Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Ricardo Coutinho defende construção de Casas Abrigos e de Centros de Referência da Mulher em cidades pólos da Paraíba



O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, defendeu a construção de Casas Abrigos e de Centros de Referência da Mulher nas macrorregões do Estado. Para ele, é necessário que o poder público estadual desenvolva políticas capazes de diminuir a violência contra as mulheres e de promover a equidade de gênero.

Ricardo Coutinho falou sobre o assunto durante reunião na noite da última segunda-feira (31), no Clube das Voluntárias, no Centro de João Pessoa, com a participação de integrantes de movimentos sociais e de mulheres de vários bairros da Capital e de outros municípios do Estado. O pré-candidato ao Senado, Cássio Cunha Lima, também participou da atividade.

O socialista afirmou que implantação de Casas Abrigos é essencial para combater a violência contra as mulheres, pois além de auxiliar aquelas que foram vítimas de agressões, também funcionam como unidades de apoio para as mulheres recomeçarem suas vidas.

Ações – Na sua gestãoà frente da Prefeitura de João Pessoa, Ricardo Coutinho criou a primeiro órgão de Políticas Públicas para Mulheres da Paraíba, no início como Coordenadoria e, posterioromente, como Secretaria, além de ter implantado o único Centro de Referência da Mulher e a única Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Materna do Estado.

“Hoje o Centro de Referência da Mulher de João Pessoa funciona como tudo, porque é a única unidade que oferece atendimento e acompanhamento às mulheres no caso de violência – afora as delegacias especializadas – mais que vai além disso, auxiliando também em questões ligadas à saúde e à geração de renda. Em briga de marido e mulher a Prefeitura de João Pessoa ‘coloca a colher’ sim, pois tem políticas públicas para isso”, comentou Ricardo, parafraseando ditado popular.

Além de implantar Casas Abrigos e Centros de Referência da Mulher em municípios pólos do Estado, Ricardo Coutinho acredita que é fundamental estruturar as Delegacias Especializadas da Mulher e implantar outras unidades e desenvolver programas para geração de emprego e renda. “Não sei fazer política sem assumir compromissos e sem estabelecer metas”, pontuo.

Renda – O pré-candidato ao Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB), ressaltou que é dever do poder público estimular, através de projetos específicos, que as mulheres conquistem sua autonomia financeira. Ele lembrou da criação do programa “Paraíba em suas mãos”, de fomento e capacitação profissional das artesãs do Estado, que foi idealizado com essa função.

Cássio lembrou ainda que foi a partir das disussões com o movimento de mulheres organizado, travadas na sua gestão como governador da Paraíba, que possibilitou a criação da Secretaria Estadual de Mulheres, implantada no ano passado. "Reconhecemos a importância deste diálogo e queremos estreitar as nossas relações com o movimento de mulheres e com outros movimentos sociais do Estado", comentou.

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites