Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

sábado, 2 de julho de 2011

Parlamentar socialista apresentou emendas que prevêem concursos públicos para Orquestra de Câmara e Banda 5 de Agosto em João Pessoa



Durante a última sessão deliberativa antes do início do recesso parlamentar, a vereadora Sandra Marrocos (PSB) apresentou emendas para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), destinadas a concurso público para preenchimento de vagas na Orquestra de Câmara Cidade de João Pessoa (OCCJP) e Banda 5 de Agosto, ambas equipamentos culturais que pertencem a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Na ocasião, as emendas foram aprovadas, tornando-se o primeiro passo para a realização do concurso, previsto para acontecer no ano que vem.
A LDO foi a última matéria a ser votada e aprovada com 82 emendas. O relator da matéria, vereador Jorge Camilo (PT), ocupou a tribuna da Casa para ler seu relatório, sendo aparteado e elogiado por Sandra Marrocos (PSB) e outros (as) vereadores (as) pela forma como conduziu o processo.

Após a sessão, a parlamentar socialista da Capital afirmou: “Foi muito importante a aprovação dessas emendas que prevêem concursos públicos para estruturas de cunho cultural tão importantes como a Orquestra de Câmara e a banda de agosto, que sempre nos emocionam em suas apresentações, mostrando que a nossa cidade tem uma inclinação muito forte para a música instrumental, sendo inclusive referencia para todo o país”.

OCCJP - A Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa é um projeto iniciado em 2001 sob responsabilidade da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), sendo viabilizada através da antiga Lei Viva Cultura. Atualmente, o grupo está ligado a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e se consolidou como um espaço musical de preparação artístico profissional de jovens músicos entre 18 a 28 anos do curso de bacharelado e atividades de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que levam música de qualidade à população. Na orquestra os jovens encontram um espaço de prática musical e adquirem experiência para no futuro compor orquestras profissionais.

A Orquestra possui projetos como os ‘Concertos didáticos’, que contribui para elevar o nível cultural de professores e alunos da rede municipal de ensino; os ‘Concertos da Estação’ abertos ao público e possuem um repertório que varia do clássico ao popular; os ‘Concertos Comemorativos’ que acontecem sempre em datas especiais, como Natal e Festa de Nossa Senhora das Neves; e os ‘Concertos Oficiais’, onde jovens músicos desenvolvem seus conhecimentos artísticos através de um repertório especialmente selecionado.

Banda 5 de Agosto - Criada em 1964, pelo maestro Tenente Lucena, a Banda 5 de agosto atualmente é regida pelo maestro Adelson Machado, tendo como adjunto Rogério Borges. O grupo realizou a sua primeira apresentação durante as comemorações da Festa das Neves de 1964. A partir daí, participa de todas as edições do evento em comemoração à padroeira de João Pessoa.

A partir do ano de 2005, a banda foi vinculada a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Assim, passou a integrar de forma mais consistente a cena cultural da cidade. O grupo é muito requisitado em festas de bairros, escolas e diversas manifestações populares, além de se apresentar em solenidades oficiais da Prefeitura.

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites