Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Sessão proposta pela vereadora Sandra Marrocos e pelo deputado estadual Edmílson Soares (PSB) homenageia CNPq e o professor Lynaldo Cavalcanti



A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), conjuntamente com a Assembleia Legislativa da Paraíba (AL-PB), realizou, na tarde dessa segunda-feira (3), uma sessão especial em comemoração aos 60 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), dentro da programação da 'Semana Nacional da Ciência e Tecnologia'. Na ocasião também foi realizada uma homenagem póstuma ao professor Doutor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque.
 
“Fico muito feliz de o meu mandato poder trazer a discussão sobre os avanços tecnológicos e os desafios da ciência em nosso país. Além de homenagear esse homem tão fundamental para inserção do saber em todo o Estado. Aproveito para informar que através do mandato que represento elaborei um projeto de lei incluindo no calendário oficial da Cidade de João Pessoa a 'Semana da Ciência e Tecnologia', a ser comemorada sempre no mês de outubro. E também temos que lembrar o CNPq, cuja história caminha junto com a história do país. Mas, precisamos expandir sua ação para toda a sociedade”, justificou a vereadora.
 
Compuseram a mesa, além da propositora da sessão, o vereador Zezinho Botafogo (PSB), que secretariou o trabalhos; os reitores, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rômulo Soares Polari, representado pela professora-doutora Lúcia Guerra; do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), João Batista de Oliveira Silva; vice-reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Aldo Maciel; vice-reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Camilo Lélis; o professor Ivan Rocha (autor do livro sobre a vida de Lynaldo Cavalcanti); os secretários municipal e estadual de Ciência Tecnologia e Inovação (CT&I), Marconi Maia e Francilene Procópio Garcia, respectivamente; o professor Rômulo de Araújo Lima e Lynaldo Cavalcanti Filho.
 
Diversos oradores lembraram as experiências vividas com o homenageado, além de lembrarem a sua importância na profusão do conhecimento pelos rincões do país, sempre afirmando que ele foi um homem à frente do seu tempo. A professora-doutora Lúcia Guerra refletiu sobre o papel do professor na interiorização da Universidade, que está sendo difundida até hoje com a criação de diversos campi no interior do Estado.
 
A secretária estadual de ciência e tecnologia lembrou a sua passagem pelo CNPq, quando criou diversos equipamentos de difusão da tecnologia, a exemplo do Parque Tecnológico da Paraíba. Seu biógrafo revelou que, ao escrever a história do professor, teve que rever a história do CNPq, onde a ação do professor como presidente foi um marco na instituição, na qual recuperou a idéia de inovações tecnológicas.
 
A plenária foi prestigiada pelo líder do governo na Câmara, vereador Bruno Farias (PPS), e por representantes dos seguintes órgãos: Ministério do Trabalho, Secretaria do Turismo, PRG-UFPB, CCEN-UFPB, Parque Tecnológico, Centro de Engenharia e Informática da UFCG.
 
Breve Histórico
 
O homenageado nasceu em Campina Grande, graduou-se como engenheiro civil, foi presidente do CNPq de 1980 a 1985, foi reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) e atuou como consultor em diversas instâncias, a exemplo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Ele ocupou a Secretaria Executiva da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI) de 1991 a junho de 2008, quando assumiu a Diretoria de Relações Institucionais da Associação, cargo ocupado até dezembro de 2008. Na época em que presidiu o CNPq, primeira metade dos anos 1980, foi um dos principais articuladores para a criação da ABIPTI.
 
CNPq
 
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. O CNPq oferece várias modalidades de bolsas aos alunos do ensino médio, graduação, pós-graduação, recém-doutores e pesquisadores já experientes. As bolsas são divididas em duas categorias principais: bolsas individuais no país e no exterior, e bolsas por quota.

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites