Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

domingo, 31 de julho de 2011

Portal G1 destaca programa do Governo Ricardo Coutinho (PSB) de combate ao analfabetismo na PB



O Portal de Notícias G1, pertencente ao Sistema Globo de Comunicação, deu destaque, na tarde desta sexta-feira (29), ao programa anunciado pelo Governo Ricardo Coutinho (PSB) com o objetivo ampliar os níveis de alfabetização no Estado. A Paraíba, atualmente, aparece em terceiro lugar no Nordeste na relação de Unidades Federadas com maior índice de analfabetismo (20,20% da população acima de dez anos de idade). O Estado está à frente apenas do Piauí (21,14%) e de Alagoas (22,52%), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por meio da matéria intitulada “Paraíba cria programa que obriga universitários a dar aulas para adultos”, o G1 informa que os alunos dos cursos de Licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) terão de dar aulas a turmas de alfabetização em escolas públicas do Estado a partir de 2012. O programa, conforme enfatiza o portal, “é obrigatório; tem por base uma parceria firmada entre a Instituição de Ensino Superior e o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, e pretende diminuir o índice de analfabetismo na Paraíba, que é de 20,20% entre pessoas de 10 anos ou mais, segundo o IBGE. No país, a taxa é de 9%”.

A atuação dos universitários nas escolas, segundo a matéria publicada no G1, fará parte de uma das disciplinas das licenciaturas a partir do quarto semestre, de acordo com o pró-reitor de planejamento, Antonio Rangel Júnior. “A UEPB tem cerca de oito mil alunos em 24 cursos de licenciatura. Além deles, estudantes de bacharelados também poderão participar do programa, se quiserem, segundo Rangel Júnior. A universidade tem 18 mil alunos no total”, informa.

O Portal G1 informa também que a Paraíba tem hoje 80 mil alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas estaduais. “No EJA, jovens e adultos podem fazer o ensino fundamental e médio em ciclos. Além disso, tem cerca de 40 mil pessoas em programas de alfabetização, segundo o secretário da Educação da Paraíba, Afonso Celso Caldeira Scocuglia”, acrescenta.

Citando afirmativa do secretário Scocuglia de que “o Governo espera alfabetizar outras cem mil pessoas a cada ano com o programa”, o Portal de Notícias da Globo acrescenta que “cada estudante deverá receber bolsa de R$ 300 a R$ 400” e destaca afirmativa do secretário haverá uma campanha de mobilização, por meio da mídia, em que se pretende mostrar à população analfabeta que “se elas estudarem, irão melhorar no trabalho, no negócio, no mundo da produção”.

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites