Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Em Seminário sobre o Turismo, Estelizabel afirma que a cidade precisa ser boa e justa para quem vive nela e assim será melhor para acolher os visitant



A pré-candidata à prefeitura de João Pessoa, Estelizabel Bezerra (PSB), participou nesta terça-feira, 20, no auditório da PBtur, do evento “Um Olhar Feminino sobre o Turismo”, realizado pela Secretaria Executiva de Turismo dentro da programação de homenagem ao mês da cidadania ativa para as mulheres.

Estelizabel disse que, tendo passado pelas Secretarias de Mulheres, Transparência Pública e de Planejamento, apreendeu que as desigualdades e a superação delas dependem da nossa capacidade de ler a realidade e influir nela, produzindo alterações necessárias, mencionando que a desigualdade entre homens e mulheres tem sido uma regra que vem se perpetuando na nossa sociedade. “Existem lugares nos quais as mulheres vivem num universo de opressão, por isso, estabelecer debates sobre essa inconformidade, sobre o que nos inferioriza, nos permite evoluir”, frisa.

A socialista ressaltou que é preciso subverter com o conceito de espaço produtivo e público para o homem e espaço reprodutivo e doméstico para as mulheres, sabendo-se que 41% da mão de obra são de mulheres que ganham apenas 60% em relação à mesma atividade desenvolvida pelo homem. As mulheres também desenvolvem dupla jornada de trabalho respondendo a sobrecarga das atribuições domésticas. Segundo a Socialista, a revolução das mulheres no mundo público precisa ser equilibrada pela revolução dos homens no mundo privado.

Para a pré-candidata, é muito significativo que a presença da mulher seja em 80% na Secretaria Executiva de Turismo, e sempre crescente no setor. Segundo ela, o processo histórico revela que a presença das mulheres humaniza e dinamiza os postos de trabalho, sendo parte importante de um planejamento para o desenvolvimento. “Estamos com possibilidade de nos projetar para o futuro, preservando um conceito de cidade habitável e sustentável, ou seja, a cidade precisa ser boa e justa para quem vive nela e assim será melhor para acolher nossos visitantes”, destaca.

Estelizabel enfatizou que, há tempos, a publicidade voltada para o Turismo evidenciava, em excesso, o corpo da mulher e só depois a praia, mas hoje, essa visão de comercialização do pacote está sendo desconstruída. “João Pessoa tem capacidade, potenciais para viver um círculo virtuoso que deve gerar e compartilhar riquezas, pois a cidade é rica em cultura, clima e geografia, o que é um diferencial para os visitantes”, delineou.

O secretário executivo de Turismo, Walter Aguiar, reiterou que o evento é fruto de uma interface entre o turismo e a atividade feminina, seja na atividade em si ou no papel da mulher nos seus trabalhos artesanais, nos quais a mulher tem uma participação muito forte. “É um olhar mais focado, mais apurado no detalhe, o que faz com que o turismo seja diferenciado”, pontuou.

A presidente da PBtur, Ruth Avelino, também enfatizou a oportunidade de se discutir a cerca do papel da mulher no segmento do Turismo. “Homem e mulher se completam e devem caminhar juntos”, enfatizou.

Na ocasião, a promotora de Justiça da Infância e do Adolescente, Soraya Escorel, que atua no combate à exploração do turismo sexual, destacou que os adolescentes, em sua maioria do sexo feminino, precisam sonhar para gerar uma perspectiva de vida positiva. “Eu pensava como eu ia chegar, já que eu não era “importante” não tinha tradição em relação à família. Eu sonhei e, a partir do meu trabalho, tenho trabalhado para que essa realidade de adolescentes vendendo o corpo não se perpetue”, ressaltou.

Secretário de Turismo de João Pessoa, Francisco Linhares (PT), lembrou a respeito do conceito fundamental passado pelo prefeito Luciano Agra. “Fazer uma cidade melhor para quem mora para, assim, receber melhor quem chega”.

Estelizabel concluiu advertindo que “a mulher evoluiu, contudo, sabemos que, aqui, no Nordeste a cultura machista é mais difícil de ser quebrada, mais podemos perceber um avanço quando visualizamos que na secretaria de Turismo tem três secretarias e elas são geridas por mulheres”, citou.

Participação: Além da pré-candidata Estelizabel Bezerra, a mesa foi composta pela presidente da PBtur, Ruth Avelino; promotora de Justiça, Soraya Escorel, representante do Convention Bureaux, Elisia Lopes; do Sebrae, Regina Amorim; Fórum do Litoral, Catherine Brasil; representante da Escola Estadual Presidente Médice, Maria do Socorro Rodrigues; Senac, Vera Almeida; SESC, Mônica Barros, além de servidoras e representantes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar que prestigiaram o seminário.

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites