Bem Vindo ao Blog do PSB da Paraíba! Agradecemos a sua visita.

.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Projeto do Vereador Zezinho Botafogo (PSB) institui a ‘Semana Municipal de Doação de Medula Óssea’



Aprovada na Câmara Municipal de João Pessoa, a Lei nº 11.740/2009 que institui a ‘Semana Municipal de Mobilização para Doação de Medula Óssea’ de autoria do Vereador Zezinho Botafogo (PSB), que determina o desenvolvimento de ações e atividades no sentido de esclarecer e incentivar a doação, além da captação de doadores na Capital.

De acordo com a norma a semana ocorrerá anualmente no período de 14 a 21 de dezembro. As ações, atividades e campanhas publicitárias deverão envolver órgãos públicos e entidades privadas a fim de informar e orientar sobre os procedimentos para o cadastro de doadores e a importância da doação de medula óssea para salvar vidas e sobre o armazenamento de dados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

COMO SE CADASTRAR

O cadastro de doadores de medula óssea é simples: os interessados precisam estar acima de 18 anos e inferior a 54 anos, não possuir doenças no sangue, como Hepatite B, AIDS, e gozar de boa saúde. Após se cadastrar, no Hemocentro João Pessoa, são coletados cinco mililitros de sangue, a mesma quantidade retirada para um exame tradicional de sangue, e levado a um laboratório onde será feitos uma bateria de exames para determinar o fator RH (o tipo sanguíneo).

Se o doador for compatível com alguma pessoa no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme), instalado no Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Hemocentro entra em contato e pergunta se deseja continuar com a doação. Se a resposta for positiva, o doador passa por novos exames, mais complexos, para confirmar a compatibilidade e começar o processo de doação em um dos hospitais preparados.

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites