João Pessoa está mais bonita e organizada”, ressaltou.

“Eu estou muito feliz em poder ver Lula e Ricardo pela primeira vez. Sou fã dos dois. A gente sempre vê na televisão as obras de Ricardo. Tanto lá, como aqui, as coisas melhoraram bastante”, falou a artesã campinense Regina Alves.

FONTE: Correio da Paraíba

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Eduardo Campos elogia pontos positivos do governo Ricardo


Para o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, o prefeito socialista Ricardo Coutinho é o candidato natural do partido na eleição para o governo paraibano, em 2010. Ricardo foi recebido por Campos nesta quinta-feira, 9, em audiência realizada no Palácio das Princesas, em Recife.
“Ricardo faz um grande governo em João Pessoa e não tenho a menor dúvida que irá fazer no Estado, na hipótese de ser eleito governador da Paraíba”, sintetizou o governador e presidente nacional do PSB.
Para Campos, “o prefeito Ricardo Coutinho demonstra uma grande capacidade administrativa e nós acompanhamos o seu trabalho, motivo de orgulho para os habitantes da capital do estado da Paraíba”.
O governador Eduardo Campos liberou o prefeito Ricardo Coutinho, que é presidente estadual do PSB, para começar os contatos sobre possíveis alianças com qualquer força política da Paraíba. “Sem dúvida, até porque o nosso partido não tem medo de formá-las”, ressaltou.
Ele se colocou á disposição para ser um instrumento mediador do partido para eventuais dissidências, inclusive disposto a administrar possíveis insatisfações. “Vou tentar convencer os demais aliados sobre a importância de Ricardo para as eleições do próximo ano”.


Publicado no Paraíba.com.br.

domingo, 5 de julho de 2009

Ciro Gomes pede que Brasil endureça sanções contra golpe em Honduras


O deputado Ciro Gomes, em pronunciamento realizado na tarde desta quinta-feira (02) na Câmara dos Deputados, reiterou seu repúdio ao golpe militar em Honduras e pediu que o Brasil endureça as sanções que impôs aquele País. “O Brasil tem obrigação, pelo seu papel natural de liderança, de agravar as sanções que o mundo democrático inteiro já tomou de maneira a restaurar a Presidência legítima daquele País”, afirmou. Ciro Gomes lembrou que este é o primeiro golpe de estado que acontece na América Latina desde o final da Guerra Fria.

Ciro ressaltou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reforçou a posição da Organização dos Estados Americanos (OEA) que “estabeleceu um itinerário que não radicaliza, mas determina com clareza, 72 horas — 24 das quais já se passaram — , para que se restaure o Governo legítimo de Honduras”.

“As Nações Unidas também já formalizaram a sua posição e eu quero crer que o Brasil deveria dar um sinal, hoje ainda, de que nós não estamos dispostos a contemporizar com qualquer ruptura do primado democrático”, avaliou o Deputado, que sugeriu ainda um embargo completo – comercial, de cooptação, financiamento – por parte do Governo Brasileiro para que Honduras restabeleça a sua democracia plena.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Nota Oficial do partido Socialista Brasileiro sobre o golpe de Estado em Honduras

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) repudia veementemente o golpe de Estado ocorrido em Honduras, na madrugada de domingo, 28 de junho de 2009. Uma vez mais, as forças retrogradas latino-americanas insurgiram-se contra o processo democrático vigente no continente sul americano, que luta por mudanças estruturais profundas e pela conquista de sua verdadeira soberania.
Este golpe é um retrocesso que não podemos admitir que aconteça na vida democrática do País irmão, em razão do que o Partido conclama a volta imediata e sem nenhuma condição do presidente Manuel Zelaya e sua funções.O PSB espera, ainda, que os países latino-americanos se abstenham de reconhecer o governo títere.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Lula condena Golpe de Estado em Honduras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou nesta segunda-feira (29) o que considera um golpe de Estado em Honduras. Segundo ele, a única saída para o país é a democracia. “Não há meio termo. Temos que condenar esse golpe”, disse, em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente.
O presidente de Honduras, Manuel Zelaya, foi detido por um grupo de militares ontem (28) – horas antes de o país iniciar uma consulta pública para reformar a Constituição, o que daria ao presidente a possibilidade de reeleição. A consulta pública foi considerada inconstitucional pelo Parlamento e pela Suprema Corte de Honduras.

“Não podemos aceitar ou reconhecer qualquer novo governo que não seja o do presidente Zelaya, porque ele foi eleito diretamente pelo voto, cumprindo as regras da democracia. E nós não podemos aceitar mais, na América Latina, alguém querer resolver o seu problema de poder pela via do golpe”, afirmou Lula.

Para ele, Zelaya deve retomar a Presidência de Honduras. O presidente brasileiro alertou ainda que essa é a “única condição” para que o Brasil possa estabelecer qualquer tipo de relação com o país. “Se Honduras não revir a posição, vai ficar totalmente ilhado no meio de um contingente enorme de países democráticos”, disse.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Lançada Frente em Defesa da Petrobras


Com o apoio de 258 parlamentares, entre deputados e senadores, foi instalada nesta quarta-feira (17) a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras, durante o seminário ''Petrobras: Patrimônio do Povo Brasileiro'', realizado na Câmara dos Deputados. Idealizada pelo líder do PSB, Rodrigo Rollemberg (DF), e pelo deputado Luiz Alberto (PT-BA), a Frente quer reinaugurar a campanha que defendeu o petróleo e culminou com a criação da Petrobras na década de 1950. Parlamentares, sindicalistas e estudiosos do setor concluíram que deve ser definido novo marco regulatório para exploração do petróleo pré-sal.

Rollemberg, eleito presidente, destacou que a Frente terá como principal objetivo trazer ao debate o papel estratégico que a Petrobras representa para o País. No que se refere a utilização dos recursos auferidos na exploração do pré-sal para desenvolver as energias do futuro como os biocombustíveis de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª gerações. Além disso, promover a autosuficiência brasileira na produção de insumos agrícolas, especialmente nitrogênio, fósforo e potássio. O vice-presidente, deputado Luiz Alberto (PT/BA) disse que o movimento não é só dos parlamentares, mas de todo o povo brasileiro, defendendo o debate sobre novo marco regulatório que estabeleça modelo que assegure o controle do povo brasileiro sobre as reservas do pré-sal. “Chegou a hora de retomarmos aquilo que nos pertence”, resumiu outro membro da Frente, o senador José Nery (Psol/PA).

Para o coordenador do programa de pós-graduação em Energia da USP e ex-diretor da Petrobras, Ildo Sauer, o marco regulatório de exploração do petróleo no Brasil foi definido em um momento muito ruim. Ele argumenta que na década de 90 houve uma tentativa de privatizar o setor, entregar as reservas futuras à empresas estrangeiras e privatizar as refinarias. Neste período foi sancionada a Lei 9478 pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, na sua avaliação, o pior equívoco do modelo regulatório. Ainda neste mesmo período foi privatizado 30% do capital da empresa no mercado internacional. Para o especialista, o Estado deve tomar de volta este controle acionário. “Seja pela compra direta de ações no mercado internacional, com o dinheiro do Fundo Soberano das reservas internacionais ou mediante incorporação na Petrobras como ativo as reservas já encontradas, nos campos de Iara e Caramba”, argumenta. Ele lembrou ainda que 38% da área de exploração do pré-sal estão sob modelo de concessão de risco, mas ainda existem 62% de área a ser explorada.

Esta também é a opinião do presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras, Fernando Siqueira, para ele o governo deve recompor as ações da empresa. Ele observa que o Brasil sofre hoje pressões muito fortes para não mudar o marco regulatório, pois é muito importante para empresas estrangeiras manterem propriedade sobre as reservas, muito mais que o próprio lucro. Leite cita que as principais pressões para que a Petrobras não seja completamente estatal vem dos Estados Unidos, que têm uma reserva de 29 milhões de barris e consome 10 bilhões por ano, e das Sete Irmãs, que formavam um cartel internacional de petróleo – empresas que durante 150 anos dominaram o setor petrolífero e já tiveram sobre seu controle 90% das reservas mundiais, hoje detêm apenas 3% e tendem a desaparecer . “Essas são as principais pressões. O Financial Times publicou uma matéria dizendo que nesta situação de reservas baixíssimas, essas empresas tem mais no máximo 5 anos de vida. Então quem tem um poderio econômico imenso não vai vender barato a sua derrota”, avaliou.

O deputado Brizola Neto (PDT/RJ) pediu apoio ao projeto de sua autoria que autoriza o Governo Federal a contratar a Petrobras para fazer o inventário do potencial do pré-sal. Rollemberg apoiou a proposta. “Qualquer que seja o modelo regulatório precisa de uma avaliação do potencial das reservas”, afirmou.

Na avaliação dos especialistas, o modelo do novo marco regulatório deve garantir que todo excedente econômico, riqueza produzida com o desenvolvimento do Petróleo constitua um fundo de investimentos em educação, saúde, infra-estrutura, proteção ambiental e modernização tecnológica para criar uma nova nação. “Está nas nossas mãos garantir que a Petrobras se transforme no instrumento definitivo de mudança do país”, defendeu Sauer.

o presidente da Federação Única dos Petroleiros, João Antônio de Moraes, conclamou a Frente a se incorporar às manifestações populares em defesa da Petrobras.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Ricardo Coutinho é escolhido representante Nacional dos Prefeitos na SUDENE


O presidente estadual do PSB e prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, foi escolhido como representante da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) no Conselho Deliberativo (CONDEL) da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). A indicação, que ocorreu na última sexta-feira (22), foi do Coordenador da Região Nordeste da entidade, o prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira (PcdoB).
Segundo o secretário executivo da FNP,Gilberto Perre, o presidente da entidade, João Coser (PT), que também é prefeito de Vitória (ES), pediu que o coordenador do Nordeste se articulasse para escolher um gestor municipal que se destacasse na região. "Ficamos muitos satisfeitos por Ricardo Coutinho aceitar nosso convite. Ele é um ótimo gestor e considerado uma grande liderança junto aos demais prefeitos do Nordeste. A nossa entidade está muito bem representada na SUDENE, que é um órgão importantíssimo para o desenvolvimento da região", definiu Gilberto.
O Conselho Deliberativo é o órgão máximo de articulação e decisões estratégicos da SUDENE, responsável, além de outras atribuições, pelo estabelecimento de diretrizes e prioridades para o desenvolvimento de sua área de atuação. Cabe, ainda, ao CONDEL, propor projeto de lei que instituirá o plano e os programas regionais de desenvolvimento do Nordeste a ser encaminhado ao Congresso Nacional para apreciação e deliberação; acompanhar e avaliar a execução do plano e dos programas regionais do Nordeste e determinar as medidas de ajustes necessárias ao cumprimento dos objetivos, diretrizes e metas do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste.
O CONDEL tem como presidente o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira e, em reuniões especiais, o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. É composto pelos Ministros de Estado da Fazenda, da Integração Nacional e do Planejamento; pelos governadores do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo; por 03 prefeitos indicados pela Associação Brasileira dos Municípios (ABM), Confederação Nacional de Municípios (CNM) e pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP); por 03 representantes da classe empresarial e 03 da classe dos trabalhadores indicados, respectivamente, pelas Confederações Nacionais dos Trabalhadores na Agricultura, no Comércio e na Indústria; pelo Superintendente da SUDENE e pelo Presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Cada representação tem um titular e um suplente.
O conselho se reúne de forma ordinária, trimestralmente, nos estados de sua área de atuação e, extraordinariamente, quando convocado pelo presidente. A última reunião de trabalho ocorreu em abril deste ano e a próxima, que já terá a participação do prefeito de João Pessoa, está prevista para acontecer no mês de julho.
Sobre a FNP - A Frente Nacional dos Prefeitos surgiu há 20 anos como um instrumento articulador de interesse das capitais em Brasília. Há alguns anos ampliou suas ações e hoje é um movimento organizado de prefeitos que tem como objetivos resgatar o princípio da autonomia municipal e a reconstrução do Pacto Federativo. A entidade propõe ainda a participação ativa dos entes locais na redefinição e reconstrução da questão urbana do país, servindo de instrumento de articulação e intervenção. Atualmente, a FNP possui 200 municípios filiados, dentre os quais todas as capitais brasileiras. A sede da entidade é em Brasília (DF) e suas ações são realizadas em cooperação com as demais entidades municipalistas existentes.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

PSB inicia nesta segunda (25) inserções de Rádio e TV

O Partido Socialista Brasileiro da Paraíba inicia nesta segunda-feira (25) a exibição das inserções de propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de Rádio e TV do estado.
Segundo a equipe de comunicação do PSB, responsável pela criação dos spots, as inserções deste período reforçam a temática iniciada no ano de 2007, que colocam o partido como a nova força política da Paraíba.
Na primeira seqüência a ser exibida neste mês de maio, o presidente do partido na Paraíba, Prefeito Ricardo Coutinho, fala sobre a necessidade de novas idéias, novas práticas e da construção do projeto de governo implantado na capital paraibana.
Como fechamento da série, o slogan inicial “A nova força política da Paraíba”, é complementado com o novo slogan “O futuro já começou”, tendo ao fundo a marca da pomba, símbolo do PSB e o número 40.
De acordo com a determinação do TRE – Tribunal Regional Eleitoral, o PSB terá um total de 40 (quarenta) inserções de 30 (trinta) segundos, distribuídos na programação das emissoras, entre os dias 25 de maio e 19 de junho, com veiculação nas segundas, quartas e sextas-feiras.

Veja na caixa abaixo um dos vídeos que faz parte da série.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Nota do PSB-PB

PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO - PSB
DIRETÓRIO ESTADUAL DA PARAÍBA

NOTA


O Partido Socialista Brasileiro em virtude de pronunciamento de seu filiado, senhor Edir Mendonça, no qual afirmou ter sido fraudada a decisão partidária que deliberou pela não participação dos parlamentares estaduais na atual gestão do governo estadual, em respeito aos seus militantes e à população paraibana, vem expor o seguinte:

1 – A decisão do PSB que deliberou pela não participação dos parlamentares estaduais foi tomada em reunião da Executiva Estadual no dia 26/11/2008. O senhor Edir Mendonça participou da referida reunião. Na ocasião, o Governador do Estado da Paraíba enfrentava um processo de cassação. Não sendo, portanto, razoável divulgar decisões de natureza política e interna corporis do PSB que abordassem questões alusivas a uma eventual mudança na direção do Governo Estadual;

2 – No dia 25/02/2009, já com a mudança do Governador do Estado da Paraíba, a direção da Executiva Estadual do PSB manteve a decisão da não participação de parlamentares estaduais no governo. Tal decisão foi mantida por 83% (oitenta e três porcento) dos membros da Executiva Estadual presentes na reunião, inclusive com o voto do primeiro secretário Edir Mendonça;

3 – O PSB entende que a decisão de não permitir que seus parlamentares participem do governo do Estado é legítima e fortalece a construção da legenda. Por fim, lamenta que a decisão adotada de forma democrática e soberana esteja sendo utilizada para benefícios e interesses particulares.


ASSINAM A NOTA OS SEGUINTES MEMBROS DA EXECUTIVA ESTADUAL DO PSB

Ricardo Coutinho – Presidente
Edvaldo Rosas – Primeiro Vice-Presidente
Ubiratan Pereira – Secretário Geral
João Nogueira – Segundo Secretário
Cassandra Figueiredo – Primeira Tesoureira
Iremar Matias – Segundo Tesoureiro
Ednaldo Alves Costa – Secretário de Comunicação
Paula Frassinete – Secretária de Meio Ambiente
Júlio César Gomes de Oliveira – Secretário de Formação Política
Alexandre Urquiza – Secretário de Organização
Alexandre Arruda – Secretário Sindical
Sandra Marrocos – Secretária de Mulheres
Erick Rodrigues – Secretário da Juventude
Tânia Brito – Secretária de Movimentos Populares

sábado, 9 de maio de 2009

Multidão entrega título de cidadão Barrense a Ricardo Coutinho


O Presidente do PSB da Paraíba e Prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, participou neste sábado (08), da festa dos 50 anos de de emancipação política do município de Barra de Santa Rosa, localizado na microrregião do Curimataú Ocidental do estado da Paraíba, a 139 Km da capital.

Na ocasião, Ricardo foi homenageado com a concessão do título de cidadão barrense, entregue no início da noite na Câmara Municipal.

Logo após receber o título, Ricardo Coutinho falou para uma multidão que lotou as ruas próximas à Praça Frei Martinho, agradecendo a homenagem e apontando sua visão política de desenvolvimento para a região.

Em um pronunciamento de mais de meia hora, Ricardo relatou a experiência da administração socialista na Capital, citando os exemplos da participação popular através do Orçamento Democrático, da geração de emprego e renda através do Empreender-JP, da integração de transportes da região metropolitana, entre outros avanços sociais que, nas suas palavras, não podem ficar só com quem vive na capital.

Além do prefeito Ricardo Coutinho, estiveram presentes vários prefeitos do Curimataú paraibano, assessores como Edvaldo Rosas, Edmilson Soares e Emília Correia Lima, que também recebeu a homenagem dos barrenses, além da vereadora Raíssa Lacerda.

Barra de Santa Rosa é um município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião do Curimataú Ocidental, no Agreste da Paraíba. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2006 sua população era estimada em 12.140 habitantes, com área territorial de 825 km².

Um dos principais pontos de admiração da cidade está na Praça Frei Martinho, em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde todas as árvores/arbustos são podadas em várias formas, incluído vários animais, o nome da praça, e um crucifixo que fica de frente a porta principal da igreja, tudo feito por um dos moradores do município (conhecido na cidade como Seu Biu e o seu filho Evandro).

Ricardo lidera enquete sobre intenções de voto para Governador


Em uma votação muito disputada, o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho venceu a enquete realizada pelo site Parlamentopb e que perguntava em quem o internauta votaria para o Governo do Estado se a eleição fosse hoje. Coutinho obteve 126.360 votos, ou 51% do total.

O segundo colocado obteve 114.222 votos, ou 46% dos votos registrados.

Os dois outros candidatos citados na enquete ficaram tecnicamente empatados no terceiro lugar com 2.657 votos (1%), e 2.156 votos (1%) cada um .

Os votos que seriam anulados foram 588 e os eleitores indecisos, apenas 42 do total.

A enquete é uma consulta informal e não tem caráter científico.

terça-feira, 28 de abril de 2009

PSB de Santa Rita realiza encontro de novos filiados


Ocorreu neste domingo (26), na cidade de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa, o I Encontro de filiados do partido no município. Organizado pelo PSB local, com o objetivo de filiar novos companheiros(as), o evento deveria contar com a presença do prefeito Ricardo Coutinho que não compareceu por estar acometido de um resfriado.


O evento contou com a presença na mesa, do suplente de vereador Aurian, Rony representando a JSB local, Rômulo Halisson pelo gabinete do vereador Bira e Alexandre Urquiza como Secretário de Organização do PSB na PB e membro do Diretório Nacional.


Com a participação de mais de 150 pessoas, num domingo à tarde, o encontro foi prestigiadíssimo.


O secretário de Organização do PSB na Paraíba fez uma análise de conjuntura e uma fala de gestão passando por várias das ações desenvolvidas pelo PSB na cidade de João Pessoa e da repercussão na melhoria da qualidade de vida do nosso povo.


Urquiza destacou nas falas as ações que vão desde o Terminal de Integração Municipal, célula idealizadora do Terminal de Integração Metropolitano, o EMPREENDERJP, o Orçamento Democrático, a Qualificação de Jovens através das 4020 vagas do Juventude cidadã, a construção de quase 5 mil casas, o ProJovem Urbano com 5300 jovens como exemplo para o país, os investimentos na saúde, na educação, priorizando a periferia, característica do prefeito Ricardo Coutinho.


O evento teve início às 16:30h e terminou ao anoitecer com o coquetel servido aos participantes ao som da apresentação de artistas locais.

domingo, 19 de abril de 2009

Ricardo debate integração com sociedade de Santa Rita


O presidente do PSB e prefeito da Capital, Ricardo Coutinho, participou na tarde deste sábado (18), no Bairro do Tibiri, em Santa Rita, de mais um encontro com a sociedade civil organizada, visando debater as políticas públicas implantadas pela sua administração e que tem repercussão nos demais municípios.
Dessa feita, o evento ocorreu no Colégio Machado de Assis, no município de Santa Rita, reunindo várias entidades, como ongs, associações, cooperativas e movimentos, num encontro que começou por volta das 15hs e se prolongou até o início da noite.
Entre os vários assuntos abordados, os representantes da sociedade de Santa Rita priorizaram os questionamentos acerca da implantação da integração de transportes da região metropolitana.
Ricardo fez questão de registrar que o projeto de integração só será possível de acontecer graças à aceitação e cooperação de todos os gestores e empresas das cidades que fazem a grande João Pessoa.
Para Ricardo, foi a posição favorável dos gestores de Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Conde, Lucena e Alhandra que tornaram possível a ampliação do modelo já aplicado em João Pessoa.
“A implantação do terminal de integração, do passe legal e da integração temporal, são conquistas que não podem ficar só com quem vive na capital, as populações da grande João Pessoa e outros municípios precisam também ser beneficiadas” disse Ricardo.
De acordo com o Termo de Compromisso assinado com os representantes das empresas concessionárias que fazem o transporte público de passageiros da região metropolitana de João Pessoa, o novo sistema vai começar a operar no dia 1º de maio, quando se comemora o 'Dia Internacional do Trabalhador'. Os usuários que precisarem utilizar o transporte público dos municípios que fazem parte do acordo passarão a ter um desconto de 50% no valor da segunda passagem.
“É preciso que cada um assuma sua parte, para que a população como um todo seja beneficiada”, concluiu.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Câmara de Bayeux recebe Ricardo Coutinho em sessão especial nesta terça

A Câmara de Vereadores de Bayeux, presidida pelo vereador Mizael Martinho, conhecido por Fofinho, realiza hoje (14), a partir das 19h30, uma sessão especial para debater o Sistema de Integração da Região Metropolitana da Capital.

A propositura foi de autoria coletiva dos vereadores. “Bayeux é uma das cidades beneficiadas com o sistema e por isso não poderia deixar de discutir com a população os efeitos de uma grande ação conjunta como esta” afirmou o presidente da Casa que também falou das vantagens, pois os usuários do transporte coletivo terão desconto de 50 por cento no valor da segunda passagem.

É a primeira vez que o prefeito Ricardo Coutinho participa de uma sessão na Câmara de Bayeux. Segundo os vereadores, “Ricardo vem trazer para o município as experiências bem sucedidas que sua administração vem tendo em João Pessoa. Vamos interagir e debater as ações e tentar trazer para Bayeux”.A Integração deve começar no início de maio, na ocasião das comemorações pelo dia do trabalhador.

Após a realização da sessão especial, haverá no pátio da Câmara a apresentação da Paixão de Cristo do município apresentado pelo grupo teatral “Em Busca da Vida”. O prefeito Ricardo Coutinho também deve prestigiar a encenação.

terça-feira, 7 de abril de 2009

PSB realiza Seminário de Formação Política

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou neste fim de semana o primeiro módulo do Seminário dos Núcleos de Formação Política”, idealizado pela Fundação João Mangabeira. O evento contou com a participação de representantes de cada segmento organizado do PSB-JP, integrantes de sua Executiva Municipal, filiados e militantes.

A proposta metodológica organiza este curso de formação em módulos, com vídeo-aulas, grupos de debate e material impresso especialmente desenvolvido para esta ocasião. O mesmo processo de socialização e troca de conhecimento ocorrerá nos principais diretórios do PSB em todo o País, durante o ano de 2009. O objetivo é fundamentar ainda mais os integrantes do Partido para o debate político com a sociedade, aliando crescimento – verificado pelos números do TRE – com a qualidade teórica e prática do discurso socialista.

Com efeito, é importante salientar um aspecto atual: enquanto a maioria das legendas partidárias preocupa-se apenas em discutir alianças e a conjuntura política para 2010, o PSB promove diálogos sobre ética, política, socialismo, democracia e História do Brasil, relacionando os temas com o cotidiano do nosso povo. Enfim, apresenta a todas(os) mais um exemplo de como deve ser a atuação partidária.

domingo, 29 de março de 2009

Ricardo apresenta projetos administrativos na Câmara de Princesa Isabel



O presidente estadual do PSB na Paraíba e prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, defendeu neste sábado (28), durante audiência pública na Câmara Municipal de Princesa Isabel, o intercâmbio de idéias entre os diversos municípios da Paraíba que possam contribuir para o crescimento do Estado. "Existem experiências muito ricas em várias administrações paraibanas e esses projetos precisam transpor barreiras. Na nossa Capital, por exemplo, o programa Empreender JP e o Orçamento Democrático deram certo e hoje servem de modelo para os demais municípios não só do Estado como do país", destacou o prefeito.
A audiência aconteceu na Casa Adriano Feitosa Cavalcante e contou com presença de autoridades locais e de cidades vizinhas. Ricardo estava acompanhado pelo presidente estadual do PT, o deputado federal Luiz Couto; por Agnaldo Ribeiro, deputado estadual pelo PP e pelo ex-deputado federal Gilvan Freire (PTB).
Ricardo Coutinho apresentou o funcionamento do Orçamento Democrático, que foi colocado em prática desde 2005 na Capital paraibana. "Conseguimos resgatar a confiança da população no poder público. Através do Orçamento Democrático, a Prefeitura tem tido compromisso de realizar as demandas apontadas pela comunidade. Hoje, já são mais de 300 obras construídas por meio do Orçamento", revelou.
Em relação ao Empreender, o prefeito da Capital destacou que o programa já investiu na cidade cerca de R$ 10 milhões em financiamentos para pequenos comerciantes e ativou a cadeia produtiva da cidade. "Nós, enquanto gestores públicos, temos o dever de descobrir as potencialidades locais para fazer a economia girar e não ficarmos dependentes de repasses federais. Só em João Pessoa, conseguimos ativar 6.200 empreendimentos", avaliou.
Ricardo Coutinho ainda destacou a política de melhoria na infra-estrutura das escolas de João Pessoa, com um investimento de mais de R$ 22 milhões, aplicados na reforma das unidades, construção de sete novas escolas e dez creches. Além disso, apresentou as ações do programa habitacional do município, cujo número de moradias entregues chega a cinco mil e foi apontado como uma referência no país, durante o encontro nacional de prefeitos com o presidente Lula, em fevereiro passado.
"É preciso cobrar dos políticos mais compromisso com o crescimento local e do Estado. A Paraíba ficou para trás por falta de idéias que promovessem o seu desenvolvimento. A nossa proposta é de ampliar as discussões sobre idéias e planos que movimentem a economia e tragam mais qualidade de vida para os cidadãos", comentou.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Ricardo assina termo do terminal de integração metropolitana


Cerca de 200 mil pessoas serão beneficiadas, apenas no primeiro mês de implantação do sistema integrado de transporte público das cidades de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde e Alhandra. Para tanto, foi assinado entre os seis municípios na tarde desta segunda-feira, dia 23, o ‘Termo de compromisso celebrado entre prefeitos e as empresas de transporte público de passageiros da região metropolitana de João Pessoa para a implantação de integração tarifária’. A solenidade aconteceu no auditório do Paço Municipal, no Centro da Capital paraibana.

O prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB), anunciou que o novo sistema vai começar a operar no dia 1º de maio, quando se comemora o ‘Dia Internacional do Trabalhador’. Ele explicou que os usuários terão o desconto de 50 por cento no valor da segunda passagem. “A assinatura desse acordo tarifário representa um momento histórico para a Paraíba, pois caracteriza a democratização do acesso ao emprego. E não só os trabalhadores serão beneficiados, mas todas as pessoas que aderirem ao sistema”, esclareceu o prefeito pessoense.

De acordo com ele, os municípios não podem atuar de forma isolada, mas através de parcerias para o beneficio de um todo. “Já temos a experiência exitosa da Integraç e agora vamos estender esse projeto aos demais municípios que formam a região metropolitana. O dia de hoje marca que o olhar dos governantes deve seguir o olhar do interesse da população, que é dar aos cidadãos o direito de ir e vir”, enfatizou Ricardo.

Depoimentos dos prefeitos – Em seus discursos, os demais prefeitos também destacaram a importância dessa parceria. Para o prefeito de Santa Rita, Marcus Odilon, o acordo também vai diminuir o desemprego. “Muito se falava nessa integração entre os municípios, mas não se chegava a lugar nenhum. Após anos, isso agora é realidade. E para milhares de trabalhadores, isso representa muito além de economia na passagem, mas a facilitação de se conseguir um emprego. Agora, os empregados das cidades vizinhas vão competir de igual para igual com os daqui da Capital”, ressaltou Odilon.

Já Renato Mendes, prefeito de Alhandra, complementou a fala de Marcus Odilon. “É um projeto importantíssimo e a classe mais beneficiada com certeza será a trabalhadora, as pessoas que mais circulam nos ônibus”, disse.
Para J. Júnior, prefeito de Bayeux, a iniciativa mostra que os prefeitos estão unidos. “Essa parceria mostra que quando se unem a coisa anda, principalmente no lado social. As pessoas estão cansadas de promessas, precisam de projetos concretos. Hoje estamos dizendo para o trabalhador de qualquer cidade dessas que ele pode competir em pé de igualdade. Isto aqui é o início de outras ações em conjunto”, reforçou.

Os prefeitos de Cabedelo e do Conde, José Régis e Aluísio Régis, respectivamente, não puderam comparecer à solenidade devido a compromissos administrativos, mas enviaram representantes.

Também participaram da cerimônia de assinatura o coronel Rodrigues, representando o Departamento de Estradas de Rodagem (DER); Joselito Pereira, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado da Paraíba (Sintrans); o promotor Gualberto Bezerra, pelo Ministério Público Estadual, e Alberto Pereira, das empresas de ônibus, além de Mário Tourinho, presidente da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbanos de João Pessoa (AETC-JP).


Também compareceram empresários do setor, vereadores dos municípios participantes, deputados estaduais, além de vice-prefeitos e secretários municipais.

sábado, 21 de março de 2009

Juventude ouve Ricardo, que leva experiência de gestão para Cabaceiras


O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), passou o final de semana em Cabaceiras, cidade localizada a 186 quilômetros da capital paraibana, para discutir políticas públicas de juventude e levar a experiências da sua gestão para jovens de vários municípios paraibanos.


Ele apresentou o tema durante o ‘II Festival da Juventude’, que este ano aborda o tema “Desenvolvimento Juvenil no Nordeste Brasileiro”.

Entre os projetos desenvolvidos pelo governo municipal, ele destacou o 'Empreender Jovem', que se constitui em uma linha de crédito para que esse público tenha condições de abrir os seus próprios negócios.

O prefeito de Cabaceiras, Ricardo Aires (PSB), que também participou do evento, falou da sua preocupação com a juventude e das ações na área de educação que vem desenvolvendo dentro da cidade para contemplar esse público. Ele disse que o grande desafio que tem pela frente é gerar emprego e renda para os jovens.

O gestor municipal de João Pessoa disse que há uma importância muito grande na participação e intervenção da juventude no processo de mudança da sociedade. “Só podemos avançar no desenvolvimento de políticas públicas se forem criados espaço para reunir as pessoas e qualificar as discussões”, declarou.

De acordo com o prefeito de João Pessoa, é necessária a criação de espaço de convivência, por isso, vem desenvolvendo o projeto de construções de praças na cidade e, além disso, incentivando as atividades esportivas e culturais.

Ele defendeu que também é preciso qualificar os jovens para que eles tenham acesso ao mercado de trabalho. Falou ainda sobre o Projovem, que colabora com essa formação e que na capital já serve de exemplo para outras localidades. O prefeito lembrou que entre as políticas desenvolvidas pela sua gestão estão os Centros da Juventude, que já são cinco em João Pessoa, e que oferecem formação, educação e lazer para a juventude.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Ricardo assiste implantação de Orçamento Democrático no Sertão

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), viaja à Cajazeiras nesta sexta-feira (13) para participar de eventos que marcam a implantação do Orçamento Democrático e do Programa de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender) naquela cidade. As duas iniciativas tiveram como modelo projetos criados pela Prefeitura de Capital, pioneira no Estado na formulação desses dois instrumentos. Ricardo vai a convite do prefeito daquele município, o também socialista Léo Abreu (PSB). O deputado federal Luiz Couto (PT) acompanhará o prefeito pessoense.

O chefe do Poder Executivo da Capital chegará à cidade sertaneja por volta das 9h30. Às 10h, ele participa do Seminário sobre o Orçamento Democrático, que acontecerá no Teatro Íracles Pires (ICA), próximo ao ginásio ‘Xamegão’.
Ricardo Coutinho apresentará a proposta e as etapas do Orçamento Democrático de João Pessoa. O instrumento permite a participação direta dos moradores da cidade no processo de elaboração, implementação e fiscalização da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), da Lei Orçamentária Anual (LOA), do Plano Plurianual (PPA) e do Plano de Investimento Setorial do município.

“O Orçamento Democrático promove o fortalecimento do poder local, através do empoderamento da sociedade com o estabelecimento do controle social. Esse processo de comunicação e de prestação de contas com a transparência das políticas públicas representa o estabelecimento de uma boa governança democrática e inovadora”, explicou o prefeito.
Empreender

No final da tarde, às 17h, Ricardo Coutinho e Luiz Couto irão à Câmara de Vereadores da cidade participar de uma sessão especial sobre o lançamento do Programa Empreender naquele município. A sessão extraordinária foi solicitada pelo prefeito Léo Abreu à presidência daquela Casa legislativa.
Ricardo Coutinho irá proferir uma palestra e explicar o formato do programa, que concede empréstimos a empreendedores de pequenos negócios na cidade de João Pessoa e auxilia no desenvolvimento de empreendimentos já existentes. Desde que foi criado, em 2005, o programa aprovou 6.382 projetos e já liberou mais de R$ 15 milhões em recursos do Fundo Empreender e do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf).

Os empréstimos concedidos têm as menores taxas de juros do País, 0,9% ao mês, justamente para garantir que a parcela da população sem acesso aos bancos possa se inserir no programa. Os focos de atuação são os negócios de pequeno porte na produção, artesanato, turismo, comércio e prestação de serviços de qualquer natureza.

“Para nós, é uma honra ir a Cajazeiras apresentar dois projetos tão importantes, como o Orçamento Democrático e o Empreender. Estas duas iniciativas estão contribuindo para mudar o perfil da população da nossa cidade, que passa a ter mais participação e, ao mesmo tempo, cobrar ações do poder público, com mais oportunidade de emprego e geração de renda. Fico muito feliz por estarmos levando essas experiências para outras cidades do Estado”, comentou Ricardo Coutinho.

Agenda

Após o seminário que discutirá o Orçamento Democrático, ainda no Teatro Íracles Pires, Ricardo Coutinho concederá entrevista coletiva à imprensa, ao meio dia. Depois, ele e Luiz Couto seguem para almoçar em companhia do prefeito Léo Abreu e de lideranças políticas da região.

Às 16h, Ricardo prestigia a inauguração da Junta de Serviço Militar do Município e, por volta das 19h, também estará presente à entrega da reforma da Biblioteca Pública de Cajazeiras.

terça-feira, 10 de março de 2009

Na Câmara de Campina Grande, Ricardo exibe políticas da gestão em benefício das mulheres



O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) foi convidado e prestigiou a sessão especial em homenagem ao 'Dia Internacional da Mulher', realizada na Câmara Municipal de Campina Grande, quando apresentou políticas e programas criados em seu governo voltados a igualdade de gênero. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (10) e foi proposto pelas vereadoras Daniella Ribeiro (PP) e Ivonete Ludgério (PSDB).


Ao falar na sessão do Legislativo campinense, o prefeito da Capital disse que "essa é mais que uma sessão. É um momento de discutirmos sobre equidade, essência da democracia. Porque se há uma revolução que foi capaz de mudar a face da nossa sociedade, essa revolução foi a das mulheres".


O convite partiu da vereadora Daniella Ribeiro, propondo ao prefeito que apresentasse a experiência de sua gestão com a questão das políticas para as mulheres. "Ricardo é um pioneiro no Estado em firmar pacto com o Plano Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres", destacou a vereadora, que também lembrou em seu discurso a importância da luta das mulheres por direitos políticos e justiça social.


Ricardo Coutinho apresentou as políticas implementadas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), apontou algumas metas e colocou a importância de se criar instrumentos que pensem políticas para a cidadania das mulheres.


Centro de Referência – O prefeito da Capital também apresentou a estrutura do serviço que conta com atendimento psicossocial e jurídico, além de oferecer atividades de arte terapia e massagens. "O Centro de Referência da Mulher deixou de ser só um serviço que atende mulheres em situação de violência para ser um ponte de encontro de todas as políticas", observou Ricardo.
O Centro foi criado em setembro de 2006 e já atendeu mais de 600 mulheres. Ainda sobre a questão da violência, o prefeito destacou a importância de o Estado criar Casas Abrigos. "Outro debate é a necessidade de Casas Abrigos, que deve ser uma política estadual e a Prefeitura de João Pessoa está aberta para fazer parcerias".


Saúde – Ricardo destacou na questão da saúde o Centro de Referência em Atendimento as Mulheres Vítimas de Violência Sexual, instalado no Instituto Cândida Vargas. "Apesar de a legislação proteger as mulheres vítimas de estupros, nem toda gestão oferece políticas para acolhê-las, pois muitas vezes o preconceito fica além da necessidade das mulheres", desabafou. Ele anunciou a inauguração, em maio, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Materna, além do investimento na qualificação e sensibilização dos profissionais que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF).


Moradia – o Governo Municipal já entregou mais de 3.700 casas e, desse total, 70% foram registradas em nomes de mulheres. "A questão da habitação ainda vulnerabiliza as mulheres. É determinação do nosso Governo que elas têm mais condições de se responsabilizar pelo imóvel, pois elas cuidam e defendem seus espaços", comentou o prefeito.


Educação – O prefeito da Capital observou que as mulheres reúnem capacidade e condição para entrar no mercado de trabalho e precisam ter onde deixar os filhos. A Prefeitura transformou as creches em Centros de Referência da Educação Infantil (Creis). "Construímos dez Creis com capacidade para 120 crianças cada um. Precisamos fazer mais para que as mulheres possam ir para o trabalho, sem se preocupar com a educação e o cuidado dos filhos. Quando podem sair para trabalhar, aumenta a renda familiar e a qualidade de vida da família", enfatizou Ricardo.


Geração de renda– "A gente cria políticas compensatórias, mas a emancipação feminina depende de renda, de autonomia financeira. Precisamos criar políticas de geração de renda, porque temos retorno positivo na vida das pessoas", ressaltou o prefeito. De acordo com dados apresentados, dos mais de R$ 9 milhões emprestados pelo Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP), mais de R$ 7 milhões foram destinados às mulheres. A Prefeitura também criou a linha de crédito especial Empreender Mulher, que já fez circular quase R$ 600 mil entre grupos de mulheres e autônomas.
"Estamos num processo de aprendizagem constante. Precisamos avançar nas políticas, tendo como foco a emancipação de homens e mulheres, criando qualidade de vida, cidadania e democracia. Ou progredimos nas políticas de respeito aos direitos das mulheres, acabando com as disparidades, ou não avançaremos", concluiu Ricardo Coutinho.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Ricardo é recebido por Lula e consegue liberar novos recursos para João Pessoa


O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), manteve audiência com o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta terça-feira (10) e garantiu a ampliação dos recursos para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Capital paraibana, com a inclusão de mais duas comunidades a serem beneficiadas. Durante o encontro, Lula anunciou que deve vir a João Pessoa ainda este ano para visitar as obras realizadas pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal.

A reunião, que durou cerca de 45 minutos, contou com a participação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e do ministro das Relações Institucionais, José Múcio, além do deputado federal paraibano Luiz Couto (PT).

Ricardo Coutinho contou que a ministra Dilma Roussef assegurou que a cidade de João Pessoa terá um reforço no repasse das verbas do PAC destinadas a promover a revitalização urbana e ambiental das comunidades próximas ao rio Jaguaribe. Com isso, segundo o prefeito, as comunidades São Rafael e Padre Hildon Bandeira também passarão a receber as intervenções do programa, que incluem melhoria de moradias e obras de infra-estrutura, a exemplo de saneamento básico e drenagem.

O PAC do Rio Jaguaribe – como é conhecido – beneficiará as comunidades localizadas nas imediações do Alto Jaguaribe (Jardim Guaíba, Jardim Bom Samaritano, Rua Projetada, Travessa Palmares, Rua Osvaldo Lemos, Novo Horizonte, Lagoa Antônio Lins e adjacências do Monte Cassino) e Baixo Jaguaribe (Chatuba e São José). Agora também contemplará as áreas do Médio Jaguaribe, com São Rafael e Padre Hildon Bandeira.

Lula em João Pessoa – O prefeito Ricardo Coutinho, que está participando do Encontro Nacional de Prefeitos, disse que o presidente Lula manifestou a vontade de visitar a Capital paraibana ainda este ano. Ricardo formalizou o convite em nome da cidade. Quando vier, o presidente visitará obras construídas por meio de parcerias entre os governos municipal e federal, como a ampliação da Avenida Pedro II, a Estação Cabo Branco e o Condomínio Residencial Gervásio Maia.

O presidente Lula declarou ainda que fará o lançamento do Plano de Habitação Social nos Estados brasileiros e a Paraíba está na lista dos locais a serem visitados. De acordo com o prefeito pessoense, o presidente da República parabenizou a Prefeitura pelos avanços na política de habitação de João Pessoa, que hoje é referência para o País. O Condomínio Residencial Gervásio Maia é o mais completo conjunto habitacional construído na gestão do presidente Lula.
Os dois discutiram ainda assuntos relacionados à conjuntura política paraibana. O prefeito de João Pessoa revelou que Lula manifestou interesse em manter a aliança entre o PSB e PT no Estado, já que são legendas aliadas no cenário nacional.

Ricardo é recebido por Lula e consegue liberar novos recursos para moradia

O presidente Lula tem um encontro nesta terça, 10, e quarta, 11, com cerca de 3,5 mil prefeitos de todo o Brasil. Contudo, ainda na manhã de hoje, ele recebeu em seu gabinete apenas quatro. E neste seleto grupo estava o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB).

Além de Ricardo, outros três prefeitos serão recebidos por Lula. São eles: Beto Resende (Curitiba), Roberto Sobrinho (Porto Velho) e Íris Resende (Goiania).
A intenção do presidente ao convocar os governantes é apresentar sua pauta de reivindicações, a exemplo do que eles costumam fazer todos os anos com a Marcha dos Prefeitos. Essa pauta incluiria a pactuação de 10 grandes compromissos para os próximos três anos como, por exemplo, a erradicação do analfabetismo e da mortalidade infantil. Os compromissos serão organizados numa publicação chamada Agenda de Compromissos

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta terça-feira ao prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, em audiência, que o Governo Federal combaterá a crise financeira apoiando investimentos em casas populares e os pequenos bancos para empréstimos de carros usados. Ele admitiu junto ao Ministro da Articulação, José Múcio, liberar novos recursos para PMJP nas áreas de saúde, turismo e cidades, além de propor o lançamento do programa de casas na capital. A ministra Dilma Roussef, presente à audiência, acenou que vai agendar presença na UFPB no próximo dia 8 de março.

Acompanhado do deputado federal Luiz Couto, Ricardo Coutinho apresentou um conjunto de projetos e demandas com emendas orçamentárias contigenciadas solicitando do presidente Lula o desbloqueio – condição acenada pelo chefe do executivo do Governo Federal.

Na audiência com RC e Luiz Couto, Lula aproveitou o momento para avaliar a crise financeira internacional e seus efeitos no Brasil, razão pela qual entende que a melhor arma de combate é ampliar os investimentos em obras públicas para gerar emprego e maior escala.

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites