Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cinco parlamentares do PSB entre os cem "Cabeças" do Congresso


O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou na última sexta-feira (28) a lista dos cem parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Integram a relação dos “Cabeças” de 2010 quatro deputados e um senador do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

São eles: o líder da legenda na Câmara, Rodrigo Rollemberg (DF), quarto ano consecutivo; os deputados Beto Albuquerque (RS), oitavo ano consecutivo; Márcio França (SP), quarto ano consecutivo , e Luiza Erundina (SP), doze anos consecutivos. O senador Renato Casagrande (PSB-ES) também aparece pela quarta vez consecutiva, sendo que como deputado federal ele já havia integrado a lista por três anos seguidos. De licença, o deputado Ciro Gomes (CE) ficou de fora da lista.

Luiza Erundina se destaca pelo maior número de indicações. Em todos os seus três mandatos a parlamentar foi apontada como "Cabeça" do Congresso Nacional.

O estudo do DIAP identifica os cem parlamentares - deputados e senadores - com mais habilidades para elaborar, interpretar, debater ou dominar regras e normas do processo decisório. Destacada por sua capacidade como articuladora, debatedora e negociadora, Luiza Erundina é apontada como liderança feminina da esquerda e atuante na defesa dos direitos humanos e minorias.

O Diap aponta também os parlamentares em ascensão. Este poderão integrar a lista dos “Cabeças” do ano seguinte. A deputada Lídice da Mata (BA), o deputado Júlio Delagado (MG) e o senador Antônio Carlos Valadares (SE) são alguns socialistas que integram esta lista paralela.

Os "Cabeças" do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, os parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de qualidades e habilidades como capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade e, principalmente, facilidade para conceber idéias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

Os socialistas também são indicados como Operadores Temáticos. De acordo com o DIAP, integram esta categoria os parlamentares com domínio sobre determinados temas, além de se constituírem em fontes de consulta de seus colegas e serem muito requisitados pela imprensa, são chamados com freqüência para coordenar negociações, relatar matérias e encaminhar votações em plenários. Na área de Infra-Estrutura, Beto Albuquerque e Renato Casagrande são alguns dos identificados; em Ciência, Tecnologia e Comunicação, Rodrigo Rollemberg; e na área de Direitos Humanos e Minorias, Luiza Erundina integra a lista.

De acordo com os critérios adotados pela pesquisa do DIAP, em sua 17ª edição, não basta o parlamentar ser líder partidário, presidente de comissão, relator de matéria importante, presidir partido político, estar sempre na mídia ou ter arroubos de valentia, para ser classificado como “Cabeça”. É preciso, além do cargo formal, que o parlamentar exerça alguma habilidade, que comprovadamente influencie o processo decisório, seja na bancada partidária, na comissão, no plenário, nas decisões de bastidores ou até mesmo em fóruns informais, como as frentes ou bancadas de interesse.

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites