Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Vereador Bira (PSB) integra a luta Anti-manicomial no Estado da Paraíba


O vereador Ubiratan Pereira (PSB) participou na manhã desta terça-feira (18) das atividades alusivas ao Dia Nacional de Luta Anti-manicomial que aconteceu com uma ação de mobilização no Ponto de Cém Reis, no Centro da capital. O ato foi organizado pelo Conselho Regional de Psicologia em parceria com as equipes da secretaria estadual de saúde, secretaria de Saúde de João Pessoa, Cabedelo, Caaporã e Guarabira. As equipes de saúde mental aproveitaram o ato para divulgar a campanha educativa: Solidariedade:
O vereador Bira Pereira (PSB), que também é psicólogo, apresentou no mês de abril projeto de lei que estabelece a reorientação da Rede de Atenção em Saúde Mental em João Pessoa definindo as estratégias e ampliando de forma organizada e planejada a implementação dos serviços substitutivos no município como Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), residências terapêuticas e leitos de psiquiatria.
Durante o evento, Bira destacou a importância da luta em favor das pessoas com deficiência para que tenham um atendimento humanizado e adequado para sua inserção social e também no mercado de trabalho. O vereador defendeu a substituição dos hospitais psiquiátricos tradicionais que isolam os pacientes durante anos com serviços que estimulem a socialização dos indivíduos na comunidade e tratando em paralelo os sintomas.
A presidente do Conselho Regional de Psicologia, Edézia Maria Gomes, afirmou que esta é uma data a se comemorar diante do crescimento dos serviços substitutivos no Estado onde existem 84 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Pronto Atendimentos em Saúde Mental (PASMEM), residências terapêuticas e fechamento de hospitais psiquiátricos como o João Ribeiro, em Campina Grande. Ela destacou que é preciso avançar no número dos leitos psiquiátricos e de desintoxicação dos usuários de drogas. “Esse é o desafio maior a ser vencido

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites