Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Ricardo Coutinho: “Vamos dar um grande salto na forma de administrar esse Estado e na forma de desenvolvê-lo”



Um salto na forma de administrar a Paraíba e na forma de desenvolvê-la. Esse foi o tom do discurso de Ricardo Coutinho, lançado como do candidato ao Governo do Estado pelo PSB, PSDB, PTN, DEM, PPS, PTC, PP, PRP, PV e PDT, através da Coligação “Uma Nova Paraíba”, na tarde desta quarta-feira (10).
“Vamos dar um grande salto na forma de administrar esse Estado e na forma de desenvolvê-lo, aposentando a forma arcaica de fazer política. Uma política ultrapassada, que só sabe agir como se estivesse olhando pelo retrovisor. Esse é o grande salto que a Paraíba precisa”, disse Ricardo, durante a Convenção Estadual do PSB, realizada no Clube Cabo Branco, em João Pessoa.
Ricardo Coutinho, ao lado do candidato a Vice-governador, Rômulo Gouveia (PSDB), discursou para uma multidão de aproximadamente 15 mil pessoas, que se reuniu no ginásio e na parte externa do clube.
O socialista assumiu o compromisso de recuperar o caráter público da administração estadual, com o que denominou de “republicanizar”, o Estado. “Sou candidato para devolver a Paraíba ao povo da sua terra. Vamos dar um choque de democracia e participação popular neste Estado”, afirmou.
Ricardo agradeceu a todos os partidos e todas as pessoas que foram indicadas por suas legendas para se configurarem como candidatos a vice-governador na chapa das oposições. “Mas, hoje, quis o destino e quis Deus que o nosso candidato fosse Rômulo Gouveia, com o apoio de todos os dez partidos que nos apoiam”, declarou.
Durante o discurso, Ricardo alertou a militância e a população do Estado para a tentativa de golpes que, por ventura, podem ser realizados pelos adversários.
“A Paraíba não vai aceitar de forma alguma deixar de votar nas eleições de 2010. Essa é a regra do jogo democratioco, é essa regra que precisamos estabelecer para o ano de 2010 e para sempre. É importante que fiquemos atentos a toda manobra que tente impedir o livre direito de escolha dos paraibanos. Estou reproduzindo o sentimento de quem andou por esse estado e sabe o desejo do povo, que é o de votar”, alertou.

terça-feira, 29 de junho de 2010

CONVENÇÃO DO PSB: caravanas de várias cidades confirmaram presença e direção estadual do partido espera 10 mil pessoas no Clube Cabo Branco


Bem próximo da Convenção do PSB que acontecerá nesta quarta-feira (30), a partir das 16h00, no Esporte Clube Cabo Branco, os dirigentes do partido se mantêm as melhores expectativas para o evento, que contará com a participação de representantes de vários municípios da Paraíba. O presidente do diretório municipal do Partido, Ronaldo Barbosa, que também é responsável pela logística do evento, afirma que toda a Convenção estará dentro dos padrões propostos pela Legislação Eleitoral.

Segundo estimativas da organização caravanas de muitos municípios do Estado, já confirmaram presença o que só destaca a magnitude do evento que confirmará oficialmente os nomes que serão candidatos às eleições de outubro pela legenda.

“Tenho informações da organização de que teremos representações do PSB de quase todos os 223 municípios da Paraíba somando cerca de 10 mil pessoas entre filiados e membros da coligação e simpatizantes”, afirma Ronaldo.

Preocupado com o cumprimento da Lei Eleitoral vigente, Ronaldo Barbosa está pessoalmente cuidando dos últimos detalhes do evento para que tudo esteja conforme os parâmetros propostos pela legislação eleitoral.

“Não acontecerá nada no evento que vá de encontro às Leis Eleitorais. Estamos fazendo tudo para realizarmos um evento tranquilo e que não cause problemas com a justiça para nenhum dos nossos candidatos”, afirmou o presidente do diretório do PSB de João Pessoa.

domingo, 27 de junho de 2010

PSDB oficializa candidatura de Cássio ao Senado e apoio a Ricardo Coutinho ao Governo do Estado na disputa de outubro



O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) na Paraíba formalizou apoio ao candidato pelo PSB, Ricardo Coutinho, ao Governo do Estado nas eleições de outubro. A decisão aconteceu no final da tarde deste domingo (27), durante Convenção Estadual da Legenda, realizada no clube da AABB, em Campina Grande.

A Convenção homologou ainda o nome do ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, como candidato da legenda ao Senado, além dos tucanos candidatos a deputado estudual e federal. O evento contou com a presença do pré-candidato a reeleição no Senado, Efraim Morais, que é o presidente estadual do DEM, e de várias lideranças políticas de todo o Estado.

Ricardo Coutinho esteve presente ao evento e agradeceu o apoio dos integrantes do PSDB e disse que a aliança entre tucanos e socialistas vem acontecendo em oito estados brasileiros, a exemplo do Paraná, Minas Gerais e Alagoas. “Nos unimos para derrotar o atraso e construir um novo futuro para a Paraíba”, afirmou.

O pré-candidato ao Governo comparou ainda as eleições de outubro a um campeonato de futebol, mas, para ele, até agora é como se apenas o atual governador estivesse na disputa. “Nossa seleção está apenas no aquecimento. Mas, a partir do dia 3 de outubro o jogo vai ficar zerado e nós vamos entrar em campo para dar início a grande vitória pelo desenvolvimento da Paraíba”, frisou.

Cássio Cunha Lima também exaltou a importância da aliança entre o PSDB e o PSB. Segundo ele, essa parceria é necessária não apenas para fazer com que a Paraíba volte a desenvolver, mas para que o Estado vá além e dê um salto de crescimento. “Não temos dúvidas que Ricardo Coutinho é o melhor para a Paraíba. Nossa decisão é a melhor para o nosso Estado”, comentou.

Pré-candidato Alexandre Urquiza acompanha Ricardo na convenção do PV, PRP, PPS e PTN


Na noite deste sábado (26), o pré-candidato a deputado estadual Alexandre Urquiza (PSB), percorreu quatro bairros de João Pessoa prestigiando diversas festas juninas. Acompanhado de sua assessoria, Urquiza esteve em Mandacaru, Três Lagoas, Esplanada e Funcionários II, atendendo a convites de lideranças daquelas comunidades.

Antes, o pré-candidato esteve na convenção dos Partidos aliados ao PSB em Campina Grande – PV, PRP, PPS e PTN. A Convenção contou com a presença do pré-candidato ao Governo do Estado, o socialista Ricardo Coutinho.

A população de João Pessoa já conhecia Alexandre Urquiza por sua atuação como docente nas salas de aula do IFPB, antiga Escola Técnica Federal, em Jaguaribe.

A partir de 2005, Urquiza assumiu cargos no primeiro escalão da bem sucedida administração municipal do PSB, ajudando a implantar e fortalecer o Governo Popular que se instalava na capital paraibana.

Enquanto desenvolvia seu trabalho na Superintendência da Emlur ou como secretário de Desenvolvimento Social e posteriormente, da Juventude e Esportes, o socialista estabeleceu com a população um vínculo de lutas e conquistas coletivas.

O contato diário com segmentos como os garis (Emlur); com as comunidades efetivamente representativas da população (Sedes), e finalmente com os jovens e desportistas (Sejer), colocou-o naturalmente no centro das discussões que buscam as soluções para os problemas enfrentados não só por esses segmentos, mas pela população como um todo.

Sensibilidade e determinação não lhe faltam. Aliás, essas são marcas na personalidade de Urquiza que o liga a companheiros de idéias transformadoras como Pedrinho, Jailma e Dedeca, nas Três Lagoas; Josélio e Nóbrega, no Esplanada; Jardel em Mandacaru e Costa, no Funcionários II.

sábado, 26 de junho de 2010

Convenção: PPS, PV, PRP e PTN homologam apoio a candidatura de Ricardo Coutinho ao Governo do Estado


Os partidos PPS, PV, PRP e PTN homologaram na tarde deste sábado (26) o apoio a candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) ao Governo do Estado, durante a Convenção Estadual conjunta realizada no município de Campina Grande.
Ricardo Coutinho esteve presente ao evento e defendeu a união dos partidos que querem um novo modelo político-administrativo para a Paraíba. O socialista agradeceu o apoio e afirmou que as legendas podem contar com sua lealdade e honestidade não apenas durante a campanha eleitoral que se aproxima, mas principalmente, caso seja eleito governador do Estado.
“Contem com a minha honestidade e com a minha lealdade. Saibam que estão tratando com um companheiro. Vocês, certamente, já ouviram os adversários me acusarem de muita coisa: de antipático, de frio, de chato, mas nunca os ouviram me acusar de desonesto e de desleal. Eu sou do tipo de pessoa que prefiro um não verdadeiro do que um sim mentiroso”, afirmou.
Ricardo agradeceu ainda a contribuição que cada legenda tem dado para a construção de um projeto administrativo diferente de tudo que já foi feito na Paraíba. “Cada um tem uma contribuição importantíssima para nossa candidatura. São projetos, ideias, militância, coisas que juntas farão a grande diferença para nosso Estado”, frisou.
A Convenção Estadual contou com a participação de todos os pré-candidatos a deputado estadual e federal pelo PPS, PV, PRP e PTN, além dos presidentes estaduais de cada agremiação, a exemplo de José Bernardino (PPS), Sargento Denis (PV), Maria da Luz (PRP) e Fábio Medeiros (PTN).
Convenção do PSDB – No domingo (27), será a vez da Convenção Estadual do PSDB, que também acontecerá em Campina Grande, no clube da AABB. Os tucanos vão homologar os nomes dos candidatos da legenda a deputado estadual e federal, além de oficializar a candidatura do ex-governador Cássio Cunha Lima como um dos postulantes ao Senado na chapa majoritária, ao lado de Ricardo Coutinho.
Já o PSB vai realizar sua Convenção Estadual no dia 30, próxima quarta-feira, último dia para a realização de convenções. O evento vai acontecer no Clube Cabo Branco, em João Pessoa, e também vai homologar as candidaturas dos integrantes da legenda a deputado estadual e federal e oficializar o nome de Ricardo Coutinho como candidato ao Governo da Paraíba.
Na ocasião também será anunciada a chapa completa das oposições, com a homologação dos dois nomes que irão concorrer ao Senado e do candidato a vice-governador.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Ricardo Coutinho vai a 11 municípios paraibanos durante as festas de São João e São Pedro


O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, cumpre agenda em 11 municípios paraibanos, durante as festividades de São João e São Pedro. Acompanhado dos pré-candidatos ao Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB), e Efraim Morais (DEM), Ricardo passará por João Pessoa, Campina Grande, Patos, Santa Luzia, Bananeiras, Solânea, Matinhas, Monteiro, São Mamede, Esperança e Itatuba.

“Este é o período do ano mais rico para a cultura paraibana. Prestigiar nossas raízes e conhecer a diversidade de manifestações culturais nos enche de orgulho e mostra como é importante lutar para preservar tudo isso. Viva a cultura do povo nordestino. Viva a cultura da Paraíba”, comentou Ricardo.

Nesta quarta-feira (23), Ricardo prestigia o show de Geraldo Azevedo, em João Pessoa, e depois segue para Solânea e Bananeiras. Na quinta-feira (24), dia de São João, os pré-candidatos passam o dia na terra do Maior São João do Mundo. De Campina Grande, eles passam ainda pelos municípios de Matinhas e Esperança.

Na sexta-feira (25), o socialista retorna para João Pessoa, onde assiste a transmissão do jogo pela Copa do Mundo de Futebol, Brasil X Portugal, na companhia de familiares e amigos.

Já no sábado (26), Ricardo Coutinho vai à Convenção dos partidos PPS, PV, PRP e PTN, em Campina Grande. Depois vai a Santa Luzia e Patos. No domingo (27), será a vez da Convenção do PSDB, também em Campina.

Na segunda-feira (28), a programação acontece em Itatuba e, na terça-feira (29), Dia de São Pedro, Ricardo Coutinho e os pré-candidatos ao Senado seguem para São Mamede e Monteiro.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Ricardo Coutinho debate participação popular e qualificação do serviço público, durante plenárias realizadas na Capital


A noite da última segunda-feira (21) foi marcada pela realização de duas plenárias populares na cidade de João Pessoa. A primeira delas aconteceu no Clube Cabo Branco e tratou sobre qualificação do serviço público e a segunda, na sede da Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetag), e teve a participação popular como tema.

Ricardo Coutinho falou sobre a força que as plenárias públicas têm tido na sua pré-campanha, já que através delas, a população está participando da elaboração do Plano de Governo da chapa que reúne as forças de oposição a atual administração do Estado.

“Elas são instrumentos importantes, pois nestes espaços ouvimos as pessoas e dialogamos com elas as ideias capazes de transformar a Paraíba em um lugar mais democrático e que atenda às reais expectativas da população”, comentou.

A plenária do Clube Cabo Branco debateu a importância do investimento em qualificação profissional para melhorar a prestação de serviço ao público. Ricardo defendeu ainda o estabelecimento de metas como forma de estimular o desempenho dos servidores. “Em João Pessoa criamos o prêmio Escola Nota 10 para os funcionários da Educação. A meta era melhorar os índices educacionais, envolvendo todos os servidores. Como recompensa pelos números alcançados, os funcionários receberam o 14º salário no fim do ano”, explicou.

Já a plenária sobre participação popular teve o Orçamento Democrático como tema central. Ricardo Coutinho manifestou, mais uma vez, a necessidade do Estado implantar este instrumento. “Não podemos mais pensar em uma gestão sem a interlocução com a sociedade. É preciso garantir mecanismos de participação efetiva da população nos espaços de decisão e o Orçamento Democrático é o início disto”, defendeu.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

PSB realiza convenção estadual no dia 30, com homologação da chapa de oposição ao Governo Maranhão III


O Partido Socialista Brasileiro (PSB) vai realizar a convenção estadual da legenda no próximo dia 30 deste mês. O evento vai acontecer no Clube Cabo Branco, em João Pessoa, e vai acontecer em sintonia com a convenção de outros partidos que formam o grupo de oposição a atual administração estadual.

Além de homologar a candidatura de Ricardo Coutinho ao Governo do Estado e dos demais integrantes do partido que postulam uma vaga de deputado estadual e federal, o evento também irá homologar a composição da chapa majoritária, com a indicação dos candidatos a vice-governador e ao Senado.

Ricardo Coutinho lembrou que na convenção também será anunciado o que a futura candidatura das forças de oposições pretendem oferecer no campo das ideias e projetos para o desenvolvimento do Estado, com a divulgação das diretrizes que estarão presentes no Plano de Governo.

“Nós temos um projeto para a Paraíba. Será com base nesse projeto que iremos discutir e dialogar com a população durante todo o período de campanha. Nossa candidatura será pautada em propostas possíveis de serem realizadas e não em um discurso eleitoreiro, construído com ideias fantasiosas”, afirmou.


Grupos – Uma média de 150 pessoas estão trabalhando na elaboração do Programa do Governo da futura candidatura de Ricardo Coutinho ao Governo do Estado. A sistematização das ações estão divididas em 12 grupos de trabalho em João Pessoa e outros cinco em Campina Grande.

O coordenador do Plano de Governo, Walter Aguiar, ressaltou que os grupos contam com a participação de pessoas de todas as regiões do Estado, que contribuem, inclusive, mesmo sem estar presente fisicamente em todos os encontros. “A internet tem sido fundamental nesse processo porque nos permite dialogar com pessoas que estão em regiões mais distantes da Capital e que por isso, nem sempre podem estar presentes às reuniões”, comentou.

domingo, 20 de junho de 2010

Vice-Presidente do PSB, Edvaldo Rosas, reúne representantes de mais de 100 municípios em Plenária Estadual


Reunindo representantes de cerca de 115 municípios do Estado da Paraíba, realizou-se na manhã deste sábado (19), no auditório do Hotel Tambaú, em João Pessoa, uma plenária popular socialista, dirigida pelo Vice-Presidente do PSB e pré-candidato a Deputado Federal, Edvaldo Rosas.

A plenária, que foi aberta pelo Presidente do PSB e pré-candidato ao governo da PB, Ricardo Coutinho, reuniu 18 pré-candidatos a Deputado Estadual, 82 vereadores, além de diversas lideranças populares, sindicais e estudantis, em um evento marcado pela forte participação popular.

Durante a plenária, foi apresentada uma avaliação do quadro de pré-candidaturas à Câmara Federal e Assembléia Legislativa, além dos informes sobre a organização da convenção do PSB, que será realizada no próximo dia 30 de junho, no Esporte Clube Cabo Branco.

Em seu pronunciamento, Edvaldo Rosas conclamou os socialistas a organizarem a participação de todos os municípios na grande convenção socialista, fazendo deste evento um marco histórico de participação popular na política paraibana.

A convenção do PSB será realizada a partir das 16 horas, no ginásio coberto do Esporte Clube Cabo Branco, no dia 30 de junho.

sábado, 19 de junho de 2010

Ricardo vai apresentar diretrizes do Plano de Governo durante convenção do PSB


O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado vai apresentar as diretrizes do seu Plano de Governo durante a convenção estadual do partido, que será realizada no dia 30 deste mês, no Esporte Clube Cabo Branco, em João Pessoa . Ricardo disse que não é apenas a formalização dos candidatos que irão disputar um cargo eletivo nas eleições deste ano que será anunciado durante o evento, mas também o que sua futura candidatura pretende oferecer de ideias e projetos para desenvolver o Estado.

“Nós temos um projeto para a Paraíba. Será com base nesse projeto que iremos discutir e dialogar com a população durante todo o período de campanha. Nossa candidatura será pautada em propostas possíveis de serem realizadas e não em um discuso eleitoreiro, construído com ideias fantasiosas ”, afirmou

Os grupos de trabalho que estão elaborando o Plano de Governo da pré-candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) ao Governo do Estado estão em fase de sistematização dos dados relativos a esta primeira fase que, segundo o coordenador-geral do Plano, o engenheiro Walter Aguiar (PT), serviu para delimitar as diretrizes principais do projeto.

“Cumprimos o nosso papel inicial e agora vamos passar para o segundo momento, que contará com uma maior participação popular. Queremos ouvir o que as pessoas esperam do Governo e quais as principais reivindicações e expectativas para construirmos uma Paraíba melhor de se viver”, comentou Aguiar.


Participação – O coordenador disse que o mês de julho será marcado pela realização de fóruns temáticos em todas as macrorregiões do Estado, tais quais os que já aconteceram em João Pessoa, Campina Grande e Patos. “Além das reuniões nos grupos, vamos intensificar os fóruns para ampliar as contribuições”, frisou.

O Plano de Governo da pré-campanha de Ricardo Coutinho conta com um e-mail para receber sugestões e colaborações da população. O endereço é progovricardo@gmail.com.


Grupos – Uma média de 150 pessoas estão trabalhando na elaboração do Programa do Governo da pré-candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) ao Governo do Estado. A sistematização das ações estão divididas em 12 grupos de trabalho em João Pessoa e outros cinco em Campina Grande.

Walter Aguiar ressaltou que os grupos contam com a participação de pessoas de todas as regiões do Estado, que contribuem, inclusive, mesmo sem estar presente fisicamente em todos os encontros. “A internet tem sido fundamental nesse processo porque nos permite dialogar com pessoas que estão em regiões mais distantes da Capital e que por isso, nem sempre podem estar presentes às reuniões”, comentou.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ricardo Coutinho quer levar programa Bolsa Universitária para todo Estado



Levar a experiência do Bolsa Universitária de João Pessoa para toda a Paraíba. Esta foi uma das propostas apresentadas pelo pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), na noite de quinta-feira (18), durante palestra concedida a mais de 3,5 mil jovens. Ricardo foi um dos palestrantes do Seminário Juventude e Cidadania, promovido pela Agência Mandalla no ginásio do Sindicato dos Bancários, na Capital.

Ricardo Coutinho falou da experiência pioneira criada pela Prefeitura de João Pessoa, destinada a jovens carentes que ingressaram no ensino superior. “Muitas vezes o jovem luta para entrar em uma faculdade e, mesmo estudando em universidade pública ou mesmo inserido no ProUni, não consegue se manter no curso e é obrigado abandonar os estudos”, comentou.

Foi pensando nisso que durante sua gestão como prefeito da Capital paraibana, Ricardo criou o Bolsa Universitária, que concede bolsas a estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino de nível superior, pública ou privada, que estejam inseridos no Cadastro Único do Programa Bolsa Família do Governo Federal. O programa funciona para efeito de auxílio nas despesas inerentes ao desenvolvimento do curso universitário.

O objetivo é auxiliar os estudantes carentes que, muitas vezes, necessitam de uma condição mínima para dar prosseguimento aos seus estudos. Assim, o programa representa uma ajuda de custo para despesas, como livros, xerox e passagens. “Penso que essa experiência deve ser espandida para todo o Estado”, defendeu.

Espaços de lazer – Para melhorar a qualidade de vida dos jovens com inclusão social, Ricardo Coutinho propôs ainda a expansão dos espaços de lazer e cultura, com a recuperção e criação de praças públicas, de anfiteatros e locais para a prática de esportes, como quadras poliesportivas, pistas de skate e ciclovias.

“A Paraíba precisa ter mais espaços de convivência para o encontro dos jovens. Locais que farão com que suas diferenças se tornem convergentes e assim, poderemos criar cidadãos mais saudáveis, solidários e com respeito ao próximo”, comentou.
Escolas Técnicas – Outra medida defendida pelo socialista é a criação de Escolas Técnicas Estaduais. Ricardo Coutinho acredita que o Governo precisa levar o ensino profissionalizante para todas as regiões do Estado, qualificando os jovens para o mercado de trabalho.

“A juventude precisa ter direito de ter uma profissão estabelecida. O mercado de trabalho precisa abrir suas portas para os filhos e as filhas do povo”, ressaltou.

Ricardo Coutinho defende criação de hospital de urgência e emergência na Região Metropolitana de João Pessoa


O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, defendeu a construção de um hospital na Região Metropolitana de João Pessoa para melhorar a assistência em urgência e emergência prestada à população do Estado.
Ricardo foi o entrevistado desta quinta-feira (17) do programa Linha Direta, da rádio 100.5 FM Líder, conduzido pelos radialistas Tony Show, José Euflávio e Judivan Gomes. Ricardo Coutinho disse que a política de saúde no Estado precisa passar por uma nova reestruturação, tanto para melhorar as condições dos hospitais existentes, como também para identificar e criar novos equipamentos.

Um destes, para Ricardo, seria a contrução de um hospital de Urgência e Emergência situado no município de Santa Rita, terceiro mais populoso do Estado e que está localizado na região metropolitana de João Pessoa.

Ricardo Coutinho defendeu que a Paraíba siga o exemplo de Pernambuco, que no ano passado, na gestão do governador Eduardo Campos (presidente nacional do PSB), inaugurou o Complexo Hospitalar Miguel Arraes, na cidade de Paulista.

“Precisamos melhorar e desafogar a nossa rede hospitalar. Hoje em dia, os casos mais graves são todos transferidos para João Pessoa e Campina, que não estão mais dando conta da demanda. Precisamos criar outras alternativas na assistência de alta e média complexidade em nosso Estado”, defendeu.

Região – A Região Metropolitana de João Pessoa foi criada pela Lei Complementar Estadual 59/2003, era composta inicialmente pelos seguintes municípios: Bayeux, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Mamanguape, Rio Tinto e Santa Rita. Foi ampliada pela Lei Complementar Estadual 90/2009 que incluiu os municípios de Alhandra, Pitimbu e Caaporã. A região reúne um terço da população do Estado e representa cerca de 50% do seu PIB (IBGE 2006).

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ricardo Coutinho propõe criação de Política Estadual do Turismo elaborada em parceria com o setor produtivo


O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, propôs a elaboração de uma Política Estadual para o Desenvolvimento do Turismo, criada em parceria com o setor e baseada no estabelecimento de metas. “É preciso que o poder público e o setor produtivo deixem de pensar em uma política de governo e trate a questão do turismo como uma política de estado, extrapolando o universo eleitoral”, defendeu.

Ricardo Coutinho participou de debate com representantes do trade turístico do Estado na noite desta quarta-feira (16), no Hotel Caiçara, em João Pessoa, organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PB). Entre as ações do Plano de Turismo, Ricardo defendeu a qualificação do setor; investimentos em infraestrutura; melhoria nas ações de marketing e divulgação; valorização da cultura regional e das particularidades do Estado.

Na área de infraestrutura, o pré-candidato falou da importância de investir na melhoria de acesso e das condições de visitação e divulgação de destinos turísticos, a exemplo do Parque dos Dinossauros, em Sousa; do Lajedo de Pai Mateus, em Cabaceiras; das pinturas rupestres de Ingá, além do praias do Litoral. Neste último ele propôs que seja feita a integração dos municípios costeiros, lingando o Litoral Norte e o Litoral do Sul do Estado.

“Precisamos construir uma via Litorânea Norte que, inclusive, facilite o acesso das praias daquela região com o Rio Grande do Norte. Esta é uma comunicação que nos interessa. Como também nos interessa melhorar o acesso das nossas praias do Litoral Sul com Pernambuco. Precisamos investir em infraestrutura. Não é possível que os municípios litorâneos com o pontencial turístico que têm continuem da forma que estão, sem estradas, sem saneamento básico, sem coleta de lixo adequada, entre outros problemas”, pontuou.

“Embaixadas” – Além do fortalecimento das ações internas, Ricardo Coutinho também falou da necessidade de fortalecer as ações fora do Estado, com realização de campanhas de marketing e divulgação que projetem a Paraíba como destino turístico competitivo. Uma dessas iniciativas seria a criação de espécies de “embaixadas turísticas”, situadas em Estados estratégicos.

“Esses espaços funcionariam como porta de entrada de turistas e também como propagadores da cultura paraibana”, defendeu.

Questionado sobre como o Estado iria investir em tais ações, o socialista disse que os recursos do tesouro estadual precisam ser melhor direcionados e, para isso, o Governo precisa elencar prioridades. “Os recursos vão existir na medida que forem eleitas prioridades. Os recursos que não forem utilizados para desenvolver a Paraíba precisam ter um novo direcionamento”, frisou.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Promessas e Mentiras


Sob esse título, o texto que reproduzo adiante é do jornalista Nonato Bandeira, coordenador da pré-campanha do ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB) ao Governo do Estado, em réplica ao secretário Francisco Sarmento, de Recursos Hídricos do Estado, que ocupou este mesmo espaço no último sábado. Os dois trocaram farpas e estocadas semana passada, após o jornalista denunciar que obras como a do Centro de Convenções da Capital estariam paralisadas e o Governo do Estado, fazendo propaganda enganosa. Em carta à coluna, o secretário disse que justamente as obras do Centro de Convenções “servem como melhor exemplo para aquilatar a falácia perpetrada em desfavor da boa informação para todos”.

Vejamos agora o que diz Bandeira sobre essa e outras afirmações de Sarmento.

Caro jornalista Rubens Nóbrega, o Governo do Estado teve várias oportunidades para provar que eu estava errado quando afirmei, munido de fotografias atuais e de publicidade do próprio Maranhão III, que a Paraíba foi inundada por um festival de promessas não cumpridas e de propaganda enganosa escancarada nas TVs, rádios, portais, jornais e revistas. O secretário Francisco Sarmento, em carta à sua coluna, desperdiçou mais uma oportunidade. Tal e qual Serginho Chulapa fez na Copa de 82, chutando pra fora na cara do gol, quando perdíamos – como perdemos – para a Itália.

O secretário Sarmento seguiu o mesmo script montado pelo Governo, que designou outros secretários, alguns vereadores, deputados e ex-deputados, colegas jornalistas e um de seus publicitários para, simplesmente, me atacar e desancar o pré-candidato a governador Ricardo Coutinho (PSB). Em vez de impropérios contra a gente, o Palácio teria um caminho mais fácil para nos desmentir e até desmoralizar. Era só mostrar que as obras prometidas, muitas delas veiculadas em propagandas como existentes ou prestes a serem inauguradas, são de fato reais ou, no mínimo, existem projetos prontos e dinheiro para executá-las.

A primeira prova de que tudo que afirmei estava correto foi o circo armado no terreno onde já deveria estar pronto o Centro de Convenções, prometido e veiculado na mídia oficial desde o início da atual gestão para ser inaugurado agora em junho. Você ou algum dos seus leitores já entrou no Centro de Convenções? Lembro que Ricardo Coutinho construiu a Estação Ciências em 11 meses. Sem prometer coisa alguma.
Outra falácia do governo é o tal Porto das Águas Profundas, em Cabedelo, projeto modernoso de R$ 3 bilhões. Não seria mais prudente reformar o atual porto de Cabedelo do que partir para mais esse delírio de quem perdeu a noção do ridículo?
Na seqüência dos projetos alucinógenos, sem dinheiro em caixa, mas com muita propaganda na mídia (de outubro até agora já foram gastos mais de R$ 50 milhões em publicidade), o Governo prometeu gastar mais R$ 3 bilhões para viabilizar o “metrô de superfície”, interligando toda a região metropolitana de João Pessoa. Como prova do projeto exibiu um modelo vindo de Londres. Não conseguiu sequer reformar o Terminal Rodoviário da Capital, o que custaria menos de R$ 500 mil. E foi prometido. Ora, se não cumprem o roteiro de uma viagem a Santa Rita como querem que a gente acredite em uma viagem à lua?

Considerando que só de empréstimos para o povo da Paraíba pagar o Governo já tomou R$ 1 bilhão, somando esses dois mega-projetos ainda faltariam R$ 5 bilhões, ou seja, o orçamento de toda a Prefeitura de João Pessoa durante os cinco anos da gestão de Ricardo Coutinho. Gestão onde foram construídas obras (reais, não fictícias) como a Estação Ciência, oito escolas, 50 praças, alças da Beira-Rio, ampliação da Pedro II e Retão de Manaíra, 5 mil casas populares, 18 milhões para o Empreender-JP, dois novos hospitais, 64 PSFs, novos Mercado Central, do Peixe, do Valentina e do Bessa, Feirinha de Tambaú, Integração dos ônibus, Centro do Comércio do Varadouro, 15 creches, mais de 500 ruas pavimentadas, além de quilômetros de iluminação e esgotamento sanitário.

Tudo que citei é real. Documentado e comprovado. Basta andar nas ruas de João Pessoa. Secretário de Comunicação de Ricardo, só divulguei aquilo que estava pronto para funcionar. Bem diferente, por exemplo, da pomposa “Via Jaguaribe”, com um superviaduto cortando a Epitácio, anunciado pelo Palácio em setembro de 2009, embora não tenha dinheiro e sequer enviou o projeto executivo para a Prefeitura. Arranjaram uma licitação às pressas depois que mostrei “as tais fotografias”, como diria Caetano Veloso ao citar a pequenina Paraíba em “Terra”.

O que dizer, então, da ‘conclusão’ da ponte do Boi Morto, em Aparecida, que envergonha pelo descaso o nosso bravo povo sertanejo? Não existe ponte nenhuma, o boi continua morto e a vaca desse governo vai pro brejo. E lá no Brejo paraibano a população aguarda ansiosamente as dezenas de escolas prometidas pelo atual Governo, em um investimento de mais R$ 1 bilhão (vá somando), conforme anunciou na página 19 da revista ‘Paraíba da Gente’, editada por esse mesmo governo em agosto de 2009. Até hoje, nenhuma entregue. Aliás, não construiu uma única sala de aula.

Se você pensa que o governo da fantasia parou por aí o festival de promessas vai se surpreender com a garantia dada pelo próprio governador de construir e reformar 36 hospitais. Na verdade, tomou dois, um de Catolé e outro de Pombal, coincidentemente cidades administradas por prefeitos que não apóiam seu projeto de reeleição. Mas isso é outra faceta deste Governo que não vamos abordar agora nem o espaço caberia, tantos os relatos de perseguição e mesquinhez política.

Já em matéria de moradia popular, o governo se superou. Primeiro, em outdoor gigante, prometeu 65 mil casas; depois, baixou para 50 mil. No começo do ano rebaixou para 25 mil casas até o final da gestão. Entregou até agora apenas 177 casas. Nenhuma na Capital, a maior cidade paraibana. Com essa e outras, poderia fazer uma lista enorme do festival alucinógeno de propagandas e promessas, mas, só para encerrar, lembro a duplicação da BR-230 de Campina Grande até Cajazeiras. Enquanto isso, uma simples estrada ligando Areia a Pilões, como outras dezenas, prometeu e ainda não iniciou.

Se o governo e seus secretários trocarem acusações pessoais e desesperadas pelo debate de idéias, desafio o valente secretário Sarmento ou qualquer integrante do staff maranhista. Se provarem que estou mentindo, deixo hoje mesmo a pré-campanha de Ricardo Coutinho e passo o resto dos meus dias em um mosteiro no Tibet. Do contrário, eu só peço que pelo bem da Paraíba façam promessas possíveis de cumprimento, elaborem os projetos das obras, consigam recursos para executá-las e, em respeito à lei e à cidadania, só divulguem uma obra depois dela pronta.

(Originalmente publicado na Coluna de Rubens Nóbrega)

terça-feira, 15 de junho de 2010

Nonato afirma que o próprio Governo Maranhão admite que obras anunciadas não existem ou foram apenas iniciadas

“O próprio Governo assumiu publicamente que fez propaganda enganosa ao anunciar obras que não existem ou ainda estão em fase inicial de construção”. A afirmação é do coordenador da pré-campanha de Ricardo Coutinho (PSB) ao Governo do Estado, jornalista Nonato Bandeira, ao citar as fotografias apresentadas pelo ex-deputado Gilvan Freire e as declarações do secretário Francisco Sarmento reconhecendo que nenhuma obra prometida e divulgada pela mídia oficial está pronta para ser inaugurada.

Nonato Bandeira disse que o Governo do Estado mobilizou uma força-tarefa desde o início da semana passada, que incluiu secretários, deputados, ex-deputado, vereadores, jornalistas e publicitários tentando desmentir as suas afirmações de que o atual governo faz propaganda enganosa e não cumpre as promessas feitas desde o início da atual gestão.

“O tal porto das águas profundas e o super-metrô de superfície, anunciadds no valor de R$ 6 bilhões, só existem mesmo no delírio da propaganda do governo Maranhão. A Via Jaguaribe eles arranjaram às pressas uma licitação para dizer que a obra pode sair um dia; colocaram umas armações de ferro ridículas na ponte do boi morto em Aparecida para fotografar e arrumaram umas paredes pré-moldadas no terreno onde seria inaugurado agora em junho o Centro de Convenções, conforme anúncio do próprio governador”, afirmou Nonato.

Segundo o coordenador da campanha do pré-candidato Ricardo Coutinho, caiu a máscara do atual Governo e o povo está se deparando com a realidade. “Ou seja, não existem os 36 hospitais que eles anunciaram, nem as 65 mil casas, muito menos a duplicação da BR-230 ligando Campina Grande a Cajazeira, como também as dezenas de escolas que Maranhão prometeu entregar. O que existe, na verdade, é um festival de promessas, de propaganda enganosa e de cooptação de lideranças políticas. Nada mais que isso”, afirmou Bandeira.

Luiz Couto participa do Congresso do PSB e ratifica apoio a Ricardo


Minha trajetória de ética e coerência política me impede de fazer parte desse governo


Contrariando a indicação do PT nacional de assumir uma das vagas de senador na chapa do governador José Maranhão (PMDB), o deputado federal Luiz Couto participou na tarde desta segunda-feira do Congresso Nacional do PSB que aconteceu em Brasília. Durante o final de semana o PT nacional chegou a pedir ao petista para que aceitasse disputar as eleições deste ano na chapa peemedebista.

O deputado já havia declarado apoio ao pré-candidato socialista Ricardo Coutinho e teria dito em Brasília que não aceita participar da chapa do PMDB. “Só aceito disputar a vaga de senador na chapa de Ricardo Coutinho”, afirmou.

O deputado, de acordo com a assessoria, reafirma sua candidatura para ocupar uma vaga na Câmara Federal e diz que sua “trajetória de ética e coerência política o impede de fazer parte desse governo”. Couto, que sempre fez oposição a Maranhão, assegura que recuar neste momento seria contrariar os princípios por ele apregoados durante toda a sua vida como parlamentar.

Para ele, os petistas não podem mais agir de acordo com os interesses do PMDB e precisam tomar uma posição, já que os peemedebistas já deixaram claro que não querem a participação do PT na chapa encabeçada por Maranhão.

Com informações do politicapb.com.br

Sérvulo será o coordenador jurídico da campanha de Ricardo Coutinho


O advogado Ricardo Sérvulo será o coordenador jurídico da campanha do presidente estadual do PSB, Ricardo Coutinho, ao Governo do Estado. A definição do nome de Sérvulo para o posto aconteceu na manhã de hoje, após consenso entre as forças políticas que formam o grupo de oposição à atual administração do Estado.

Ricardo Sérvulo disse que até a próxima semana será definido quais os escritórios de advocacia irão participar da assessoria jurídica da campanha, que terá início no dia 6 de julho, conforme Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.089, de 1º.7.2009. “Faremos uma coalisão com profissionais de diversos escritórios da Paraíba e vamos começar a definir as coordenações regionais”, afirmou.

Sérvulo acumula desde 2004 a coordenação geral do Departamento Jurídico Estadual do Partido Socialista Brasileiro da Paraíba (PSB). Ele é doutorando em Direito Eleitoral, na Universidad Del Museo Social Argentino (UMSA), é pós-graduado em Direito Processual Civil (2001), pela Universidade Potiguar/Natal – RN, em convênio com a ESMA – Escola Superior da Magistratura da Paraíba, em nível lato sensu.

Ricardo Sérvulo é advogado (formado em 1993. 1), com 17 anos de experiência advogando nas áreas eleitoral, criminal e civil. Desde 2001, ele é professor universitário das disciplinas de Filosofia do Direito, de Ética, de Prática Forense cível e criminal e professor de Pós-graduação nas áreas de direito e administração de empresas.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Congresso Nacional Extraordinário do PSB ratifica apoio à Dilma Rousseff


O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou na tarde desta segunda-feira (14), em Brasília, seu Congresso Nacional Extraordinário, ocasião na qual foi ratificado o apoio partidário à candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República. Todos os 160 presentes votaram favoravelmente à decisão tomada em reunião do Diretório Nacional, realizada em 21 de maio, e publicada na Resolução nº 1/2010.

Segundo o vice-presidente Nacional da legenda, Roberto Amaral, o Partido tem realizado reuniões que tem como objetivo formular propostas para o programa de governo da candidata. “Já tivemos uma reunião para tratar da questão da saúde. Ainda discutiremos outros temas que são caros ao PSB, como a Ciência e Tecnologia, por exemplo”, explicou.

Conforme explicou o presidente Nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, tratam-se de “experiências exitosas que foram acumuladas ao longo dos anos nos governos do PSB e que serão partilhadas com a companheira Dilma”.

Confira abaixo a íntegra do texto da decisão aprovada pelo Congresso Nacional Extraordinário.

PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO-PSB

O Congresso Nacional Extraordinário do Partido Socialista Brasileiro, reunido em Brasília no dia 14 de junho de 2010,

Considerando as disposições estatutárias e o que estabelece a lei nº 9.504 especialmente em seu art. 7º e seguintes,

Considerando o princípio de fidelidade partidária,

RESOLVE

Ratificar a Resolução nº 1/2010 do Diretório Nacional em todos os seus termos, para aprovar o apoio partidário à candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República e autorizar o Partido a realizar coligações para esse fim com o Partido dos Trabalhadores e aqueles Partidos que vierem a integrar a coligação em torno da candidata Dilma Rousseff.

Brasília-DF, 14 de Junho de 2010


Eduardo Campos
Presidente Nacional do PSB

domingo, 13 de junho de 2010

Ricardo prestigia oficialização de candidatura de Dilma


O pré-candidato do PSB ao Governo da Paraíba, Ricardo Coutinho, compareceu hoje de manhã ao Centro de Eventos Unique Palace, em Brasília, para participar da Convenção Nacional do PT que oficializou há pouco a candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff à presidência da República. Ricardo, que apóia Dilma na Paraíba, postou em seu microblog Twitter um comentário irônico ao adversário e atual governador José Maranhão (PMDB) durante o discurso que fez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No evento, Lula falou sobre algumas das realizações de sua gestão e citou a importância do programa Luz para Todos, gerando, de Ricardo, a seguinte reação:
"Lula ta falando do Luz para Todos. Oxente, e aquele governante da PB que tinha apagado o último candeeiro? Tb era mentira?".

A promessa de apagar o último candeeiro foi feita por José Maranhão em sua primeira administração, em 2005, quando assumiu o Governo substituindo o eleito, José Mariz, falecido dez meses depois da eleição. Mesmo assim, 15 anos depois da primeira gestão de Maranhão, nem todas as áreas da Paraíba têm eletrificação.

Com informações do parlamentopb.com.br

sábado, 12 de junho de 2010

Desvio de R$ 442 mil: MPF aponta fraudes no Governo Maranhão II


O Ministério Público Federal (MPF) está propondo uma ação de improbidade administrativa contra 16 pessoas e duas empresas, em razão de malversação de recursos públicos federais repassados para a construção, reforma ou conclusão de estabelecimentos prisionais na Paraíba durante a segunda gestão do atual governador José Maranhão (PMFB).
Os fatos são referentes à Penitenciária de Cajazeiras (Convênio nº 50/1999), Presídio de Guarabira (Convênio nº 96/2000) e Presídios de João Pessoa – PB-I e PB-II (Convênios nº 08/2001 e 09/2001). O desvio de recursos públicos atinge o valor de R$ 442.354,80. Esses quatro convênios, que são objeto da ação ora proposta, foram firmados entre o estado da Paraíba e a União, através do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), de 1999 a 2001.

Igualmente, neste período foram firmados outros quatro convênios e um contrato de repasse, que não foram abarcados nessa ação, em razão dos fatos terem sido atingidos pela prescrição do ponto de vista da improbidade. São os seguintes: Presídio de Santa Rita (Convênio nº 17/2000), Presídio de Campina Grande (Convênio nº 86/2000), Presídio de Catolé do Rocha (Convênio nº 112/2000) e Penitenciária de Patos (Convênio nº 22/2001). Também está na lista o Contrato de Repasse nº 0183842-24, firmado em 2004, cujo objeto era a conclusão da Penitenciária Regional de Cajazeiras. Assim, estes ainda podem ser alvo de ações criminais e continuam em investigação pelo Ministério Público Federal.

Em fiscalização, a CGU identificou sérias ilegalidades em vários dos editais das licitações realizadas com os recursos dos convênios e contrato de repasse, tais como favorecimento a determinados licitantes e frustração do caráter competitivo dos certames. Na ação, o MPF também argumenta que na execução dos contratos houve superfaturamento e pagamentos por serviços não realizados. Essas manobras causaram significativo prejuízo aos cofres públicos.

Além dessas irregularidades, o MPF destacou ainda a elaboração de projetos básicos inadequados e insuficientes, manipulação de editais de licitação para que somente determinado licitante preenchesse as exigências de participação e conivência para que licitantes se utilizassem da manobra conhecida por “jogo de planilha”, onde o licitante aumenta ou diminui o valor dos itens licitados, fugindo do preço de mercado, de modo a garantir sua vitória na licitação.

As condutas foram praticadas por agentes públicos ocupantes de cargos efetivos da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), bem como os integrantes do Conselho Técnico da referida autarquia estadual, responsáveis pelos procedimentos licitatórios e pela execução dos convênios e contrato de repasse firmados pelo estado da Paraíba com a União. Os envolvidos são os seguintes: Ademilson Montes Ferreira, Anna Thereza Chaves Loureiro, Antônio Alfredo de Melo Guimarães, Antônio Aureliano de Almeida, Carlos Roberto Targino Moreira, Eduardo Ribeiro Victor, Elizenda Sobreira de Carvalho Sousa, Francisco Lira Braga, Gilka Spinelly Fernandes da Costa, Hildon Régis Navarro, José Galdino, Ledson Rocha Carvalho, Luiz Carlos Sampaio da Silveira, Rômulo Sérgio da Silva Amarante, Sônia Maria Moreira Brandão, Uelson de Sousa Tavares e as empresas CCL Construções e Comércio Ltda e Construtora LRC Ltda.

Condenação

Na ação, o Ministério Público Federal pede a condenação dos envolvidos nas sanções previstas no artigo 12, inciso II, Lei n° 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa). Portanto, requer-se o ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.

Da Redação MPF

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Oposição discute em Patos propostas para a Segurança Pública


O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho e o pré-candidato ao Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB) e encerraram nesta quinta-feira (10) o Fórum Temático sobre Segurança Pública, realizado no município de Patos com o intuito de debater propostas para a o Programa de Governo das forças de oposição.

Nove prefeitos estiveram no local e discutiram com representantes da sociedade civil organizada ideias para diminuir os índices de violência no Estado. Os gestores levaram as reivindicações dos municípios e, juntos com Ricardo, Cássio e com os deputados estaduais Dinaldo Wanderley e Antonio Mineral, debateraM sobre a necessidade de construir um Plano Estadual de Segurança Pública para Paraíba.

Estiveram presentes os prefeitos dos municípios de São Mamede, Francisco Chagas (dr. Chagas); de Salgadinho, Débora Cristina; de Santa Terezinha, David Cordeiro; de Pedra Branca, Anchieta Nóia; de são José de Sabugi, Nelis Dantas; de Passagem, Agamenon Balduíno; de Olho D’água, dr. Chico; de Areia de Baraúnas, Vanderlita Guedes Mineral (Dequinha) e de Mãe D’água, Péricles Viana Júnior.

Ricardo Coutinho propôs que as ações na área da segurança pública sejam planejadas e que contemplem a criação da polícia comunitária, que atue, inclusive, na zona rural de alguns municípios. “Hoje a violência está em todo o Estado e não mais concentrada na zona urbana. O homem do campo também está aterrorizado com o número crescente de assaltos que atinge a região”, comentou.

Em Bananeiras: Ricardo Coutinho defende elaboração de uma política estadual de agricultura familiar


Tecnologia, assistência técnica, crédito e escoamento da produção. Estes foram os caminhos apontados pelo presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, para a agricultura familiar da Paraíba. Ricardo concedeu palestra na tarde desta quarta-feira (9), durante o VII Encontro Nacional de Licenciatura em Ciências Agrárias, realizado na UFPB, no campus de Bananeiras. Ele foi recebido pela prefeita do município, Marta Ramalho (DEM) e também pelo prefeito de Serraria, Severino da Silva, o Brizola (PSDB).
O socialista defendeu que o Governo do Estado adote um perfil diferenciado para a agricultura familiar paraibana, responsável por 70% da produção de frutas, hortaliças e tubérculos consumidos no Estado.
Para tanto, ele propõe que o poder público elabore políticas capazes de garantir que os agricultores tenham acesso à tecnologia e crédito assistido, com o intuito de melhorar a qualidade dos alimentos cultivados.
Além disso, Ricardo falou sobre a necessidade de qualificar os agricultores e técnicos paraibanos, através do ensino profissionalizante. O pré-candidato também citou o fortalecimento e ampliação do mercado interno consumidor, incluindo a participação direta do Estado como cliente dos pequenos produtores rurais, tal qual aconteceu em João Pessoa, com a criação do Programa Compra Direta Local.
“Nossa ideia é fazer com que o Estado adquira produtos diretamente aos agricultores. Esses alimentos iriam abastecer os hospitais, as creches, as escolas e os presídios estaduais. Essa é uma das formas de fazer com que o dinheiro do Governo circule dentro do nosso Estado”, afirmou.
Programa – Com o tema “Gestões de Cinturões Verdes: com integrar espaços e povos urbanos com atividades agroindustriais”, Ricardo Coutinho falou sobre a experiência do programa Cinturão Verde de João Pessoa, criado na sua gestão à frente da Prefeitura de João Pessoa.
O programa é uma linha de microcrédito assistido do Empreender-JP, voltado apenas para o agricultura familiar de João Pessoa. Ricardo contou que o programa beneficia diretamente 300 agricultores da Capital, que atuam na área da agricultura orgânica, avicultura, suinocultura, pecuária leiteira e fruticultura. Foram elaborados 350 contratos com investimentos que somam a R$ 1 milhão, do Pronaf e do Fundo Empreender-JP.
Resultados – Através do programa foram criadas 40 hortas e 30 aviários, organizados a partir de cooperativas agrícolas, surgidas a partir do incentivo da Prefeitura. O município também adquiriu um ônibus e adaptou-o para funcionar como uma feira intineirante, que hoje percorre três bairros de João Pessoa e que vai ser ampliado para mais quatro.
O programa também está construindo a Central de Comercialização da Agricultura Familiar, em parceria com o Governo Federal.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cinco parlamentares do PSB entre os cem "Cabeças" do Congresso


O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou na última sexta-feira (28) a lista dos cem parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Integram a relação dos “Cabeças” de 2010 quatro deputados e um senador do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

São eles: o líder da legenda na Câmara, Rodrigo Rollemberg (DF), quarto ano consecutivo; os deputados Beto Albuquerque (RS), oitavo ano consecutivo; Márcio França (SP), quarto ano consecutivo , e Luiza Erundina (SP), doze anos consecutivos. O senador Renato Casagrande (PSB-ES) também aparece pela quarta vez consecutiva, sendo que como deputado federal ele já havia integrado a lista por três anos seguidos. De licença, o deputado Ciro Gomes (CE) ficou de fora da lista.

Luiza Erundina se destaca pelo maior número de indicações. Em todos os seus três mandatos a parlamentar foi apontada como "Cabeça" do Congresso Nacional.

O estudo do DIAP identifica os cem parlamentares - deputados e senadores - com mais habilidades para elaborar, interpretar, debater ou dominar regras e normas do processo decisório. Destacada por sua capacidade como articuladora, debatedora e negociadora, Luiza Erundina é apontada como liderança feminina da esquerda e atuante na defesa dos direitos humanos e minorias.

O Diap aponta também os parlamentares em ascensão. Este poderão integrar a lista dos “Cabeças” do ano seguinte. A deputada Lídice da Mata (BA), o deputado Júlio Delagado (MG) e o senador Antônio Carlos Valadares (SE) são alguns socialistas que integram esta lista paralela.

Os "Cabeças" do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, os parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de qualidades e habilidades como capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade e, principalmente, facilidade para conceber idéias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

Os socialistas também são indicados como Operadores Temáticos. De acordo com o DIAP, integram esta categoria os parlamentares com domínio sobre determinados temas, além de se constituírem em fontes de consulta de seus colegas e serem muito requisitados pela imprensa, são chamados com freqüência para coordenar negociações, relatar matérias e encaminhar votações em plenários. Na área de Infra-Estrutura, Beto Albuquerque e Renato Casagrande são alguns dos identificados; em Ciência, Tecnologia e Comunicação, Rodrigo Rollemberg; e na área de Direitos Humanos e Minorias, Luiza Erundina integra a lista.

De acordo com os critérios adotados pela pesquisa do DIAP, em sua 17ª edição, não basta o parlamentar ser líder partidário, presidente de comissão, relator de matéria importante, presidir partido político, estar sempre na mídia ou ter arroubos de valentia, para ser classificado como “Cabeça”. É preciso, além do cargo formal, que o parlamentar exerça alguma habilidade, que comprovadamente influencie o processo decisório, seja na bancada partidária, na comissão, no plenário, nas decisões de bastidores ou até mesmo em fóruns informais, como as frentes ou bancadas de interesse.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Ricardo participa de encontro com ativistas culturais e defende criação da Secretaria Estadual de Cultura




Reunido com lideranças ligadas ao movimento cultural da Grande João Pessoa, o ex-prefeito e pré-candidato a governador pelo PSB, Ricardo Coutinho, defendeu na noite desta segunda-feira (07), a criação de uma secretaria estadual específica para tratar dos assuntos relacionados à cultura na Paraíba.

Na visão de Ricardo, o modelo adotado atualmente pelo Governo do Estado não tem conseguido promover o necessário desenvolvimento da cultura nos quatro cantos da Paraíba. “Hoje, a Sub- Secretaria não consegue dar conta. É preciso que o Poder Público Estadual olhe para outras paraíbas que existem dentro da Paraíba. Vivemos em um Estado riquíssimo culturalmente, que padece apenas de mais cuidados por parte do Governo”, observou.

Ricardo Coutinho também defendeu a criação do “Circuito Cultural”, cujo objetivo é expandir a cultura em todas as regiões do Estado. “Vivenciamos essa experiência à frente da Prefeitura de João Pessoa e os resultados foram excepcionais. Assim como fizemos na Capital, é preciso democratizar em todo o Estado o acesso à cultura”, enfatizou o pré-candidato socialista.

Outra proposta defendida por Ricardo Coutinho no encontro com lideranças dos movimentos culturais foi à descentralização do Festival Nacional de Arte (Fenart), que acontece sempre em João Pessoa. “Vejo que seria interessante levar o Fenart a outras regiões do Estado. Na verdade, entendo que todas essas questões precisam ser bem debatidas com o segmento como um todo”, sugeriu.

Durante o encontro que foi realizado no auditório da Fetag, em Jaguaribe, Ricardo Coutinho lembrou algumas ações que desenvolveu em prol da cultura de João Pessoa no período em que administrou a cidade. “Sinceramente, me sinto extremamente satisfeito em saber que em pouco mais de cinco anos aumentamos em 12 vezes os recursos destinados à Funjope (Fundação Cultural de João Pessoa). Fico feliz em ver tantos anfiteatros construídos e em saber que promovemos como poucos a diversidade cultural na nossa Capital”, enumerou.

O encontro realizado na Fetag contou, ainda, com a participação do ex-governador e pré-candidato a senador pelo PSDB, Cássio Cunha Lima. O evento reuniu cerca de 600 lideranças dos mais variados segmentos culturais.

Também participaram do encontro, os vereadores Zezinho do Botafogo (PSB), Bira Pereira (PSB), Sandra Marrocos (PSB), Bruno Farias (PPS) e Raíssa Lacerda (DEM), além dos pré-candidatos Alexandre Urquiza (estadual) e, Rossana Honorato, Júlio Rafael e Flávio Moreira (federais).

Extraído do www.paraibaja.com.br

Começa hoje: Oposições realizam Fóruns Temáticos para discutir Programa de Governo


De terça a quinta-feira desta semana, o período será de discussão e debate sobre três temas centrais da plataforma de Governo da futura candidatura das oposições ao Governo do Estado, que será encabeçada pelo presidente estadual do PSB, Ricardo Coutinho. É que começa hoje (7) o primeiro Fórum Temático, criado com o objetivo de ouvir as expectativas e reivindicações da sociedade a respeito de temas centrais da vida da população paraibana.

O primeiro deles acontece em João Pessoa, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Rua 13 de Maio (Centro), a partir das 9h, e terá a Participação Popular e a Democratização do Estado como temas. O professor Gustavo Tavares será o expositor.

O segundo evento será realizado na cidade de Campina Grande, na quarta-feira (9), com a discussão voltada para a Educação. A exposição ficará por conta dos professores José Aldo Maciel e Adelaide Alves Dias.

Já o terceiro momento vai acontecer no município sertanejo de Patos, na quinta-feira (10), cujo foco será a Segurança Pública. O sociólogo José Luiz Ratton, responsável pela implantação do Plano Estadual de Segurança Pública de Pernambuco, batizado de “Pacto pela Vida”, será o palestrante.

“Ainda estamos definindo os locais e os temas dos próximos fóruns. O que queremos é dialogar com a sociedade e construir um Programa de Governo que agregue as expectativas e as reais necessidades da população do nosso Estado”, afirmou Walter Aguiar (PT), coordenador do Programa de Governo da pré-candidatura das oposições ao Governo do Estado.

Elaboração – Uma média de 100 pessoas estão trabalhando na elaboração do Programa do Governo da pré-candidatura socialista, que está dividida em 12 grupos de trabalhos e conta com a participação de integrantes dos partidos que formam o grupo oposicionista na Paraíba: PSB, PSDB, PTN, DEM, PPS, PP, PPC, PRP e PV.

“Os grupos se reúnem semanalmente e discutem as ações e as propostas que deverão ser inseridas no Programa de Governo da futura chapa oposicionista. Também fazem parte desses espaços, representantes de movimentos sociais, de associações comunitárias e de agricultura familiar, professores universitários, representantes de entidades de classe e pessoas que têm vontade de contribuir com um novo projeto para a Paraíba”, explicou Walter Aguiar.

O coordenador ressaltou que os grupos contam com a participação de pessoas de todas as regiões do Estado, que contribuem, inclusive, mesmo sem estar presente fisicamente em todos os encontros. “A internet tem sido fundamental nesse processo porque nos permite dialogar com pessoas que estão em regiões mais distantes da Capital e que por isso, nem sempre podem estar presentes às reuniões”, comentou.

domingo, 6 de junho de 2010

Cuité: Ricardo se reúne com centenas de lideranças


O ex-prefeito de João Pessoa e pré-candidato a governador pelo PSB, Ricardo Coutinho, participou na tarde deste domingo (06), no município de Cuité, de um encontro com lideranças políticas do Curimataú paraibano. O evento foi organizado pelo prefeito de Picuí e presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba, Buba Germano (PSDB).

O encontro em Cuité reuniu centenas de lideranças políticas da região do Curimataú e contou também com a participação do ex-governador Cássio Cunha Lima, pré-candidato a senador pelo PSDB, e do deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB).

“Essa é a maior demonstração de que a região do Curimataú quer apostar em um projeto novo, que venha a proporcionar o desenvolvimento da Paraíba em todas as regiões, sem perseguir esse ou aquele prefeito”, destacou o prefeito Buba Germano.

Com informações do www.paraibaja.com.br

sábado, 5 de junho de 2010

Moradores do Cariri paraibano denunciam falta de segurança e Ricardo Coutinho propõe criação de Polícia Comunitária


O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, propôs a implantação do policiamento comunitário na Paraíba. Para Ricardo, os índices de violência e criminalidade paraibanos só poderão ser reduzidos com a adoção de medidas planejadas no setor de Segurança Pública, entre elas, a aplicação de uma metodologia de policiamento integrado com a sociedade.
Ricardo Coutinho participou de debate com lideranças da cidade de Umbuzeiro, na tarde desta sexta-feira (4), e a noite, com moradores de Santa Cecília, no Cariri paraibano, juntamente com os deputados estaduais, Manoel Ludgério (PDT) e Jacó Maciel (PDT).
O pré-candidato conversou com os moradores dos municípios e uma das principais reivindicações da população foi o reforço na segurança do Estado. Os moradores se disseram assustados com o número de assaltos que vem acontecendo na região. Só nesta sexta-feira foram registrados dois assaltos a veículos e uma tentativa, que só não se consolidou por pura sorte dos tripulantes do automóvel.
“A gente pensa que a violência está localizada apenas nas cidades de maior porte, como João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, por exemplo. Mas, a criminalidade cresceu de tal forma que os municípios pequenos estão sofrendo com onda de criminalidade”, afirmou Ricardo.
Planejamento – Para tentar combater o problema, Ricardo propõe ações planejadas na área da Segurança Pública, entre elas a criação da polícia comunitária. “Queremos instituir uma forma de policiamento mais próximo da sociedade, com a polícia aparelhada e com conhecimento sobre a vida naquela região, tal qual como acontece com os agentes comunitários de saúde”, defendeu o socialista, citando exemplo de medidas semelhantes que deram certo em outros estados brasileiros, como o Ceará.
Os debates contaram com a participação do presidente do PT de Umbuzeiro, João Honório e dos vereadores petistas João Severino e Tilo, além do vereador Cipriano Neves (DEM).
Também estiveram presentes o vereador do município de Gado Bravo, Jairo Pires (PT), e os vereadores de Aroeiras, Ricardo Marinho (PSDB), Eraldo (PTN), Gil (PSDB), Naldinho (PSDB), Chiquinho (PSDB) e Edvaldo (PSDB), além do ex-prefeito Chicão.
Agenda – No Sábado (5), Ricardo Coutinho mantém agenda na região do Cariri do Estado. Ao lado dos pré-candidatos ao Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB) e Efraim Morais (DEM), o socialista visita os municípios de Boqueirão, São Domingos do Cariri e depois Cabaceiras, onde prestigia a tradicional festa do Bode Rei ao lado do criador do evento, o ex-prefeito Arnaldo Junior.
Em Boqueirão, eles serão recebidos por Carlos Dunga (PTB), pré candidato a deputado estadual e pelo prefeito Carlos José (PTB). Já em São Domingos do Cariri, o prefeito José Ferreira (PSDB) será o anfitrião. No domingo, participam de um encontro com lideranças políticas do Curimataú em Cuité, organizado pelo prefeito de Picuí, Buba Germano.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Prefeita do PSDB declara apoio a Ricardo Coutinho


A prefeita do município sertanejo de Emas, Fernanda Loureiro (PSDB), anunciou apoio à pré-candidatura do ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), ao Governo do Estado. A adesão foi confirmada na noite de ontem, durante a abertura do II Festival de Frio de Matureia.

Fernanda Loureiro até pouco tempo atrás apoiava a pré-candidatura do senador Cícero Lucena (PSDB), mas com a desistência do tucano de concorrer ao pleito, ela decidiu aderir à pré-candidatura do socialista.

“Agora que as oposições estão unidas na Paraíba, acredito que Ricardo Coutinho é a melhor opção para o nosso Estado. Nós precisamos avançar e não deixar que a Paraíba volte no tempo e pare de crescer”, argumentou a prefeita.

O ex-prefeito Ricardo Coutinho participou da abertura do Festival de Frio de Matureia ao lado do deputado estadual Dinaldo Wanderley (PSDB). A principal atração da noite, que reuniu cerca de 20 mil pessoas, foi a banda Paralamas do Sucesso. O evento será encerrado domingo (06).

Publicado originalmente no www.paraibaja.com.br

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Ricardo participa de palestra em Mataraca e defende implantação da via Litorânea Norte; evento contou com lideranças do PT e PR


O fortalecimento do turismo e da agricultura foram os pontos defendidos pelo presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, para desenvolver a economia do Litoral Norte da Paraíba.
Um dos pontos principais desta política é a implantação da via Litorânea Norte, que interligaria os municípios desta região, tal qual acontece com os municípios do Litoral Sul com a PB-008. Através desta estrada, os municípios de Cabedelo, Lucena, Rio Tinto, Baía da Traição e Mataraca se ligariam a João Pessoa, proporcionando maior fluxo de turistas para a área.
Com a criação desta via, o Litoral paraibano ficaria todo interligado através de uma rodovia litorânea, partindo de Mataraca, na divisa com o Estado do Rio Grande do Norte, até Pitimbu, na fronteira com Pernambuco.
O investimento público em infraestrutura, segundo Ricardo, vai atrair novos investimentos na região, além de gerar mais expectativa de trabalho e renda e proporcionar melhorias na qualidade de vida da população que reside no lugar.
“É preciso estabelecer prioridades para as regiões paraibanas e é sabido que o turismo é a grande vocação dos municípios que ficam nesta localidade, além da agricultura, porque a terra é fértil e região é privilegiada do ponto de vista do escoamento da produção”, afirmou.

Palestra
Ricardo Coutinho falou sobre o assunto durante palestra a moradores do município de Mataraca, no Litoral Norte, realizada ontem à noite. O evento foi promovido pela ex-prefeita Claudia Arnaldo (PSDB) e pelo vereador e presidente do PR municipal, Paulo Loiola.

A atividade contou com a participação do presidente municipal do PT de Mataraca, Armando José, e com os prefeitos Eduardo Carneiro (PSB), de Mamanguape, e Nadir Fernandes, de Curral de Cima, além do deputado Zenóbio Toscano (PSDB), do presidente estadual do PV, Sargento Denis, e da pré-candidata a deputada, Léa Toscano (PSB).

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ricardo Coutinho discute com professores da UFPB propostas na área de Ciência e Tecnologia


O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, discutiu com professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ideias e propostas na area da Ciência e Tecnologia (C&T) para serem incluídas no futuro Programa de Governo da chapa das oposições no Estado, na manhã desta terça-feira (1º/06).

A reunião aconteceu no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) no Campus de João Pessoa. O encontro fez parte do ciclo de debates estabelecido pela coordenação do Programa de Governo da pré-campanha socialista, que está colhendo sugestões da sociedade paraibana para formação das diretrizes político-administrativas do grupo.

A discussão desta terça-feira foi mediada pelo pelo coordanador da área de C&T do grupo de Programa de Governo, o professor universitário e doutor em Física, Rubens Freire.

Ricardo Coutinho defendeu a formação de um espaço permanente entre o Governo do Estado e os espaços de produção científica para a formulação de propostas para serem implantadas pelo poder público.

“Temos que tirar proveito dos espaços de inteligência produzida em nosso Estado e isso passa, prioritariamente, pelo que é produzidos nas nossas universidades”, declarou Ricardo, ressaltando a necessidade de fortalecer os organismos estaduais que lidam com a pesquisa científica na Paraíba, que inclui a reestruturação do Fundo Estadual de Pesquisa.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Ricardo Coutinho defende construção de Casas Abrigos e de Centros de Referência da Mulher em cidades pólos da Paraíba



O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, defendeu a construção de Casas Abrigos e de Centros de Referência da Mulher nas macrorregões do Estado. Para ele, é necessário que o poder público estadual desenvolva políticas capazes de diminuir a violência contra as mulheres e de promover a equidade de gênero.

Ricardo Coutinho falou sobre o assunto durante reunião na noite da última segunda-feira (31), no Clube das Voluntárias, no Centro de João Pessoa, com a participação de integrantes de movimentos sociais e de mulheres de vários bairros da Capital e de outros municípios do Estado. O pré-candidato ao Senado, Cássio Cunha Lima, também participou da atividade.

O socialista afirmou que implantação de Casas Abrigos é essencial para combater a violência contra as mulheres, pois além de auxiliar aquelas que foram vítimas de agressões, também funcionam como unidades de apoio para as mulheres recomeçarem suas vidas.

Ações – Na sua gestãoà frente da Prefeitura de João Pessoa, Ricardo Coutinho criou a primeiro órgão de Políticas Públicas para Mulheres da Paraíba, no início como Coordenadoria e, posterioromente, como Secretaria, além de ter implantado o único Centro de Referência da Mulher e a única Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Materna do Estado.

“Hoje o Centro de Referência da Mulher de João Pessoa funciona como tudo, porque é a única unidade que oferece atendimento e acompanhamento às mulheres no caso de violência – afora as delegacias especializadas – mais que vai além disso, auxiliando também em questões ligadas à saúde e à geração de renda. Em briga de marido e mulher a Prefeitura de João Pessoa ‘coloca a colher’ sim, pois tem políticas públicas para isso”, comentou Ricardo, parafraseando ditado popular.

Além de implantar Casas Abrigos e Centros de Referência da Mulher em municípios pólos do Estado, Ricardo Coutinho acredita que é fundamental estruturar as Delegacias Especializadas da Mulher e implantar outras unidades e desenvolver programas para geração de emprego e renda. “Não sei fazer política sem assumir compromissos e sem estabelecer metas”, pontuo.

Renda – O pré-candidato ao Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB), ressaltou que é dever do poder público estimular, através de projetos específicos, que as mulheres conquistem sua autonomia financeira. Ele lembrou da criação do programa “Paraíba em suas mãos”, de fomento e capacitação profissional das artesãs do Estado, que foi idealizado com essa função.

Cássio lembrou ainda que foi a partir das disussões com o movimento de mulheres organizado, travadas na sua gestão como governador da Paraíba, que possibilitou a criação da Secretaria Estadual de Mulheres, implantada no ano passado. "Reconhecemos a importância deste diálogo e queremos estreitar as nossas relações com o movimento de mulheres e com outros movimentos sociais do Estado", comentou.

A Política da Pedagogia da Leitura: construção de caminhos libertários


Dimas Lucena*

Diversos estudos e pesquisas apontam o fenômeno da leitura como uma das principais lacunas do nosso sistema educacional. Ressaltamos que a leitura é uma base fundamental de todo processo ensino-aprendizagem, é uma porta de entrada para o acesso ao conhecimento produzido pela humanidade. A sua ausência fratura esse acesso e implica em fragilização de uma cidadania, necessariamente, ativa e transformadora. Inúmeros pesquisadores investigam acerca dos processos da Pedagogia da Leitura no universo escolar, ou das formas de leitura que os alunos desenvolvem.

Essa dimensão pedagógica é essencial para a superação do Analfabetismo Funcional, aquele em que as pessoas, mesmo com escolaridade, lêem, mas não compreendem o que lêem. Sobretudo não conseguem fazer uma aplicação social do conteúdo lido. É mister compreender que a leitura não é um ato mecânico, padronizado, programado para o aluno reter informações, sem conferir sentido ao que lê e sem aplicar o conteúdo apreendido à realidade do seu dia-a-dia, ou seja, sem uma contextualização.

Além da importância da contextualização dos textos o Professor precisa conhecer o universo vocabular e existencial dos alunos, isso possibilitará motivação e uma leitura crítica do mundo do aluno, foi nesse sentido que o Mestre Paulo Freire disse que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Os programas de alfabetização deveriam partir desse universo pessoal. Conhecendo o mundo, os sonhos, as dificuldades e os anseios dos seus alunos, o professor pode melhor interagir e criar condições pedagógicas favoráveis para o fortalecimento do processo ensino-aprendizagem.

A leitura não pode ser submissa, o leitor não pode ser submisso ao texto, mas pensá-lo, “rasgá-lo”, acrescentá-lo, retirá-lo partes, reinventá-lo. Outra questão fundamental é não levar os alunos a leituras superficiais, mas criar espaços e mecanismos para leituras densas, críticas e reflexivas No entanto, há professores que ensinam aos alunos a não penetrarem na intimidade dos livros, no âmago dos textos, evitando discuti-los dialogicamente.

A Educação necessita ser construída através de relações dialógicas. É fundamental que saibamos valorizar a cultura em que nosso aluno está inserido, partindo dessa cultura, e procurando aprofundar seus conhecimentos, para que construa o processo permanente do seu crescimento pessoal e da sua libertação. Nessa concepção pedagógica, a leitura não deve ser construída mecanicamente, mas ser desafiadora, que nos ajude a pensar e analisar a realidade em que vivemos. Para ser desafiadora e instigante a leitura deve partir da realidade, da linguagem, dos interesses e dos conhecimentos do aluno.

É preciso um projeto político-pedagógico coerente de todo o trabalho desenvolvido no universo escolar em torno da leitura. Todo professor, não só o de Língua Portuguesa, é também professor de leitura. A leitura perpassa e amálgama todas as disciplinas, artes e ciências. Levando em conta o grau de independência do aluno, o professor de qualquer disciplina pode selecionar situações didáticas adequadas que permitam ao aluno, ora exercitar-se na leitura de textos para as quais já tenha construído uma competência, ora empenhar-se no desenvolvimento de novas estratégias para poder ler textos menos familiares, o que demandará maior diálogo do professor.

O Estado precisa desenvolver políticas de alfabetização que construam necessariamente a compreensão crítica da leitura e a criação de espaços e oportunidades para que ela seja cultivada em todos os níveis educacionais. No entanto, o Estado da Paraíba, em relação à Educação atua desconectado das reais necessidades educacionais da sociedade, tanto que muitos dos nossos indicadores estão entre os piores do país. É fundamental que nosso Estado tenha o foco de uma política educacional de formação de leitores. Para tanto, deve desenvolver ações, desde o fornecimento de livros para a população e criação de bibliotecas em TODAS as escolas públicas, até a educação continuada também no âmbito de uma Pedagogia da Leitura, envolvendo toda a comunidade escolar, incluindo professores, alunos, funcionários e pais.

Precisamos de uma Pedagogia da Leitura que revele importância e a possibilidade de construir leitores críticos das palavras e do mundo. Isso através de uma Educação que estimule a solidariedade, que dê valor à ajuda mútua, que desenvolva o espírito crítico e a criatividade; uma Educação que incentive o educando, unindo a prática e a teoria, com uma política educacional libertária, condizente com os interesses e necessidades dos explorados e oprimidos da nossa sociedade.

* Dimas Lucena de Oliveira é Professor da UFPB, Psicólogo, Especialista, Mestre e Doutor em Educação. Foi Presidente da Associação dos Psicólogos da Paraíba, um dos fundadores e o primeiro presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Paraíba, além de membro da direção do Sindicato dos Trabalhadores de Estabelecimento de Ensino Privado da Paraíba. Produziu diversos ensaios acadêmicos e é autor de cinco livros publicados

Publicado originalmente em www.paraibaja.com.br

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites